Melgarejo trava o Porto; Empate dos Dragões permite ao Braga ascender ao 1º lugar da Liga caso os minhotos vençam a Académica

Paços de Ferreira 1-1 FC Porto (Melgarejo 79´; Ricardo 47´a.g.)

Uma partida bem disputada na Mata Real, onde os dragões saltaram para a frente quando menos o mereciam, enquanto que o Paços empatou depois do FC Porto ter desperdiçado boas ocasiões para fazer o 0-2. A Liga ZON-Sagres está assim ao rubro, com FC Porto e Benfica separados por 1 ponto e com o Sp. Braga à espreita da liderança. Caso os minhotos ganhem amanhã à Académica, passam para o 1º lugar, com 1 ponto de vantagem para o FC Porto e 2 para o Benfica. Lucho (defesa de Cássio) e Janko (ao poste, de baliza aberta) falharam as melhores oportunidades de golo na 1ª parte, com o Paços a responder através de um cabeceamento de Melgarejo (o jogo não teve grande velocidade nesta fase). No início do 2º tempo, os dragões chegam à vantagem através de um auto-golo de Ricardo e ficaram bastante perto da vitória por diversas ocasiões. Hulk teve o golo nos pés por 4 vezes, contudo, Cássio esteve gigante na baliza pacense e negou o 0-2 ao FC Porto. Num pontapé de canto a favor do Paços, surgiu o golo do empate, por intermédio de Melgarejo. Incrível como o paraguaio escapou à marcação da defensiva azul e branca, pois era o único jogador do Paços na pequena área. Os dragões tentaram um "pressing" final, contudo, o resultado ficou fechado depois do cabeceamento de Melgarejo.

Destaques para a grande exibição de Cássio e Luiz Carlos no Paços de Ferreira e para Hulk do lado do FC Porto, pois foi o único a tentar lutar contra a defensiva pacense. Lucho, à excepção de um bom passe (desmarcou Hulk com grande categoria), fez mais um encontro muito pobre. As suas segundas partes então têm sido constrangedoras, tal é o seu apagamento. Janko foi o pior em campo. Falhou um golo fácil, de baliza aberta, e falhou sempre ao nível das movimentações e posicionamento (esforço, saltar às bolas, mas sem dar sequência e tentativa de lutar, qualquer adepto que pudesse actuar pelo seu clube faria...os elogios que recebeu do comentador da Sport TV são apenas mais uma demonstração da fraca qualidade/fracos conhecimentos que afecta a maioria dos indivíduos que falam de futebol em Portugal na Comunicação Social; os que falam na TV com uma consequência maior, pois condicionam ainda mais a opinião das pessoas). Principais destaques?

Liga ZON-Sagres – O Vit. Setúbal conquistou importante vitória rumo à manutenção, depois de bater a União de Leiria por 1-0. Miguelito marcou o golo solitário, logo aos 3 minutos de jogo, que colocou os sadinos com 6 pontos de vantagem para os lugares de despromoção. Quem se apresenta em má forma é o Beira-Mar, que somou nova derrota. Os aveirenses receberam o Nacional e perderam por 3-0 (Claudemir 15´g.p. e 63´g.p. e Keita 75´). O Vit. Guimarães foi a Vila do Conde derrotar o Rio Ave por 1-0 (Edgar aos 78´) e colocou alguma pressão no Marítimo.

Premier League – Enquanto Manchester United e Fulham não medem forças para ver a quantos pontos o City vai ficar da liderança (em caso de derrota do United, os dois rivais ficam com os 70 pts), o Newcastle aproveitou a visita ao terreno do WBA para se aproximar dos lugares que dão acesso à Liga dos Campeões. Cisse (2x) e Ben Arfa chegaram ao 3-0, enquanto Shane Long reduziu para o 1-3 final. Os magpies somam 50 pts, os mesmos do Chelsea, e menos 5 que o Tottenham.

Bundesliga – O Borussia Dortmund não quis ficar atrás do Bayern em termos de goleadas e foi a Colónia massacrar o seu rival. Novakovic ainda abriu o activo para a equipa da casa, contudo, Piszczek, Kagawa (2x), Lewandowski, Gundogan e Perisic deram a volta ao marcador (1-6). O Estugarda derrotou o Nuremberga por 1-0 e aproximou-se dos lugares europeus.

Ligue 1 – O Toulouse derrotou o Auxerre (lanterna-vermelha) por 1-0 e regressou ao 4º lugar da Liga Francesa, a apenas 3 pontos do Lille, enquanto que o Dijon deu um passo importante rumo à manutenção, depois de derrotar o Caen por 2-0. No topo da Liga, o PSG empatou em casa com o Bordéus (1-1) e ficou com os mesmos 60 pts do Montpellier.

Serie A – Lazio (1-0 ao Cagliari) e Atalanta (2-0 ao Bolonha) foram os únicos vencedores da tarde. Os romanos reforçaram o 3º lugar (têm agora 3 pontos de vantagem para Nápoles e Udinese), enquanto que a equipa de Bérgamo continua a mostrar grande qualidade na Liga Italiana. O Nápoles desperdiçou uma vantagem de 2 golos na recepção ao Catania (2-2), resultado que se repetiu no Genova-Fiorentina e no Cesena-Parma. Novara e Lecce empataram sem golos, enquanto que o Chievo-Siena terminou 1-1. Na partida da noite, a Juventus derrotou o Inter por 2-0 (Cáceres e Del Piero) e voltou a ficar a apenas 4 pontos do AC Milan.

La Liga – O Saragoça somou o 2º triunfo consecutivo na Liga Espanhola (1-0 ao Atletico Madrid) e aproximou-se dos lugares que garantem a permanência na Liga. Já os madrilenos afastaram-se dos lugares europeus, sendo a Liga dos Campeões cada vez mais uma miragem (8 pontos de desvantagem). Málaga (2-1 no terreno do Espanyol) e Osasuna (2-1 no terreno do Levante) perseguem o objectivo 4º lugar (os andaluzes estão inclusive empatados com o Valencia em 3º), enquanto que o Athletic Bilbao, tal como o de Madrid, ficou mais longe dos lugares europeus (1-1 frente ao Sp. Gijon). O Villarreal somou um importante triunfo no terreno do Rayo Vallecano (2-0), afastando-se dos lugares de perigo.

Modalidades – O Sporting vai marcar presença nas meias finais da Taça Challenge, depois de bater os romenos do Suceava por 30-24 na 2ª mão; o Benfica foi eliminado pelo Celje da Eslovénia, apesar de ter ganho por 31-30 na 2ª mão dos quartos-de-final da Taça das Taças; FC Porto venceu ABC por 27-26 e comanda a Liga de Andebol com grande tranquilidade; Benfica derrotou FC Porto na Liga de Basquetebol, numa partida disputada no Dragão Caixa (76-67) e ficou a apenas 1 ponto dos dragões; Fernando Alonso venceu o chuvoso GP da Malásia, à frente do surpreendente mexicano Sergio Pérez (Sauber) e Lewis Hamilton.

Etiquetas: , , , , , , , , , ,