Phelps fora das medalhas nos 400m estilos; Lochte com Ouro; "Dream Team" domina França; Brasil volta a vencer no futebol; Dupla portuguesa do Remo nas meias finais; Marcos Freitas avança no Ténis de Mesa

JO Natação - Para já, 1-0 para Ryan Lochte. O norte-americano venceu os 400 metros estilos e conquistou a primeira medalha de ouro, enquanto que o seu grande rival, Michael Phelps, desiludiu e nem sequer chegou ao pódio. Nas outras finais, destaque para a chinesa Ye Shiwen (apenas 16 anos), que bateu o recorde do mundo nos 400 metros estilos. A nível de portugueses, um pouco decepcionante esta prestação até ao momento. Diogo Carvalho, Sara Oliveira, Carlos Almeida, Tiago Venâncio e Ana Rodrigues foram todos eliminados (não seria de esperar melhor), mas em termos de marcas ficou aquém do esperado (o objectivo seria tentar bater os recordes nacionais).


JO Basquetebol - Os EUA derrotaram a França por 98-71, numa partida controlada pelos norte-americanos a partir do 2º período. A França ainda deu luta nos primeiros 10 minutos (22-21 para os EUA), mas não conseguiram resistir à nova "Dream Team". Kevin Durant, com 22 pontos, foi o melhor marcador dos EUA. Nas outras partidas, a Nigéria derrotou a Tunísia por 60-56, enquanto que o Brasil passou por dificuldades perante a Austrália (75-71).

JO Futebol - A selecção brasileira voltou a ganhar no grupo C, novamente com algumas dificuldades. A canarinha derrotou a Bielorrússia por 3-1, com Neymar (grande golo e assistência para o último golo) e Oscar a decidirem na segunda parte (65´ e 90´+3). Bressan (brasileiro naturalizado bielorrusso), inaugurou o marcador aos 8 minutos, enquanto Alexandre Pato igualou aos 15 minutos. Hulk deu lugar a Danilo a 5 minutos do fim. México 2-0 Gabão (Giovani dos Santos 63´e 90´+2); Egipto 1-1 Nova Zelândia (Mohamed Salah 40´; Chris Wood 17´). No quadro feminino, o Brasil (1-0 à Nova Zelândia) e a Grã-Bretanha (3-0 aos Camarões) já garantiram a passagem aos quartos-de-final. No grupo F, Japão e Suécia empataram 0-0 e também asseguraram duas vagas nos quartos-de-final, enquanto que o Canadá (3-0 à África do Sul) terá que esperar pela última jornada. No grupo G, os EUA derrotaram a Colômbia por 3-0 e garantiram a passagem à fase seguinte, enquanto França (5-0 à Coreia do Norte) e as norte-coreanas terão mais um jogo para decidir.


JO Judo - Tem sido a competição mais aberta até ao momento, com grandes surpresas nas quatros provas já realizadas. O Japão tem desiludido (apenas 1 medalhas de Prata e Bronze no sector masculino, quando nas duas provas femininas, as nipónicas eram as grandes favoritas), enquanto Rússia (-60 kg M), Geórgia (-66 kg M), Brasil (-48 kg F) e Coreia do Norte (-52 kg F) conquistaram as 4 medalhas de Ouro. 

Outros Portugueses - No remo, Nuno Mendes/Pedro Fraga (LM2x) garantiram o passaporte para as meias finais; Na ginástica, Manuel Campos foi eliminado (tal como Zoi Lima no feminino) nas qualificações (35º lugar), mas conseguiu o melhor resultado de sempre de um português; no tiro (a 10m pistola de ar comprimido), depois da excelente participação de João Costa, Joana Castelão ficou no 15º lugar e não se apurou para a final; no judo, Joana Ramos foi derrotada na segunda ronda; finalmente, no ténis de mesa, depois da eliminação de Lei Mendes (esteve a vencer por 2-0), hoje foi a vez de João Pedro Monteiro sucumbir perante um atleta australiano (2-4). Marcos Freitas bateu o dominicano Ju Lin (4-0) e vai defrontar um sul-coreano na 3ª ronda.

Amigáveis - Tottenham empata a zero com o Liverpool; PSG não foi além de uma igualdade a 1 com o DC United, na estreia de Ibra a marcar; Barcelona goleia o Raja (8-0), com hat-trick de Messi; Milan vence Chelsea por 1-0, com golo de Emanuelson.

Etiquetas: