Braga vence Gil Vicente e reforça candidatura ao 2º lugar, juntando-se ao Porto. Lima com hat-trick iguala Cardozo na lista de melhores marcadores!

Gil Vicente 0 - 3 Braga (Lima 24', 50' e 68')

Num duelo minhoto onde se defrontaram duas equipas num bom momento de forma, o Braga vence o vizinho de Barcelos numa vitória tranquila, marcada pelo hat-trick de Lima e pela participação de Hugo Viana em todos os lances de golo. O Gil Vicente, que perdeu Pedro Moreira ainda no aquecimento, viu-se também sem Luís Manuel e o guarda-redes Adriano ainda antes do intervalo, e o central Cláudio por acumulação de amarelos no segundo tempo, viu-se condicionado, e consequentemente sem argumentos para bater o seu adversário desta noite.

Relativamente ao jogo, o Braga começou a partida a comandar, mas foram do Gil Vicente as primeiras situações de perigo, com Douglão e Quim (numa boa intervenção) a impedirem os golos de Richard e Hugo Vieira, respectivamente. Os gverreiros respondem com um lance habitual, Hugo Viana com um passe longo desmarca na perfeição Alan na direita, que cruza para a entrada de cabeça de Lima na cara de Adriano, abrindo o marcador. Júnior Caiçara com uma grande jogada pela esquerda, ameaçou a igualdade ainda antes do intervalo, rematando ao lado após passar por vários jogadores contrários. No segundo tempo, novamente Hugo Viana, à entrada da área, passa por Cláudio e remata para defesa incompleta de Murta, com Lima oportuno a marcar o segundo da noite. O Gil Vicente não conseguia ter espaço para as transições rápidas que habitualmente aproveita, e mais complicada ficou a sua tarefa quando passa a jogar com dez jogadores. Até ao final os visitantes controlaram, e dilataram a vantagem. Mais um grande passe de Hugo Viana a desmarcar Lima para um golo fulminante, e o mesmo Lima, desaproveitou ainda mais duas boas hipóteses de fazer o golo.

Destaques

Braga - A equipa de Leonardo Jardim iguala novamente o Porto no segundo lugar, ainda que à condição, e reforça a candidatura à Liga dos Campeões da próxima temporada, que só será possível se o clube mantiver pelo menos a terceira posição. Um jogo tranquilo moraliza o Braga para a deslocação difícil à Turquia, a meio da semana.

Gil Vicente - A turma gilista teve esta noite várias contrariedades, com lesões e uma expulsão a condicionarem a estratégia de jogo de Paulo Alves. A equipa não se exibiu ao nível de outras partidas, no entanto destaca-se a boa organização em campo e a vontade de nunca baixar os braços, que impediu que a desvantagem no marcador hoje fosse maior.

Lima - Um hat-trick faz do brasileiro o homem da partida. Sempre muito batalhador, como é habitual, tanto consegue aparecer numa ala para receber a bola de costas e lançá-la novamente para os seus companheiros, como aparece no centro da área para finalizar e ganha espaços em profundidade pela faixa central para concluir em ataque rápido. Um avançado multi-facetado, que hoje ainda desperdiçou mais duas oportunidades.

Hugo Viana - O relógio deste meio campo do Braga esteve nos três golos da equipa, e continua a demonstrar que tendo espaço (ao contrário do que sucedeu com o Besiktas), o Braga é mais perigoso e bastante mais organizado e objectivo no ataque.

Mossoró/Custódio - O brasileiro foi durante a primeira parte um dos melhores elementos bracarenses e deu muito trabalho ao meio campo adversário. Já o português fez mais um jogo com grande número de bolas recuperadas, sendo ainda importante na construção de jogo, com critério no passe.

Nuno André Coelho/Douglão - Ewerton com problemas físicos deu hoje o lugar na equipa ao português, que regressou após longa lesão. Não teve problemas de maior, e esteve bem nos poucos a que foi obrigado a intervir. Douglão continua a melhorar as suas exibições, e está hoje muito mais em sintonia com a equipa, efectuando cortes com segurança e saindo melhor a jogar.

Richard/Júnior Caiçara - Foram os melhores elementos do Gil. O primeiro até podia ter marcado na primeira parte, e foi o jogador que mais procurou criar espaços, transportando a bola com a sua boa capacidade técnica. Caiçara fez mossa na defesa contrária com a sua velocidade e drible, mas falhou na hora da finalização. Cumpriu na defesa e nunca se inibiu de se lançar no ataque.

Daniel/Hugo Vieira/Zé Luis - O defesa, começou o jogo na ala direita, passou durante o jogo para central, e nunca perdeu a serenidade e objectividade, efectuando cortes importantes e dando alguma profundidade ao ataque. Hugo Vieira não esteve nos seus dias, ainda assim viu Quim negar-lhe dois golos, um em cada parte de jogo. Zé Luís, avançado emprestado pelo Braga, entrou ainda na primeira parte mas passou completamente ao lado do jogo.

Etiquetas: , ,