Lima: O jogador do momento/melhor marcador da Liga ZON-Sagres

Rodrigo José Lima dos Santos, para o mundo do futebol apenas Lima, está aos 28 anos, a viver a melhor fase da sua carreira. O jogador brasileiro, depois das boas exibições ao serviço do Belenenses, chegou a Braga onde na 1ª época atingiu a marca de 6 golos nos 28 jogos que disputou no campeonato, acrescentando mais 5 golos em 12 jogos na brilhante campanha europeia do clube (merece nota de destaque o fantástico hattrick alcançado na vitória por 4-3 em Sevilha). Na presente época, Lima soma já 15 tentos na Liga ZON Sagres, o que o torna o melhor marcador da prova, decorridas vinte jornadas.

Nas suas duas primeiras temporadas em Portugal, o atacante brasileiro sempre foi reconhecido como um bom jogador, mas que pecava por ser demasiado perdulário. Na memória ficam alguns bons golos marcados ao FC Porto e uma enorme capacidade de luta na frente de ataque. Nesta época porém, Lima está diferente, para melhor. À incrível capacidade de fugir ao centro do terreno e aparecer tanto pelo flanco direito, como pelo esquerdo a causar desiquilibrios, a uma boa técnica e espírito de sacrifício, apresenta uma significativa melhoria nos índices de finalização. É um jogador veloz (que o diga João Pereira!), muito forte fisicamente,  com um remate potente, exímio nas transições e a pedir a bola no espaço, que apesar de já não ser um jovem, tem ainda muito para dar ao futebol. Poderia perfeitamente representar outro clube do nosso campeonato com superior capacidade financeira. Teria sido uma boa solução para o centro do ataque portista (bem mais maduro que Kléber, permitiria uma melhor integração e menor exigência no imediato ao ex-maritimista). Na frente benfiquista, Cardozo, Nélson Oliveira e Rodrigo dão garantias, mas teria sido economicamente mais viável a venda de Saviola e a aquisição do bracarense (salário muito mais baixo). Para finalizar, não existem dúvidas que o avançado brasileiro renderia mais que Bojinov e Ribas em conjunto, no ataque sportinguista. Mas a verdade é que a figura do momento da Liga Zon-Sagres: melhor marcador e papel decisivo na brilhante campanha eterna do Braga (os minhotos venceram os últimos 9 jogos da Liga, já fizeram os mesmos pontos que em toda a época passada, e Lima já leva esta temporada 20 golos em jogos oficiais e 10 assistências).

Dadas as mais recentes exibições, o seu contrato até 2013 e tendo em conta a idade, é expectável que os gverreiros percam o seu goleador no final da época, se bem que Lima merecia mais que os endinheirados campeonatos da Ucrânia ou Turquia, entre outros. Enquanto por cá permanece, o SC Braga e os seus adeptos agradecem...e rejubilam com aquele que é o melhor avançado de sempre da história do clube. Estamos perante mais um caso em que FC Porto, Benfica e Sporting deixaram escapar um bom jogador a preço acessível? O avançado brasileiro seria titular em qualquer clube do nosso campeonato? Qual o campeonato ideal para Lima? Dado que apenas se encontra a um ano de se poder naturalizar português, seria uma boa solução para a nossa selecção? Qual o seu valor de mercado? Tem sido o melhor jogador da Liga em 2011-12?

PS - Na eleição que promovemos (tanto no blog, as questões que colocamos aos leitores apresentam sempre uma ideia/objectivo, como na nossa página do Facebook), Lima foi considerado o melhor avançado centro a jogar em Portugal. Rodrigo ficou em 2º, Wolfswinkel em 3º, Janko em 4º e Cardozo em 5º lugar.


A. Carvalho

Etiquetas: