Lima oferece vitória ao Benfica, após jogo equilibrado no primeiro tempo e domínio encarnado no segundo

Paços de Ferreira 1-2 Benfica (Cícero 7´; Lima 8´e 71´)


Os encarnados somaram a 3ª vitória no campeonato, depois de uma partida complicada na Mata Real. O Paços começou melhor, conseguiu equilibrar a partida durante os primeiros 45 minutos, mas não resistiu a erros defensivos, bem aproveitados por Lima. O avançado brasileiro marcou pela 3ª vez em apenas dois encontros oficiais ao serviço do Benfica. 

O jogo começou e foi logo interrompido, após falha geral de luz em Paços de Ferreira. Após o recomeço, o Paços chegou ao golo, na melhor jogada de todo o encontro. Hurtado serviu Diogo Figueiras de calcanhar, que cruzou para o desvio certeiro de Cícero. Um golo que podia ter trazido intranquilidade e nervosismo ao Benfica, não fosse Lima ter igualado na jogada seguinte. Livre para a área do Paços, cabeceamento de Jardel e erro de Cássio, que permitiu ao avançado brasileiro marcar pela 2ª vez na Liga 2012-13. Até ao intervalo, o jogo foi bastante disputado a meio campo, o Benfica ainda conquistou vários cantos, mas apenas por uma vez ficou perto do golo, quando Lima (defesa de Cássio) e Salvio (rematou ao lado, dentro da pequena área) desperdiçaram uma oportunidade clara.

Para o 2º tempo, Jorge Jesus colocou Gaitán no lugar de Nolito e o argentino quase marcava na sua primeira acção de jogo. Cássio voltou a falhar, mas a sua defesa incompleta levou a bola a embater na trave. Pouco tempo depois, foi Enzo Pérez a ficar perto do golo, mas o desvio sobre Cássio não levou a direcção da baliza. Foi com Carlos Martins em campo, que Lima voltou a marcar e ofereceu a vitória ao Benfica. Maxi Pereira aproveitou a cerimónia na defesa pacense e a bola sobrou para o remate certeiro do avançado brasileiro. Em desvantagem no marcador, Paulo Fonseca arriscou tudo no banco, mas foi o Benfica a ficar mais perto do 1-3. Lima (isolado, atirou por cima), Gaitán (rematou contra Cohene, em excelente posição) e Salvio (em posição privilegiada na área pacense) falharam ocasiões claras de golo, que ainda deram uma réstia de esperança ao Paços. A equipa da casa ainda chegou a assustar Artur, no período de compensações. Caetano rematou com perigo, perto do poste, enquanto Vítor tentou a sua sorte de livre directo (defesa de Artur). 

Destaques:

Benfica - Partida complicada para a equipa de Jorge Jesus, que voltou a mostrar dificuldades na transição ofensiva (após a entrada de Carlos Martins tudo ficou mais fácil) e a desperdiçar muitas oportunidades de golo. Jorge Jesus voltou a não ser feliz na aposta no extremo do lado esquerdo (Bruno César e Nolito estão a ter um início de temporada desastroso), enquanto Lima mostrou argumentos para ser a primeira opção ofensiva dos encarnados.

Paços de Ferreira - Excelente primeira parte dos pacenses, com uma atitude positiva e aguerrida nas partidas da Mata Real. À semelhança dos seus antecessores, Paulo Fonseca, construiu uma equipa bastante competente e que não "estaciona" um autocarro para tentar resolver no contra ataque. Contudo, esta noite, dois erros infantis custaram pontos à sua equipa e a 1ª derrota na Liga. Cássio mostrou algum nervosismo (erro no 1º golo e uma sorte enorme noutro lance na 2ª parte), Ricardo, Cohene e Tony falharam no lance do 2º golo, enquanto Luiz Carlos, André Leão e Vítor mostraram qualidade no meio campo e Cícero apresentou argumentos para ser um dos destaques do Paços de Ferreira na Liga (capacidade de finalização e uma compleição física impressionante).

Lima - Estreia a titular no Benfica, dois golos marcados e grande mérito na vitória do seu novo clube. O avançado brasileiro soube estar no sítio certo e aproveitar os deslizes adversários, mostrando argumentos para ser a principal unidade ofensiva dos encarnados. Podia ter chegado ao hat-trick, mas tentou um chapéu a Cássio, quando podia ter resolvido de outra forma.

Enzo Pérez - Boa exibição do médio argentino. Depois de uma primeira parte mais complicada e de muita luta a meio campo, o médio centro encarnado apareceu em excelente nível na segunda parte. No aspecto defensivo esteve insuperável (recuperou várias bolas, com a sua pressão), enquanto tentou levar a equipa para o ataque através da sua técnica (podia mesmo ter marcado, quando surgiu isolado perante Cássio).

Nolito/Gaitán - O espanhol fez 45 minutos de fraco nível, enquanto Gaitán teve influência no melhor rendimento do Benfica na segunda parte. Ficou perto do golo por duas ocasiões.

Maxi Pereira - O uruguaio está bastante longe das exibições do ano passado. Bastante lento e previsível no apoio ao ataque, alguns cruzamentos sem critério e dificuldades perante Hurtado. Mesmo assim, foi importante para o triunfo encarnado, pois fez a recuperação/assistência para o remate de Lima.

Melgarejo/Salvio - O lateral paraguaio não passou por dificuldades na defensiva, mas não conseguiu dar verdadeiro apoio a Nolito e Gaitán, enquanto Salvio, longe do que já mostrou este ano, ainda construiu alguns lances de golo, que foram desperdiçados.

Etiquetas: ,