Nápoles oferece 15 milhões por Alvaro Pereira; Nadal eliminado na 2ª ronda de Wimbledon pelo nº 100 do Mundo; À atenção de Porto, Benfica, Braga e Sporting: Proibidos empréstimos a clubes da mesma Divisão

FC Porto - O jornal uruguaio Ovación garante que Álvaro Pereira vai rumar ao Nápoles por 15 milhões de euros. Recordamos que 'Palito' renovou em Setembro o contrato até 2016 depois de os azuis e brancos terem rejeitado uma proposta do Chelsea de 22 milhões de euros pelo lateral esquerdo.

LPFP - Os clubes dos campeonatos profissionais de futebol decidiram terminar com a cedência ou empréstimos de jogadores a equipas do mesmo escalão. A proposta, apresentada pelo Nacional, foi aprovada com 19 votos a favor - entre os quais o do Sporting -, 9 contra e uma abstenção. A medida entrará em vigor já nesta temporada (2012-13). VM - Concordamos com a medida (favorece a "verdade desportiva", acaba com certas suspeitas, acreditamos que irá favorecer a formação e trava a contratação exagerada de alguns clubes), mas o "timing" da mesma faz pouco sentido. Nesta fase, quando as equipas já estão em preparação para a próxima época (por exemplo o Rio Ave ia receber 4 jogadores por empréstimo), implementar esta regra pode condicionar desde já tudo que estava planeado (não só vão ter de abdicar desses elementos como terão de procurar alternativas quando já o podiam ter feito há 1/2 meses). Por outro lado, admitimos que possa haver outra análise (o Olhanense por exemplo foi um clube que recentemente potenciou  jovens jogadores portugueses que estavam cedidos), pois por norma os jogadores quando estão por empréstimo  dos grandes (principalmente devido a acordos de utilização) acabam por ter mais espaço para evoluírem, o problema é que a tendência recente aponta para que esses elementos sejam na sua maioria estrangeiros (o ano passado Cedric, Adrien, David Simão, Wilson e André Pinto foram as poucas excepções), como tal, e considerando o panorama actual nada aponta para que esta realidade mude e também parece claro (os quase zero portugueses nos 3 grandes são prova disso) que o antigo modelo não resultou em termos de projecção dos futebolistas nacionais. Concorda com esta medida? Será aprovada pela FPF (ou os interesses dos "grandes" vão prevalecer)? Caso esta regra avance, por onde passa o futuro de jogadores como Fabiano, Ruben Amorim, Oblak, Roderick, Henrique (ia ser emprestado pelo Braga à Académica), Soares, etc? Até que ponto isto vai evitar contratações em "massa" por parte dos "grandes" (não cabem todos nas equipas B, e sem a possibilidade de emprestarem a clubes da I Liga parece claro que as 15/20 transferências que por norma costumam protagonizar por ano vão acabar)?

Mercado - Académica contrata Júnior Lopes, defesa-central brasileiro de 24 anos ex-Bragantino; PSG e AC Milan querem Fábio Coentrão; Nuno Gomes na mira do Blackburn Rovers.

Wimbledon - Rafael Nadal, número dois mundial, foi eliminado na segunda ronda do torneio inglês, ao perder com Lukas Rosol. O checo, número 100 do Mundo, surpreendeu o espanhol, finalista vencido em 2011 e recente vencedor de Roland Garros, em cinco "sets", por 6-7 (9-11), 6-4, 6-4, 2-6 e 6-4. Foi o tenista com "pior ranking" a ter alguma vez batido Rafael Nadal desde que se tornou profissional, e há 7 anos que o espanhol não perdia numa 2ª ronda de um Grand Slam. Surpresa do Ano? Até que ponto isto irá afectar o Ranking do espanhol? Esperança para Federer? E no que diz respeito a Wimbledon irá Murray aproveitar o seu quadro para pelo menos chegar à final?

Etiquetas: , , , , , , ,