Ucrânia: Co-anfitriões querem surpreender favoritos

Um dos países organizadores faz a estreia em Europeus de Futebol. Depois da excelente prestação do Mundial 2006, os ucranianos terão nova oportunidade para mostrar a qualidade do seu futebol. Oleh Blokhin convocou 21 jogadores oriundos da liga ucraniana, com as excepções a serem os veteranos Tymoshchuk e Voronin. Para além disso, grande parte da base da selecção provém do Dinamo de Kiev (9) e Shakhtar Donetsk (6). Se isso poderá ser considerado uma mais valia, logo se verá no Europeu, contudo, o Dinamo não tem conseguido grandes resultados na Europa, enquanto que a maioria dos elementos do Shakhtar são suplentes. Dos 23 jogadores destaca-se um misto de veterania com juventude, no entanto, apenas 7 jogadores já representaram a selecção por mais de 30 vezes. Como país anfitrião, a Ucrânia terá uma palavra a dizer no grupo D, ainda que jogue frente a selecções mais rodadas na alta competição. 

Lista de Convocados:
GR: Andrei Pyatov (Shakhtar Donetsk), Alexander Goryainov (Metalist) e Maxim Koval (Din. Kiev) 
DEF: Taras Mykhalik (Din. Kiev), Yevgeny Khacheridi (Din. Kiev), Yaroslav Rakytsky (Shakhtar Donetsk), Alexander Kucher (Shakhtar Donetsk), Vyacheslav Shevchuk (Shakhtar Donetsk), Yevgeny Selin (Vorskla Poltava) e Bogdan Butko (Mariupol)
MED: Anatoly Tymoshchuk (Bayern Munique), Oleg Gusev (Din. Kiev), Denis Garmash (Din. Kiev), Alexander Aliev (Din. Kiev), Andrei Yarmolenko (Din. Kiev), Ruslan Rotan (Dnipropetrovsk), Yevgeny Konoplyanka (Dnipropetrovsk) e Sergei Nazarenko (Tavria Simferopol)
AV: Andrei Shevchenko (Din. Kiev), Artem Milevsky (Din. Kiev), Andrei Voronin (Din. Moscovo), Yevgeny Seleznov (Shakhtar Donetsk) e Marko Devic (Shakhtar Donetsk). 
11 provável (4132): Pyatov; Butko, Rakytsky, Khacheridi e Selin; Tymoshchuk, Yarmolenko, Aliev e Konoplyanka; Milevsky e Shevchenko. VM - A grande dúvida de Blokhin será a decisão sobre o guarda-redes da selecção para o Euro. Pyatov fez apenas 10 jogos no campeonato, enquanto que Goryainov e Koval juntos, não têm mais de 3 jogos pela selecção. Tymoshchuk será o pivot defensivo, podendo Rotan jogar ao seu lado, caso a Ucrânia aposte apenas num avançado. Caso jogue com 2 avançados, Shevchenko e Milevsky deverão ser as apostas.  
Grupo D: Ucrânia, França, Inglaterra e Suécia
Estrelas: Shevchenko
Objectivo: Ultrapassar a fase de grupos
Previsão do VM: Fica pela fase de grupos - O país co-organizador poderá surpreender, mas pensamos que França, Inglaterra e Suécia têm mais argumentos que os ucranianos. Até onde irá a Ucrânia? Conseguirão surpreender os favoritos?

Etiquetas: ,