JO: Britânicos demonstram força no atletismo (3 medalhas de ouro), Serena humilha Sharapova, Phelps soma a 22ª medalha olímpica (18ª de ouro), Shelly-Ann Fraser e Ranomi Kromowidjojo são as mulheres mais rápidas da actualidade, Sun Yang e Mo Farah os melhores nas provas longas, Pedro Fraga e Nuno Mendes terminaram a sua participação com um espectacular 5º lugar, Clarisse Cruz demonstrou a força de Portugal; FC Porto empata, Sporting vence

JO Futebol - O Brasil sofreu para derrotar as Honduras, num excelente espectáculo em Newcastle. Mario Martínez inaugurou o marcador aos 12 minutos (golaço), mas aos 33´, Crisanto recebeu ordem de expulsão. Leandro Damião empatou aos 38´, mas Espinoza (grande partida) voltou a colocar os hondurenhos na frente (48´). Neymar, de grande penalidade, igualou aos 50´, para Damião decidir aos 60 minutos (Hulk saiu aos 67´e Danilo entrou aos 42´). Noutra partida emocionante, o México suou para derrotar o Senegal por 4-2. A partida foi para prolongamento, depois de Enriquez (10´), Aquino (62´), Konate (69´) e I. Balde (76´) terem marcado os golos do período regulamentar (2-2). Nos 30 minutos extra, o México levou a melhor, com a dupla de centrais dos africanos a ficar mal na fotografia (G. dos Santos e Herrera marcaram, com Abdoulaye Ba a jogar os 120 minutos). O Japão derrotou o Egipto por 3-0, com golos de Nagai (14´), Yoshida (78´) e Otsu (83´). A última partida dos quartos-de-final (Grã-Bretanha-Coreia do Sul) foi decidida nas grandes penalidades, depois do 1-1 nos 120 minutos (Ramsey 36´g.p.; Dongwon Ji 29´). Sturridge falhou a última grande penalidade e a Grã-Bretanha ficou pelo caminho. Meias Finais: México-Japão e Coreia do Sul-Brasil

JO Basquetebol - Os EUA sofreram para derrotar a Lituânia, numa partida que terminou em 99-94 para os norte-americanos. Carmelo Anthony e LeBron James marcaram 20 pts cada, enquanto do outro lado, Linus Kleiza respondeu com 25 pontos. A França chegou a ter bastantes pontos de vantagem sobre a Tunísia, mas um último período forte dos magrebinos, permitiu o aproximar do marcador (73-69 para França). A Rússia derrotou a Espanha por 77-74 e já garantiu o 1º lugar do grupo B. Depois de decidir o jogo frente ao Brasil, Fridzon voltou a ser o destaque dos russos, com 24 pts. O Brasil derrotou a China por 98-59, numa partida com sete brasileiros a marcarem mais de 8 pts. A Grã-Bretanha até começou bem a partida com a Austrália, mas na 2ª parte, os australianos massacraram (29-70). O resultado final foi de 75-106 (P. Mills marcou 39 pts).

JO Natação - Terminaram as provas de Natação na piscina olímpica, com a holandesa Ranomi Kromowidjojo a vencer a prova dos 50 metros livres, com recorde olímpico (Herasimenia da Bielorrússia ficou em 2º e a holandesa Veldhuis ficou em 3º). Na prova mais longa de piscina, o chinês Sun Yang bateu o recorde mundial e conquistou a sua 3ª medalha (2 de Ouro e 1 Prata). Cochrane (CAN) e Mellouli (TUN) ficaram no 2º e 3º lugares, respectivamente. As estafetas finals (4x100 m estilos M e F) foram dominadas pelos EUA, com a senhoras a baterem o recorde mundial (Austrália em 2º e Japão em 3º) e Michael Phelps a conquistar o seu 18º Ouro (22 medalhas). Japão e Austrália ficaram no 2º e 3º lugares, respectivamente.

