quinta-feira, Setembro 27

Nota prévia: O Record foi o diário que mais desrespeitou o Sporting clube de Portugal nos últimos 5/6 anos, esse rótulo já ninguém tira ao jornal de Alexandre Pais. E pelo andar da carruagem irá manter-se nos próximos tempos.

Nos últimos 5/6 meses começou a ser evidente a campanha anti-Sporting do jornal O JOGO (não é caso único, Record, CM, DN, MaisFutebol, alguns programas na RTP, apenas com elementos de Benfica e FC Porto, também o fazem). Teve mais relevância pela maneira como este diário alimentou a suposta "novela" Adrien (tentou ao máximo que o médio fosse persona non grata em Alvalade, talvez para pressionar a sua saída para o FC Porto), mas não se ficou por aí. Várias capas falsas foram publicadas nos últimos tempos mas a de ontem "Godinho vai ser apertado" no conselho leonino e terá de esclarecer a situação de Sá Pinto, ultrapassou tudo o que é aceitável (como se sabe esse tema nem sequer foi abordado na reunião de ontem à noite). Uma noticia mentirosa que mais não é uma tentativa de continuar a condicionar o trabalho do técnico leonino. Já se sabe que os meios de comunicação cada vez tem menos acesso à informação, que 90% das noticias que publicam (principalmente as de capa) são falsas, mas fazer este tipo de pressões, alimentar falsos casos como tem feito em relação ao Sporting, é ter além da pouca ética uma nojice incrível. 

Posto isto. Uma palavra para os sportinguistas com responsabilidades: não é admissível que um presidente da Assembleia Geral sistematicamente critique o treinador do Sporting e os jogadores (quando diz que falta um avançado é dizer que os que temos são fracos); não é admissível que antigos jogadores como José Eduardo (ainda chateado por ter perdido o contrato de catering em Alvalade...levava balúrdios ao Sporting todos os meses), Venâncio e Carlos Xavier (estes 2 últimos há muito à procura de um "tacho" em Alcochete) venham para os meios de comunicação denegrir a imagem do clube leonino; não é admissível que os adeptos mesmo nas vitórias encontrem sempre maneiras de acusar a equipa (no último jogo até chegaram ao ponto de dizer que atacamos demais e o conjunto estava desequilibrado, só porque o Carlos Manuel, um dos piores treinadores que passou pelo Sporting, repetiu isso 50 vezes durante a transmissão da Sport-TV). Isto não acontece no Benfica e no Porto, e talvez por isso eles nos últimos anos tem ganho mais do que nós.

Por último. E como hoje o "O JOGO" (sabe-se lá com que intenção) faz disso capa. O Sporting não é o clube que mais dinheiro investe na formação em Portugal, há pelo menos 3/4 anos que o Benfica tem um orçamento muito superior ao clube leonino. E isso já está a ter reflexos na selecção nacional (ainda na última convocatória dos sub-19 foi evidente o domínio encarnado). Os leões apresentam uma geração de 93/94 fantástica, mas se excluirmos esses elementos (muitos já estão na B), o clube da Luz neste momento é mais forte em Juniores, Juvenis e Iniciados, e o Sporting só irá contornar isso com jogadores estrangeiros. Como tal, antes (como defendem alguns nos jornais) de defenderam que o Sporting não devia contratar para a equipa principal porque temos muitas pérolas em Alcochete, analisem com cuidado a nossa situação e não se agarrem a rótulos mas sim a coisas práticas, aliás nos últimos 5 anos (salvo 3 ou 4 excepções, mas nenhuma do outro mundo) já não saiu nenhum elemento de Top da formação (se analisarmos com cuidado até percebemos que jogadores que foram "chorados" por o Sporting não os ter aproveitado como Iê, Cá, Renato Santos, Marco Matias, Mateus Fonseca, Renato Neto, etc, são suplentes nas equipas inferiores onde estão). 

Visão do Leitor (perceba melhor aqui!): Ricardo Teixeira

56 comentários:

  1. não tenho nada contra o artigo e até concordo em parte com o que é dito. Agora é um assunto que não merece destaque, pois isso é diário e infelizmente já não é noticia.

    Então se visses uma redação em tempo de mercado, verias quantas vezes eles trocam de manchete e todas elas com pouco fundamento.
    É a lei do mercado e cabe a cada um mudar isso e não dar ainda mais destaque do que o que têm.

    ResponderEliminar
  2. Em Portugal parece que só querem dois clubes grandes porque três parece que é demais. Mas o Sporting mesmo não ganhando, faz capa, porque todos sabem que nada dura para sempre, e o Sporting há-de levantar, pode ainda dar uns passos para trás, mas irá se levantar.

    O passado não faz um Sporting grande, faz sim ENORME.

    ResponderEliminar
  3. "...não nos querem deixar ganhar, e não gostam de nos ver ganhar" Ricardo Sá Pinto

    um Sporting Clube de Portugal forte mete medo a muita gente

    e daqui a duas jornadas vamos ao dragão...estas capas duas/três semanas antes já começam a servir para alguma coisa

    ainda hoje no CM vem um artigo sobre influências do porto na escolha de árbitros (déjà vu?), supostamente para vetar 2 deles a arbitrar jogos do porto (para quem dizia que a corrupção desportiva em Portugal tinha acabado...)

    servirão estas capas para camuflar alguma coisa??

    fica a pergunta ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou seja, as capas d'OJOGO são falaciosas, uma autêntica campanha anti-Sporting. As notícias do CM - considerado por muitos, inclusive o VM, como o pior jornal nacional em termos desprtivos - que denunciam mais um escândalo de corrupção não relacionado com o Sporting, já merecem consideração e que se conspire com base nelas.

