Portugal no Campeonato da Europa de sub-19: "A geração do futuro"

Portugal disputa na Estónia entre 3 e 15 de Julho a fase final do Campeonato da Europa de sub-19. A selecção nacional está integrada no Grupo A, juntamente com o conjunto anfitrião, a Espanha e a Grécia, e terá de se classificar nos três primeiros lugares do agrupamento para garantir o acesso ao Mundial Sub-20 de 2013, na Turquia. Algo, que considerando os nossos adversários é um objectivo perfeitamente alcançável (o grupo B é mais competitivo).

Depois de uma história de provas de Sub-18 a competição foi reclassificada para jogadores de Sub-19 em 2001/02 (nesse ano venceu a Espanha de Fernando Torres). Uma alteração que curiosamente coincide com o declínio da nossa formação, depois dos anos de ouro nos finais de 80 e na década de 90. É que na última década esta é apenas a 5ª vez que estamos presentes na fase final do europeu e apenas por uma vez passamos a fase de grupos (em 2003 quando Paulo Sérgio era o craque da equipa perdemos frente à Itália de Aquilani e Pazzini na final...na altura Hugo Almeida já falhava golos de uma maneira incrível). 

No entanto, acreditamos que em 2012 tudo será diferente e que esta geração poderá finalmente colocar o nome de Portugal na história da competição. A de 2010 fez um mau torneio e depois em 2011 foi à final do Mundial sub-20, contudo, este elenco à disposição de Edgar Borges é na nossa opinião muito mais capaz em termos técnicos e no que diz respeito à margem de evolução dos jogadores. Uma equipa recheada de bons valores, onde (tal é variedade de opções) apenas Rafael Veloso, Tiago Ferreira, João Mário e Esgaio são indiscutíveis, que conta com 3 (seriam 4 mas Iê lesionou-se) jovens ainda de 1994 (para o ano podem voltar a disputar este Europeu): Cancelo, Varela e Bruma; que vai poder aproveitar a experiência (algo que nos tem faltado em fases finais) adquirida pelos jogadores do Sporting na NextGen até mesmo de Agostinho Cá (que já disputou este Euro em 2010), e que na perspectiva do VM (tal é a qualidade de alguns elementos) estamos mesmo perante aquela que pode ser a base (principalmente 5/6 jogadores) da selecção AA de Portugal a partir de 2016 (veremos se vão ter ao nível do futebol sénior espaço para evoluírem e demonstrar o seu valor...com o panorama actual isso parece um cenário complicado).

