Bruno César nos descontos derrota o Braga; Resultado feliz, com a "estrelinha" que pode dar o campeonato ao Benfica; Águias sobem ao 2º lugar, Minhotos (que tiveram Mossoró e Custódio em destaque) mereciam outro resultado

Benfica 2-1 Braga (Witsel 77´g.p. e Bruno César 90´+2; Elderson 82´)

Benfica e Sp. Braga mostraram argumentos de candidatos ao título, numa partida de excelente nível e decidida apenas nos últimos 15 minutos. Um resultado, injusto para os minhotos, que deixa tudo em aberto na Liga. Os dois rivais equivaleram-se, contudo, a "estrelinha" caiu sobre o Benfica, com um golo aos 92 minutos. São os golos nestas ocasiões e nestes momentos, que poderão decidir os campeonatos. Com este resultado, o FC Porto saltou para a liderança da Liga, com o Benfica a 1 ponto e Sp. Braga a 2 pontos. Bruno César foi o melhor jogador dos encarnados (marcou o golo decisivo e ainda ganhou a grande penalidade), Mossoró e Custódio foram os melhores em campo e Elderson foi o grande protagonista da partida (cometeu grande penalidade, marcou o golo dos minhotos e foi ultrapassado por Gaitán no 2º golo do Benfica).

Quanto à partida, os encarnados entraram decididos a marcar cedo, enquanto que os gverreiros espreitavam as transições rápidas. Rodrigo e Bruno César foram os primeiros a testar Quim, contudo, o Benfica não conseguia definir bem o último passe/remate. Na resposta, os minhotos tentavam o contra-ataque, com Mossoró e Lima em destaques. A primeira parte terminou com uma defesa de Artur a remate de Mossoró, na melhor e única situação de golo até então. No início do 2º tempo, o Benfica voltou a entrar melhor, contudo, os minhotos foram mais perigosos na sua ofensiva. Lima rematou por cima na sua melhor oportunidade, Witsel respondeu com um lance onde Quim levou a melhor e, depois, Mossoró, completamente sozinho na área, cabeceou para fora na melhor ocasião de golo em toda a partida. Os minhotos tinham a partida controlada e saíam em perigosos contra-ataques, contudo, Elderson, cometeu uma grande penalidade sobre Bruno César e Witsel colocou os encarnados em vantagem. Os minhotos responderam logo de seguida, com o mesmo Elderson a marcar o golo do empate após um erro de Artur. Quando se esperava um empate 1-1, Bruno César rematou certeiro para o 2-1 final e vitória do Benfica.

Destaques:

Sp. Braga - Interrompeu o ciclo de 13 vitórias consecutivas, mas demonstrou que é um forte candidato título. Fez o seu jogo (foi claro que o empate beneficiava os minhotos e os comandados de Jardim jogaram com isso), criou a única oportunidade de golo na 1ª parte e a mais flagrante da 2ª (ambas por Mossoró) e inclusive estava por cima do encontro quando o Benfica chegou ao 1-0. Os gverreiros descem para 3º lugar e sabem que neste momento já dependem dos resultados do Benfica para chegar ao título e que precisam igualmente de ganhar ao FC Porto para não depender dos resultados dos azuis e brancos.

Benfica - Voltou a ter "estrelinha" que já tinha tido recentemente frente ao Paços, no entanto, também foi evidente que os encarnados procuraram sempre a vitória (apesar de esse querer não estar directamente ligado com a qualidade do futebol, clarividência e capacidade em desequilibrar). As águias disputam na próxima jornada um encontro decisivo com o Sporting, com a certeza que nas restantes jornadas o calendário beneficia claramente o clube da Luz.

Bruno César - O elemento mais esclarecido dos encarnados. Rematou várias vezes, marcou o golo decisivo e ainda sofreu a grande penalidade que originou o 1º golo do Benfica.

Gaitán/Rodrigo - Dois dos jogadores que mais tentaram desequilibrar na frente de ataque dos encarnados, mas quase sempre sem definirem bem no final. O argentino foi decisivo no 2º golo do Benfica.

Maxi/Capdevila - O uruguaio não mostrou a mesma intensidade que noutras partidas, enquanto que o espanhol, apesar de ter passado por algumas dificuldades, conseguiu apresentar-se num nivel melhor que Emerson.

Javi Garcia - Muitas dificuldades no meio encarnado, sobretudo, pela liberdade que deu a Mossoró para construir jogadas de perigo para os minhotos.

Mossoró/Custódio - Os melhores elementos em campo. O brasileiro esteve muito bem na organização do ataque minhoto, aproveitou os espaços concedidos pelo meio campo encarnados e apenas falhou na finalização. O português encheu o meio campo com toda a sua qualidade táctica.

Lima - O goleador da Liga procurou bem os espaços na defensiva encarnada, criou desequilíbrios, mas, tal como Mossoró, não foi feliz na finalização.

Nuno André Coelho/Douglão - Duas boas exibições por parte da dupla de centrais do Sp. Braga. Anularam Cardozo (não teve qualquer espaço para fazer uso do seu pé esquerdo) e mostraram tranquilidade perante o maior caudal ofensivo do Benfica.

Etiquetas: ,