8 de Maio de 2012

Segundo o jornal Sport, o Barcelona tem como prioridades no próximo defeso reforçar o centro da defesa, a lateral esquerda e o ataque. Sendo que Thiago Silva, Alba ou Bale, e Van Persie são os principais alvos. Como alternativas, os catalães consideram a aquisição de: David Luiz, Javi Martínez ou Vertonghen (para a posição de defesa central) Siqueira ou David Alaba (defesa esquedo); Adrián ou Fernando Llorente (avançado). Lista que coloca o Barcelona novamente no patamar de "imbatível"? Caso consiga reforçar as 3 posições com estes jogadores, qual será o 11 do Barça na próxima época? Mesmo a posição de guarda-redes pode ser alvo de reforço (Guaita e Marc-André ter Stegen são hoje falados).

"Emprestados" - Melgarejo (Benfica), Diogo Salomão (Sporting) e Christian Atsu (FC Porto), três jogadores, três situações distintas, em comum apenas o facto de jogarem sensivelmente na mesma posição e na presente época terem actuado noutro clube por empréstimo dos "grandes". Melgarejo: Foi uma das grandes revelações da presente temporada. Ao serviço do P. Ferreira destacou-se pela sua velocidade, técnica e veia goleadora (10 golos na Liga). Fez por justificar pelo menos a presença na pré-temporada do Benfica (alternativa a Saviola como 2º avançado ou na posição de extremo esquerdo, contudo, caso o argentino permaneça na Luz e os encarnados contratem 2 alas para juntar a Nolito, Bruno César e Djaló, deverá ser novamente emprestado de maneira a não prejudicar a sua evolução); Diogo Salomão: Começou bem a época no Corunha mas com o desenrolar da época ganhou o rótulo de suplente (foi apenas titular em 16 dos 36 jogos do Deportivo para a Liga). A este dado concreto podemos juntar a sua inexperiência (poucos jogos ao mais alto nível), idade (já passou a barreira de "promessa"), e o que pode dar a curto prazo (menos que Capel, Labyad, Carrillo e Jeffren). Conclusão, um elemento que não é sequer titular numa equipa da 2ª divisão de Espanha muito menos é opção para um clube que queira lutar por títulos (mesmo para o banco). O Sporting deverá procurar vender o esquerdino por 2 milhões mais uma percentagem do passe (a solução equipa B é absurda, pois em Setembro faz 24 anos, e ter elementos num plantel de reservas com mais de 22/23 anos não faz qualquer sentido); Christian Atsu: Brilhante é o termo certo para descrever este ano do jovem emprestado pelo FC Porto. Na sua 1ª época de sénior (recordamos que nasceu apenas em 1992) acabar a época como o 4º jogador mais utilizado do Rio Ave, diz tudo sobre a qualidade do ganês (poucos são os jogadores que conseguiram este feito no futebol português). Rápido, explosivo, e já com um registo interessante (5 golos na Liga) reúne claramente condições para na próxima época fazer parte do plantel do Porto (não nos parece inferior a Djalma, e desde o afastamento de Cebola que ficou um espaço para colmatar no elenco azul e branco).

21 comentários:

  1. O onze ideal do Barça era:
    Valdez d.alves piqué thiago silva Bale
    busquets Cesc/Xavi Iniesta
    Alexis S. Messi Villa

    ResponderEliminar
  2. GR: Reina
    DD: Daniel Alves
    DC: Piqué
    DC: Thiago Silva
    DE: Gareth Bale
    MédioDef.: Busquets
    MC: Xavi
    MC: Iniesta
    MOE: Alexis Sanchéz
    MOD: Lionel Messi
    PL: Van Persie

    Que equipaça, meu Deus!

    ResponderEliminar
  3. Pelos vistos o Barcelona procura 3 reforços de peso para fortalecer o seu ja forte plantel.
    Thiago Silva e dos melhores centrais do Mundo neste momento mas e demasiado caro. Julgo que para o estilo do Barcelona nao era mal pensado um homem como Javi Martinez, que tem cultura de medio, numa equipa onde quase nao se pensa em defender.
    Bale, Alaba ou Alba tambem sao belas opçoes para esquerda. Bale nao me parece possivel, Alaba muito menos e como tal acho que Alba, ate por ser espanhol, nao escapara aos blaugrana.
    Por ultimo o ataque, onde nao percebo o que o Barcelona quer. Van Persie e um excelente avançado mas nao sei se ele se encaixaria no estilo do Barcelona. Seria no entanto um reforço sonante claro.

