Ronaldo e Mourinho: De uma Bola de Ouro adquirida, a um mar de dúvidas!

O cenário estava montado, quando aos 14 minutos CR7 fez o 2º golo frente ao Bayern, parecia inevitável que nos primeiros dias de 2013, na Suíça, Ronaldo e Mourinho fossem coroados pela FIFA como o melhor jogador e melhor treinador do Mundo em 2012. A perspectiva de juntar à La Liga uma final da LC deixava a concorrência em termos de treinadores e jogadores a uma distância enorme. Algo que para Portugal, independentemente de se gostar ou não do Real, era um marco histórico, ter 2 portugueses (quando o nosso País tem menos de 11 milhões de habitantes) no topo da hierarquia de uma modalidade que envolve tantos praticantes e tantas emoções é atingir uma dimensão estratosférica. E não vamos ser hipócritas por mais que tanto Ronaldo e Mourinho queiram o sucesso do conjunto de Madrid, ambos querem essencialmente o reconhecimento Mundial com o trono do melhor do Mundo, sabendo que uma coisa leva a outra. No entanto, um conjunto merengue apático deixou-se dominar por um Bayern superior e acabou de maneira justa eliminado. Mourinho falhou em termos técnicos e tácticos (no 11, na estratégia, no banco), Ronaldo falhou nos penaltis, e de um prémio de Melhor do Mundo em 2012, que parecia já não fugir aos 2 portugueses, temos agora uma mão cheia de incertezas. Vencer apenas a La Liga é muito pouco e pode ser insuficiente para que Ronaldo e Mourinho vençam pela 2ª vez a respectiva Bola de Ouro. Acreditamos que ambos ainda estão na pole-position para arrecadar os respectivos prémios, pois Di Matteo e Jupp Heynckes mesmo que vençam a LC e a Taça interna não gozam de comunicação social suficiente para serem considerados, e no que diz respeito aos jogadores a menos que Robben ou Ribery juntem a conquista da Liga dos Campeões ao Euro 2012 dificilmente vão ser considerados, contudo era importante a CR7 e ao Special One atingirem alguns objectivos nos próximos meses para que consigam aproveitar essa pole-position para cortar a meta em 1º lugar, a saber:

Cristiano Ronaldo:
1º - Conseguir o título de melhor marcador da La Liga e como consequência disso ser o Bota de Ouro (caso Messi junte a Bota de Ouro ao título de melhor marcador da LC vai voltar a ganhar vantagem);
2º - Realizar um Euro2012 em grande. Um falhanço em termos colectivos e individuais pode levar a que o português passe a ser rotulado como um jogador que falha nas grandes decisões (a sua prestação na Polónia/Ucrânia vai ter um peso decisivo na decisão final da FIFA/France Football. Golos e meias- finais, o grupo de Portugal cruza com o mais acessível da prova, são condições necessárias para que o protagonismo do português não fique manchado);
3º - Iniciar a época 2012-13 da melhor maneira. Muitas vezes os seleccionadores/jornalistas quando votam em Outubro/Novembro ignoram o que se passou nos primeiros 6 meses do ano e dão essencialmente importância aos últimos jogos. Neste caso a Super-Taça de Espanha que irá opor o Real ao Barcelona ou Bilbao, os primeiros jogos da LC e da La Liga vão ser importantes. Pois se os merengues jogarem uma ou duas vezes com os catalães nesse período e perderem, Ronaldo fica logo com uma posição fragilizada.

José Mourinho:
1º - Estamos num ano em que nenhum treinador sobressaiu (como frisamos Di Matteo e Jupp Heynckes mesmo que vençam a LC e a Taça interna não gozam de comunicação social suficiente para serem considerados) e apenas o técnico que vencer o Euro 2012 pode rivalizar com o português. Se juntar à conquista da La Liga a Super-Taça de Espanha, acreditamos que será meio caminho andado para chegar à Bola de Ouro. Caso chegue ao momento das votações só com um título (a La Liga) poderá perder alguma vantagem.

Conseguirá Ronaldo conquistar a Bola de Ouro de 2012? Que jogadores podem rivalizar com o português? Quais os principais candidatos? E Mourinho, conseguirá o português a sua 2ª Bola de Ouro de melhor treinador do Mundo? Será só 1 título (a  La Liga) suficiente para dar o prémio ao Special One? Quem pode destronar o técnico do Real? Por último, como é que se explica que por exemplo Ronaldo seja tão pouco valorizado pelos portugueses...às vezes parece que são mais os que desejam o seu insucesso do que o seu sucesso, não se dando conta de que como é prestigiante ter um português no Top do futebol Mundial (se Messi é melhor ou pior não está em discussão, mas querer o insucesso do extremo/avançado merengue é algo que nos faz confusão)?

Etiquetas: ,