JO: Usain Bolt campeão dos 100m (recorde olímpico); Ténis de mesa nacional brilha em Londres; Jéssica Augusto no 7º lugar da maratona; Murray campeão olímpico (Prata nos pares mistos); Serena e Venus chegam ao 3º Ouro em pares

JO Atletismo - A grande (mas curta) prova do atletismo coroou novamente Usain Bolt como o homem mais rápido do planeta. O jamaicano arrasou com 9.63 (recorde olímpico e 2ª melhor marca da história), ficando na frente de Yohan Blake (igualou o seu recorde com 9.75) e Justin Gatlin (bateu o seu recorde, com 9.79). Tyson Gay (9.80) e Ryan Bailey (9.88) fizeram marcas de grande nível, que noutras finais tinham direito a medalhas (qual será o limite humano nos 100m?). Nas outras finais do dia, a cazaque Rypakova levou o Ouro no triplo-salto (Ibarguen da Colômbia e Saladuha da Ucrânia fecharam o pódio), Sanya Richards conquistou o Ouro na prova de 400 metros (Ohuruogu da GBR e Trotter dos EUA ficaram em 2º e 3º, respectivamente), Kemboi (QUE) foi o mais rápido nos 3000 metros obstáculos (na frente do francês Mekhissi-Benabbad e do queniano Mutai), Tiki Gelana levou a melhor na maratona (Jeptoo do Quénia e Petrova da Rússia fecharam o pódio) e K. Pars (HUN) venceu o concurso no lançamento do martelo (na frente de Primoz Kozmus da Eslovénia e Murofushi do Japão).

JO Portugueses - Tiago ApolóniaMarcos Freitas e João Pedro Monteiro deixaram orgulhosos todos os portugueses (estão de parabéns, pela garra e coragem demonstrada), apesar da derrota na negra perante a Coreia do Sul (nº2 do ranking mundial). Os três mesatenistas mostraram todo o seu valor (captaram a atenção para si próprios e para a modalidade), provocando grandes dificuldades a uma das melhores equipas do mundo. Começámos a perder (Tiago Apolónia perdeu por 3-0 no primeiro jogo), mas Marcos Freitas, no segundo jogo, tratou de empatar a eliminatória, com um triunfo por 3-1. Seguiu-se o encontro de pares, onde Tiago Apolónia e João Pedro Monteiro conseguiram uma vitória brilhante, depois de terem estado a perder por 2-0. Faltando apenas uma vitória, foi uma pena que João Pedro Monteiro e Marcos Freitas tenham perdido os encontros individuais, dando a passagem ao país asiático. De qualquer forma, a equipa nacional mostrou uma capacidade de superação e qualidade notável, numa partida disputada num nível altíssimo. No Atletismo, excelente participação de Jéssica Augusto (7ª), Marisa Barros (13ª) e Ana Dulce Félix (21ª) na maratona, confirmando as perspectivas positivas. Vera Barbosa garantiu a passagem às meias finais dos 400m barreiras, batendo o recorde nacional (passou de 55.80 para 55.22). No Tiro de Pistola a 50 metros, João Costa terminou a qualificação no 9º lugar, depois de um desempate a 5 entre os oitavos colocados (perdeu a final por apenas 1 décima). No Hipismo, Luciana Diniz fez uma prova bem melhor que no dia anterior e concluiu o percurso de saltos sem qualquer falha. A cavaleira luso-brasileira qualificou-se para a 3ª ronda, estando neste momento na 31ª posição. A dupla Francisco Andrade e Bernardo Freitas (49er) continua a velejar no topo da classificação. As regatas 12 e 13 trouxeram um 10º e 5º lugares e a dupla está no 4º lugar, a apenas 3 pts do Bronze (o 7º lugar também só está a 3 pts de Portugal). Faltam apenas 2 regatas, mais a Medal Race. João Rodrigues (RS:X) terminou a sua prestação nos JO, com um 20º e 3º lugares nas últimas duas regatas da prova. O veterano português (6 JO) terminou a prova no 14º lugar (o holandês Rijsselberge já venceu a competição, mesmo tendo terminado a 10ª regata na última posição e falte ainda a Medal Race).

JO Destaques – Terminou a competição de Badminton, onde a China fez o pleno (5 Ouro, a que junta 2 Pratas e 1 Bronze). A final masculina foi de alto nível, com o chinês Lin Dan a levar a melhor sobre Lee Chong Wei da Malásia (voltou a ficar próximo do 1º Ouro olímpico para o seu país) por 15-21, 21-10 e 21-19. Nos pares masculinos, a dupla chinesa levou a melhor sobre a dupla dinamarquesa. A Dinamarca levou o Ouro na prova de Omnium, na pista de Ciclismo (uma prova muito interessante), por intermédio de Norman Hansen (Prata para Coquard de França e Bronze para Clancy da Grã-Bretanha). A China fez a dobradinha no Mergulho com prancha a 3 metros, com Laura Soto do México a fechar o pódio. No Florete masculino, por equipas, a Itália levou a melhor sobre o Japão, enquanto a Alemanha ficou na 3ª posição. O dia de hoje trouxe três finais na Ginástica Artística. Sandra Izbasa (ROM) ganhou a competição de salto, na frente de Maroney (EUA) e Paseka (RUS). Zou Kai (CHN) levou o Ouro no solo (Prata para o japonês Uchimura e Bronze para Ablyazin da Rússia). No cavalo com arções, o húngaro K. Berki ficou na frente dos britânicos Louis Smith e Max Whitlock. Hoje foram entregues as primeiras medalhas na Vela, com a dupla sueca da classe Star a relegar os britânicos para o segundo posto (terminaram a Medal Race no 1º lugar, enquanto a dupla da casa terminou em 8º). Robert Scheidt (juntamente com Bruno Prada), do Brasil, conquistou o 3º lugar e sua 5ª medalha em 5 JO consecutivos. Na classe Finn, Ben Ainslie (GBR) levou a melhor sobre o dinamarquês Christensen (terminaram empatados) e sobre Lobert (FRA). No Tiro de Pistola a 50 metros, a Coreia do Sul fez a dobradinha, com Jin Jong-oh a levar o Ouro (2ª medalha de Ouro e 5 medalhas nas três participações olímpicas), Young-Rae a levar a Prata e o chinês Zhiwei a levar o Bronze. No Halterofilismo (+75 kg F), a chinesa Lulu Zhou bateu o recorde do mundo, para levar o Ouro, na frente da russa Kashirina (bateu o recorde do mundo do arranque) e da atleta da Arménia, Khurshudyan. Começaram hoje as provas de Luta Greco-Romana, com o Irão (Hamid Sourian) e a Rússia (Roman Vlasov) a arrecadarem o Ouro nas categorias -55 kg e -74 kg, respectivamente (Azerbeijão e Arménia ficaram com a Prata).


JO Ténis – Andy Murray venceu em Wimbledon (não foi para o ATP) e arrecadou a medalha de Ouro, numa final contra Roger Federer (o suíço esteve irreconhecível). O britânico foi claramente mais forte e dominou todo o encontro. Murray venceu com os parciais de 6-2, 6-1 e 6-4, enquanto Del Potro levou o Bronze para a Argentina (vitória por 7-5 e 6-4 sobre Djokovic). Nos pares femininos, Serena e Venus não deram hipóteses a Hlavackova e Hradecka (6-4 e 6-4), repetindo o título de 2000 e 2008 (ambas já ganharam em singulares também). Nos pares mistos, Azarenka e Max Mirnyi (BIE) bateram Andy Murray e Laura Robson por 2-6, 6-3 e 10-8.

Etiquetas: