Conferência de Oeste - Frente-a-Frente: San Antonio Spurs (1º) ou Utah Jazz (8º)?; Bulls vencem o 1º jogo dos playoffs, mas Rose lesiona-se novamente e vai falhar o resto da temporada

Muitos acreditavam que era este ano que os Spurs iam finalmente ceder e começar a reconstrução. Mas, mais uma vez, Gregg Popovich fez uma gestão fantástica dos seus veteranos e levou a equipa novamente ao 1º lugar da Conferência Oeste. Por outro lado, os Utah Jazz chegam aos playoffs com uma equipa perigosa, liderada por um frontcourt temível constituído por Paul Millsap e Al Jefferson (com Favors no banco), mas que não tem conseguido manter a bitola exibicional sempre em cima. Os Spurs partem para esta eliminatória em vantagem muito pelo facto de Tony Parker estar a realizar uma época fantástica (o 3º melhor jogador na fase regular) e especialmente porque Duncan e Ginobili fizeram uma gestão física inteligente e podem agora "explodir". É meritório o trabalho de Popovich, que conseguiu levar esta equipa a 50 vitórias, potenciando jogadores jovens e fazendo-os subir de forma nas alturas decisivas. A favor da equipa de Salt Lake City está o factor casa, que ao longo dos últimos anos se tem revelado sempre decisivo para as aspirações do Jazz. Contudo, será a forma como Utah vai defender que vai decidir o futuro desta equipa nos playoffs. Se é verdade que Millsap e Jefferson são jogadores muito perigosos nas zonas perto do cesto (a que se juntam Derrick Favors e Enes Kanter, formando assim um frontcourt muito alto que vai colocar problemas quando estiver DeJuan Blair a defender), também é verdade que os Spurs este ano transformaram-se na melhor equipa a lançar da linha de três pontos, passando a ser o ataque mais eficiente da liga em termos estatísticos. Por isso, os Jazz vão ter de ser muito criteriosos e rápidos a defender porque, por um lado irão ter as penetrações de Ginobili e Parker  ou os movimentos de poste alto de Tim Duncan, e, por outro, os lançamentos de três pontos que tantas vezes têm entrado nesta época. As adições de Patty Mills, Stephen Jackson e Boris Diaw fortaleceram muito o banco de San Antonio e também isso pode destacar os Spurs quando estiverem as segundas unidades dentro de campo. Por tudo isto, pese o facto de os Jazz serem uma equipa perigosa que vai aproveitar o factor casa, na opinião do VM os Spurs vão arrumar ao assunto ao fim de 5/6 jogos avançando assim para a próxima fase. Popovich merece ser o treinador do ano pelo trabalho à frente dos Spurs? Quais são as chaves para desbloquear esta eliminatória? É realista pensar numa surpresa dos Jazz, à semelhança do que aconteceu o ano passado com os Memphis (na altura eliminaram os super-favoritos San Antonio, que também tinham sido o melhor conjunto do Oeste)? A veterania dos Spurs, aliada à juventude de alguns jogadores (Leonard, Blair), coloca a equipa de San Antonio como uma das favoritas ao título?


PS - Nos encontros dos playoffs até ao momento, os Heat derrotaram os Knicks por uns expressivos 100-67 (Lebron marcou 32 pontos, mas foram os seus flops no 2º período que enervaram o conjunto de New York e acabaram por condicionar o encontro), e os Bulls venceram os 76ers por 103-91, no jogo de abertura. Uma vitória com sabor amargo para Chicago, já que D. Rose perto do fim da partida lesionou-se com gravidade e vai falhar o resto da época. Destaques destes 2 encontros? Até que ponto a lesão de Rose (o MVP do ano passado) aniquila as esperanças dos Bulls em chegar ao anel este ano? Será Rose "o novo Brandon Roy"?

P. Pinto

Etiquetas: