Jogos Olímpicos de Londres 2012

É hoje oficialmente dado o pontapé de saída nos Jogos Olímpicos de 2012, com a cerimónia de abertura da competição. Durante os próximos 16 dias, a Grã-Bretanha vai parar e assistir ao desfilar dos melhores atletas do planeta. A 30ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão terá palco em Londres, que recebe o evento pela 3ª vez (depois de 1908 e 1948). Na Grã-Bretanha estarão mais de 10 mil atletas de 204 nações de todo o mundo (pela primeira vez, todos os 204 comités olímpicos estão representados no sector masculino e feminino), que vão competir em 26 desportos, num total de 39 disciplinas. Trata-se do maior evento desportivo a nível mundial e a celebração da amizade, do fair-play e confraternização entre os intervenientes de cada nação. Sobre o lema “Citius, Altius e Fortius” (mais rápido, mais alto e mais forte) e os ideais de Pierre de Coubertin, em que o importante é lutar, dignificar e sair com o sentimento de dever cumprido, Londres prepara-se para receber os Jogos Olímpicos mais “verdes” da história. Foi feito um enorme investimento na sustentabilidade de tudo o que está ligado ao evento (infra-estruturas, equipamentos, transportes e zonas verdes), enquanto que a Aldeia Olímpica não vai ficar deixada ao abandono quando os Jogos terminarem (ao contrário do que aconteceu noutros eventos). A capital inglesa vai ter inúmeros locais para a competição dos Jogos, entres eles os courts do All England Lawn Tennis e Croquet Club (Wimbledon - ténis), Hyde Park (trialto e maratona de natação), o Estádio de Wembley (final do futebol), o Lord´s Cricket Ground (tiro com arco), o Earls Court Exhibition Centre (voleibol), o Horse Guards Parade (voleibol de praia), o Royal Artillery Barracks (tiro), o North Greenwich Arena (basquetebol e ginástica artística) e o ExCel London (boxe, esgrima, judo, ténis de mesa, taekwondo, luta e halterofilismo). Para além destes, também foram construídos o Estádio Olímpicos e outros equipamentos para as provas de natação, ciclismo de pista e pólo aquático, todos eles integrados na Aldeia Olímpica.

Portugal vai fazer-se representar por 77 atletas, onde faltam os medalhados Nelson Évora, Vanessa Fernandes, Francis Obikwelu e Rui Silva, para além de Naide Gomes. O Atletismo continua a ser a modalidade com mais participantes (24), seguido da Vela (13 – 8 equipas), Natação (8) e Canoagem (6 – 5 equipas). Badminton (2), Ciclismo (4), Hipismo (2), Ginástica (4), Judo (4), Remo (2 – 1 equipa), Tiro (2), Ténis de Mesa (4) e Triatlo (2), são as outras modalidades com portugueses em acção.

Quem vão ser os principais destaques destes Jogos Olímpicos? Poderá Portugal chegar às medalhas? Que modalidades é que vão seguir com mais atenção? Serão os melhores JO de sempre?

Etiquetas: