Portugal empata na Polónia; Exibição assente na ineficácia e com uma 2ª parte medíocre resulta num nulo antes do Euro'2012

Polónia 0-0 Portugal

A selecção nacional empatou sem golos no jogo inaugural do Estádio Nacional da Polónia, depois de uma primeira parte prometedora. A estreia de Nélson Oliveira, a excelente exibição de Rui Patrício e a lesão de Fábio Coentrão, foram os principais destaques da noite em Varsóvia.

A partida começou com Portugal ao ataque e Szczesny a parar os remates de Nani. O jogador do Manchester United travou um duelo intenso com o rival do Arsenal, mas o guarda-redes polaco levou sempre a melhor. Em cima do intervalo, as duas melhores ocasiões do encontro, com Jelen a surgir isolado perante Patrício (defesa do guarda-redes português) e um contra-ataque, com 3 contra 0, mas que Nani, inexplicavelmente rematou para fora. No segundo tempo, o jogo decresceu de ritmo, aproveitando os polacos para subir no terreno. Obraniak foi o primeiro a testar Patrício no 2º tempo, enquanto que apenas um remate de Cristiano Ronaldo, de livre, teve a direcção da baliza. Os minutos finais foram de maior pressão do lado polaco, mas foi novamente Rui Patrício a brilhar e a negar o 1º golo do Estádio Nacional da Polónia por diversas vezes.

Destaques:

Paulo Bento - Se ignorarmos o jogo amigável com a Espanha e a 2ª mão com a Bósnia, o encontro de hoje foi em tudo semelhante à mediocridade que esta selecção tem exibido nos últimos tempos (não consegue ser tão mau como nos tempos de Queiroz, e continuamos a acreditar em Bento, mas pede-se mais). A defesa falhou (principalmente o centro-esquerda), o meio campo (o VM anda há 2 anos a dizer que é a principal lacuna de Portugal) não conseguiu criar, ter posse bola e fazer transporte da mesma, e na frente voltou a faltar uma referência na área. Todos sabem que o leque de opções de Bento é limitado (os clubes nacionais não apostam nos jogadores portugueses) mas este tipo de jogos podia servir para explorar outras soluções, como jogar em 4-4-2, ou então à Barcelona sem avançado e com Quaresma, Nani e Ronaldo na frente, e principalmente apostar em novos jogadores.

Rui Patrício - O melhor jogador português em campo. Na 1ª parte na única vez que foi chamado a intervir disse presente (o avançado polaco seguia isolado), enquanto que no 2º tempo fez 3/4 defesas de bom nível. Como o VM tem afirmado, o guardião já passou para o patamar daqueles que dão pontos.

Nani - Foi o elemento mais interventivo, o que participou mais, o que desequilibrou mais, mas foi igualmente o que mais falhou em termos de finalização. Algum individualismo, e um falhanço inacreditável (quando estavam 3 para 0) mancharam a exibição daquele que foi o melhor jogador português durante a qualificação.

Bruno Alves/Nélson - Foram os responsáveis pelos melhores momentos ofensivos da Polónia na 2ª parte. Exibições desastrosas que no caso do defesa do Bétis, muito provavelmente lhe terá retirado as hipóteses de ir ao Europeu.

Hugo Almeida/Ronaldo - O avançado foi uma nulidade; já CR7 apesar de interventivo na 1ª parte, contribuiu (não sendo tão individualista como Nani) para a ausência de bolas na área polaca, principalmente na direcção de Almeida.

Pepe/Veloso - Duas das boas exibições de Portugal, o central esteve imperial na defesa, enquanto que o médio foi claramente o mais competente no meio campo (Manuel Fernandes não entrou bem na partida, enquanto que Meireles voltou a estar muito apagado).

Moutinho/Nélson Oliveira - O 1º jogou 45 minutos e apesar das suas limitações em termos de transporte e posse de bola emprestou intensidade; já o avançado entrou na recta final do encontro e somou assim a sua 1ª internacionalização pela equipa A de Portugal.

Wojciech Szczęsny - O guarda-redes do Arsenal, de apenas 21 anos, dividiu com Patrício o protagonismo da partida. Excelentes intervenções (quase todas no 1º tempo) a confirmar que é claramente o elemento mais nesta pobre selecção polaca - apenas o factor casa pode permitir ao conjunto anfitrião fazer algo significativo no Euro´2012.

Etiquetas: ,