Falcao "verga" o Chelsea; Super-exibição de "El Tigre" (hat-trick e duas bolas nos ferros) dá Supertaça da Europa ao Atlético Madrid

Chelsea 1-4 Atl. Madrid (Cahill 75´; Falcao 7´, 19´e 45´ e Miranda 61´)


Mais uma super-noite de Falcao, que voltou a brilhar na sua 3ª final europeia. Depois de marcar o único golo do FC Porto na vitória frente ao Sp. Braga (2011), e de marcar os dois primeiros golos do Atletico de Madrid na final frente ao rival Bilbao (2012), esta noite, o colombiano "destruiu" o Chelsea com um raro hat-trick (apenas Puskas tinha marcado três golos em 45 minutos, numa final europeia). Os adeptos colchoneros bem podem agradecer mais um título europeu a Falcao, contudo, todos os jogadores se apresentaram num excelente nível, perante um Chelsea pouco agressivo com e sem bola. 

A partida começou com os madrilenos a assumirem as rédeas do jogo. Logo aos 3 minutos, Falcao envia a bola à trave. Pouco tempo depois, o colombiano não falhou e colocou o Atletico em vantagem. "El Tigre" recebeu um passe em profundidade de Adrián e picou a bola sobre Petr Cech. A equipa de Simeone não tirou o pé do acelerador e construiu mais duas boas oportunidades para marcar, antes de Falcao bisar na partida. David Luiz falhou uma intercepção e o colombiano não desperdiçou (colocou a bola por cima de Cech, com o pé esquerdo, tal como tinha feito a Iraizoz na final de Bucareste). A primeira parte não terminou sem o colombiano voltar a acertar nos ferros da baliza de Cech (poste) e finalizar com sucesso mais uma ofensiva do Atl. Madrid (assistência de Arda Turan).

Di Matteo lançou Oscar para o segundo tempo, mas os jogadores do Chelsea foram incapazes de dar a volta aos acontecimentos. Uma inoperância total no ataque, juntamente com uma grande fragilidade defensiva (o meio campo dos blues não existiu) facilitavam a tarefa dos colchoneros, que, sem surpresa, chegaram ao 4-0 (Miranda aproveitou uma falha defensiva num lance de bola parada). Petr Cech ainda impediu o 5-0 (grande defesa após livre) e Cahill reduziu pouco tempo depois (num lance de bola parada). Até final, mais uma bola no poste da baliza de Cech, desta vez, por... David Luiz.

Atl. Madrid - Para além de contar com a inspiração de Falcao, Diego Simeone preparou muito bem o embate frente aos londrinos. Gabi e Suárez seguraram o meio campo, Felipe Luis deu grande profundidade ao flanco esquerdo e Arda Turan (que classe), Adrián e Koke souberam lançar ataques com qualidade. Falcao foi... Falcao.

Chelsea - Depois de três boas exibições na Premier League, seguiu-se a 2ª final perdida em menos de um mês. Hoje o Chelsea não existiu, foi humilhado pelo Atletico (o resultado podia ter sido mais pesado) e demonstrou uma total falta de soluções do meio campo para a frente (a defesa também não esteve bem, apenas Cech saiu com nota positiva).

Principais destaques?

Breves –
No US Open, destaque para a eliminação de Tsonga perante o eslovaco Martin Klizan (4-6, 6-1, 1-6, 3-6) e para as partidas tranquilas de Federer, Djokovic, Murray e Ferrer (já estão na 3ª ronda). No quadro feminino destaque para a britânica Laura Robson (18 anos), que depois da conquista da medalha de Prata em pares mistos nos JO, já deixou para trás a belga Kim Clijsters (7-6 e 7-6) e a chinesa Na Li (6-4, 6-7 e 6-2). Caroline Wozniacki, antiga nº1 do mundo, está a realizar um ano de 2012 bastante paupérrimo, tendo sido eliminada logo na 1ª ronda (2-6 e 2-6 com a romena Irina Begu), enquanto Venus Williams cedeu perante Angelique Kerber (2-6, 7-5 e 5-7). Na Vuelta, o britânico Stephen Cummings (BMC) venceu na chegada a Ferrol (13ª etapa), depois de chegar isolado (integrou uma fuga com 7 elementos). Os principais candidatos não perderam terreno, enquanto Hernâni Broco foi o único ciclista português a chegar atrasado em relação ao pelotão (perdeu 10 minutos e caiu 9 lugares). Nos Jogos Paralímpicos, Simone Fragoso (ontem) conquistou o 7º lugar na final dos 50 metros livres S5. No dia de hoje, Hugo Cavaco chegou a estar confirmado na final dos 400 metros T13, mas acabou por ficar apenas com o 9º melhor tempo (um atleta norte-americano tinha sido desqualificado, mas ganhou o direito à final após protesto). Ricardo Vale e Nuno Alves não conseguiram o apuramento para a final dos 1500 metros T11. Filomena Franco (Remo, single scull, classe WAS1x) terminou a sua prova no 5º lugar a vai tentar chegar à final na repescagem. No Andebol, Sporting (25-24 ao Madeira SAD) e Benfica (28-27 ao FC Porto) vão defrontar-se na final da Supertaça.

Etiquetas: , , , , , , ,