Braga vence derby minhoto; Gverreiros foram mais fortes e quebraram o jejum (já não venciam em Guimarães desde 2005-06)

Vit. Guimarães 0-2 Sp. Braga (Éder 54' e Hugo Viana 85')

Derby sem intensidade, pouco emotivo e algo incaracterístico (houve menos equilíbrio que é habitual e principalmente menos "agressividade" positiva), mas com um vencedor justo. O Braga foi superior, voltou a demonstrar que é uma equipa com muita maturidade competitiva e derrotou um Guimarães que à excepção de uma cabeçada de Ricardo (ainda na 1ª parte) e uma bola ao poste já em cima do minuto 90 quando o resultado estava em 0-2, não teve uma verdadeira oportunidade de golo (aliás, apesar de jogar em casa nunca demonstrou argumentos para conseguir alterar o rumo da partida).

No que diz respeito à partida, o 1º tempo teve poucos motivos de interesse. O Guimarães tentou desequilibrar nas transições ofensivas, Ricardo ainda fez um remate de cabeça com algum perigo, mas foi sempre muito curto. O próprio Braga à excepção de um lance onde Hélder Barbosa (rematou de pé direito) podia ter feito melhor e outro em que Éder ia aproveitando um deslize do guardião Douglas, pouco ou nada fez. Na 2ª parte tudo mudou, Alan e Éder fabricaram o 1-0 logo a começar, boa jogada individual do brasileiro e o português a ter só de encostar. Com o golo os gverreiros controlaram a partida com relativa facilidade. Em termos defensivos nunca foram testados, fizeram uma posse de bola inteligente e Micael (completamente endiabrado em termos ofensivos) permitiu ao Braga ter sempre bola em zonas de segurança. O Vitória praticamente nem conseguiu reagir ao resultado. Já perto do fim, Viana fez o 0-2 e fechou o encontro.

Destaques

Vit. Guimarães - Apesar da vontade do conjunto a verdade é que um elenco com pouca qualidade. A equipa tem muitas limitações, vive um pouco dos desequilíbrios de Ricardo e hoje, as alterações em vez acrescentarem algo tiveram um efeito contrário, tal é a falta de profundidade no banco. N'Diaye continua a ser desconcentrado em termos defensivos, o meio campo não tem dinâmica (surpreende a ausência de Barrientos), e a nível ofensivo Soudani exagera no individualismo. Nota apenas para a boa exibição de Addy. Esteve seguro na defesa e tentou dar alguma profundidade ao seu corredor.

Sp. Braga - Exibição q.b. mas com muita maturidade. Para a história fica o quebrar de um jejum (os gverreiros não venciam em Guimarães desde a época 2005-06). Éder continua a dar cartas (3 golos nos últimos 2 jogos. Nem sempre joga bem com os apoios, mas hoje foi decisivo); Alan voltou a desequilibrar (excelente a maneira como driblou João Gonçalves no 1-0 e assistiu Éder); Custódio é cada vez mais o patrão da equipa (mais uma exibição em cheio); Douglão e Vinicius estiveram seguros defensivamente;  Baiano e Elderson acrescentaram pouco em termos ofensivos; Hélder Barbosa foi importante na maneira como soube gerir os tempos de jogo (ganhou faltas e deu profundidade); Viana apontou um golo e no 2º tempo foi importante na circulação de bola inteligente do Braga; E Micael foi decisivo (entrou bem na partida, participou no 2-0, e conseguiu ter sempre bola em espaços importantes). 

Etiquetas: ,