JO Portugueses – Pedro Fraga e Nuno Mendes terminaram a sua participação nos JO, com um espectacular 5º lugar na final do Remo (“double sculls” ligeiros). A dupla portuguesa conquistou o melhor resultado da comitiva portuguesa até ao momento e melhorou o 8º lugar de Pequim. No Trampolim, Ana Rente começou da melhor maneira, com um 7º lugar na primeira série de saltos, mas a execução na segunda série não foi a melhor. Mesmo assim, a jovem portuguesa terminou num excelente 11º lugar. No salto com vara, Maria Leonor Tavares não conseguiu superar os 4.25 metros, ficando na 31ª posição, com 4.10 metros. Clarisse Cruz, foi o grande destaque do dia, depois de um excelente apuramento para a final dos 3000 metros obstáculos (a portuguesa caiu a meio da prova, mas ainda teve forças para bater o seu recorde pessoal). João Vieira também realizou uma excelente prova nos 20 km marcha, terminando na 11ª posição. Na primeira qualificação de saltos com cavalo, Luciana Diniz conseguiu o apuramento mesmo no limite, depois de ter cometido duas penalidades (8 pontos). Na Vela, João Rodrigues (RS:X) teve um dia mau (25º e 22º) e ficou perto do afastamento da Medal Race (está em 15º a 28 pts do 10º lugar). Gustavo Lima (Laser) terminou a sua prestação em Inglaterra com um 34º e 13º lugares, ficando no 22º lugar da geral. Sara Carmo (Laser Radial) também já terminou a sua participação nos JO, com um 28º e 24º lugares (terminou no 28º lugar da geral). No Match Racing, o trio português perdeu a última regata da prova frente às australianas e terminou os JO no 11º lugar. Álvaro Marinho e Miguel Nunes continuam a velejar em bom nível, com um 11º e 7º lugares no dia de hoje. A dupla da classe 470 segue no 6º lugar, a apenas 6 pts da medalha de Bronze (faltam 4 regatas mais a Medal Race). 

JO Destaques - Sem surpresas, os chineses continuam a dominar no Badminton. Medalhas de Ouro nos pares femininos e singulares, mais uma Prata nos singulares (o Bronze foi para a Índia, após a desistência da 3ª chinesa em prova). Pequena surpresa no Trampolim feminino, com a vitória da canadiana R. Maclennan. A principal favorita, Wenna He (CHN), caiu no último salto da sua série e ficou na 3ª posição, enquanto a sua compatriota S. Huang ficou com a Prata. A competição de Remo terminou esta manhã, com 4 finais. Nos “single sculls” femininos, a vitória sorriu a M. Knapkova (CZE), na frente de Erichsen da Dinamarca e K. Crow da Austrália. No “double sculls” ligeiro masculino, a dupla dinamarquesa levou a melhor sobre a Grã-Bretanha e a Nova Zelândia. No “double sculls” ligeiro feminino, a Grã-Bretanha ficou com o Ouro, na frente da dupla chinesa e grega. Finalmente, no “coxless four”, a equipa da casa voltou a ganhar o Ouro, na frente do quarteto australiano e norte-americano. No Tiro, Fosso Olímpico feminino, a italiana Jessica Rossi ganhou o Ouro, com um novo recorde mundial, na frente da eslovaca Z. Stefecekova e da francesa D. Reau (Alessandra Perilli de San Marino ficou na 4ª posição, próximo de conquistar uma medalha histórica). Na prova de carabina a três posições, a norte-americana J. Gray levou o Ouro (recorde olímpico), com a Prata a ir para a Sérvia e o Bronze para a Rep. Checa. A prova de Triatlo feminino foi uma das mais espectaculares dos Jogos Olímpicos, com as medalhas decididas ao sprint. Nicola Spirig (SUI) e Lisa Norden (SUE) chegaram lado a lado, com a medalha de Ouro a sorrir para a suíça (no photo-finish). Na 3ª posição e a apenas 2 segundos das primeiras, surgiu a australiana Erin Densham. A Grã-Bretanha continuar a dominar o Ciclismo de Pista, com a equipa feminina a levar o Ouro na prova de Perseguição (EUA em 2º e Canadá em 3º). Na Esgrima (Espada por equipas), a China levou a melhor sobre a Coreia do Sul, com os EUA a ficarem com o Bronze. O Cazaquistão conquistou a sua 4ª medalha de Ouro no Halterofilismo (5 no total), com Ilya Ilyin a bater o recorde do mundo (Ivanov da Rússia e Ciricu da Moldávia fecharam o pódio). 

JO TénisSerena Williams humilhou Maria Sharapova (6-0 e 6-1) e ofereceu mais uma medalha de Ouro aos EUA. A tenista norte-americana já tinha ganhou em Wimbledon neste ano e voltou a repetir o feito, destruindo por completo o jogo da russa. Victoria Azarenka derrotou Maria Kirilenko por 6-3 e 6-4 e levou o Bronze. Na final dos pares masculinos, a dupla composta pelos irmãos Bryan conquistou o Ouro, depois de bater a dupla Llodra/Tsonga por 7-6 e 6-4 (os franceses poderão ter acusado a longa partida nas meias finais). O Bronze foi para a outra dupla francesa (Benneteau/Gasquet), que derrotou o outros “maratonistas” (Ferrer/F. Lopez) por 7-6 e 6-2. Serena Williams ainda voltou ao court, para, juntamente com Venus Williams garantir o acesso à final de pares femininos (as norte-americanas derrotaram Kirilenko e Petrova e vão defrontar a dupla Hradecka/Hlavackova). Nos pares mistos, Andy Murray e Laura Robson vão disputar a final contra Azarenka e Max Mirnyi.

JO Atletismo – Na primeira final do dia, o chinês Ding Chen levou a melhor nos 20 km marcha, batendo inclusive o recorde olímpico. Na segunda posição, surgiu o atleta da Guatemala, Erick Barrondo, que conquistou a 1ª medalha da história do seu país. Zhen Wang (CHN) fechou o pódio. No lançamento do disco, a croata Sandra Perkovic bateu o recorde nacional e levou o Ouro, na frente da russa Pishchalnikova e da chinesa Yanfeng. Jessica Ennis (GBR) ganhou a prova do heptatlo com uma excelente pontuação (6955 e recorde nacional), enquanto Chernova (RUS) e Yosipenko (UCR) fecharam o pódio. No salto em comprimento, Greg Rutherford (GBR) levou o Ouro, com uma marca pouco condizente com uns JO (8.31 m), enquanto Mitchell Watt (AUS) e Will Claye (EUA) fecharam o pódio. Mo Farah (GBR) trouxe o 3º Ouro para o seu país em menos de uma hora, depois de vencer a final dos 10000 metros. O britânico fez uma última volta espectacular e deixou o norte-americano Galen Rupp em 2º e o etíope Tariku Bekele em 3º. Na última final da noite, a jamaicana Shelly-Ann Fraser bateu a concorrência nos 100 metros, com o tempo de 10.75. Carmelita Jeter (EUA) e Veronica Campbell (JAM) fecharam o pódio.

...

Pré-época - FC Porto 0-0 Lyon: Os azuis e brancos não foram além de um empate antes da Supertaça. Jogo pobre, sem grandes motivos de interesse (o Porto entrou bem mas acabou por criar muito pouco em termos ofensivos com o passar dos minutos), e que antes do 1º jogo oficial (ainda para mais no encontro de apresentação) certamente deixará os responsáveis portistas desejosos pelo regresso de Hulk (a diferença do elenco de VP com e sem o Incrível é gritante). Nota para a boa exibição de Atsu (voltou a acrescentar velocidade e irreverência. Deve ser titular frente à Académica), para as movimentações de Jackson e para as desilusões Defour (acrescenta zero ao futebol do Porto e claramente não justificou o investimento) e Miguel Lopes (várias decisões erradas). Destaques? Sporting 3-1 At. Tetouan (Carriço 42', Wolfswinkel 66' g.p., Fall 72' p.b.; Traoré 55'): Os leões derrotaram um fraco adversário e terminaram o torneio Colombino no 3º lugar. Sá Pinto utilizou um 11 com jogadores menos utilizados (à excepção de Wolfswinkel), mas os leões voltaram a demonstrar pouca dinâmica em termos ofensivos, e principalmente um excesso de individualismo e más decisões no capítulo do passe, decisão e movimentações (Izmailov faz falta ao elenco leonino). Adrien Silva foi o melhor elemento em campo (está a justificar fazer dupla com Elias no meio campo de Sá Pinto), Carriço apesar do golo voltou a somar erros defensivos infantis (o central mais fraco dos candidatos ao título), Cédric (à semelhança de Pereirinha) acrescentou pouco no lado direito (veremos se o Sporting não irá reforçar esta posição até final do mês). Destaques?

Etiquetas: , , ,