FC Porto empata em Vila do Conde (Jackson marcou no minuto 90); Azuis e brancos tinham o jogo controlado mas um erro de Maicon deu vida ao Rio Ave (Tarantini bisou, o 2º foi um golaço, vilacondenses estavam a ganhar por 2-1 a 5m do fim); Topo da Liga ao rubro

Rio Ave 2-2 FC Porto (Tarantini 78' e 85'; Miguel Lopes 33' e Jackson 90')

Os azuis e brancos tiveram o pássaro na mão, mas saíram de Vila do Conde apenas com um empate tremido (Jackson evitou a derrota dos dragões no minuto 90). O conjunto de Vítor Pereira (apesar de realizar apenas uma exibição q.b.) parecia ter a partida dominada, mas (talvez devido ao encontro da Liga dos Campeões frente ao PSG) adormeceu e um erro de Maicon (foi infantil na saída de bola) permitiu ao Rio Ave entrar no jogo. Os vilacondenses passaram mesmo para a frente do marcador já perto do fim (noite de sonho de Tarantini), mas o Porto respondeu bem e conseguiu ainda chegar ao empate. Este resultado deixa o FC Porto e Benfica no topo da tabela, em igualdade pontual, com o Braga apenas a 1 ponto. O campeonato está ao rubro.

Destaques

FC Porto - Dominou a partida até ao minuto 70. Miguel Lopes na sequência de um livre na 1ª parte fez o 1-0, e os azuis e brancos, mesmo sem carregar no acelerador foram sempre superiores. No 2º tempo James podia ter feito o 2-0 (belo remate à barra), Vítor Pereira colocou Varela e Fernando, mas a equipa aos poucos ia adormecendo. Maicon não ajudou com o erro defensivo que teve, e Jackson acabou por salvar os dragões com um excelente cabeceamento já no final. Veremos que impacto vai ter este empate no desafio frente ao PSG e no clássico da próxima jornada diante do Sporting.

Rio Ave - Voltou a tirar pontos a um "grande". Soube aproveitar o adormecimento portista e mesmo antes do erro de Maicon, já tinha por intermédio de Edimar e Tarantini tido alguns bons envolvimentos ofensivos. Uma equipa com bons valores individuais que acabou por ser premiada pela boa 2ª parte que fez.

Tarantini - A grande figura do jogo. Bisou: muito mérito no 1º golo e um remate espectacular no 2º, e juntou a isso uma exibição esclarecida e importante no meio campo (Lucho e Moutinho pouco deram ao jogo em termos ofensivos).

Miguel Lopes - Um golo e uma assistência. Continua a justificar o porquê de sentar no banco Danilo o senhor "17,8 milhões de euros" (a quantia que custou ao Porto). Foi (até pelo envolvimento ofensivo) a melhor unidade dos azuis e brancos.

Edimar/Braga - Duas boas exibições. O brasileiro é um dos melhores laterais esquerdos a actuar em Portugal (esteve seguro defensivamente e ainda tentou a sua sorte no ataque); enquanto que o ala ao lado do lento João Tomás e do precipitado Esmael deu outra qualidade ao nível da decisão no ataque.

Maicon - Um erro que custou 2 pontos. A displicência na saída de bola é um pouco fruto do próprio adormecimento colectivo, mas essa perda de bola numa zona proibida mancha claramente este seu bom inicio de época.

James - Foi o melhor elemento ofensivo do Porto. O que mais criou, e o que mais participou. Participação directa no 1º golo, um remate à barra e bem mais esclarecido que Moutinho e Lucho: os 2 médios acrescentaram pouca qualidade, o português continua a jogar lento e a decidir mal no último terço (na parte final da partida optou sempre mal, lateralizou demasiado quando se pediam passes de ruptura).

Etiquetas: ,