Braga empata com Olympiakos de Leonardo Jardim; Ewerton deve abandonar o Minho; Quaresma nas reservas do Besiktas; Jogos Olímpicos: Brasil vence, Grã-Bretanha empata!

Braga 1 - 1 Olympiakos (Lima 34'; Tatos 6')

No estádio do Algarve, naquele que foi o 1º encontro do torneio Guadiana 2012, o Sporting de Braga defrontou o adversário mais complicado até à data, nesta pré-época, os gregos do Olympiakos comandados pelo ex-técnico dos gverreiros, o madeirense Leonardo Jardim. No final um empate a uma bola (nas grandes penalidades as equipas empataram a 4), que penaliza a boa 2ª parte dos comandados de Peseiro (alinhou de inicio com uma versão 2011-12: Quim; Salino, Douglão, Paulo Vinícius, Elderson; Custódio, Hugo Viana, Mossoró; Alan, Hélder Barbosa e Lima).

No primeiro tempo, e logo na primeira situação numa das áreas, uma falha de organização da equipa portuguesa permitiu a que Tatos abrisse o marcador na cara de Quim. O Olympiakos tinha mais bola, e o Braga tentava a pressão alta, sem sucesso. Os gregos falharam duas boas ocasiões de ampliar a vantagem enquanto o Braga só criava perigo ma sequência de bolas paradas. Lima mudou o rumo do encontro, com um golo de livre directo, e com isso o Braga cresceu e podia ter marcado por mais duas ocasiões, desperdiçadas por Lima e H. Barbosa. Na segunda parte, a equipa grega acusou a fadiga e o cojunto minhoto controlou a partida. Com mais ocasiões de golo falhadas - e algumas delas claras, o Sporting de Braga de José Peseiro esteve mais perto do golo da vitória do que o adversário na recta final.

Destaques


Braga
- Falando no jogo colectivo, o Braga teve hoje um bom teste, demonstra bons pormenores de organização ofensiva, e como é normal nesta fase da época, denota também alguns aspectos que requerem trabalho, sobretudo nas transições defensivas. Este foi o sector que "tremeu" mais, sobretudo na primeira meia hora de jogo, onde algumas falhas individuais e colectivas permitiram o golo ao adversário e ainda causaram calafrios noutros dois lances.

Individualmente, Quim teve poucas oportunidades para intervir; Elderson com muitas falhas defensivas e muita indefinição no ataque demonstrou hoje mais uma vez que não tem lugar no onze de um candidato aos três primeiros lugares; Douglão a melhor unidade da defesa; Paulo Vinícius e Salino com uma ou outra falha defensiva, mas um pelo corredor e outro de cabeça na frente tentaram marcar; Custódio e Hugo Viana à procura da melhor condição física, cumpriram e mostraram bons pormenores; Mossoró fez um jogo razoável, sem motivos de destaque; Alan e Hélder Barbosa não conseguiram ser decisivos nas alas, mas o português podia ter marcado por duas ocasiões; Lima o melhor do Braga, marcou e viu a defesa contrária tirar-lhe dois golos fáceis; Éder, Rúben Amorim e Paulo César entraram bem e mexeram no jogo.

Olympiakos
- O próprio Leonardo Jardim admitiu estar numa fase de adaptação à equipa, onde pretende conhecer os seus jogadores e incutir-lhes a sua filosofia de jogo. Por isto mesmo, o dedo do português na equipa grega não foi muito visível hoje. Nos primeiros trinta minutos trocaram bem a bola e causaram perigo à baliza de Quim, mas baixaram consideravelmente o ritmo e o empate é um bom resultado. Tatos mostrou bons pormenores técnicos, o avançado Mitroglou deu algum trabalho à defesa bracarense, e o guarda-redes Megyeri, mal batido no golo, mostrou grandes reflexos num remate de Custódio, evitando a derrota no final.

Micael/Ewerton - António Salvador confirmou que o médio vai representar o Braga por empréstimo, já o central deve estar de saída. Os gverreiros não accionaram a opção de compra e a empresa proprietária do brasileiro já fez saber aos minhotos que tem uma proposta pelo defesa. Por onde passa o futuro de Ewerton?

.................................................................................

Breves - O Marítimo defronta o Asteras Tripolis na 3ª pré-eliminatória da Liga Europa; No Futsal o Benfica confirmou a aquisição de Nene (por sua vez Ricardo Fernandes por motivos familiares não vem já para a Luz);  Quaresma que está de saída do Besiktas iniciou a temporada 2012/13 a trabalhar na segunda formação do clube turco (o extremo português está indignado), também Manuel Fernandes pode abandonar a Turquia (é pretendido por Zaragoza e Atl. Madrid); A Liga Portuguesa de Futebol Profissional confirmou hoje a participação do Portimonense na Liga de Honra, na época de 2012/13; E nos Jogos Olímpicos o Brasil com Hulk a titular (fez uma assistência) bateu o Egipto por 3-2 (estiveram a ganhar por 3-0), já a Grã-Bretanha empatou a uma bola frente ao Senegal (Abdoulaye foi titular).

Etiquetas: , , , , ,