Benfica 2012/13: Manter a base da época passada; Colmatar algumas lacunas com contratações "cirúrgicas" (lateral esquerdo, e alguém que possa não só ser uma alternativa a Witsel como uma opção de futuro para o lugar de Aimar); E principalmente apresentar um elenco (se possível não vender nenhum titular) que permita vencer novamente a Liga (nos últimos 20 anos os encarnados só venceram 3 campeonatos)

Os responsáveis encarnados sabem que este é um ano decisivo para o Benfica. Vai ser a 4ª época de Jesus, são poucas conquistas para a grandeza da Instituição (só 3 campeonatos em 20 anos representa o período mais negro da história do clube da Luz), e mais uma temporada sem conquistar a Liga será fatal não só para o técnico benfiquista como para Vieira. Como tal, a elaboração do plantel será a base do possível sucesso das águias. Nesse sentido, o Visão de Mercado apresenta (considerando o que já se passou neste defeso, as receitas das águias na última LC e respeitando o que mencionamos no passado, ou seja, os encarnados possuem o melhor plantel do futebol português...o problema é que Hulk faz a diferença e só a sua presença no Porto acaba por desequilibrar a balança a favor dos azuis e brancos) aquele que poderia ser o elenco do Benfica em 2012-13:

GR Artur será novamente o nº 1 (caso não se lesione poderá mesmo ser o titular nas 4 frentes: Liga, Taça de Portugal, LC e Taça da Liga). Mika é a alternativa ao brasileiro (3ª opção no sentido que poderá ganhar minutos na B, mas 2ª caso Artur esteja indisponível pois parece-nos que terá mais oportunidades que Paulo Lopes, principalmente na Taça da Liga).
DC - Luisão e Garay devem dar continuidade ao que fizeram em 2011-12 (principalmente na 1ª metade do ano) e formar a dupla de centrais (a mais forte no futebol português). A venda de Jardel (é cobiçado por várias equipas) e a aquisição de Luís Neto podia ser uma boa política de mercado. Miguel Vítor (caso não seja cedido a um clube grego) deve ser novamente a 4ª opção.
DD - Maxi é indiscutível e já demonstrou ter "gás" para fazer a época toda em excesso de velocidade (em 2012-13 nem vai estar condicionado pela Copa América como aconteceu na temporada passada). No entanto, o uruguaio precisa de uma alternativa. André Almeida não aproveitou a oportunidade, Wass foi vendido e é público que os encarnados querem um lateral direito (considerando a consistência e regularidade de Maxi um elemento jovem com margem de evolução deviam ser os critérios). Wallace do Fluminense, quanto a nós o sub-18 mais promissor a actuar na América do Sul podia ser um alvo interessante. Dá muita profundidade ao seu corredor, é "agressivo" e apresenta um estilo de jogo semelhante a Maxi.
DE - É a posição mais "delicada" no plantel encarnado. Na época passada Emerson e Capdevilla nunca foram soluções ao nível do resto do 11 e devem sair neste defeso. Luisinho já foi contratado mas ainda falta um "titular". São vários os nomes no mercado, como Rojo, José Angél ou Didac Vilá, mas Siqueira quanto a nós seria uma opção mais interessante. É igualmente alto (1m83), parece evidente que Jesus quer um lateral com mais de 1m80, mas ao contrário de Rojo e Vilá dá muito mais profundidade ao seu corredor. O brasileiro do Granada (que foi uma das revelações da La Liga) junta à competência defensiva uma técnica, potência e agressividade no seu corredor muito interessante (é igualmente um jogador forte nas bolas paradas).
MDF - Javi (que pode ser utilizado igualmente a central) será certamente o titular. Enquanto que Matic irá procurar fazer mais minutos que em 2011-12.
