China e EUA continuam a somar medalhas; Tsonga e Raonic num duelo para a história dos JO; Quartos-de-final do futebol feminino definidos; David Simão no Marítimo; Villarraga deixa o Benfica; Rojo, Garay e Salvio convocados para o Alemanha-Argentina

Medalheiro - China e EUA levam grande vantagem para a concorrência, sendo que não devem fugir aos dois primeiros lugares. Já para o 3º lugar, a luta parece prometer. Em princípio, será a Rússia, mas a Grã-Bretanha, Alemanha, França, Austrália, Coreia do Sul e Japão (apesar de alguns falhanços no Judo) têm também uma palavra a dizer. Qual será o top-10 do medalheiro no final dos Jogos Olímpicos de Londres 2012?


JO Natação - Michael Phelps entrou para a história dos JO ao conquistar 19 medalhas, sendo importante na estafeta norte-americana de 4x200 metros (Ouro). A França levou a Prata, enquanto a China ficou com o Bronze. Antes, o norte-americano tinha sido surpreendido por Chad le Clos, na prova de 200 metros mariposa. O sul-africano levou o Ouro por 5 centésimos, Phelps a Prata e Matsuda (JAP) o Bronze. Nos 200 metros livres femininos, a norte-americana Allison Schmitt bateu o recorde olímpico e americano, terminando à frente de Muffat (FRA) e Barratt (AUS). A chinesa Ye Shiwen voltou a ser protagonista, desta vez, nos 200 metros estilos, ao bater o recorde olímpico e asiático, superando Coutts (AUS) e Leverenz (EUA).

JO portugueses - A Vela continua a grande ritmo. João Rodrigues fez a estreia na classe RS:X, terminando as duas primeiras regatas na 20ª e 16ª posição (encontra-se no 17º lugar). Na classe Laser, Gustavo Lima realizou as suas duas piores regatas (27º e 35º lugares), descendo até ao 29º lugar da geral. Na classe Star, Afonso Domingos e Frederico Melo realizaram as melhores prestações até ao momento, com um 9º e 10º lugares, mas continuam na última posição (16º). Na classe 49er, Bernardo Freitas e Francisco Andrade tiveram um dia pior, com um 9º e 10º lugares, contudo, permanecem num excelente 4º lugar na geral. No Laser Radial, Sara Carmo melhorou em relação ao dia anterior (17º e 20º lugares) e subiu ao 24º lugar da geral, numa prova comandada pela irlandesa Annalise Murphy (4 regatas sempre em 1º). Finalmente, na Match Racing, o trio português (Diana Neves, Mariana Lobato e Rita Gonçalves) continua só com derrotas (6), quando faltam 5 confrontos para terminar a fase de qualificação. Telma Santos foi eliminada no Badminton, depois de perder frente à tailandesa Ratchanok Intanon (12-21 e 6-21). Sara Oliveira falhou a melhor marca nacional nos 200 metros mariposa e terminou a prova na 24ª posição. Destaque negativo para a velejadora luso-brasileira, Carolina Mendelblatt, que enviou uma mensagem por e-mail referindo que não iria participar na sua prova por razões pessoais e médicas e viu a delegação portuguesa retirar-lhe as credenciais para os JO.

JO destaques - A China e os EUA continuam a coleccionar medalhas. Os chineses asseguraram o Ouro no Mergulho (sincronizado, plataforma a 10m F), com o México a ficar com a Prata e o Canadá, da luso-descendente Meaghan Benfeito, a ficar com o Bronze. O Florete Masculino (Esgrima) sorriu ao chinês Lei Sheng, numa final bastante disputada com o egípcio A. Abouelkassem (o Bronze foi para o sul-coreano Byung-Chul). O Halterofilismo continua a ser dominado pelos asiáticos. O chinês Lin Qingfeng superou o indonésio Tryatno e o romeno Razvan Martin, na categoria -69 kg, enquanto a cazaque Maneza levou o Ouro na categoria -63 kg F (a Prata foi para a russa Tsarukayeva e o Bronze para a canadiana Girard). O norte-americano Vincent Hancock bateu o recorde olímpico do Skeet e levou para casa o Ouro, na frente de Anders Golding da Dinamarca e do multifacetado, e vencedor do Rally Dakar em 2011, o qatari Nasser Al-Attiyah. Na Ginástica Feminina, concurso por equipas (geral), os EUA levaram o Ouro, pela primeira vez desde Atlanta 1996. Uma prova espectacular, com grandes momentos de alto nível. A Rússia ficou com a Prata e a Roménia levou o Bronze. O Judo continua num nível altíssimo. No dia de hoje, o sul-coreano Kim Jae-Bum derrotou o alemão Ole Bischof na final da categoria -81 kg, enquanto que a eslovena Urska Zolnir derrotou a chinesa Xu Lili na final da categora -63 kg. Na Canoagem, o francês Tony Estanguet foi mais rápido que o alemão Tasiadis e que o eslovaco Martikan, na prova de slalom individual (C-1). As primeiras medalhas do Hipismo premiaram a Alemanha (2 de Ouro e 1 de Bronze), Suécia (1 Prata), Grã-Bretanha (1 Prata) e Nova Zelândia (1 Bronze), no concurso completo por equipas e individual. No Ténis, Tsonga e Raonic protagonizaram o momento do dia, com um 3º set decidido ao fim de 3 horas, favorável ao francês, com 25-23 no placard (jogo de Ténis mais longo em JO).

JO Modalidades Colectivas - Terminou a fase de grupos do futebol feminino, com a vitória da Grã-Bretanha sobre o Brasil por 1-0. No mesmo grupo, a Nova Zelândia derrotou os Camarões por 3-1 e assegurou um dos 3ºs melhores classificados. No grupo F, o Japão empatou 0-0 com a África do Sul, enquanto Canadá e Suécia empataram a 2 golos. No grupo G, os EUA derrotaram a Coreia do Norte por 1-0 e França venceu a Colômbia pelo mesmo resultado. Quartos-de-final: Grã-Bretanha vs Canadá; EUA vs Nova Zelândia; Suécia vs França; Brasil vs Japão. No basquetebol masculino, os EUA massacraram a Tunísia (110-63), sendo a única equipa invicta do grupo A. A França surpreendeu a Argentina (71-64), enquanto a Lituânia derrotou a Nigéria por 72-53. No grupo B, as três equipas mais fortes continuam a somar vitórias. O Brasil teve mais dificuldades, mas bateu a Grã-Bretanha por 67-62 (os brasileiros fizeram um primeiro período de nível distrital com um parcial de 4-11), enquanto Espanha (82-70 à Austrália) e Rússia (73-54 à China) venceram por boa margem. No andebol, França, Suécia e Islândia somam vitórias nos 2 jogos realizados no grupo A, enquanto que Croácia (31-23 à Sérvia) e Dinamarca (24-23 à Espanha) também seguem invictos no perigoso grupo B.

David Simão - O médio encarnado foi confirmado por empréstimo no Marítimo, por uma temporada. Depois de passagens por Fátima, Paços de Ferreira e Académica, o jovem de 22 anos prossegue a sua carreira na Madeira. Boa opção para David Simão?


Ricardo Villarraga - Foi anunciado como o 7º reforço do Benfica para 2012-13, contudo, ficou a treinar na Luz durante apenas 1 mês. O colombiano regressou ao seu país e vai representar o America Cali. Quando foi cedido ao Benfica, o VM questionou o porquê da aquisição de mais um defesa esquerdo, tendo em conta que os encarnados já contavam com Luis Martins, Carole, Daniel Martins e Luisinho. Quais os motivos para a curta passagem de Villarraga pelo Benfica?


Argentina - Alejandro Sabella divulgou a lista de convocados da albiceleste para o confronto amigável frente a Alemanha, com destaque para a presença de Marcos Rojo, Ezequiel Garay e Eduardo Salvio entre os 18. 

Etiquetas: , ,