SC Braga: Candidato dentro das quatro linhas, mas já campeão do mercado interno

"Vocês não querem? Ok, não há problema, nós ficamos com ele!" Estas podem muito bem ter sido as palavras que António Salvador mais utilizou, desde que assumiu a presidência do SC Braga. Se analisarmos a constituição do actual plantel dos gverreiros, constatamos que são inúmeros os jogadores que já representaram pelo menos um dos denominados "3 grandes" do futebol português, afirmação desactualizada nos dias de hoje, dado o crescimento do clube minhoto. Começando pela baliza, o SC Braga apresenta dois guarda-redes com elevada experiência. Quim (ex-SLB), internacional português, é o titular, sendo secundado por Berni, guardião proveniente da Lazio de Roma. Subindo no terreno, na defesa encontramos Nuno André Coelho (ex-FCP e SCP), Miguel Lopes (ex-FCP e com passagem pela formação do Benfica), Baiano e Paulo Vinicius, contratados a Paços de Ferreira e U. Leiria, respectivamente. A estes, podemos adicionar os brasileiros Ewerton, Douglão e Samuel, estes últimos adquiridos a clubes europeus (Kavala da Grécia e Anderlecht). Já Elderson e Imorou, curiosamente dois laterais esquerdos, são provenientes de dois clubes franceses, mais propriamente Rennes e Chateauroux. No centro do terreno, os gverreiros contam no seu elenco com Ruben Amorim (emprestado pelo SLB), Custódio e Hugo Viana (dois jogadores com passagens pelo clube de Alvalade), Vinicius, Djamal, Mossoró, Leandro Salino (recentemente adaptado a defesa direito) e Luís Alberto, estes últimos todos contratados a clubes presentes no nosso campeonato. No ataque às redes contrárias, os arsenalistas têm nas suas fileiras Alan, Hélder Barbosa, Ukra (todos com passagem pelo FCP, o extremo direito encontra-se mesmo emprestado pelos dragões) e Nuno Gomes (ex-SLB). A estes nomes podemos ainda acrescentar a promessa Édson Rivera (ex-Atlas), bem como Lima, Paulo César e Carlão, que exceptuando este último, foram adquiridos...também a clubes portugueses!

O SC Braga poderá não ser o clube com mais pontos na tabela no fecho da 30ª jornada, mas é já claramente o campeão do mercado interno no futebol português pela maneira como consegue com um orçamento muito inferior aos rivais fazer um trabalho competente ao nível da prospecção e aquisição de jogadores, muitas vezes aproveitando o que os ditos "grandes" rejeitam e pela maneira como forma conjuntos equilibrados e competitivos. Os gverreiros estão neste momento numa série impressionante de 13 vitórias consecutivas, algo que apenas José Mourinho e Villas-Boas conseguiram, o que lhes permite seguir na liderança isolada da Liga, antes de duas jornadas em que muito estará em jogo. Uma equipa séria e extremamente competente, à imagem de Leonardo Jardim, que na sua primeira época no clube está desde já a marcar a sua posição. Pegou num conjunto que viu partir toda a sua linha defensiva (Artur, M. Garcia, Paulão, Rodriguez, Silvio e Vandinho, todos rumaram a outras paragens), zona do terreno que normalmente demora mais tempo a calibrar, e nem o azar de diversas lesões ao longo da presente época (Baiano, Salino, Ewerton, NAC, Vinicius, Imorou, Custódio, Ukra e Alan já estiveram todos de fora), têm impedido o sucesso dos minhotos. Sem a necessidade de desculpas nos momentos menos bons, António Salvador e restantes membros directivos e da equipa técnica revelam conhecer o futebol português como poucos...ou mesmo como ninguém.

Na sua opinão, que jogadores do plantel actual do Braga teriam lugar no onze titular dos outros candidatos ao título? Existe um fraco aproveitamento de SLB, FCP e SCP, em relação aos jogadores do nosso campeonato? Em muitos casos, não seria melhor um jogador português, ou da Liga ZON-Sagres, já adaptado e mais acessível no valor económico, do que "arriscar" num jogador estrangeiro? Se tivesse de formar um top5 dos responsáveis pela excelente época do Braga quais seriam (de maneira hierárquica) as suas escolhas?

A. Carvalho

Etiquetas: