As 10 melhores contratações da Liga Zon-Sagres 2012/2013

Numa fase em que os clubes portugueses se vêem obrigados a reduzir os gastos, o número de reforços para a Liga Zon-Sagres é reduzido e visa principalmente jogadores a custo zero ou em situações particulares. Ainda assim, já estão confirmados alguns elementos que acrescentarão qualidade ao nosso campeonato (em termos globais registo para o bom trabalho de emblemas como a Académica e o Rio Ave). Neste sentido, como tem sido apanágio no Visão de Mercado, indicamos aquelas que são as 10 melhores contratações a nível nacional até ao momento, fazendo nova actualização (ler aqui o post de 13 de Julho):

1º Zakaria Labyad - Numa perspectiva de custo mais potencial é o melhor reforço para a Liga Zon-Sagres até ao momento. Mérito dos leões por terem assegurado a custo zero um jovem de apenas 19 anos que era pretendido por equipas como o Barcelona, Arsenal e Benfica, e que tem tudo para "explodir" em Portugal. O talento, criatividade e velocidade que apresenta (principalmente na posição 10) prometem  fazer do jovem marroquino uma das sensações do nosso campeonato.
2º Jackson Martínez - Está colmatada a principal lacuna do plantel dos dragões. O colombiano vem para ser titular, veremos se consegue adaptar-se e afirmar-se como um substituto à altura do seu compatriota Falcao. Vindo do Jaguares por 8,8 milhões, é bastante forte fisicamente e tem instinto matador.
3º Pranjic - Uma contratação excelente do Sporting (se o croata vier empenhado, claro), a custo zero. Jogador experiente (com rodagem em grandes ligas europeias), competitivo, polivalente (pode jogar na ala esquerda ou no meio campo) e com uma capacidade de decisão e qualidade técnica acima da média. 
4º Rúben Micael - É mais um internacional português que reforça o plantel bracarense, numa posição onde Mossoró (até pode sair) precisava de um concorrente à altura. Recordamos que o médio ofensivo já foi indiscutível no Porto, mostrou ser uma mais valia na nossa liga e pode ser uma das figuras dos minhotos, com a sua qualidade táctica e capacidade de finalização.
5º Ola John - Mais um reforço vindo da Holanda. O ala esquerdo, que faz da velocidade a sua principal arma, encantou os encarnados (adeptos incluídos) na pré-eliminatória da Champions e foi um desejo pessoal de Jorge Jesus. O jovem de 20 anos, que para já custou 9 milhões ao Benfica (pode chegar aos 12), promete ser um quebra-cabeças para os laterais da nossa liga.
6º Rojo - Depois da experiência falhada na Rússia, o jovem internacional argentino é a aposta dos leões para acrescentar qualidade à zona central da defensiva (uma presença assídua numa das melhores selecções do Mundo representa sempre um acréscimo de qualidade à nossa Liga). Podendo também jogar a lateral esquerdo, é um jogador com uma boa capacidade de antecipação e saída de bola acima da média, sendo também eficaz nas bolas paradas. 
7º Rodríguez - O Rio Ave tem sido uma das equipas que melhor se reforçou. Contratar um internacional peruano a um dos grandes, que a 100% é um dos melhores centrais da nossa liga, é fantástico para o emblema vilacondense. Veremos se consegue mostrar a qualidade que já evidenciou.
8º Boulahrouz - Internacional holandês, bastante experiente, que chega a custo zero a Alvalade e que pode jogar a central e a lateral direito. Esteve presente no Mundial 06 e 2010, e nos Europeus de 2008 e 2012, o que por si só já justifica a presença neste Top. Forte na marcação, é um jogador extremamente competente, que dará maior maturidade e qualidade à defensiva leonina.
9 Éder - Apesar de não ter jogado na segunda metade da época, o avançado de 24 anos e 1,88m, pelo que tinha mostrado, mereceu o salto para o Braga. Um jogador que, embora não seja de top, trabalha bastante na frente, ganha muitas bolas e que melhorou consideravelmente em termos de movimentação e finalização. Tem tudo para ser titular no habitual 4-4-2 de Peseiro.
10º Beto - Tal como Micael, o internacional AA, que já foi um dos melhores guarda redes da nossa liga, regressa a Portugal para reforçar o Braga. Em princípio será titular (não é certo, Quim dará luta) e é claramente um guardião seguro, forte entre os postes e especialista em grandes penalidades.

Critérios: Resposta às necessidades do plantel, potencial, provas dadas, relação qualidade/preço, potencialização da transferência para empolgar os adeptos. Qual a melhor contratação até ao momento? E o respectivo top 10?

Etiquetas: