JO: Telma Santos alcança primeira vitória de sempre no badminton; 49'ers em excelente plano; Lochte fora do pódio nos 200 livres; Judo dá espectáculo

JO Portugueses - Alguns bons resultados da nossa comitiva, principalmente no badminton (Telma Santos conseguiu a primeira vitória de sempre de Portugal, Pedro Martins foi eliminado mas deu boa réplica ao nº5 mundial) e na vela (Bernardo Freitas e Francisco Andrade fizeram 7º e 2º lugares nas duas regatas da classe 49er e estão em 4º lugar em termos gerais). Ainda nesta modalidade, Gustavo Lima terminou o dia em 22º lugar em Laser Standard, Sara Carmo no 26º em Laser Radial, Afonso Domingos e Frederico Melo na 16ª posição em Star e as portuguesas Rita Gonçalves, Mariana Lobato e Diana Neves (Match-Racing) no 10º lugar de Elliott 6m. Em ténis de mesa, Marcos Freitas perdeu por 4-0 frente ao sul-coreano Sangeun (11º a nível mundial).

JO Natação - A grande sensação foi a vitória da lituana Ruta Meilutyte, de apenas 15 anos, na prova dos 100m bruços, batendo a favorita Rebecca Soni. Destaque também para a natação francesa e para Yannick Agnel, que foi o mais rápido nos 200m livres, à frente de Sun, Park (em igualdade no segundo posto) e de...Lochte, que ficou fora do pódio. Houve também lugar para os triunfos americanos, nos 100 m costas femininos, através de Missy Franklin (superou a australiana Seebohm que tinha batido o RO nas eliminatórias) e Matthew Grevers nos 100m costas masculinos (com RO), à frente do seu compatriota Thoman.

JO Judo - Apesar de o dia ter sido decepcionante para os portugueses, os combates foram de altíssimo nível. Hoje, finalmente o Japão a aparecer, conquistando a medalha de ouro por intermédio de Matsumoto (-57kg) e a de prata através de Nakaya, numa categoria (-73kg) vencida pelo russo Isaev (mereciam ambos vencer, pela entrega que colocaram no tatami) de forma absolutamente fantástica.

JO Modalidades Colectivas (fem) - No basquetebol, as favoritas venceram sem grandes problemas, com destaque para as vitórias de Rússia (69-59) sobre o Brasil, China (83-58) frente à Croácia e EUA sobre Angola; no voleibol, os EUA derrotaram o Brasil por 3-1 no encontro grande do dia (3-1), enquanto que a China e a Itália venceram os respectivos encontros; finalmente, no andebol, nota para a derrota de Angola perante a Croácia, para o triunfo da Noruega sobre a Suécia e da Coreia do Sul (que bem jogam estas asiáticas) frente à Dinamarca, pela margem mínima (25-24).

JO Outras modalidades - Na ginástica artística masculina, sem surpresas a equipa chinesa arrecadou o ouro, à frente de Japão e da surpreendente Grã-Bretanha (os EUA foram a grande desilusão); No halterofilismo (os asiáticos e os países de leste são especialistas), o norte-coreano Un-Guk Kim venceu a categoria de -62 kg, com um total de 327 kg (novo recorde do mundo). Já ontem, como curiosidade, Om Yun Chol, do mesmo país, levantou o triplo da sua massa corporal, estabelecendo novo recorde olímpico. Segundo o próprio, com ajuda do líder Kim Jong-Il, já falecido; nos saltos para a água (plataforma a 10 metros), nova vitória chinesa (o objectivo é vencer todas as provas), através da dupla composta por Cao Yuan e Zhang Yanquan.

Destaques do dia de hoje?

Etiquetas: