Jogos Olímpicos 2012: Basquetebol masculino - EUA reeditam "Dream Team"; Espanha e Argentina espreitam surpresa

Com as regras do torneio olímpico de futebol a impedir que as grandes estrelas participem na competição (apenas três jogadores com mais de 23 anos por selecção), fica para o basquetebol toda a atenção mediática em termos de desportos colectivos. Em Londres, estarão presentes 12 equipas, quase todas elas com jogadores estrelas na NBA (um total de 36 jogadores, mais uma dezena que já passou pela melhor liga do mundo). Os EUA voltam a trazer os melhores elementos, sendo o principal candidato a levar a medalha de Ouro. 

Grupo A – Argentina, França, Lituânia, EUA, Nigéria e Tunísia

Para os quartos-de-final, passam as 4 melhores equipas de cada grupo, pelo que a Argentina, França, Lituânia e EUA, são os principais candidatos neste grupo A. Contudo, a selecção nigeriana foi a grande surpresa da fase de qualificação, tendo eliminado a Grécia e ganho à própria Lituânia. Os EUA, com LeBron James, Kobe Bryant, Kevin Durant e Chris Paul, são claros favoritos ao 1º lugar do grupo, enquanto a Argentina (equipa veterana, mas com grande qualidade – Scola, Ginobili, Delfino e Prigioni) e França (um grande base e uma defesa agressiva - Tony Parker, Batum e Diaw) deverão lutar pelo 2º lugar. Em princípio, os lituanos vão ficar pela 4ª posição (Pocius, Kleiza, Valanciunas), enquanto Nigéria e Tunísia querem mostrar o perfume africano na competição (a Nigéria conta com Richard Oruche da Académica). 

Grupo B – Brasil, Espanha, Rússia, Austrália, China e Grã-Bretanha

O grupo B é mais aberto que o A, mas Espanha, Brasil e Rússia destacam-se das demais. Muitos afirmam que a selecção espanhola poderá ser a única a impedir o Ouro norte-americano (no último amigável, os espanhóis levaram uma tareia - 78-100), pois conta com excelentes jogadores (Navarro, Calderon, Pau e Marc Gasol, Ibaka e Rudy Fernandez). Brasil (com Marcelinho Huertas, Varejão, Nene, Splitter e Barbosa) e Rússia (com Kirilenko, Mozgov e Shved) têm bons argumentos para dar luta à Espanha. A luta pelo 4º lugar promete ser a três, com a anfitriã Grã-Bretanha (dependente de Loul Deng), China (selecção muito jovem) e Austrália (selecção com bastante experiência na Europa e Patrick Mills como craque). Poderá a Argentina e a Espanha evitar o mais que provável Ouro dos EUA? Que surpresas podemos esperar? Quem vai levar as medalhas? Quem vai ser o MVP?

Etiquetas: ,