James Rodriguez: Uma época com números brilhantes (12 golos e 9 assistências até ao momento), mas com um nível exibicional fraco, claramente abaixo das expectativas...esperava-se ainda mais do talentoso colombiano, claramente um craque, um daqueles predestinados que pode ser uma figura do futebol Mundial

A segunda época de James no FC Porto, podia muito bem ser objecto de um "case study". Após um ano de adaptação, onde mostrou qualidades, e que era muito mais do que um jogador que chegou ao Dragão devido a mais uma disputa com o Benfica, muitas eram as expectativas dos adeptos portistas em relação a uma das maiores promessas (ou mesmo a maior) do seu plantel. 

E se James não desiludiu, a verdade é que também mostrou que ainda não está no ponto. Senão vejamos, o colombiano é daqueles que não engana. É um jogador brutal, com um pé esquerdo acima da média, claramente vocacionado para grandes voos, para um dos maiores campeonatos europeus. Aquele a quem podemos classificar como o jogador do FC Porto com mais classe a par de Lucho, leva números brilhantes esta época, contabilizando 12 golos e 9 assistências no campeonato até ao momento. Além disso, fez jus à sua alcunha de "El Bandido", no Estádio da Luz, onde com 30 minutos finais fantásticos, "roubou" a vitória aos encarnados no jogo, facto que foi preponderante no desfecho do campeonato (acima de tudo, dada a carga motivacional envolvida). O colombiano serviu também de "abre-latas" em diversos encontros dos azuis e brancos, ao agitar o jogo partindo do banco, abrindo espaços nas defesas adversárias, marcando golos e assistindo os companheiros. Não será isso suficiente para um jogador de apenas 20 anos, a cumprir a segunda época no futebol europeu? Para a maioria sim, mas para James, com o potencial que tem não. "El Bandido" tem ainda aspectos a melhorar. A sua inconsistência exibicional esta época foi muito grande, podemos inclusive, no âmbito geral, concluir que as suas exibições foram melhores quando iniciou o jogo como suplente, do que quando lhe foi reservado um lugar no onze inicial. Melhor em campo em algumas partidas, em muitos outros encontros eclipsou-se (principalmente nesta recta final da competição), estando completamente alheado do jogo. Necessita ainda de adquirir uma maior maturidade (mais uma temporada em Portugal seria o ideal), maior consistência exibicional, mental e física, antes de rumar a outras paragens. Como classifica a temporada de James até ao momento? A inconsistência na qualidade exibicional do colombiano pode ser explicada pela época irregular do FC Porto?  Qual o campeonato onde melhor poderá expor as suas qualidades futebolísticas? 

A. Carvalho

Etiquetas: