Guardiola afirma que Raul é o melhor jogador espanhol de sempre, volta a mencionar que Bielsa é o melhor treinador do Mundo e que este Bilbao é a grande sensação da Europa, e dá razão ao Visão de Mercado e ensina os clubes portugueses: Qual é a diferença da formação do Barcelona para as outras? «Há gente que trabalha melhor que nós, mas, aqui, nós colocamo-los a jogar»

Josep Guardiola, teceu hoje rasgados elogios a Raúl, avançado do Schalke e ex-capitão do Real Madrid. «A presença de Raúl no Europeu é uma decisão de Del Bosque. Agora, ele é o jogador espanhol mais importante de todos os tempos. É impressionante. É o melhor e foi o melhor. Ontem fez um golo de vólei e o primeiro é parecido a outros 500 que já marcou. É um exemplo para aqueles que estão a começar. Joga há tantos anos e fez tantos golos. É incrível», afirmou o treinador catalão. Concorda com Guardiola? Será Raul o melhor jogador espanhol de sempre? Do que viu jogar, qual o seu Top5? VM - Emilio Butragueño e Michel eram bons (Di Stefano já não é do nosso tempo, como tal, preferimos não opinar), mas Raul foi e é muito melhor. Concordamos que Raul foi o jogador espanhol mais importante na história, mas para o VM Xavi é o melhor jogador espanhol de todos os tempos. Iniesta e Raul completam o nosso pódio. O próprio Guardiola merece um lugar neste Top10, outro elemento a destacar (que para muitos não tinha lugar nem no Top50) é Luis Enrique, como é óbvio é inferior a Villa, Torres, Casillas, Hierro, mas a sua raça, atitude, polivalência era notável.

Noutro âmbito Guardiola foi questionado sobre as camadas jovens do Barça (de longe a melhor escola de formação do Mundo). Afinal, qual é a diferença da «cantera culé» para as outras? «Há gente que trabalha melhor que nós, mas, aqui, nós colocamo-los a jogar», argumentou. Uma afirmação simples, inteligente e que traduz o que o VM tem vindo a referir (ler aqui): Como é que querem que jovens como Nélson Oliveira, David Simão, Cafu, Betinho, Esgaio, Chaby, Adrien, Tiago Ferreira, Tozé, etc, sejam craques ou opções quando não os metem a jogar nem lhes dão condições para evoluir e se afirmar? É óbvio que dos escalões de formação dos nossos principais clubes não vão sair todos os dias jogadores como o Messi, Cesc, Iniesta, Xavi, Pique ou Busquets, mas se a aposta nos elementos que saem dos escalões jovens for nula ou intermitente dificilmente vamos saber se atletas como os referidos seriam melhores que Emerson, Janko, Wolfswinkel, Matic, etc. Como é se explica que o Barcelona, a melhor equipa do Mundo nos últimos 6 anos, tenha construído o seu sucesso devido à formação, e em Portugal haja uma política de aposta constante no jogador estrangeiro (pois na teoria segundo alguns são melhores do que os nosso portugueses que nunca viram sequer jogar pois não tiveram oportunidade para tal)?

Por último, o treinador do Barcelona aproveitou mais uma vez para elogiar Bielsa e o seu Bilbao (equipa que vai defrontar amanhã algo que tem gerado muita polémica em Espanha pois os bascos nem 48h vão descansar). Para Guardiola não há dúvidas, o Athletic é a grande sensação da temporada a nível europeu e Bielsa o melhor treinador do Mundo na actualidade (o catalão afirmou mesmo que aprende todos os dias com o argentino). Concorda?

Etiquetas: , ,