Conferência de Oeste - Frente-a-Frente: LA Lakers (3º) ou Denver Nuggets (6º)? Magic vencem em Indiana, Durant derrota os Dallas no último segundo

De um lado os Lakers que tiveram uma época bastante atribulada (situação indefinida em relação a  Pau Gasol - o espanhol foi humilhado pelo franchise ao tentarem trocá-lo, saídas de Odom e Fisher, a tentativa de aquisição de Chris Paul, e mudança de treinador), mas sólida no final da fase regular, com o terceiro lugar e a hegemonia de LA segura. Do outro lado estão os Denver Nuggets, uma equipa destruída depois da saída de Carmelo Anthony mas que foi buscar forças, reconstruiu-se e hoje em dia apresenta uma série de jogadores interessantíssimos (Ty Lawson tem-se afirmado um dos melhores bases, Kenneth Faried foi um dos rookies que se revelou melhor jogador). Algo que pode beneficiar muito os Nuggets (ou prejudicar os Lakers, dependendo do ponto de vista) é o estado físico de Kobe Bryant. O Black Mamba teve este ano uma taxa de utilização muito elevada, sendo até obrigado a parar por lesão nos últimos jogos, já prevenindo os playoffs, mas, mesmo assim, conseguiu mais uma brilhante temporada, especialmente tendo em conta o facto de a idade não parar de avançar e ter levado a equipa ao colo em muitas ocasiões. Na perspectiva do conjunto de LA, Andrew Bynum finalmente teve uma época completa, sem lesões, e onde mostrou o seu valor real. O jovem poste está a assumir-se como um dos melhores Centers da liga e vai ser um problema que os Nuggets vão ter de resolver se querem ter hipóteses de chegar às meias-finais. Outro ponto fulcral desta eliminatória vai ser a forma como Ramon Sessions se vai estrear nos playoffs - o jovem base chegou aos Lakers como resposta ao problema da lentidão no backcourt da equipa de Los Angeles e vai ter de o provar quando tiver o rapidíssimo Ty Lawson pela frente. Onde a equipa de Denver vai ter vantagem é a partir do banco, jogadores como McGee, Harrington, Miller fazem dos Nuggets um dos planteis com mais profundidade na NBA. Embora nesta época os Lakers tenham ganho três jogos e perdido apenas um frente aos Nuggets, o historial mostra como Denver consegue incomodar muito os Lakers, especialmente a jogar no Pepsi Center. Ainda assim, a experiência dos Lakers, com a vontade de ganhar de Kobe, não vão deixar os Nuggets avançar para a próxima fase embora vá ser uma série bastante equilibrada, decidida nos pormenores. Por tudo isso, o VM aposta numa vitória dos Lakers ao fim de seis jogos complicados, preparando-se para enfrentar os Mavericks ou Thunder. Kobe Bryant vai regressar da lesão mais forte e mostrar tudo o que vale? Ou o tempo de Kobe chegou ao fim e está na hora dos Lakers se reconstruírem à volta de Bynum? A velocidade de Ty Lawson vai ultrapassar Sessions e dar vantagem aos Nuggets? Sempre considerados candidatos ao título, os Lakers merecem esse rótulo este ano? Até que ponto a experiência de George Karl pode ser decisiva neste duelo?

P. Pinto


PS - Mesmo sem contar com Dwight Howard os Magic foram a Indiana bater os Pacers por 77-81. Já os Thunder, no jogo mais esperado desta 1ª ronda, bateram os Mavs por 99-98. Kevin Durant a 1.5 segundos do final garantiu o triunfo num encontro onde o conjunto de Dallas esteve quase sempre na frente e demonstrou que o clique dos playoffs é completamente diferente da fase regular. Destaque para a exibição de Ibaka, o PF com os seus 22 pontos, alguns em momentos decisivos acabou por ser fundamental para os OKC.

Etiquetas: