John Terry renuncia à selecção inglesa; Caso de racismo e posição da FA levam o jogador a tomar decisão drástica; Esta "perseguição" ao central seria possível em Portugal?

O defesa do Chelsea não foi de meias medidas e anunciou no último domingo que nunca mais irá representar a selecção inglesa de futebol: "Jogar pela seleção e ser capitão ao serviço de Inglaterra foi um sonho de criança que realizei. No entanto, a Federação (FA) deixou-me numa posição insustentável ao apontar-me o dedo e julgar-me quando já fui declarado inocente pela justiça comum."

John Terry foi internacional por 78 vezes (top 20 na Inglaterra) e marcou 6 golos, tendo sido capitão por 34 ocasiões. Foi, sem dúvida, um dos melhores centrais da selecção inglesa, mas os casos extra-futebol nos últimos 2 anos acabaram por marcar a sua carreira. Primeiro, o caso extra-conjugal com a namorada do seu antigo colega de equipa (Wayne Bridge), obrigou Fabio Capello a retirar a braçadeira de capitão da selecção em Fevereiro de 2010 (passado algum tempo acabou por ser readmitido), e depois, foi o caso de racismo com Anton Ferdinand, que levou a nova perda da braçadeira (Fevereiro de 2012) à demissão de Fabio Capello (o italiano não gostou de ver a FA passar por cima das suas competências) e várias capas de jornais (uma novela interminável). O facto é que John Terry foi ilibado pela justiça comum, algo que não serviu para a FA, que continuou a punir o jogador. O central do Chelsea não aguentou esta posição e optou por retirar-se da selecção ( foi o jogador mais perseguido pela imprensa nos últimos 2 anos e mesmo pela Federação Inglesa, que não hesitou em retirar a braçadeira de capitão ao jogador por duas ocasiões). Seria possível acontecer tal situação a um jogador da selecção nacional (casos fora do âmbito da equipa das quinas terem uma consequência na selecção portuguesa)? Será Terry um mártir, em todo este caso, ou foi exemplarmente punido pelo seu comportamento extra-futebol? No ranking dos melhores centrais ingleses em que lugar está o capitão do Chelsea? A imprensa inglesa é um das razões para a Inglaterra não ganhar nada desde 1966 (ficou mais uma vez provado neste caso que tem uma influência enorme na pressão que exerce)?

Etiquetas: