Clube estranho este Benfica, 6 milhões de adeptos e nem uma alternativa a Vieira

Vieira fez do Benfica uma monarquia à semelhança do que acontece com Pinto da Costa no FC Porto? O clube da Luz investiu como nunca, tem o maior passivo de sempre e nos últimos 20 anos só venceu 3 campeonatos, mesmo assim, e apesar do descontentamento evidente da massa adepta encarnada, a menos de um mês para as eleições não há uma alternativa a LFV. Cenário estranho, considerando a numerosa falange de benfiquistas e todas as críticas dos sócios e simpatizantes ao futebol encarnado nos últimos 2 anos (não só pela maneira como o último campeonato foi perdido, mas igualmente pelas humilhações no ano de AVB).

As eleições do Benfica realizam-se no próximo dia 26 de Outubro, contudo, parece que só vai haver um candidato à liderança do clube da Luz. Luis Filipe Vieira vai recandidatar-se a um 4º mandato (depois de 2003, 2006 e 2009). Mas onde estão as alternativas? No facebook surgiu o denominado "Grupo da Luz", presidido pelo candidato derrotado em 2009, Bruno Carvalho. Este grupo tinha como objectivo criar uma alternativa à actual direcção, mas não apresentou qualquer nome até ao momento. Moniz que no passado tentou ser oposição aparece agora como aliado; Fernando Seara continua com a sua postura de diz que faz mas nunca concretiza nada (já para a FPF foi igual); Até Rui Costa, completamente desautorizado no futebol encarnado poderia aproveitar este momento para se impor. Contudo, nada aconteceu.

Nos próximos dias ainda pode aparecer alguma candidatura, é certo que Vieira desde cedo com a alteração dos estatutos bloqueou determinadas alternativas, no entanto não deixa de ser estranho que em 6 milhões de adeptos ninguém ouse opor-se ao actual presidente do Benfica. Curiosamente, ainda nas últimas eleições do Sporting (clube que na última década venceu tantos títulos no futebol como o Benfica, sem as Taças da Liga o emblema de Alvalade até vencia esta corrida por larga vantagem) os leões apresentaram 6 candidatos à presidência. Vieira deve continuar no cargo? A que se deve esta ausência de alternativas (estarão os 6 milhões de adeptos satisfeitos com a presidência de LFC)? Qual o perfil que devia ter o próximo presidente do Benfica?

Visão do Leitor: Sérgio Ribeiro

Etiquetas: