Estoril empata em Alvalade (super-exibição de Vagner); Leões estiveram a perder por 2-0, conseguiram empatar (tiveram oportunidades para fazer o 3-2), mas o resultado deixa o clube leonino praticamente fora da corrida pelo título; Só Izmailov não chega, Sá Pinto perdeu toda a margem que tinha (Cédric com novo erro individual não ajudou)

Sporting 2-2 Estoril (Anderson Luís 75' p.b. e Wolfswinkel 83'; Steven Vitória 45' g.p.e Luís Leal 57')

O Sporting já entrava para esta Liga com "armas" inferiores a Benfica e FC Porto (a nível de individualidades as diferenças são gritantes) e até no que diz respeito ao Braga (os minhotos são mais regulares e tem uma maturidade competitiva muito superior), não conseguindo fazer pelo menos 13 pontos nas 5 primeiras jornadas (encontros acessíveis) ia condicionar em muito as suas ambições ao título. Ora, o clube leonino não só não conseguiu fazer 15/13 pontos como nesta fase só tem 6 pontos. Hoje os leões não foram além de um empate em Alvalade frente ao Estoril. Resultado que valoriza a boa exibição dos recém-promovidos à I Liga e que penaliza mais uma 1ª parte miserável do emblema leonino. O Sporting (tem sido assim nos últimos jogos) voltou a correr atrás do marcador depois de um erro individual (Cédric voltou a facilitar), Vagner com várias defesas de enorme qualidade evitou a vitória dos leões, mas a verdade, é que à excepção de Viola e Izmailov o restante conjunto leonino (a falta de regularidade de Rinaudo, Capel, Carrillo, etc, é incrível, o que penaliza em muito a equipa) pouco fez por merecer outro resultado. Este empate deixa Sá Pinto no "fio da navalha", apesar de o Sporting manter intactos os 2 objectivos para esta época: conquistar um dos 4 troféus que disputa (o que já não consegue há 4 anos) e garantir a presença na próxima edição da Liga dos Campeões.

No que diz respeito à partida, Sá Pinto apostou no 4-2-3-1, mas os leões pouco produziram em termos ofensivos na 1ª parte. Já o Estoril personalizado e perigoso nas transições, no último minuto chegou à vantagem. Steven Vitória converteu o penalty que Cedric fez de maneira infantil sobre Luís Leal. No 2º tempo a equipa da Linha novamente numa transição ofensiva chegou mesmo ao 2-0, Gerso aproveitou o desequilíbrio leonino depois de um pontapé de canto, conduziu a bola e isolou Luís Leal, que não teve problemas em bater Patrício. No minuto seguinte Gonçalo Santos é expulso, Sá Pinto mexe na equipa e o Sporting começa a criar mais perigo. Izmailov apareceu em grande, criou muitos desequilíbrios e os leões chegaram mesmo ao empate. Primeiro um auto-golo de Anderson depois de uma cabeceamento de Viola e depois por Wolfswinkel que desviou bem um remate de André Martins. Nos últimos 10m o clube leonino dispôs de várias oportunidades para fazer o 3-2, mas Vagner foi o herói do Estoril e evitou sempre o golo do Sporting. 

Destaques

Sporting - Apenas 6 pontos em 5 jornadas é muito pouco para um candidato ao título. Os leões não conseguem um ciclo de vitórias (precisavam desse reforço anímico), vão voltar a sofrer com a pressão externa (e é um clube que lida tão mal com isso...veremos como será a Assembleia Geral do clube leonino), e chegam ao Dragão com uma diferença pontual considerável. Nota para a utilização de Betinho (a ligação dos "grandes" com a equipa B é sempre positiva).

Sá Pinto - Equipa lenta, sem chama, e pouco dinâmica. O treinador leonino continua a ser traído pelos jogadores. Xandão e Cédric tem cometido erros individuais que prejudicam a equipa e que deixam um Sporting (já tremido) sempre a correr atrás do marcador, Rinaudo, Capel, Carrillo, grande parte do elenco, são demasiados irregulares (oscilam entre boas exibições e nulidades), o que condiciona e muito a estratégia (por norma os técnicos dão continuidade aos bons momentos dos jogadores, mas o problema é que no Sporting poucos fazem 2 jogos seguidos a bom nível). No entanto, os leões tinham a obrigação de fazer mais e melhor.

Cédric - Como o VM tinha referido anteriormente, o lateral português não apresenta, nesta fase, qualidade para ser titular numa equipa como o Sporting (muitos disseram que era um craque, o melhor da liga na sua posição, entre outras coisas). Já há vários jogos que tem cometido erros decisivos e, apesar da assistência para Viola, não é suficiente (colocá-lo a bater livres também não se percebe). A despromoção de Árias para a equipa B faz cada vez menos sentido.

Viola/Wolfswinkel - Duas das poucas exibições positivas dos leões. O argentino foi decisivo no 1-2, mostrou ter capacidade para desequilibrar nos dois flancos e exibiu-se em excelente nível. Já o holandês, somou o terceiro jogo consecutivo a marcar para a liga, recuperou inúmeras bolas (que Capel perdeu ou desperdiçou) e foi assertivo em termos de decisão.

Capel/Carrillo - Estes dois jogadores explicam grande parte da diferença do Sporting para os outros grandes. Exibições muito fracas. O espanhol não dá sequência a uma jogada - hoje podia ter colocado a bola no espaço central por diversas vezes e optou por rematar sem ângulo, no caso mais flagrante demorou uma eternidade e acabou por fazer um passe ao guarda-redes -, enquanto que o peruano esteve pouco concentrado e muito lento (já começa a ser assobiado pelos impacientes adeptos leoninos).

Izmailov - De longe o jogador com mais qualidade neste Sporting, até se deve sentir mal quando vê Capel e Carrillo tomarem tantas decisões erradas ao longo do encontro. Sabe sempre o que fazer com a bola.

Estoril - Excelente. Tem qualidade para realizar um campeonato tranquilo e ficar a meio da tabela. O móvel trio de ataque composto por Luís Leal, Gerso e Licá mostrou ter bastante potencial (velocidade e capacidade de desequilíbrio), o médio ofensivo Carlos Eduardo tem bom toque de bola e foi o elo de ligação entre o meio campo e os homens da frente. Em termos defensivos, os dois centrais S.Vitória e Nascimento foram imperiais (mais dificuldades para os laterais). 

Etiquetas: ,