      A coerência sempre foi um must no Sporting, de facto.

      Eliminar
    2. André Pinho, nem mais.

      Como se diz? ... no traseiro dos outros é refresco.

      Enfim, nada de novo.

      E se assim fosse, se realmente as capas de jornais influenciassem o dia-a-dia de um clube de topo, no que diz respeito ao trabalho de qualquer um dos seus colaboradores, onde já ia o Porto com as capas d' "A Bola" e do "Record"?

      Continuem a tentar encontrar o "bode expiatório", ou mil deles, que o futebol vai continuando e os pontos vão ficando.

      Eliminar
  4. Obrigado!
    Durante muito tempo pensava que era eu a fazer fantasmas, agora percebo que mais alguém consegue ver aquilo que sempre disse!

    Infelizmente a comunicação social tem muito peso em Portugal - eu sou licenciado em Ciências da Comunicação e tenho vários amigos jornalistas e sei o que se passa (preferia não saber) - e joga a seu belo prazer com os títulos de notícias. Infelizmente Benfica e Porto têm, apesar de tudo, melhores jornais o que facilita e muito a vida!

    Sempre disse que o meu sonho era ser director de comunicação e/ou marketing do Sporting Clube de Portugal. Nesse dia, se alguma vez realizasse essa ambição, o único meio autorizado a entrar em Alvalade seria a agência Lusa. O resto são meros pasquins que para aí andam...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que nao teria o direito de vetar a entrada à restante imprensa...
      Contudo, o licenciado é o senhor, por isso nao discuto. Contido, esse gesto ainda seria pior, porque agravaria uma pseudo perseguição ao Sporting

      Eliminar
    2. Concordo com Lourenço. Mas acredite, não é só o Sporting é "perseguido", pseudo ou não, temos de concordar que quando o Sporting ou Porto ganham não são capa, até entendo tal não acontecer pois são equipas habituadas a ganhar, mas quando o Benfica ganha, é logo capa e entrevista especial quando no mesmo dia o Porto ganhou a uma equipa melhor e por mais golos.. Mas se o sporting/Porto perdem são logo capa "Porto/Sporting em queda" quando apenas perderam 1 jogo em toda a época (infelizmente não é o caso do Sporting).

      E isto não é uma pseudo perseguição. Mas sim falta de isenção jornalística, tendo apenas como objectivo vender, vender e vender sem ter em conta a isenção jornalística.

      Eliminar
    3. concordo plenamente! Quem tem dado cabo do sporting são os jornalistas, os comentadores de bolso,que só sabem olhar para os seus desiqilibrados sentimentos desportivos. Não são isentos. E nestes comentadores há sportinguistas que têm a mania que sabem muito e de psicologia humana nada têm para ajudar a construir. Se deixassem de comentar as fragilidades do sporting ajudavam jogadores, direção e sócios. No benfica e porto há fragilidades ainda maiores mas ninguém vem para a praça dizer mal deste e daquele. Uma pessoa ou diz bem ou cala-se. Dias Ferreira, Barroso, fiquem em família e não se metam onde não são chamados que só estragam. Concordo plenamente consigo e esta é a única maneira de levantar o ânimo ao sporting ao grande sporting.

      Eliminar
  5. Penso que razões de queixa de jornais todos os clubes têm (eu sou de um que já foi completamente ignorado quando brilhou na Europa do futebol e foi trocado por um falso reforço para o Benfica)...

    Sendo assim, esta crónica não faz muito sentido. É propaganda ao Sporting, feita por um Sportinguista. Não digo que não concorde, mas a sua visão é adulterada por ser um adepto do Sporting, e isso nota-se quando o autor usa termos exagerados e nada amigáveis aos olhos do leitor como "nojice incrível".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. caro gui...chamar "nojice incrível" à comunicação social que temos é praticamente um elogio

      o senhor diz que é um exgaero...eu digo que o autor do post foi demasiado brando no comentário que fez

      outros dos exemplos que poderia dar (e são mais que juitos) é a abordagem por parte da comnicação social à falência técnica do benfica...quando foi o Sporting deu direito a capas com o objectivo de denegrir a imagem do Sporting durante uma semana...agora que é o benfica nem uma notícia sobre isso...completamente branqueada essa situação

      Eliminar
  6. Durante o mercado de transferências associam jogadores mediocres ao Sporting e desvalorizam os nossos elementos. Aos outros andam 4 meses todos os dias a fazer capas que um belga vai para o Real e um Nico para o Manchester...tudo falso, mas que ajuda quando se vende um jogador (valoriza o passe).

    Agora como o mercado parou. Querem fazer a folha ao Sá Pinto e inventar guerras no Sporting. Falam em falsos problemas com jogadores, etc. Para mim Record, O JOGO, MaisFutebol, CM e DN eram proibidos de entrar em Alvalade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em absoluto. Venha depressa a Sporting TV, para as conferencias de imprensa serem exclusivas do canal do clube. Os outros podem comparecerem se entrarem mudos e sairem calados

      Eliminar
    2. concordo plenamente. Venha a sporting TV para acabar com a fantuchada de comentadores tendenciosos. Não devem deixar entrar em Alvalade quem diz mal do sporting uma coisa é analisar um jogo e outra coisa é só deitar abaixo, coisa que vem de há muitos anos e que levou a esta situação. 70% da situação deve-se à comunicação social e a quem se deixa seduzir por ela. É um mundo terrivel que desgasta e só promove quem bem entende. Manda mais que o governo! PJL

      Eliminar
  7. Nao concordo com o post nos moldes que esta...
    Primeiro, nao é imparcial, e isso é uma premissa do visão do leitor...segundo, o jornal "o jogo" teve um defeso péssimo, com notícias incendiarias, sempre criticando Lisboa e protegendo o Porto. Aquela noticia de capa : Figo da no em melgarejo" é o espelho do que digo...em terceiro, a noticia especifica sobre o conselho leonino pode nao ser mentira (acham que o Sporting iria admitir isso -porque??) , e além disso vem ao encontro da opinião de muitos sportinguistas que nao querem o Sá pinto (como visto neste blog).

    Fora isso, a analise esta bem feita, nomeadamente na formação. Apesar da noticia da formação ser valida, pq comparava os melhores da europa nesse capitulo, e o Sporting ( único formador de 2 bolas de ouro) ainda é o melhor em Portugal - espero que por pouco tempo, como qualquer adepto rival

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Sempre criticando Lisboa e protegendo o Porto"...


      Mesmo? É um jornal de desporto, não é de política, nem há o clube "Lisboa"... enfim, quando queremos descarregar raivas ou frustrações, concordo que se encontre um "alvo", mas ao menos sejamos coerentes.

      Eliminar
    2. Mas nao percebeu que Lisboa significaria clubes de Lisboa? Olhe que é preciso ser muito mesquinho e frustrado para esse comentario

      Eliminar
    3. Lourenco, o teu comentário é que revela frustração, contra algo que não existe. Apenas baseado em preconceito. O jornal "O JOGO" é diário, com um numero de páginas equivalente para os 3 grandes, com jornalistas destinados a cada um deles e que acompanham o clube - quase como de Portistas/Benfiquistas/Sportinguistas para Portistas/Benfiquistas/Sportinguistas. Utilizares o "sempre criticando Lisboa e protegendo o Porto" é no minimo ridículo. Quer dizer que isso acontece todos os dias? Dia sim dia não? Ou que como em todos os outros jornais há capas destinadas aos 3 grandes, às vezes boas e outras más?

      O problema nestes casos é, dentro do próprio clube, ter gente capaz de lidar com os media da melhor maneira. O Sporting não tem conseguido saber fazer isso muito bem.

      O Benfica, como toda a gente sabe, promove-se através d'"A Bola" e o Porto através d'"O Jogo". Supostamente, o Sporting seria através do Record, mas como não leio o jornal, não faço ideia se é verdade, ou não.

      Eliminar
    4. Ruca gostava de perceber como é que um jonal isento, como diz que é o Jogo, faz a promoção do Porto (FCPorto presumo, já que tembém não existe o clube Porto).
      A Bola faz a promoção do Benfica porque quase todos os jornalistas são benfiquistas e dá mais espaço às notícias do Benfica.
      Já um jornal que tem jornalistas dos clubes a comentar o seu clube e espaço igual para todos como será que promove apenas um?
      Será que o autor do post tem razão e as notícias do FCPorto são sempre pela positiva e as do Sporting/Benfica pela negativa?

      Eliminar
    5. Ruca gostava de perceber como é que um jonal isento, como diz que é o Jogo, faz a promoção do Porto (FCPorto presumo, já que tembém não existe o clube Porto).
      A Bola faz a promoção do Benfica porque quase todos os jornalistas são benfiquistas e dá mais espaço às notícias do Benfica.
      Já um jornal que tem jornalistas dos clubes a comentar o seu clube e espaço igual para todos como será que promove apenas um?
      Será que o autor do post tem razão e as notícias do FCPorto são sempre pela positiva e as do Sporting/Benfica pela negativa?

      Eliminar
    6. Tomás W,

      O que tu disseste (vou partir do principio que é verdadeiro) de quase todos os jornalistas da A Bola serem benfiquistas e por isso dar mais espaço às notícias do Benifca, promovendo-o, é precisamente o tipo de coisas que não se devem aceitar e é por isso que o autor deste texto (imagino eu) o escreveu...

      Agora, quanto à discussão geral. A Bola (tende para o Benfica, claramente) e o Record (é tão mau que ninguém sabe bem para o que tende, mas dá mais espaço ao Benifca, sem dúvida alguma), desculpem-me os leitores, mas são muito maus, inventam coisas a torto e a direito, não são isentos e muito menos profissionais (é de mim ou há mesmo gente profissional, com carteira, a trabalhar nestes jornais?!?!?). Quanto ao O Jogo, sendo melhor, mais isento e menos sensacionalista, não o é o suficiente e tende para o FCPorto...

      Ou seja, temos 3 jornais desportivos, um que agrada aos Portistas, um que agrada aos Benfiquistas e um que agrada a quem quer ser enganado e gosta.

      Claramente, falta aqui peso do Sporting, do Braga e até dos restantes clubes, nestes jornais... E isso reflecte-se nas notícias que saem, que procuram sempre ou agradar e/ou chamar a atenção com base em mentiras e sensacionalismos. Sendo que 1+1=2, raramente os jornais se preocuparão em fazer capa para agradar os Sportinguistas (embora isso aconteça de longe a longe até na A Bola e no O Jogo)... mais depressa as fazem para gerar a curiosidade do mesmo (com mentiras e rumores), que é normalmente a táctica do Record...

      Pessoalmente, e sendo sportinguista, leio todos volta e meia (é-me indiferente, valem todos muito pouco...) para me entreter mas com a devida "preparação"... e o que menos me choca é mesmo O Jogo. O Record, claro está é do pior que há por aí... É O Crime, versão desportiva!

      Cumprimentos

      Raiuga

      Eliminar
    7. o senhor não sabe o que diz. Aqui não há rivalidades. Precisamos de escola de jogadores e ao mesmo tempo de formação. O sporting tem dado esses valores e outros também. Tudo o que é bom deve ser posto em destaque. deixe-se de paixões clubisticas.PJL

      Eliminar
  8. Penso que a Voz do Leitor é uma boa iniciativa, mas este tipo de post é perigoso e abre excepções que poderão levar o VM para um caminho que não é o seu.

    Texto muito enviesado, parece retirado de um qualquer fórum Sportinguista.

    Posto isto. Por cada capa maliciosa e falaciosa que o Sporting leva, o Benfica apanha 5. E eu nem sequer sou Benfiquista. Portanto a opinião parece-me exagerada e uma tentativa algo caricata por parte do autor de fazer saber ao público que tem informação privilegiada sobre Alvalade (quem são o José Eduardo e o Venâncio? Catering? Por favor... Isso não interessa nem a OJOGO!).

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "por cada capa maliciosa e falaciosa que o Sporting leva, o benfica apanha 5"

      o maior exemplo disso mesmo são os casos de falência técnica dos 2 clubes

      poder-me-á dar outro exemplo de capas falaciosas do benfica??

      poderia também relembrar o caso luisão que, penso eu, não fez capa de nenhum jornal desportivo..ou ainda a disputa a meio de um jogo entre luisão e katsouranis à uns anos atrás...disso também na houve capas dos jornais

      agora quando o Sá Pinto agrediu o Liedson não falaram, durante um mês, de outra coisa que não disso mesmo

      não se preocupe...eu corrijo-o.."por cada capa maliciosa e falaciosa que o benfica leva, o Sporting apanha 5"

      Eliminar
    2. Acreditas mesmo no que escreves-te?

      Eliminar
    3. o benfica apanha 5 quê? Não deve andar a ver os jornais portugueses, só pode.

      Então já se esqueceu da campanha pró-luisão, tentando branquear uma agressão e fazer dele um menino de coro? As capas completamente parciais e facciosas dos Jornais A Bola e Record a endeusarem tudo o que veste de vermelho? E a capa da Bola a dizer que Vieira recusou 90 milhões de um clube russo, só para este ficar bem na fotografia por não ter reforçado a equipa após a saida de javi Garcia? O problema é que lhes saiu o tiro pela culatra, com Witsel.
      Só para dar 3 exemplos recentes.

      O problema dos jornaleiros é que desde a entrada desta direcção deixaram de saber de muita coisa de dentro do Sporting. Basta ver o anuncio da contratação de jogadores. Nos ultimos 2 anos, andaram sempre às aranhas, sendo obrigados a colocar noticias como "Sporting vai apresentar reforço esta tarde", sem saberem quem é o dito jogador.

      Por isso, aproveitam para carregar ainda mais no Sporting, sempre que houver qualquer coisa por onde possam pegar.

      Eliminar
    4. Concordo plenamente. Embora considere uma boa iniciativa, poderá ter consequencias se continuarem a publicar este tipo de artigo. Para quem não conhece o blog e vem cá pela 1ªvez e depara-se com este post ficará certamente com uma ideia diferente do vosso trabalho. E sabem que basta um dia para estragar a boa imagem que demorou 3 anos a construir.

      Eliminar
  9. Boas,

    Só uma pequena correcção: Estive em Alvalade recentemente e o catering ainda é do José Eduardo!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. O Benfica gasta mais dinheiro na formação? ate pode gastar mas o problema é que não sai nada. Ainda não saio ninguém de jeito no Benfica e se o Benfica vai ser a espinha dorsal da selecção então Portugal não tem futuro nenhum.

    Ainda hoje saio um artigo no Record e no O Jogo, a falar das melhores academias/escolas formadoras da Europa a única Portuguesa era sem sombra de duvida a do Sporting que ate ficou em 5º lugar em dinheiro investido na formação, Barcelona que ficou em primeiro com os seus 20M por ano depois tinha o Inter, Ajax e Lens com 5M e o Sporting em 5º com 4M se não estou em erro.


    E não é de estranhar que o Barcelona e o Inter que curiosamente gastam mais que o Sporting, tenham contratado juniores ao Sporting o que mostra que em Alvalade a muita mais qualidade


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O estudo era sobre as melhores. E o Sporting esta lá. O estudo nao contemplava o Benfica, se nao estou em erro
      O resto do seu comentário é de grande ignorância. Porque rejeitar a evolução da formação do Benfica? O que isso custa?

      Quem sai do Sporting totalmente formado para a selecao? Já pensou nisso? Nem Moutinho foi ao mundial...a formação nao acaba aos 17 anos

      Eliminar
    2. Lourenço,

      Essa do Moutinho não ter ido ao Mundial tem muito que se lhe diga...

      Não é por aí, embora o seu comentário não deixe de ser válido, claro está.
      E o Ronaldo foi à selecção no Euro 2004 quando ainda tinha 17 anos e estava (depois da época) no Sporting... por isso, acho que devia pensar melhor no último paragrafo que escreveu.

      Mas claro, percebi a ideia, quase não há clube que leve um jogador à selecção com essa idade. E sim, a formação no Benfica tem evoluído nos últimos anos, isso é notório.

      Cumprimentos

      Raiuga

      Eliminar
    3. Lourenço, acha que o Moutinho não tinha qualidade para ter sido convocado para o Mundial do Queirós?

      Pois na minha opinião até o Prof. Queirós tinha consciência de que era convocável, mas outras "forças" o impediram...

      Quanto ao resto concordo, a formação não acaba aos 17. E é precisamente aí que o Benfica falha, pois quando os "putos" chegam aos séniores, para onde vão?

      Eliminar
    4. Raiuga, o Ronaldo foi ao Euro-2004 com 19 anos e já tinha feito uma época no Man Utd, há que ser preciso.

      Lourenço, então o Moutinho não teria lugar indiscutível na selecção em 2010? Se não estivesse lá o CQ com os seus interesses (VM, não dá para sublinhar esta parte, ou por a bold?) o Moutinho teria sido dos melhores médios do Mundial. Passado pouco tempo, o Moutinho, completamente desvalorizado, saíu para o FCP por 11M. Se tivesse ido ao Mundial teria ido para um grande da Europa por muito mais. É mais uma jogada de bastidores de sei lá eu quem...

      Passado dois 2 anos, o Moutinho é dos melhores médios do mundo e o CQ está onde? É Irão não é? Bravo Queiroz!Fantástico!

      Eliminar
    5. É evidente que Moutinho já tinha mais que qualidade para estar na selecção. Mas também é evidente que são pouquíssimos os jogadores que se afirmam no Sporting e são escolhas constantes na selecção. Neste momento há Rui Patrício e mais nenhum...mesmo assim é melhor que no Benfica que é nenhum! Nesse aspecto o Porto é superior, quase sempre com centrais da casa no onze da selecção, assim como no meio campo.

      O Sporting descobriu e formou em parte grande porção dos jogadores da actual selecção. Mas nao foi no Sporting que se transformaram em jogadores de topo, e é muito duvidável que se tivessem ficado, teriam atingido esse nível

      Eliminar
    6. Lourenço,

      Não percebo porque diz que são pouquíssimos os jogadores que se afirmam no Sporting. Pois eu acho que é precisamente o contrário.

      Já agora relembre-me lá qual é o jogador do Porto que é titular na seleção.

      Formados ou que já lá jogaram noporto isso há, mas também há os que o fizeram no e pelo Sporting e em maior número.

      Os jogadores formados no Sporting que estão atualmente noutros clubes, já eram potenciais jogadores de topo e isso detecta-se para quem não é faccioso ou não tem de defender interesses instalados ou jogadas de bastidores. Moutinho, Cristiano R. e Nani, já eram de topo no Sporting CP.

      Agora o Lourenço podia dizer, foram para um clube de topo como o Porto. Ok, mas aí digo-lhe para passar pelo Youtube para perceber como se transforma um clube "regional" em clube de "topo".

      Eliminar
    7. Talvez o meu comentário levantasse essa duvida

      Passo a explicar...Bruno Alves, Pepe (chega novo), Carvalho, Raul Meireles (chega novo), são jogadores que chegaram ao topo a nível futebolístico no clube formador (nao a nível de títulos, a nível de rendimento) antes de se transferirem...por outras palavras, a sua formação estava terminada ainda em Portugal. No Sporting isso raramente sucede...

      Sobre nani e Ronaldo estou totalmente em desacordo. Eram pérolas por lapidar, muito longe de jogadores de topo. Alias, Quaresma foi o que mais ofereceu ao Sporting e o que saiu mais formado ( só comparando com os exemplos anteriores).

      Eliminar
    8. É tudo verdade, até o último parágrafo. Quanto aos jogadores de formação do Porto, infelizmente há poucos na selecção, mas espero que isso mude no futuro. O Moutinho - o do Porto - é titular na selecção - o do Sporting não era.

      Ver no youtube os vídeos da conquista da Taça dos Campeões Europeus de 87, 2004, Taça Uefa 2003 e Liga Europa de 2011, Intercontinental de 87 e 2004, Supertaça de 87, enfim, e muitos mais, transformaram de facto o FCP num clube de Topo!

      Eliminar
    9. Ricardo G

      Os titulos internacionais falam por si..quer passar pelo youtube veja cm se tentam fazer passar arbitros por corruptos..um vice do sporting tentou a bem pouco tempo e foi apanhado. Veja tb cm esse senhor espiava tudo o q era sporting ate o proprio presidente..

      O sporting ñ consegue meter quase nenhum jogador na seleçao pk ñ conseguem potencializar ao maximo a seu valor,somente rui patricio é q é titular..
      No passado foi joao pereira pk bosingwa(5vezes melhor) foi posto de lado.

      ñ esquecer q a unica vez q portugal chegou a uma final foi com a equipa (9jogadores) do fcp campeao europeu..eu pergunto alguma vez em 100 anos de historia do seu clube o viu a ser campeao europeu??

      Va ao youtube ver os golos de madjer..deco..e afins em finais de liga dos campeoes..ou entao veja os golos de derlei e falcao em finais de taças uefas.

      Eliminar
    10. Tomás Pipa,

      Claro que sim, erro meu que nem sei como fiz essa confusão... Estreou-se isso sim, pela selecção, já com 18 anos e durante o defeso em que se transferiu para o ManUtd. Obviamente já tinha 19 anos quando foi o Euro 2004...

      Obrigado pela correcção, nem sei como aconteceu tal erro...

      Cumprimentos

      Raiuga

      Eliminar
    11. Jonas
      O Sporting não consegue pôr jogadores na selecção? Curiosamente nos titulares da selcção o Sporting tem tantos jogadores como o FCPorto.
      O Moutinho fez toda a campanha para o Mundial 2010 quando ainda equipava de verde-e-branco, mas deve ter sido apenas o FCPorto que o potenciou.
      O Patrício, o Veloso, e o Nani chegaram à selecção principal quando jogavam no Sporting, foi de certeza um frete.
      O João Pereira e o Postiga voltaram a ser titulares na selcção através do Sporting.

      Uma coisa é reconhecer que os jogadores por norma evoluem até aos 28 anos, logo se um jogador sai aos 20 anos irá continuar a evoluir se fôr bem acompanhado.
      Seja no Sporting ou no FCPorto a realidade é a mesma ou está a dizer que o Deco, o Pepe e o Ricardo Carvalho, por exemplo, atingiram o seu auge futebolistico no FCPorto?

      Eliminar
  11. O mais importante neste artigo é questão da formação, a qual concordo. Não se pode negligenciar essa questão e infelizmente temos visto o Benfica crescer nesse capitulo.
    O Sporting tem continuar a investir na formação

    ResponderEliminar
  12. Parabéns pelo excelente artigo que escreveu.

    Concordo plenamente com a sua opinião acerca do meios de comunicação. Nos nossos dias este meios têm muito poder na cabeça das pessoas, e podem mesmo começar guerras. Para aquele adepto que percebe muito pouco de futebol e da situação económica portuguesa, é facilmente influenciável.

    Agora vamos falar de responsabilidades:
    Já ouvi teses em que estas capas são feitas a mando de clubes adversários e até pode ser verdade. Mas cada vez que oiço as intervenções de certos sportinguistas ilustres, fico cada vez mais convencido que esta guerra é interna. Quem faz força para estas capas sairem são elementos sportinguistas que estão fora do clube ou até alguns que querem subir mais na hierarquia do clube. Se repararem que vai às televisões falar sobre o Sporting são sempre elementos que parece que estão mais preocupados em destabilizar o clube que dizem ser apoiantes.

    Mas agora não vamos ser ingénuos, sou benfiquista e acredito que o meu clube também mexa uns palitos para desastibilizar o Sporting e Porto. Mas isto acho absolutamente normal. O contrário também deverá acontecer. Apartir do momento em que os próprios apoiantes do Sporting estão constantemente a rebaixar o clube, não achem estranho os clubes adversários o fazerem.

    ResponderEliminar
  13. A tentativa de deviar o Adrien para o Norte não surpreende ninguém. A estratégia não é nova! Ja fizeram o mesmo com o Moutinho e outros. O jogo ja é normal denegrir a imagem de tudo o que não é Norte, ja não espanta. Infelizmente a postura dos presidentes dos clubes (e tambéem politica) levou a esta separação no pais. Quanto ao record não sou tanto de acordo com o VM, pois penso mesmo "ser o jornal do SCP" em Portugal (como abola é do SLB e jogo do FCP), mas são opiniões e respeito.
    O que me admira é a mioria dos adeptos e dos dirigentes leoninos continuarem a "baixar-se aos pés" da gente do FCP! Isso é que me admira... Continuem a faze-lo que eles vão continuar a fazer-vos destas... por sorte desta vez adrian não foi desviado... ou talvez não tenha sido sorte pois segundo uma conversa que tive com ele numa disco em Coimbra a seguir ao jogo FCP-AAC do ano passado não me parece que fosse grande "amante" dos dragões(não me estou a armar em esperto ou a gabar por acaso tava na mesma disco que ele, david simão entre outros...).
    Isto é uma opinião sincera que tenho sobre os jornais e relação entre SCP e FCP, não a meto aqui numa tentativa de incendiar ou "picar" o pessoal...

    ResponderEliminar
  14. Concordo inteiramente com o post, mas tenho dúvidas quanto à comparação da formação entre Benfica e Sporting.

    Não sei que critérios utilizou o Ricardo Teixeira para chegar a esta conclusão mas diria que foram os resultados recentes dos vários escalões nomeados. Se não for que me corrija e nos explique com um pouco mais de pormenor.

    1º) Na minha opinião a "formação" não se pode medir em resultados desportivos obtidos nos escalões mais jovens. Isto porque pode acontecer p.e. um clube usar nos iniciados uns 3 ou 4 guineenses cuja maturação muscular esteja mais acelerada que dos restantes adversários para fazerem a diferença na força física, permitindo obter resultados "já" (não sei se é isso que acontece, pois ambos os clubes têm muitos jogadores com este perfil mas que de potencial têm pouco).

    2º) A formação deve-se medir no nível de preparação que um jogador tem para assumir um lugar no plantel da equipa principal (agora, passando 1º pela "B"). Para isso é preciso que lhe deem espaço/oportunidade. Depois para além de ganhar lugar no plantel, ter a capacidade de jogar regularmente (mesmo que não seja a titular) na equipa principal.

    E nisso o Benfica (ou outro clube em Portugal das ligas profissionais talvez com a exceção do Marítimo que faz bom uso da equipa "B") ainda está longe do Sporting. Até é provável que o Benfica tenha, provenientes da sua cantera, jogadores com potencial e capacidade para estarem no plantel e jogarem muitos minutos, mas é preciso é "coragem" para dar-lhes oportunidades. Ainda este ano, o Benfica emprestou um dos avançados portugueses da sua cantera com maior potencial, já convocado regularmente para a seleção. Se p.e. fosse argentino, será que ficava?

    Já Guardiola, numa recente entrevista, disse: "a diferença entre a escola do Barcelona e dos outros clubes, é que nós damos oportunidades aos jovens...". Ou seja independentemente de que trabalho é feito em cada academia, o que interessa no fim é haver espaço para os jovens formados naquelas tenham as tais oportunidades!

    Uma palavra para o Varzim, clube que, dadas as dificuldades financeiras por que passa, nos últimos anos virou-se para a formação para "alimentar" a sua equipa principal. Os resultados desportivos recentes dos séniores faz-me concluir que se faz um bom trabalho com os mais jovens. Mas será pela qualidade das equipas técnicas da formação ou será que é porque lhes dão oportunidades? A verdade é que já muitos destes jogam noutros clubes na Liga ZON-Sagres e até há um que foi para Itália (Luís Neto). E não subiu para a 2ª Liga por não ter conseguido cumprir as condições financeiras para regressar às competições profissionais (dívidas).

    ResponderEliminar
  15. O próprio Sporting é que faz uma campanha anti-sporting cada vez que joga estes últimos anos. É um clube que já nao impoe respeito a jogar dentro das quatro linhas,fará fora. Vale é pela massa associativa que tem , que vivem suspirando por dias melhores.

    A chorar por má Imprensa? Xiça! Impressionante...experimentem chegar a meias finais europeia ou finais europeias e nao ser capa de nenhum desportivo. Ser o Penteado do Simao. O Porto é o que tem mais razoes de queixa da imprensa! so tem capa quando é campeao e quando é para falar de actividades extra futebol que so interessam aos detractores do Porto.

    Nao abram os olhos, nao, Sportinguistas! e embarquem nestes jogos de choramingues que vao longe!

    ResponderEliminar
  16. O problema do visão de leitor é que mancha a vossa reconhecida imparcialidade...

    Eu sou benfiquista e eu acho que a comunicação social tem interesses e promove-os, mas o Sporting é aquele que menos lhe interessa, por uma questão mt simples, é dos três grandes o que menos vende jornais, ptt não me parece que o Sporting ande propriamente a ser perseguido.

    Embora alguns argumentos levantados sejam válidos, a queixa parece-me excessiva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não diga disparates, uma capa com o Porto vende muito menos que do Sporting! Daí que raramente, além do jornal ojogo (o que vende menos por sinal) quase nunca há capas do Porto.

      Eliminar
    2. Uma capa do Sporting vende menos que uma capa do Porto? Não sei se isso será mesmo verdade. Mas como quer que se venda capas do Porto se quase nunca há? O jornal ojogo pode ser o que vende mesmo, mas é que tem melhor qualidade de notícias. A bola é uma parovíce, record igual, o jogo ainda se safa. Mas como estes portugueses gostam de ser enganados até pelos jornais. Os jornais criticam o Sporting mas o Sporting em vez de mostrar dentro de campo o que vale, não. Cada vez pior. O Benfica é o Benfica, os jornais metem-no nas alturas e a queda é sempre muito grande. O Porto e o Braga não são valorizados. Mas isto que estou aqui a dizer o VM já o disse.

      Eliminar
  17. Não gostei do post, acho que não tem a qualidade que o VM nos vem habituando e detecto alguns erros.
    Concordo que a comunicação social faz muita campanha anti-sporting, mas parte da culpa é dos próprios sportinguistas (aqueles que têm tempo de antena nesses espaços) que são os primeiros a atacar o Sporting, isso cria uma instabilidade tremenda e só ajuda os jornais a "espezinhar" o Sporting!
    SPORTING SEMPRE!

    ResponderEliminar
  18. OMO SABEM NESTE E EM QUALQUER POST NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS DE ANÓNIMOS (Carreguem na opção Comentar como, seleccionem Nome/URL, coloquem algum nome (pode ser falso ou até mesmo um nick, desde que ajude o diálogo e não algo disparatado como números ou "eu" e depois comentem).

    Por outro lado, NÃO VAMOS ACEITAR COMENTÁRIOS INCENDIÁRIOS, QUE COLOQUEM EM CAUSA O NOSSO TRABALHO, QUE POUCO ACRESCENTEM E COM O DITO "LOL" - percebemos que muitos tenham pouca cultura desportiva, mas resumir tudo a um "lool" é pouco dignificante. Expressões como lagartos, tripeiros, lampiões, 5lb, fruta, fccorruptos, vão ser sempre censuradas.

    ResponderEliminar
  19. Ao contrário do que se diz no artigo, foi o próprio José Eduardo (i.e. a Casa do Marquês) que propôs rescindir o contrato do catering (bares e zonas VIP) que lhe dava direitos de exploração por vinte anos (pelo qual tinha pago uma avultada soma ao Sporting), continuando apenas a explorar o Restaurante Casa XXI. Qualquer Sportinguista tem direito à sua opinião e o José Eduardo, ao contrário de outros referidos, pôs o modelo para o futebol que apresentou ao dispor da Direcção do Sporting sem ambicionar a um cargo na estrutura ou outra qualquer contrapartida.

    Moral da história: por vezes, quando não se sabe do que se fala, é preferível remeter-se ao silêncio sobe pena de se lançar boatos infundados e ser injusto para com camaradas Sportinguistas.

    ResponderEliminar
  20. Caro LuisRafaelSCP, concordo em absoluto consigo. Acho que o artigo tem algumas imperfeições. E acho também que boa parte das campanhas anti-sporting que saem na comunicação social partem de dentro do clube.

    ResponderEliminar
  21. concordo com o post, só quero fazer uma ressalva é que as convocatorias das camadas jovens das nossas selecçoes nao passaram a aser dominadas pelo SLB ainda agora na convocatoria dos sub17 estao 6 atletas do Sporting e apenas 3 do SLB ja para n falar nos sub 20 q tirando cancelo e andre gomes e o central do porto sao só jogadores do Sporting!
    isso nao invalida que o slb n tenha melhorado nesse capitulo mas ainda esta longe da excelencia do Sporting, ha outras coisas tao ou mais importantes em que o SCP esta atraz do SLB mas nao neste caso!
    António Gomes Pereira

    ResponderEliminar
  22. Bom Dia, eu posso-vos assegurar que co a conjuntura económica que nao é dos dias de hoje mas sim de ha uns anos atrás, vos garanto que não ha jornalistas, ha Comercias de Informação!

