Sporting aplica uma "manita" ao AC Horsens; Bis de Wolfswinkel, golaço de Carrillo e exibição convincente do conjunto de Sá Pinto

Sporting 5-0 AC Horsens (Wolfswinkel 7' e 53', Kortegaard 22' p.b., Carrillo 56' e Elias 62')

O Sporting qualificou-se para a fase de  grupos da Liga Europa, ao golear o AC Horsens por 5-0,  na segunda "mão" do "Play-off", depois do empate 1-1 na Dinamarca. Na 1ª vitória em 2012-13, os leões protagonizaram uma exibição convincente (semelhante às 3 partidas que já tinha efectuado nesta época, a diferença teve na eficácia), converteram em golos o domínio que tiveram na eliminatória (o resultado até podia ter outros números) e com naturalidade eliminaram os "limitados" dinamarqueses. Wolfswinkel regressou aos golos, Boulahrouz e Gelson demonstraram segurança, Pranjic deu algum poder de decisão e Carrillo apontou um golaço.

Um encontro sem história, tal foi a superioridade leonina. Elias podia ter marcado logo aos 3m, Wolfswinkel pouco depois fez o 1-0 e os golos foram aparecendo de maneira natural. Nos primeiros 20m da 2ª parte o Sporting materializou esse domínio e em 10m (mesmo sem forçar) marcou 3 golos. O AC Horsens revelou sempre muitas limitações defensivas, nunca passou a linha de meio campo com critério, e não fosse a boa exibição do guarda-redes Frederik Ronnow (defesas a remates de Rojo e Capel do outro mundo) o resultado teria tido ainda outros contornos.

Destaques

Sá Pinto - Voltou a apostar no trio Elias, Gelson e Adrien, mas o brasileiro actuou numa zona mais adiantada e os leões ficaram a ganhar em termos de dinâmica ofensiva. No restante, o domínio exibido foi em tudo semelhante às partidas anteriores, a diferença esteve na maneira como aconteceu o 1º golo (entrar praticamente a ganhar beneficia claramente o estilo de jogo do Sporting) e na eficácia. Continua a faltar alguém com um maior poder de decisão (a grande lacuna deste conjunto leonino) no meio campo e alas.

Wolfswinkel - Dois golos "à ponta-de-lança" e uma exibição convincente. Boas movimentações e sempre um trabalho defensivo assinalável.

Rojo/Capel - As piores unidades do Sporting. O argentino (que até podia ter marcado por duas vezes) foi demasiado displicente na saída de bola (certamente um excesso de confiança fruto do frágil adversário); já o espanhol não conseguiu dar continuidade a nenhuma jogada.

Boulahrouz/Pranjic - O holandês esteve imperial em termos defensivos e ainda fez a assistência para o 1º golo; já o croata (juntamente com Izmailov o elemento com mais poder de decisão deste Sporting) participou no 2º golo (foi dele o passe que proporcionou o auto-golo do Horsens) e deu sempre qualidade ao seu corredor (Sá Pinto devia apostar no croata a médio interior).

Gelson/Cédric - Duas boas exibições. O suíço encheu o campo com as suas recuperações de bola; o jovem português deu bastante profundidade ao seu corredor (nem sempre os alas respeitam os movimentos do lateral direito).

Elias/Carrillo - O médio (a jogar numa zona mais adiantada) deu outra presença no sector ofensivo dos leões e acabou por apontar um golo (ainda falhou 2 de maneira algo caricata); por sua vez, o peruano voltou a demonstrar que é o jogador em foco neste Sporting e juntou à sua exibição (continua a ser inconsequente em algumas jogadas) um golaço (remate fora da área ao ângulo).

Liga Europa - Potes para o sorteio da fase de grupos da edição 2012/2013:
Pote 1: Atlético Madrid, Inter Milão, Liverpool, Ol. Lyon, Ol. Marselha, SPORTING, PSV Eindhoven, Tottenham Hotspur, Bayer Leverkusen, BordéuS, FC Twente e Estugarda;
Pote 2: Basileia , Metalist Kharkiv, Panathinaikos, Athletic Bilbao, FC Copenhaga, Fenerbahçe, Rubin Kazan, Nápoles, Udinese, Club Brugge, Hapoel Tel Aviv e Hannover 96
Pote 3: Lazio, Steaua Bucareste, Sparta Praga, Rosenborg, Newcastle, Young Boys, Levante, Racing Genk, Bor. Moechengladbach, Partizan, Viktoria Plzen, Dnipro Dnipropetrovsk
Pote 4: Helsingborg, MARÍTIMO, Rapid Viena, ACADÉMICA, Anzhi, Maribor, AIK Estocolmo, AEL Limassol, Hapoel Kiryat Shmona, Molde, Videoton, Neftchi Baku. Qual o grupo ideal para Sporting, Marítimo e Académica? Que adversários devem evitar?

Etiquetas: ,