Man. City vs Man. Utd: O derby mais escaldante das últimas décadas, em causa está a Premier League; Quem levará a melhor: a qualidade dos Citizens (apresenta um plantel muito superior ao rival) ou a experiência do United (é um conjunto com estofo de campeão)

Segunda-feira, pelas 20horas, a cidade de Manchester assemelhar-se-á a um vulcão prestes a entrar em erupção. Em causa, o derby da cidade, que terá lugar no Ettihad Stadium, e que colocará frente a frente as equipas do City e do United. Com apenas 3 jornadas para o desfecho do campeonato, e com ambos os conjuntos separados por apenas 3 pontos, o resultado final será extremamente importante nas contas do título. 

Os citizens, comandados por Mancini, viram reduzida a sua desvantagem pontual nas derradeiras jornadas, o que lhes permite abordar este jogo a dependerem apenas de si próprios para alcançarem o primeiro lugar.  Apenas a vitória interessa, já que em caso de igualdade pontual, encontram-se em vantagem face ao seu opositor (na Premier League, o primeiro factor de desempate é a diferença de golos, onde o City leva uma pequena vantagem, +60 contra +54). Depois da estrondosa vitória por 6-1 em Old Trafford, no jogo da primeira volta do campeonato, os azuis de Manchester, que esta época já foram derrotados na Supertaça, e eliminados da FA Cup pelos red devils, vêm depender, e muito, do próximo jogo, a oportunidade de voltarem às conquistas na Premier League (a última aconteceu na já longínqua temporada de 1967/68). Com jogadores como Nasri, David Silva, Aguero e Tevez, e com um plantel bastante superior em todos os níveis ao do rival, caso o City não vença a Premier League esta temporada (a única competição onde ainda podem ter aspirações a algo), estaremos provavelmente perante o fim do ciclo de Mancini no comando técnico do clube. No caso do United, qualquer resultado que não a derrota, abre boas perspectivas para a revalidação do título (recebe o Swansea na jornada 37 e desloca-se ao terreno do Sunderland na última ronda). Claramente mais um ano onde o trabalho de Alex Ferguson se faz notar. Com um plantel inferior em termos de qualidade e quantidade, comparativamente a City, Chelsea e inclusivamente Tottenham, o escocês, que recentemente afirmou que este será "o maior derby da carreira enquanto treinador do Manchester United", pode elevar ainda mais o número de conquistas na sua já longa carreira ao serviços dos red devils.

Neste jogo não estará só em causa o título de campeão, estará também em discussão a supremacia na cidade,  onde o adormecido City, à custa de milionários investimentos, desafia um United, dono e senhor do lugar de destaque em Manchester, nas últimas décadas. Prognósticos? Quais os onze iniciais que Mancini e Alex Ferguson deverão colocar em campo? Em caso de perda da Premier League, será o fim de ciclo de Mancini no clube? Jogo do título, ou o Newcastle (adversário dos Citizens na jornada 37) pode complicar as contas do City? No frente-a-frente entre os jogadores das duas equipas (Hart vs De Gea; Zabaleta vs Rafael; Kompany vs Evans; Lescott vs Ferdinand; Kolarov vs Evra; Barry vs Carrick; Yaya vs Scholes; Silva vs Nani; Nasri vs Young; Aguero vs Rooney; Tevez vs Welbeck) quem leva a melhor?

A. Carvalho

Etiquetas: , ,