FC Porto sobe à liderança (em igualdade com o Benfica), depois de uma 2ª parte de bom nível; James volta a catapultar os dragões

FC Porto 2-0 Feirense (Maicon 68´e James 72´)

O FC Porto subiu à liderança da Liga ZON-Sagres (em igualdade pontual com o Benfica), depois de bater um aguerrido Feirense por 2-0. Uma partida com um grau de dificuldade elevado para os dragões, pois a equipa de Santa Maria da Feira "vendeu cara" a derrota.

A partida teve duas partes distintas, com o Feirense a ter as suas oportunidades de golo durante o 1º tempo e praticar um excelente futebol (posse de bola no meio campo adversário e bom envolvimento atacante de muitos elementos do meio campo, para além de segurança defensiva). Os dragões raramente testaram Paulo Lopes (destaque para um remate de James, que o português defendeu), apesar do maior tempo de posse de bola e ataques (na sua maioria inconsequentes). Contudo, depois do intervalo chegou outro FC Porto, comandado por James Rodriguez. O colombiano esteve em grande destaque, mas foi Janko que falhou duas excelentes ocasiões para inaugurar o marcador. Aos 57´, James desmarcou o austríaco, que foi derrubado por Luciano. Cartão vermelho e grande penalidade, que Hulk não converteu, depois de excelente defesa de Paulo Lopes. A pressão do FC Porto intensificou-se, mas Paulo Lopes esteve sempre bem posicionado para parar os remates dos dragões. Contudo, aos 68´, foi incapaz de deter o cabeceamento de Maicon, após livre de James Rodriguez. Logo a seguir, Lucho rematou com estrondo à trave, sendo que o argentino assistiria James aos 72´para o resultado final. Até final do jogo, destaque para mais um falhanço de Hulk, num livre indirecto dentro da área feirense (rematou ao lado).

Destaques:

FC Porto -
Os dragões voltaram a realizar uma primeira parte bastante fraca, sem ideias e com muita lentidão (os adeptos voltaram a assobiar). Contudo, no segundo tempo a velocidade imprimida foi outra, James e Lucho apareceram em jogo e as bolas perigosas foram-se aproximando da baliza de Paulo Lopes.

Feirense -
A equipa de Quim Machado voltou a mostrar qualidade, mesmo jogando num terreno bastante complicado. No primeiro tempo, as melhores aproximações às balizas foram por parte dos seus jogadores, mas falhou sempre o último toque. Paulo Lopes foi um "monstro" na baliza, defendendo quase tudo, enquanto que Buval deu bastante luta aos centrais do FC Porto nos primeiros 45 minutos. Depois da expulsão, dificilmente se esperava alguma reacção que não fosse defender o 0-0.

James -
Custa a acreditar que continue sentado no banco de suplentes do FC Porto, pois quando entra em campo, o futebol dos dragões ganha outro ritmo. Voltou a ser decisivo ao fazer a assistência para Maicon e ao marcar o 2-0 final, entre muitas outras jogadas de bom nível.

Hulk -
Não está no seu melhor momento de forma, pois foram raras as vezes que se superiorizou à defensiva contrária. Falhou uma grande penalidade e um livre indirecto dentro da área e perdeu-se em dribles muitas vezes inconsequentes.

Lucho/Moutinho -
Formam uma dupla de respeito no meio campo dos dragões, contudo, por diversas vezes não conseguem impor o ritmo ideal para dar a volta a adversários mais fechados na defensiva. No segundo tempo, Lucho ofereceu a sua qualidade de passe e criatividade ao meio campo e Moutinho voltou a encher o campo, numa exibição positiva neste período.

Maicon - O melhor elemento da defensiva dos dragões e um dos melhores do encontro. Sempre tranquilo no sector recuado, ganhou duelos e ainda foi à área contrária desbloquear o marcador.

Janko - Aparece quase sempre no sítio certo, mas falhou várias oportunidades de golo. Contudo, foi por ele que começou a vitória portista, depois de uma desmarcação onde foi derrubado dentro da área (vermelho e grande penalidade).

Etiquetas: ,