    Passo a explicar o que eu já vi e ouvi com os meus olhos, tenho um amigo daqueles TOP3(3 Melhores) que é Director Geral de uma grande Empresa em Portugal ligado ás viaturas, como é que isto funciona? Simples, telefonas ao editor chefe a dizer tas bom? então a marca X saiu a dizer que é melhor que a minha? para o ano conta com menos 50% de publicidade que eu compro na tua revista, após argumentação... saiu um acordo para a semana fazemos outro comparativo em que a tua marca sai vencedor destacado em todos os pontos pode ser? Muito Bem!

    E nós verdadeiros otários, porque até gostamos de carros e motas e bola compramos revistas e jornais na ilusão de ler algo real e que nos transmita o sonho de ter algo que sonhamos com uma opinião isenta! FALSO! O próprio jornalista na maioria das vezes nao passa de alguém que bate as teclas... tal a pressão que vem de cima, enquanto a publicidade pagar o jornalismo meus Amigo aqui o Je nao compra Jornais e Revistas!

    Se o meu amigo faz mal? FAZ! Se fizesse diferente ainda tinha o emprego? NAO! É o Sistema ou alinhas ou desalinhas e saltas fora.

    Abraço

    ResponderEliminar
  23. Não sou sportinguista mas tenho um carinho especial pelo clube, por ser um grande mas principalmente por ver como a massa associativa vive a actualidade do clube e veste a camisola. É pena que o clube tenha elementos na sua admnistração que não partilham o mesmo sentimento e apenas estão para tirar o seu e minar o clube... Atenção que estas pessoas não estão ligadas à parte desportiva do clube mas sim admnistrativa. Li atenciosamente o seu artigo e os comentários dos restantes leitores, onde concordo que este artigo tem algumas imperfeições. 1º, não me parece correcto apontar o dedo a pessoas que já vestiram aquela camisola e sentem o clube de verdade. Pelos, estava mal informado em relação à situação do José Eduardo; e nunca vi o Venâncio e muito menos o Carlos Xavier nas suas declarações a "denegrirem" a imagem do clube. São insinuações como estas que destroem o Sporting e que afastam os verdadeiros sportinguistas. Está na hora de o Sporting acabar de vez com o facto de toda a gente comentar a actualidade leonina e unirem esforços em voltarem a ser um grande. Digo sem qq tipo de pudor, mas também sem clubismo, que o Sporting hoje apenas ainda é considerado um "grande" pela massa associativa que tem e pelo seu passado(que já vai longe...). Em termos de estrutura e estatuto está a ser totalmente ultrapassado pelo Sporting de Braga. Ainda assim, mérito para este presidente que de facto está a fazer um grande trabalho, calando muitas críticas, pois está a encarar de frente e a fazer de tudo para combater a situação financeira calamitosa do clube, tentar devolver a mística ao clube(estava mt apagada e tem sem dúvida conseguido) e ainda formar uma equipa competitiva para lutar por títulos, que de facto existe. Se funciona ou não, se o treinador é bom ou não, isso é outra questão.

    Em relação à formação, sem dúvida o Benfica desde que começou a funcionar na Academia do Seixal tem investido muito e nos últimos tempos acredito que tenha ultrapassado a formação do Sporting, basta olhar para as convocatórias da Selecção nos escalões mais jovens da Selecção. Mas a formação do Sporting será sempre a formação do Sporting, foi pioneira em muitas e ainda hoje é uma referência a nível mundial. Fiz os escalões de formação de escola a junior e recordo-me perfeitamente que na minha geração(91), tal como nas anteriores, ter um convite do Sporting era o ponto alto e sem dúvida uma grande ambição, independentemente da cor clubística.

    Por fim, referir jogadores como Ié, Marco Matias que têm estado a par de lesões desde o início da época (Ié ainda nem treinou), Cá acabado de chegar a uma realidade nova(e não é uma realidade qualquer...), Renato Neto( que tem sido... titular) revela uma parca pesquisa para um artigo desta dimensão. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  24. Mas isto não é so contra o Sporting. O mesmo acontece com o meu Porto.. Ou nunca repararam que as capas dos 3 jornais, ABola, record e oJogo, so publicam capas do benfica... so publicam capas com Porto ou Sporting quando algo de mal acontece aos mesmos.. o Porto ou Sporting podiam dar 20-0 ao Barcelona, mas se alguem do benfica se constipa é logo capa.. isto para nao falar no que se passa na secçao de comentários desses sites, ameaças, injurias e loucuras e 80% dos comentários é sempre dos mesmos. Passam o dia todo a destilar ódio, a chamar flops a jogadores de 18 anos, a chamar nomes a tudo e todos. Se eles ganham é porque são bons, se perdem é porque foram roubados..

    E o melhor é que estes ditos jornais, não apagam estes comentários..

    ResponderEliminar

Depois do 25 de Abril de 1974, Portugal "descobriu" a liberdade de expressão, portanto expressem-se à vontade! No entanto, os comentários a insultar, serão apagados pelo lápis azul!!

COMENTÁRIOS DE ANÓNIMOS, OFENSIVOS OU INCENDIÁRIOS SERÃO AUTOMATICAMENTE REJEITADOS