Braga perde com Newcastle no Torneio do Guadiana (ingleses conquistam o troféu)

Braga 1 - 2 Newcastle (R. Amorim 68'; Demba Ba 64', Ryan Taylor 73')

O Sporting de Braga perdeu esta noite com os ingleses do Newcastle, e falharam assim a conquista do Torneio do Guadiana (os portugueses precisavam de uma vitória). Com uma equipa que se pode considerar de segunda linha, apenas dois jogadores repetiram a titularidade desde o jogo com o Olympiakos: os centrais Douglão e Paulo Vinícius, pelo que se deduz que os centrais titulares para a nova temporada estão encontrados. O onze dos gverreiros foi o seguinte: Beto; Baiano, Douglão, Paulo Vinícius, Ismaily; Luis Alberto, Djamal, Rúben Amorim, Paulo César; Carlão e Manoel, jogando em 4-4-2, muito testado por José Peseiro nesta pré-temporada.

O Braga entrou melhor na partida, com mais posse de bola e pressão alta, no entanto revelava-se ineficaz quando tentava chegar perto da área adversária, onde faltou criatividade e qualidade de passe. Apenas a partir dos 30 minutos surgiram alguns lances de golo, os mais perigosos para o Newcastle, através da dupla de ataque Cissé e Demba Ba. Paulo Vinícius de cabeça, e Rúben Amorim num remate fora da área protagonizaram as melhores ocasiões para os minhotos, sem no entanto serem claros lances de golo. Na segunda parte, numa fase menos interessante do jogo, Sylvain Marveaux tem uma boa arrancada dentro da área do Braga, e é travado em falta por Douglão. Beto defende o penalti marcado por Ba, mas na recarga o avançado senegalês abre o marcador. Minutos depois, numa boa jogada de entendimento entre Luis Alberto, Rúben Amorim e Éder, o médio emprestado pelo Benfica empata a partida. Até ao final, tempo para um grande golo de livre directo, marcado por Ryan Taylor, que deixou Beto estático na baliza, a expulsão por acumulação de amarelos de Douglão (segundo amarelo infantil) e uma bela jogada de Zé Luis que depois de passar pelo defesa Coloccini, atirou ao poste da baliza inglesa.

Individualmente, Beto mostrou-se confiante entre os postes, defendendo um penalti, e mostrando agilidade noutras duas defesas de bom nível. Ismaily mostrou-se algo limitado na esquerda, facilmente batido pelo jovem Sammy Ameobi, e não acrescentando nada ao ataque. Aliás, toda a ala esquerda não funcionou hoje, contando também com Paulo César, que passou ao lado do jogo. Rúben Amorim e Carlão foram as melhores unidades da primeira parte, com o brasileiro a mostrar bons pormenores técnicos. Porém, mais objectivos foram os dois avançados da segunda parte, Zé Luis e Éder, que mostraram muito mais trabalho de área, e ambos estiveram perto do golo. Com as entradas de Hugo Viana e Custódio o futebol dos gverreiros melhorou substancialmente, pelo que Luis Alberto e Djamal se mostraram completamente incapazes de construir ou segurar jogo na zona central do terreno. Do lado do Newcastle, Demba Ba, Papiss Cissé e Sammy Ameobi foram as melhores unidades em campo.

Etiquetas: ,