Lista de convocados:
Guarda-redes: Rafael Veloso (Sporting) - Apresenta uma característica que o distingue dos habituais guardiões portugueses, ou seja, a sua coragem nas saídas aos cruzamentos, nem sempre o faz da melhor maneira, mas se melhorar esse aspecto a juntar ao seu 1,92 e colocação entre os postes, poderá ter um papel interessante no futebol português. O seu jogo de pés e a capacidade de reacção são as suas maiores lacunas. Será o titular; Bruno Varela (Benfica) - É uma das grandes esperanças dos encarnados (já tem inclusive contrato até 2016 e uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros). Muito forte fisicamente (1m91), preenche bem a baliza e apenas peca por alguns lapsos em termos de concentração.
Defesas Centrais: Tiago Ferreira (FC Porto) - É o patrão da defesa de Portugal. Já com uma maturidade competitiva acima da média para a sua idade (esteve no Mundial sub-20), o "Puyol" português destaca-se pela liderança, qualidade em termos defensivos (tanto no desarme como no jogo aéreo) e boa técnica. Deverá formar dupla com Tiago Ilori (Sporting) - Apresenta todas as características que um central deve ter: altura (1m90), velocidade e uma saída de bola razoável. Terá de melhorar a sua capacidade de choque, e perder alguma timidez na abordagem aos lances; Já que Edgar Iê (Sporting) - Seria o titular, mas lesionou-se e foi baixa de última hora. O polivalente jogador que está de saída de Alvalade. Caracteriza-se pela boa impulsão, agressividade positiva, bom desarme e capacidade de antecipação, atributos técnicos e de presença (nesta fase) inclusive superiores aos de Ilori, mas que para central peca pelo seu 1m76 - foi substituído por André Teixeira (ex-Porto que assinou pelo Belenenses).
Laterais - Daniel Martins (Benfica) - Será o lateral esquerdo titular. Lateral muito alto (1m85), não dá grande profundidade ao corredor mas é competente em termos defensivos; João Cancelo (Benfica) - Deve ocupar a lateral direita. O jovem de apenas 1994 (que pode jogar nos 2 corredores) destaca-se pela boa técnica, polivalência, profundidade que dá ao corredor e por apresentar características físicas para a posição muito interessantes (1m80). Não surpreende que o clube da Luz tenha renovado o seu contrato até 2018. Pedro Almeida (U. Leiria) - Lateral direito que esta época fez vários jogos na Liga Zon-Sagres) e André Teixeira (Belenenses) - Outro lateral direito que substitui Iê e foi este mês contratado ao Porto pelo conjunto do Restelo, devem ser os suplentes.
Médios - João Mário (Sporting) - O capitão da selecção é um dos indiscutíveis. Outro elemento que apresenta já uma maturidade competitiva notável para a sua idade. Bom nas dobras, boa interpretação dos momentos do jogo, agressividade (positiva) e excelente capacidade na recuperação de bola. Joga a médio defensivo mas pode actuar a 8 a 10 ou nas alas (tanto defensivas como ofensivas). No futuro o rótulo poderá ser: Wilson Eduardo o irmão de João Mário. Agostinho Cá (Sporting) - Deve fazer dupla com João Mário no meio campo. Em 2010 com apenas 17 anos foi titular no Europeu de sub-19 ao lado de Nuno Reis, Roderick, Nelson Oliveira, etc, que depois foram à final do Mundial sub-20.  Já actuou a extremo, a lateral, mas na nossa opinião rende mais quando joga como 2º médio. Tem técnica, velocidade, capacidade de posse de bola e de ocupação no meio campo que faz lembrar Lassana Diarra, veremos se consegue "explodir" no futebol sénior. Ao que tudo indica não irá ficar em Alvalade; André Gomes (Benfica) ou Tózé (FC Porto) vão completar o trio de médios. O benfiquista (que recentemente renovou até 2018) destaca-se por ser um médio centro invulgar devido à sua compleição física (1m88), pela boa visão de jogo e maturidade que apresenta (não é tecnicamente um fora de série, mas é um jogador com futuro sem dúvida), já o portista (apesar de também actuar nas alas) é um jogador que se caracteriza pela "agressividade" positiva nas suas acções (um jogador "à Porto"), com bom transporte de bola, e muito competente ao nível dos passes de rotura; Ricardo Alves (Belenenses) será um dos suplentes - O médio transferiu-se no último mês do Porto para o Restelo e será um elemento útil na rotação com João Mário ou Agostinho. Pode jogar a 6 ou 8, tem um bom pé esquerdo, é forte fisicamente e empresta sempre tudo o que tem ao jogo. Esgaio (a 10), Cafu (a 8 ou 10) são igualmente opções para o meio campo.
Extremos - Ricardo Esgaio (Sporting) - Nos juniores do emblema leonino actua a lateral mas na selecção costuma ser utilizado em sectores mais ofensivos. Seja a lateral direito, médio interior ou extremo, revela sempre uma intensidade, garra, velocidade e capacidade técnica muito interessante; Bruma (Sporting) - Deverá ser a opção para extremo esquerdo. Apesar de ser apenas de 1994 já parece um veterano, tal é a quantidade de anos que actua pelos juniores (este foi o 3º e pode fazer um 4º ano neste escalão). Muito rápido, potente, de boa técnica parece reunir todas as condições para ser um caso sério no futebol português.  Ivan Cavaleiro (Benfica) - Extremo direito que procura sempre desequilibrar nas suas acções. É rápido, nos juniores dos encarnados chegou a ser utilizado a lateral (principalmente nas fases finais das partidas), tem um bom 1 contra 1 mas peca por nem sempre decidir da melhor maneira.
Avançados - Betinho (Sporting) - O goleador da equipa. Capacidade em termos de finalização notável, terá apenas de melhorar na pressão e no acto de segurar a bola à espera dos apoios. Apresenta uma fisionomia idêntica a Lisandro Lopez, até festeja como o argentino, veremos se no futebol sénior alguém arrisca em apostar num avançado centro com 1m75, como aconteceu com "Licha" ou se será um "novo João Paiva". Cafu (Benfica) - Joga a 8, a 10, a extremo, mas na selecção até tem sido mais alternativa a Betinho no 11 titular como avançado. Apresenta na força física, na polivalência e na maturidade com bola as suas grandes armas. Pode ser um caso sério no futuro.

Na teoria Veloso, Cancelo, Ilori, Tiago Ferreira, Daniel Martins, João Mário, Agostinho Cá, André Gomes, Esgaio, Bruma e Betinho devem formar o 11 titular, mas são muitos jogos em poucos dias, e como tal, certamente todos os jogadores vão ter uma oportunidade (Toze e Cafu principalmente...não será surpreendente que façam inclusive mais minutos que alguns dos citados). O factor de não haver uma "estrela" evidente como por norma acontece neste tipo de torneios apenas vai valorizar o colectivo. Como nota negativa apenas o timing deste Europeu. O facto de coincidir com as pré-épocas vai impossibilitar que estejam presentes logo no inicio dos trabalhos das respectivas equipas (no passado foram vários os júniores de 2º ano ou seniores de 1º que "agarraram" uma oportunidade nesta fase e depois conseguiram em definitivo um lugar na equipa principal).

Etiquetas: