Sporting cai nas meias-finais da Liga Europa; Llorente apura o Bilbao para a final e elimina injustamente os leões de Portugal (o clube leonino pelo que fez nos 2 jogos, principalmente na 1ª mão, merecia mais)

Athletic Bilbao 3-1 Sporting (Susaeta 17´, Ibai Gomez 45´+1 e Llorente 88´; Van Wolfswinkel 44´)

Acabou o sonho do Sporting em chegar à final de Bucareste, depois da partida desta noite no Estádio San Mamés. Os leões até realizaram uma boa primeira parte, mas o golo sofrido em cima do intervalo e a quebra de rendimento (o Sporting quebrou fisicamente e ressentiu-se da ausência de Izmailov) na segunda parte deitaram tudo a perder. Para Sá Pinto vai grande parte do mérito dos leões nesta caminhada europeia, pois encontrou uma equipa que estava abatida animicamente e sem qualquer fio de jogo até meio de Fevereiro e conseguiu colocá-la a praticar um excelente futebol e a discutir uma presença numa final europeia. Já João Pereira, cometeu vários erros defensivos que deitaram tudo a perder em Bilbao (em especial no 2º e 3º golos dos bascos, onde entrou "à queima" e foi batido). No computo geral da eliminatória, os leões mereciam mais, pois foram superiores em Alvalade (o resultado foi enganador), jogaram melhor nos primeiros 45 minutos, perdendo apenas no último quarto da eliminatória. 

Quanto à partida de hoje, uma boa entrada do Sporting, com circulação de bola e jogadas ofensivas, mas sem causar perigo para Iraizoz. Os bascos respondiam também pelo seu futebol apoiado, mas foi através de um lançamento longo que podiam ter marcado. Llorente conseguiu bater Polga, contudo, falhou no remate. Pouco tempo depois, o Athletic chegou mesmo ao golo. Llorente recebeu um cruzamento e, de peito, assistiu Susaeta para o 1-0. Os leões não sentiram o golo adversário, podendo mesmo chegar ao golo do empate logo de seguida. Capel cruzou com qualidade, mas Pereirinha cabeceou por cima em boa posição para fazer golo. O Sporting chegava com perigo junto da baliza de Iraizoz e foi Polga a obrigar o guarda-redes basco a grande defesa à passagem dos 33´. O jogo estava bastante intenso e o Bilbao podia ter chegado ao 2-0 por duas ocasiões (na segunda, Rui Patrício respondeu com uma grande defesa). Perto do intervalo, o Sporting empatou mesmo. Pontapé de canto para os leões, um ressalto de bola em Xandão e o remate final de Van Wolfswinkel. Quando se pensava que o resultado ia empatado para o intervalo, Llorente voltou a ganhar à defensiva leonina e assistiu Ibai Gomez para o 2-1.

No segundo tempo, o Bilbao entrou mais pressionante e podia ter chegado ao golo por duas ocasiões. Na primeira, Susaeta, numa jogada individual, rematou com força para grande intervenção de Rui Patrício, enquanto que na segunda, Javi Martinez cabeceou ao poste, na sequência de um pontapé de canto. A resposta dos leões veio através de um livre de Ínsua, que foi desviado por Amorebieta para o seu poste. O Athletic continuava bastante rematador, com destaque para Iturraspe e Llorente, ambos para defesas seguras de Rui Patrício. O Bilbau tinha mais posse de bola, mas à medida que os minutos iam passando, o calculismo de ambos os conjuntos vinha ao de cima. Contudo, quando se esperava pelo prologamento, Ibai Gomez ultrapassa João Pereira e cruza para o desvio certeiro de Llorente. Um golpe muito forte para o Sporting, pois com pouco tempo para jogar, o máximo que os leões conseguiram fazer foi um remate de Jeffren de longe, para defesa de Iraizoz.

Destaques:


Sá Pinto - Se o Sporting só agora sai das competições europeias (é só a 5ª vez que estava a este nível) e cai de pé nas meias-finais deve-se em 90% ao seu treinador. Não se pode ignorar tudo o que fez até agora e nestas circunstâncias (recebeu um conjunto sem alma, sem fio, sem princípios básicos de jogo). Hoje arriscou num 11 mais ofensivo e a verdade é que os leões no 1º tempo conseguiram fazer uma boa posse de bola e jogar mais no meio campo adversário, na 2ª parte a quebra física do conjunto leonino acabou por derrotar os leões. A ausência de Izmailov (faltou alguém no meio campo que tivesse mais critério na posse de bola na 2ª parte) e as substituições (demonstrou ousadia e que queria ganhar ainda nos 90m quando colocou Carrillo, mas Jeffren pouco acrescentou e Carriço ficou desde cedo condicionado) acabaram igualmente por não ajudar.

Sporting - Mérito em ter sido o clube português que mais longe foi nas competições europeias esta época. Dado histórico ao chegar pela 5ª vez a esta fase (o resultado do 1º jogo, onde os leões mereciam mais, impediu que o conjunto leonino chegasse à final de Bucareste). Boa competição em termos de valorização de activos. Mas no que diz respeito a este jogo específico a prova de os responsáveis pela SAD leonina devem apetrechar Sá Pinto (o treinador dos leões merece mais que ninguém) com alguns elementos. A defesa leonina continua a não ser um porto seguro, a baixa média de alturas no futebol actual (hoje os bascos ganharam quase todos os lances de bola parada) é inaceitável, e ter apenas Wolfswinkel como opção de ataque é muito pouco (falta banco a este Sporting).

Quarteto defensivo do Sporting - Exibição péssima. Os centrais perderam demasiados duelos com Llorente, enquanto que os laterais (muitas vezes mal apoiados é certo) deram demasiado espaço nos seus flancos.

João Pereira - Ficou provado as razões do VM afirmar que é um lateral sem qualidade para jogar num "grande". A maneira como faz um carrinho no 2º golo do Bilbao (deixando a sua posição livre, no caso Ibai Gomez sozinho) e como é batido no 3-1 é digno de um jogador dos infantis. A estes erros somou vários em termos tácticos ao longo do encontro.

Ath. Bilbao - Demonstrou a intensidade e agressividade (quase sempre excessiva mas tolerada pelo árbitro inglês) que caracteriza esta equipa. Llorente, o corredor direito (Susaeta e Iraola), e a maior frescura física na 2ª parte acabaram por apurar os bascos para a final. No conjunto dos 2 jogos, apenas nos últimos 45m foram superiores ao Sporting mas isso foi decisivo. O timing dos golos (principalmente o 2-1) demonstrou que os bascos estavam com a "estrelinha".

Llorente - Foi a grande figura do encontro. O VM já tinha prevenido que era o principal perigo do Bilbao e hoje demonstrou o porquê. Uma participação directa nos 3 golos e com o seu poder físico e trabalho de área foi sempre uma dor de cabeça para a defensiva leonina.

Capel/Wolfswinkel - O espanhol foi dos mais activos do Sporting no 1º tempo e um dos primeiros a responder ao golo do Bilbao, na 2ª parte desapareceu; já o holandês juntou a uma exibição de combate um golo.

Pereirinha/Matias - Exibição esforçada mas pouco conseguida em termos de decisão por parte do substituto de Izmailov. Podia ter feito o empate de cabeça (estava em excelente posição), decidiu mal alguns lances ofensivos, mas em termos tácticos, de luta, e posse de bola ofereceu mais ao jogo que por exemplo Jeffren; já o chileno fez 10/15m de grande nível mas ou por desgaste físico ou pelo excesso de agressividade dos bascos foi menos preponderante que é habitual. Ao intervalo acabou por sair (o jogo pedia a entrada de Carriço e entre as opções a melhor passava pela saída do chileno).

Patrício/Schaars - Duas das melhores unidades do Sporting. O guardião defendeu praticamente tudo, enquanto que o médio fez mais uma exibição competente no meio campo.

André Martins - Enquanto teve forças foi o melhor leão em campo. Ganhou faltas, conseguiu desequilibrar pela zona central, ajudou defensivamente (principalmente na marcação a Muniain) e foi sempre o jogador leonino com mais critério ao nível da decisão e posse de bola. É sem dúvida um médio com características únicas (técnicas, velocidade, passe e capacidade em desequilibrar com bola pelo meio) e considerando o actual lote de jogadores portugueses nesta posição deveria merecer uma especial atenção de Paulo Bento.

Valencia 0-1 Atl. Madrid (Adrian Lopez 60´) – Os colchoneros chegam à final depois de ultrapassarem o Valencia. O único golo da partida surgiu do génio de Adrian Lopez, que atirou uma autêntica bomba para a baliza de Diego Alves (podem ver o golo no facebook do VM). Tiago vai falhar a final, depois de ter sido expulso aos 79´ por agredir Soldado (o jogador português foi muito provocado pelos elementos do Valencia, num lance em que o árbitro até tinha marcado grande penalidade inexistente, que viria a ser anulada). Falcao pode vencer a Liga Europa e ser o melhor marcador pelo 2º ano consecutivo, enquanto que o Atletico pode conquistar a 2ª Liga Europa em apenas 3 anos. Quem vai levar a melhor no duelo de Atleticos?

Etiquetas: , ,