    Quanto ao Melgarejo e ao Atsu acho que fizeram excelentes temporadas e que integrarao a equipa do Benfica e FC Porto, respectivamente.
    Quanto ao Salomao parece-me mais dificil dadas as excelentes opçoes do Sporting para as alas, embora seja um extremo puro e talvez seja aquele mais parecido com o Capel, isto e, extremo-esquerdo a antiga. Tem imenso valor mas nao sei se isso chegara para se afirmar em Alvalade.

    ResponderEliminar
  4. Onze do Barcelona em 2012/2013

    V.Valdes
    Thiago Silva
    G.Pique
    D.Alves
    G.Bale
    S.Busquets
    Xavi
    A.Iniesta
    A.Sanchez
    D.Villa
    L.Messi

    Depois com substitutos : Puyol (Enorme defesa, mas acho que vai demorar algum tempo a recuperar da lesao), Mascherano, Fabregas, Thiago, Pedro, e por ventura o Llorente (o Barça precisa de um ponta de lança puro, pois contra o Chelsea faltou ali um "pinheiro" ... ou seja uma alternativa na tactica ), já para não falar do Cuenca e do Tello.

    Mas como penso que não haja dinheiro para contratar Thiago Silva, Bale e Llorente, deveria se primeiro vender jogadores que se calhar já não fazem muita falta, penso no Keita, Adriano, Afellay (tenho pena que não possa jogar com regularidade), sempre dava para comprar pelo menos o Bale (pois acho que é um lateral esquerdo que faz muita falta a este Barça a algum tempo)

    ResponderEliminar
  5. O Bale a DE no Barça não era mau, era horrível...
    Valdés; D.Alves; Piqué;Javi;Alba;Busquets;Xavi;Iniesta;Cesc;Villa;Messi.

    ResponderEliminar
  6. Javi Martinez era perfeito no Barcelona. Tapava uma "deficiencia" da equipa, e ainda por cima é polivalente podendo jogar a médio defensivo e médio centro. Sem esquecer que faz essas posições com uma enorme qualidade. Llorente é um ponta de lança fabuloso, mas não teria lugar no Barcelona a titular. Só seria util em 5 jogos, quando a equipa precisa-se de presença na área. Seria mais útil noutra equipa. Alaba é um sonho para qualquer equipa e era de longe a melhor solução para o Barcelona. mas o Bayern não vende em saldos nem em preços astronómicos. Simplesmente não vende. E tem uma equipa com capacidade para vencer o Real e o Barcelona, claramente.

    ResponderEliminar
  7. Não acredito que o Barcelona faça grandes contratações. As finanças estão horríveis e também não precisam de grandes mudanças. Um central (David Luiz e Thiago Silva encaixam muito bem na forma de jogar da equipa) e um defesa-esquerdo, basta. Depois, claro, há as tais oportunidades de negócio que pode levar um ou outro jogador para a Catalunha.

    Quanto aos 3 jogadores emprestados... Melgarejo merece ficar no Benfica, na próxima época. Atsu também e não me parece inferior ao Djalma, por exemplo.
    O Salomão, duvido que fique no plantel do Sporting.

    ResponderEliminar
  8. Tirando a posição de defesa esquerdo não percebo a necessidade constante do Barcelona todos os anos querer fazer grandes contratações, eles aproveitam tão bem as suas camadas jovens que não precisam de um avançado nem de um central para nada (na minha opinião).

    Quanto aos emprestados, estou totalmente de acordo com o VM.
    Melgarejo fez fez uma época muito interessante para um jovem jogador que veio da América do Sul mas talvez mais um ano a rodar não lhe faria mal..
    Salomão não tem qualidade para o meu Sporting, já o afirmava quando ele começou lá a jogar. É vender, então se o Corunha estiver interessado ficava resolvido, era tentar obter alguma liquidez, qualquer coisa acima de 1 milhão já era muito bom visto que nos custou 100 mil euros (mais ou menos).
    O Atsu realmente fez uma grande época, vamos lá ver como é que o Porto vai resolver a sua situação.

