A "situação" de Salvio; Scolari afirma que não convocava Vítor Baía por ordem de Pinto da Costa e da Federação; Heat vencem o 1º jogo da final de Este; Paulo Fonseca é o novo treinador do Paços; Mercado começa agitar!

A "situação" de Salvio - Com a contratação de Cebola Rodríguez tudo aponta para que o argentino deixe Madrid neste defeso (o uruguaio tem passaporte italiano, mas a menos que Falcao seja transferido, o Atlético quer abrir mais uma vaga para um extra-comunitário, sendo que a saída de "El Toto" é a opção mais evidente). Nesse sentido, um regresso ao campeonato português será um cenário de todo provável. VM - Na nossa opinião estamos perante um jogador de muita qualidade (demonstrou isso quando passou pela Luz e mesmo não sendo opção regular no Atlético é chamado com frequência à selecção Argentina) e com um estilo (velocidade, verticalidade e técnica) que na nossa Liga faz muitos estragos. O Benfica há muito o deseja. Mesmo com Ola John, um outro extremo rápido seria certamente do agrado de Jesus e por outro lado Vieira quer usar este "trunfo" para as eleições (o argentino deixou saudades e está cotado entre os adeptos encarnados). O FC Porto também o poderá cobiçar (falta um extremo de qualidade aos azuis e brancos, com ou sem Hulk) e a chegada de "Toto" pode inclusive ajudar a atenuar a dívida do Atlético em relação a Falcao. Por último, o próprio Sporting numa lógica semelhante à contratação de Elias (na altura o brasileiro saiu de Madrid por ser extra-comunitário) pode usar as boas relações entre os clubes (mais com os fundos) para tentar assegurar o argentino. Salvio é claramente melhor que Capel, e quanto a nós falta um extremo ao conjunto leonino (só o espanhol, mais Jeffren e Carrillo é curto. Labyad e Izmailov devem e jogam melhor no meio, e elementos como Salomão e Wilson Eduardo não apresentam qualidade para jogar nos leões). Por onde passa o futuro de Salvio?

Scolari - Em entrevista à RTP, que será transmitida esta terça-feira,  afirmou que Pinto da Costa, tinha grande influência nas escolhas dos jogadores para a Seleção Nacional e influenciava nas convocatórias. Felipão esclareceu ainda porque não convocava Vítor Baía quando era seleccionador de Portugal. "Foi-me dito pelo FC Porto que ele não estava nos planos do clube, pois estava em conflito com o FC Porto. Quem me disse? O presidente Pinto da Costa!". O treinador brasileiro frisa que "a partir desse momento" passou a olhar para Vítor Baía "com outros olhos". Scolari acrescenta que obteve a confirmação por outras vias de que Vítor Baía seria uma pessoa conflituosa. "Falei com algumas pessoas da FPF sobre o atleta e contaram-me algumas histórias, daí a sua não convocação", acrescenta. VM - As afirmações de Scolari não são um dado novo, aliás o Visão de Mercado tem batido nessa tecla (ler aqui) regularmente. É gritante a maneira como a selecção tem ajudado a valorizar os jogadores do Porto (Miguel Lopes, Varela e Rolando são os exemplos mais recentes...elementos que esta época pouco jogaram, ou quando o fizeram, produziram pouco, e mesmo assim vão estar no Euro). Como se explica que Pinto da Costa tenha toda esta influência na selecção? Estarão os adversários do Porto a ser prejudicados há mais de 20 anos por aquilo que se tem passado nas convocatórias de Portugal (é evidente que um jogador quando passa a ser internacional valoriza o seu passe e ganha mercado)? E no que diz respeito a Baía, porque razão PC não queria o seu guarda-redes na selecção?

Mercado (transferências oficiais): A "custo zero" - Diogo Valente (ex-Académica) assinou pelo Cluj; Emre (ex-Fenerbahçe) reforça o Atl. Madrid; Guardado (ex-Deportivo) vai representar o Valencia, Varela (ex-Feirense) contratado pelo Vaslui: Claudio Pizarro (ex-Werder Bremen) regressa ao Bayern de Munique. Outras: Swansea contratou ao Hoffenheim, o islandês Gylfi Sigurdsson, por 8,5 milhões de euros. Vai ser um defeso recheado de transferências a "custo zero"? Como se explica esta capacidade financeira do Swansea?

Paços de Ferreira - Paulo Fonseca vai ser o treinador do conjunto pacense nas próximas duas temporadas. VM - Depois de Nuno no Rio Ave, esta noticia é apenas a confirmação que os 2 melhores treinadores da Liga portuguesa (fora os que orientam os "grandes"): Calisto e Carlos Brito vão deixar de orientar no nosso campeonato. Contudo, são duas situações distintas, se Nuno nada provou até ao momento (uma aposta verdadeiramente estranha, veremos se tem o efeito Luis Miguel - colocado no Paços no principio desta época e foi um fiasco - ou Sérgio Conceição -  claramente resultou no Olhanense), já Fonseca é um dos bons valores em termos nacionais. Fez uma boa época no Aves, aliás deu continuidade ao que já tinha feito no Pinhalnovense. Boas apostas?

NBA - Os Heat conquistaram o primeiro jogo da final da Conferência Este, ao baterem os Celtics, por 93-79. LeBron James, com 32 pontos, e Dwyane Wade, com 22, estiveram mais uma vez a excelente nível (Miller, Battier foram igualmente importantes), no entanto o 1º e principalmente o 3º período é que decidiu o encontro. Os Boston nessa fase estiveram particularmente desinspirados e permitiram aos Miami alcançar uma vantagem irrecuperável (no 2º período ainda empataram, mas no 4º a desvantagem já era elevada). KG foi o melhor dos verdes, mas o destaque pela negativa vai para Ray Allen, é certo que está a jogar lesionado, mas os lançamentos que falhou (converteu apenas 1 em 7) não podem ser explicados apenas pela lesão. Rondo conseguiu 16 pontos, nove ressaltos e sete assistências, mas o seu fraco lançamento (chega a ser absurdo a maneira como evita lançar e não consegue converter em situações onde está sozinho) não lhe permitiu protagonizar uma exibição ao nível do que fez contra os 76ers.

Etiquetas: , , , , ,