Sporting: Valentín Viola praticamente certo nos leões...O craque ainda vai jogar a final da Copa Argentina entre o Racing e o Boca no dia 8 de Agosto; Clube leonino (com esta polivalência) pode formar um elenco de apenas 23 jogadores (o ideal para clubes com equipa B)

Valentín Viola deverá ser anunciado em breve como o 8º reforço do Sporting para 2012-13, junta-se a Labyad (ler aqui), Gelson Fernandes (ler aqui), Sunil Chettri (ler aqui), Lucas Patinho (ler aqui), Danijel Pranjić (ler aqui), Boulahrouz (ler aqui) e Rojo (ler aqui). O avançado do Racing vai custar ao clube leonino provavelmente 4 milhões de euros (por 90% do passe) mas (até pode vir a Lisboa assinar contrato por 5 épocas) ainda vai jogar a final da Copa Argentina frente ao Boca no dia 8 de Agosto (o 1º jogo oficial dos leões é no dia 19). VM - O Sporting vai adquirir um craque. É imprevisível perceber o impacto que Viola pode ter no futebol português (Buonanotte, Jara, entre dezenas de outros também eram e depois não se afirmaram na Europa), mas em termos de velocidade, capacidade no 1 contra 1, potência, versatilidade, talento, é um avançado (pode jogar no meio ou nas alas) com condições físicas e técnicas muito interessantes. Ainda necessita de evoluir (é muito jovem), marcou pouco na Argentina (Falcao nos 8 torneios que disputou pelo River apontou apenas 34 golos - ou seja uma média de 4 por torneio - depois no FC Porto em dois anos marcou 72), mas na nossa opinião apresenta o perfil que faltava ao elenco leonino (quando for oficial podemos desenvolver esta ideia). 

PS - Interessante esta política de contratações do Sporting. À excepção de Gelson Fernandes os outros reforços para a equipa principal apresentam em comum uma característica: a polivalência. Ora, considerando que Golas e Reis rumaram à equipa B, Sá Pinto dispõe neste momento de 25 jogadores (Viola será o 26º), mas ainda pode reduzir para 23 elementos (o número ideal para permitir uma ligação positiva entre a equipa principal e a B) tal é a variedade de opções para cada posição. Essa redução pode passar pelo fechar do plantel vendendo Carriço, um médio (Schaars ou Izmailov) e Wilson, ou de maneira a permitir a contratação de 2 jogadores (um lateral direito e um "pinheiro") juntando às vendas dos 3 citados a de Pereirinha e o empréstimo de Rubio. Plantel leonino (excluindo os 5 jogadores que são "transferíveis"): 
GR - Patrício e Boeck
Lat Dir - Cédric
DC - Boulahrouz (pode jogar a lateral direito), Xandão, Onyewu e Rojo (pode jogar a lateral esquerdo)
Lat Esq - Pranjić (pode jogar a 8, 10 ou na ala) e Insúa
Med - Elias, Rinaudo, Gelson, André Martins, Adrien, Izmailov e Labyad (pode jogar nas alas)
Ala - Capel, Jeffren e Carrillo
Ava - Wolfswinkel e Viola (caso se confirme o negócio...pode também jogar nas alas).

Irá o clube leonino reduzir o seu plantel de maneira a controlar os "egos" (não vai ser fácil deixar alguns destes elementos na bancada e com um plantel menor seria mais fácil gerir essa situação) e permitir a entrada na equipa principal dos elementos da B? Caso os leões optem por um elenco de 23 jogadores quem deveria sair?

Etiquetas: