Braga derrotado em casa pelo Olhanense; Minhotos já não vencem há 4 jogos e deixam o Sporting a depender de si na luta pelo 3º lugar

Sp. Braga 1-2 Olhanense (Nuno André Coelho 19´; Caue 57´ e Dady 74´)

O Sp. Braga foi derrotado em casa perante o Olhanense e poderá ver o Sporting a apenas 3 pontos, caso os leões vençam a Académica na próxima segunda-feira. Os minhotos realizaram uma primeira parte tranquila, contudo, demasiados erros defensivos deitaram tudo a perder no segundo tempo. O Sp. Braga apenas conquistou 1 ponto dos últimos 12 possíveis e poderá ter dito adeus ao 2º lugar.  O Olhanense conquistou uma excelente vitória e chegou aos 35 pontos (recorde do clube), logo no dia em que completa 100 anos. 

A partida começou numa toada lenta, sempre com o Sp. Braga a ter a iniciativa de jogo, contudo, à excepção dos remates de fora da área (Caue, Ruben Amorim e Custódio), as balizas não foram ameaçadas. Aos 19 minutos, o Sp. Braga passou para a frente do marcador, depois de Nuno André Coelho desviar com sucesso (de cabeça) um livre de Alan. Os minhotos ficaram com maior tranquilidade e poderiam ter chegado ao 2-0, não fosse o remate de Lima, à passagem da meia hora, ter sido defendido por Fabiano. O segundo tempo começou com uma boa iniciativa de Wilson Eduardo, que foi parada por Quim (defendeu para canto). Pouco tempo depois, os algarvios marcaram mesmo. Caue aproveitou uma falha de Quim (e de um defesa minhoto) e, na sequência de um pontapé de canto, empurrou para o fundo da baliza minhota. Com o 1-1, o jogo ganhou emoção, com o Sp. Braga a arriscar tudo para chegar ao golo e o Olhanense a responder no contra-ataque. Nuno Gomes cabeceou para grande defesa de Fabiano, enquanto que Dady, isolado, permitiu a intervenção de Quim. Contudo, à segunda tentativa, o cabo-verdiano não desperdiçou. Wilson Eduardo recuperou a bola a meio campo e lançou o avançado do Olhanense, que fez o 1-2 frente a Quim. A resposta dos minhotos veio de pronto, com Douglão a marcar golo, mas em situação irregular (anulado pelo auxiliar). O defesa brasileiro excedeu-se nos protestos e recebeu ordem de expulsão. Apesar de estar reduzido a 10 elementos, o Sp. Braga pressionou durante os últimos minutos e poderia ter chegado ao golo em duas excelentes situações. Primeiro foi Custódio a rematar dentro da área, para Fernando Alexandre cortar em cima da linha de golo e, no minuto seguinte, foi Fabiano a defender também em cima da linha de golo um remate de Nuno Gomes. Um resultado injusto para as oportunidades de golo criadas pelo Sp. Braga, mas que penalizou a forma como a equipa sofreu os seus golos. Fabiano Freitas voltou a ser um "gigante" entre os postes, enquanto que Wilson Eduardo comandou a reviravolta algarvia. Principais destaques?

PS - Neste momento, o Sp. Braga está a 3 pontos do Benfica e tem o Sporting a 6 (os clubes de Lisboa têm menos 1 jogo), contudo, esta pontuação poderá ficar alterada com a situação da União de Leiria. Caso os leirienses falhem os restantes 3 jogos e abandonem a competição (os jogadores profissionais rescindiram, mas poderão ainda utilizar os juniores), o Sp. Braga irá ganhar 3 pontos aos seus dois rivais directos, porque os jogos da U. Leiria serão anulados (o Sp. Braga perdeu 1-0 em Leiria, enquanto que Sporting e Benfica ganharam os seus encontros frente aos leirienses). A classificação ficaria assim: Benfica (26 jogos e 59 pts, faltando jogar contra Rio Ave e Vit. Setúbal), Sp. Braga (26 jogos e 56 pts, faltando jogar contra Beira-Mar e Sporting) e Sporting (25 jogos e 47 pts, faltando jogar contra Académica, FC Porto e Sp. Braga). Com a derrota frente ao Olhanense, os minhotos ficaram mais longe do 2º lugar, contudo, caso ganhe os pontos que perdeu em Leiria, ficariam perto de assegurar o 3º lugar. Entretanto, já veio para a discussão que os resultados já homologados não poderão ser anulados, pelo que, esta situação ainda poderá dar várias voltas. Uma coisa parece certa, a Liga de Clubes têm em mãos uma situação bastante bicuda que merece ser tratada com a maior celeridade para bem da verdade desportiva. 

Etiquetas: , ,