MC - O Benfica devia fazer um esforço para manter Witsel mais uma época, mas necessita de uma alternativa ao belga. Amorim foi emprestado ao Braga e deixou uma lacuna no elenco encarnado. É certo que, como aconteceu em 2009-10 Jesus pode optar pelo 4-1-3-2 e assim abdicar de um box-to-box, mas na LC  isso é fatal (a época passada foi notória a maneira como a presença de um elemento com estas características ajudou o Benfica). Como tal, a aquisição de Anderson (Man Utd) seria excelente (o brasileiro está no mercado e o seu salário podia ser perfeitamente pago com a saída de alguns elementos, principalmente Saviola). Não só porque o médio é forte quando joga a 8 (foi nessa posição que mais actuou em Inglaterra), como apresenta características únicas que podem fazer dele o sucessor de Aimar (o argentino faz em Novembro 33 anos e só tem mais um ano de contrato). Ou seja, era logo uma contratação 2 em 1.
EXT - Ola John já foi contratado e deverá (ou na direita ou na esquerda) acrescentar velocidade e potência a um dos corredores. Gaitán a 100% é um dos 5 melhores jogadores da Liga, e apesar de não ter estado bem em 2011-12 é claramente o jogador ofensivo mais forte do Benfica (desvalorizou na época passada, e caso os encarnados não tenham boas propostas pelo argentino, quanto a nós deveria continuar mais um ano).  Nolito irá disputar um lugar com John na esquerda (poderá aproveitar o facto de ser mais experiente para ganhar o lugar numa 1ª fase). Melgarejo (fez por merecer um lugar no plantel), Djaló (já demonstrou capacidade no passado e deve ter mais uma oportunidade. A isso acrescenta o facto de à semelhança de outros elementos como Miguel Vitor, Mika, Luisinho, etc auferir um salário relativamente baixo...é insustentável ter 26 jogadores a auferirem super-ordenados) e os próprios Hugo Vieira e Bruno César devem ser as alternativas.
MOF - Aimar (que junta à sua classe uma liderança única) muito possivelmente irá jogar ainda menos em 2011-12 (o ano passado já só foi o 12º elemento mais utilizado na Liga) e como tal, isso irá certamente influenciar o sistema táctico do Benfica (Cardozo caso continue irá ter a companhia mais vezes de Rodrigo, Nelson Oliveira ou outro elemento). Outra alternativa ao argentino é Bruno César (que marcou 10 golos e acabou o ano em grande), o Chuta-Chuta pode competir por um lugar não só no lado direito como pela posição 10.
AVA - Cardozo (melhor marcador estrangeiro da história do Benfica) é garantia de golos (Rodrigo, Nelson, Hugo Vieira são incógnitas nesse capítulo e seria arriscado apostar tudo neles) por outro lado, o mercado não apresenta alternativas que dêem mais garantias que o paraguaio (os avançados estão cada vez mais caros e poucos são os jogadores que de maneira sucessiva marcam mais de 25 golos por época), como tal, a menos que apareça uma proposta relevante na Luz, na nossa opinião Tacuara deveria continuar. Saviola (depois de duas épocas miseráveis) devia sair (era uma poupança significativa em termos salariais), e pelos motivos citados (em relação a Aimar) é crível que Rodrigo e Nélson Oliveira tenham muitas oportunidades em 2012-13 (será certamente uma luta interessante entre os 2 jovens. Na época passada Jesus apostou mais no espanhol). Hugo Vieira fecha o leque de opções (Michel poderá ser o 27º elemento do plantel caso Jesus opte por actuar regularmente com 2 avançados).


Em suma um plantel que apresenta a base das últimas épocas (já o ano passado para o VM o Benfica tinha o seu melhor elenco dos últimos 15 anos), com algumas contratações cirúrgicas (Neto tem o mesmo valor de mercado que Jardel como tal não representa um obstáculo, já as aquisições de Siqueira e Anderson podem ser concretizadas vendendo ou cedendo em definitivo os salários de jogadores como Kardec, Saviola, Jara, Sidnei e Carlos Martins...não esquecendo que o Benfica já realizou encaixes com a LC e com as vendas de Wass, Felipe Bastos e Éder Luís), mais português (8 elementos só na equipa A), a pensar no futuro (alguns jogadores que podem substituir os "veteranos" a curto prazo), com muitas soluções para as variantes tácticas de Jesus (opte o técnico encarnado pelo 4-3-3-; 4-1-3-2 ou 4-2-3-1) e que principalmente permite aos encarnados ter aspirações legítimas de conquistar tudo a nível interno em 2012-13.

Etiquetas: