FC Porto vence na Madeira e fica a 2 pontos do título; Dragões podem festejar já amanhã, caso o Benfica não vença em Vila do Conde

Marítimo 0 - 2 FC Porto (Hulk 16' g.p., 89' g.p.)

O FC Porto deu um enorme passo rumo à conquista do seu 26º título de campeão nacional, ao derrotar o Marítimo, no Estádio dos Barreiros, por duas bolas a zero. Ambos os golos da partida foram apontados por Hulk, que não perdoou da marca de grande penalidade. Uma eventual perda de pontos do Benfica amanhã em Vila do Conde, acaba desde já com as contas do título, já que apenas 2 pontos separam os dragões do início dos festejos.

No que diz respeito ao encontro, o FC Porto entrou forte, criando diversos desequilíbrios pelo flanco esquerdo, principalmente por intermédio de Varela. Destaque para um cruzamento-remate de Hulk e para um corte providencial de Ruben Ferreira, que quase em cima da linha de golo, evitou o tento inaugural da partida. Golo esse que surgiu pouco tempo depois, estavam decorridos 16 minutos, quando uma atitude infantil de Fidélis (corte com a mão, num lance controlado pela defesa madeirense), colocou Hulk na linha dos 11 metros, e este não desperdiçou. A desvantagem no marcador, espevitou um pouco o Marítimo, que procurou jogar um futebol mais apoiado, construir mais o jogo, contrariamente ao que se verificou no início da partida (a opção de colocar João Luíz no onze inicial, incutiu um maior poderio físico, mas uma menor capacidade de posse de bola). Até ao final do primeiro tempo, apesar de uma melhoria dos madeirenses, a melhor ocasião de golo pertenceu ao FC Porto, à qual Salin correspondeu com uma boa defesa com os pés, a um remate de James. No segundo tempo, o Marítimo promoveu as entradas de Heldon (ao intervalo) e Benachour, que animaram o encontro. O melhor período da partida, ocorreu sensivelmente entre os 65 e os 80 minutos, com ocasiões em ambas as balizas (Hulk, Fidélis e Benachour podiam ter alterado o marcador). Com duas substituições claramente defensivas na recta final do encontro (James por Defour, e Lucho, que tivera nos pés uma grande oportunidade de golo, por Rolando), Vítor Pereira viu ainda Hulk, novamente de grande penalidade (desta vez por falta de Rafael Miranda sobre Djalma), estabelecer o resultado final. Hulk foi o melhor em campo, sempre bastante activo pelos flancos, tendo sido ele o autor dos 2 golos. Varela começou bem a partida, mas foi diminuindo de produção, até que foi substituído. James esteve um pouco apagado, enquanto que o meio campo portista fez um jogo equilibrado, sem grandes sobressaltos. Maicon realizou mais uma boa exibição, muito seguro nas bolas paradas, tendo sido apenas por uma vez ultrapassado por Fidélis. Helton e Salin (sem culpas nos golos sofridos), mostraram atenção e segurança, sempre que postos à prova. Briguel foi inúmeras vezes ultrapassado no flanco direito da defesa madeirense, ao passo que Fidélis, Sami, Danilo Dias e Benachour mostraram bons apontamentos. Destaques?

Etiquetas: ,