    ResponderEliminar
  9. o Atsu merece uma oportunidade! está ali um diamante! para o ano o Iturbe devia ser emprestado ao Rio Ave... parece ser uma boa escola para os jogadores e a sua evolução.

    ResponderEliminar
  10. Para o barça alaba ou alba precisam claramente um defesa esquerdo eu prefiro alaba.para central javi martinez ou david luiz aqui dou preferia ao espanhol sao os que melhor encaixariam neste barça para a frente com o regresso de villa nao iria buscar ninguem..
    Valdes
    Dani Alves
    Pique
    javi
    alaba
    xavi
    iniesta
    fabregas
    alexis
    messi
    villa

    ainda sobra adriano abidal cuenca tello busquets thiago marcherano pedro fora a cantera que vai aparecendo...xega e sobra penso eu..

    Quanto aos emprestados salomao é inferior a wilson eduardo portanto nao faz sentido continuar no sporting penso que deveria mesmo ser vendido e ele deve ter um bom empresario para ter vindo para o sporting.....do real directamente para a equipa principal tem qualidade mas para o sporting nem pensar...
    atsu sem esquecer kelvin sao jogadores interessantes no 1 contra 1 mas nao esquecer que o porto ainda tem iturbe mesmo que sejam superiores a djalma penso que vao rodar mais um ano.
    melgarejo é k na minha opiniao merece de caras ficar no plantel do slb mas espero que jesus nao fique com ele é rapidissimo numa primeira epoca 10 golos eu tentava ver o que da...

    ResponderEliminar
  11. Dá-me graça que as gentes de Barcelona disseram, a quando das contratações do Fabregas e do Alexis, que tinham esgotado o saldo e que este ano não haveria dinheiro para compras e do nada já querem o Bale e o Van Persie. O Van Persie no Barça seria lindo, já do lado esquerdo não acredito que faça falta alguem tão ofensivo como o Bale, visto que há o Dani Alves na direita. Quanto a central o Thiago Silva não tem cabimento num plantel com o Puyol e o Piqué, a não ser que o Barça passe a jogar assumidamente com 3 centrais, ai mudava tudo. Espero que vejam bem o no que estão a transformar o Barça, pois é bom lembrar que já houve anteriormente excesso de "galácticos" e o resultado não foi nada bom....

    ResponderEliminar
  12. Se eu fosse o Barcelona, ia buscar o Patrício por 20M, e dava mais 10 pelo Polga. Evaldo também seria boa solução. 5M, e já está!!!

    Emprestados:
    O Melgarejo tem lugar no Benfica. Como segundo avançado, ou num 4x3x3. Com ele, Cardozo, Rodrigo e Nelson Oliveira o Benfica fica bem servido. Agora, é um facto que isto só beneficia o jogador se o treinador apostar nele...

    O Atsu pode ser opção no Porto, especialmente tendo em conta que o Hulk e o Varela podem sair (e que o James pode passar para"10").

    O Salomão é bom jogador, tem talento, mas parece que lhe falta consistência. Não sei se isso se deve ao facto de ter dado o "salto" demasiado tarde, mas a verdade é que no plantel principal fica tapado. Por outro lado, tendo em consideração o historial clínico do Izmailov e do Jeffren...

    ResponderEliminar
  13. Seria muito interessante se alguns destes jogadores rumassem á Catalunha, por outro lado creio que seja desnecessário se reforçarem para tantas posições. Vejamos:

    O Barcelona necessita de um defesa-esquerdo porque na minha opinião, com o infeliz azar de Abidal e apenas com Adriano não chega, apesar de achar que Adriano é um bom jogador. Gareth Bale é demasiado ofensivo, para isso basta Daniel Alves que opta por subir muitas vezes pelo corredor dando maior profundidade ao ataque do Barça, e por vezes defende mal. Tendo em conta as opções, Alba é a melhor opção, pois já está adaptado ao futebol espanhol, é muito jovem e tem muita qualidade; não sei o seu valor de mercado.

    Com a previsível decadência de Puyol, e apenas com Piqué, a entrada ideal para essa posição seria de Thiago Silva, central baixo, mas já experiente, bom poder de antecipação e excelente desarme, que podia dar maior segurança que David Luiz, e Vertonghen. A minha 2ª escolha seria Javi Martínez que ainda é muito jovem, mas já revela grande qualidade, e talvez assentasse bem na dinâmica de jogo do Barça.

    Para avançado e guarda-redes o Barcelona está bem servido tendo em conta o seu modelo e filosofia de jogo, já que, Valdés tem bons reflexos e joga muito bem de pés e é a partir daí que começa a transição ofensiva do Barcelona; já com a recuperação de David Villa, também ele é o ideal para aquela posição do ataque, e apesar do Van Persie ser um grande jogador, não seria o estilo ideal de jogo para ele.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  14. Para mim bastava Javi Martinez (que tem na sua polivalência uma grande vantagem, desta forma podem abdicar de Keita) e um DE, não acredito em Bale, pois parece-me demasiado caro, via mais Jordi Alba!

    Em relação às promessas emprestadas, vejo Atsu e Melgarejo com algum futuro, principalmente o primeiro, já o mesmo não se pode dizer de Salomão, suspeito que será uma eterna promessa...
    Melgarejo terá de se afirmar como extremo, caso contrário será muito dificil agarrar o lugar!

    Saudações desportivas

    ResponderEliminar
  15. SALOMÃO, claramente nem no banco tem lugar no Sporting, como diz e muito bem a VM..

    Mas claro que os 'iluminados' de alguns Sportinguistas ou pseudo-sportinguistas, querem que todos os emprestados, voltem para o Sporting, ou seja, esperem lutar pelo 4ºlugar outra vez só se for isso..

    Saudações

    ResponderEliminar
  16. O Barça não precisa de grandes reforços, tem um plantel de qualidade e as conquistas mostram isso mesmo, a aposta na prata da casa também é recorrente. Penso que precisa apenas de 3 reforços:
    .um defesa esquerdo indiscutível (Jordi Alba ou Alaba)
    .um central a pensar numa sucessão a Puyol (David Luiz ou Javi Martinez, são dois jogadores que se enquadram no estilo de jogo do Barça)
    .e Llorente (para ganhar mais capacidade aérea, para ter um jogador mais capaz de prender os centrais e para usar quando quiser alternar o estilo de jogo);

    -Melgarejo e Atsu sendo apostas e bem aproveitados serão jogadores com muito futuro, principalmente Atsu que é um jovem com características muito interessantes, Melgarejo também com muito potencial mas não sei se chegará tão longe quanto Atsu, mas claro, depende de muitas coisas e às vezes o trabalho e a mentalidade superam o talento.
    Já o Salomão até gostei da sua 1ª época no Sporting, não sendo um fora de série trata-se de um bom jogador, no entanto com a subida de qualidade do plantel do Sporting parece-me que nunca terá muito espaço nem oportunidades para passar do que é actualmente, e tal como o VM diz, aos 24 anos já não é jogador para a equipa B e andar a jogar na Liga Orangina, penso que é claramente um jogador que pode valer algum encaixe (2/3 milhões).

    ResponderEliminar
  17. Javi Martinez é um excelente jogador, tem lugar em qualquer equipa do Mundo. Obviamente que seria um bom reforço para o Barcelona, podia jogar a central e a médio, relegando busquets para o banco até. No entanto não creio que Javi Martinez seja o parceiro ideal para Piqué, que é aquilo que os dirigentes do Barcelona procuram, um central de enorme qualidade para fazer dupla com Piqué. Nesse sentido, Thiago Silva seria certamente a melhor escolha.

    A lateral esquerda também precisa de ser reforçada. Bale parece-me improvável, até porque rende mais a ala esquerdo. Jordi Alba deverá ser o jogador contratado. Um bom jogador, ainda bastante jovem e com muito para progredir. Tem qualidade para ser o dono da lateral esquerda quer do Barça quer da selecção esapnhola.

    No ataque, falta um avançado. Villa não caminha ara novo e tanto Messi como Alexis jogam melhor noutras posições. Van Persie é um jogador excelente para qualquer equipa, pelo que seria uma boa solução. Já Llorente é um avançado com características muito diferentes do que o estilo de jogo do Barcelona exige. É preciso um avançado mais móvel, que se desmarque, tabele, enfim, participe no tiki-taka. No entanto em certos jogos é necessário maior poder físico lá na frente, o que também é sempre útil nas bolas paradas já que o Barcelona é uma equipa em média baixa. Qual o avançado forte fisicamente, mas também móvel e de qualidade? Edin Dzeko. Um jogador perdido na confusão de estrelas que é o Manchester City. É um jogador de qualidade, finalizador mas também muito trabalhador e bom jogador de equipa, penso que encaixaria muito bem no Barcelona e o seu desejo até passa por sair do City. Seria uma transferência muito interessante

    ResponderEliminar
  18. Ironicamente está-se a falar de um jogador Português que despertou tarde, talvez por falta de aposta nele. E de dois jogadores estrangeiros que são "jovens promessas" para os seus clubes já carregados de estrangeiros por sinal.

    Não é coincidência tambem que o Salomão veja o seu futuro tapado pelo recente autocarro de estrangeiros que o Sporting contratou.

    O Jogador português é uma espécie em vias de extinção, marquem as minhas palavras. Daqui a 10 anos nem para o Europeu/Mundial nos qualificamos. Até as camadas jovens já preparam estrangeiros em Portugal.

    Gostaria que o VM tivesse a coragem um dia destes de explicar porque é que todos os anos nos clubes grandes (e não só) se contrata um ou dois jogadores por milhões que claramente não têm talento nem para jogar à bola na rua do meu bairro. O VM que explique ao leitor comum as ligações, tachos, comissões e pseudo-vendas que os empresários e presidentes dos clubes organizam todos os anos para delapidarem os clubes e aumentar o seu passivo.

    Tenho dito.


    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  19. Salomão tem um problema: não é propriamente um jovem. Parece sim pois chegou ao Sporting à pouco tempo vindo de uma divisão inferior mas a verdade é que tem 24 anos.

    E nem se pode comparar com Hugo Vieira (tem 24 anos mas muito mais jogos nas pernas e este ano foi "pai" da boa campanha do Gil) ou mesmo com Wilson Eduardo (já conta com alguma experiência). Estes, apesar de terem posições diferentes de Salomão, servem para se entender o quão inexperiente é o Salomão para a idade.

    Salomão seria sempre um bom jogador para se ter no bamco mas para quê desvalorizar? A verdade é que ele, apesar de suplente, tem vindo a valorizar muito e acredito que o SCP o conseguirá vender por um par de milhões mantendo parte do passe. Ora isso será já um EXCELENTE NEGÓCIO pois implica uma valorização enorme do activo (valorizar, ao contrario do que muitos acham, não tem haver com muitos milhões mas sim com "valer maais que na altura x").

    Reconheço que carrillo, Capel, Jeffrem e Izma não são suficientes pois Izma e Jeffren se lesionam com facilidades. Assim sendo acho que o SCP deve investir num extremo com qualidade mais óbvia (para o 11 pois Izma e Jeffren dificilmente é titular durante muito tempo, especialmente o ultimo ) assim como aproveitar a polivalência de Hugo Vieira e, quem sabe, de Wilson Eduardo (se o treinador o entender, sobre Wilson Eduardo tenho muitas duvidas).

    Assim de extremos teriamos: Jeffren, Izma, Capel, Carrillo, o reforço + a polivalênca de Vieira para os extremos do 4-3-3.

    Contudo, e como entendo que não há jogadores inegociáveis, não teria grandes dificuldades em perder qualquer um deles pelo preço ajustado.

    Ainda assim, seria uma pena ver Jeffren partir sem mostrar o, muito, que vale. Espero que supere as limitações fisicas.

    ResponderEliminar
  20. Alba já foi praticamente dado como certo. Thiago Silva poderá ser mais complicado, mas acho que Piqué, Mascherano e Puyol (deverá fazer pelo menos mais uma época) dão conta do recado. Está, para além disso, numa boa altura para lançar Andreu Fontás (ou mesmo Muniesa ou Bartra).
    Quanto ao ataque, van Persie era simplesmente perfeito para uma equipa como o barcelona (o Real tem 3 jogadores a fazer 30 golos por época, o Barça para lhes fazer frente não deverá continuar tão dependente de Messi nesse aspecto). Adrian acho que encaixaria muito bem, também!

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar

Depois do 25 de Abril de 1974, Portugal "descobriu" a liberdade de expressão, portanto expressem-se à vontade! No entanto, os comentários a insultar, serão apagados pelo lápis azul!!

COMENTÁRIOS DE ANÓNIMOS, OFENSIVOS OU INCENDIÁRIOS SERÃO AUTOMATICAMENTE REJEITADOS