Braga: O forte candidato ao título que continua na sombra (pelo menos aos olhos da comunicação social e dos adeptos dos denominados "grandes")

O Visão de Mercado deu conta disso ainda em Setembro (ler aqui), na altura foi o único meio de comunicação em Portugal a afirmar que este Braga estava mais forte do que na época passada e era um sério candidato ao título, e agora, a 10 jornadas do fim, parece claro a todos - ou pelo menos devia parecer já que os adeptos em geral e a comunicação social (hoje apenas o jornal OJOGO dá um mínimo destaque ao clássico minhoto) continua a ignorar esta realidade - que os gverreiros do Minho apresentam todas as condições para conquistar a Liga.
  
Se o clube minhoto hoje bater o Vit. Guimarães fica apenas a 3 pontos do 1º lugar e com a certeza que na próxima jornada quando defrontar o Nacional caso vença os insulares vai se aproximar ainda mais do Benfica ou do Porto, ou até dos 2 (se houver um empate no clássico). A juntar a esta realidade pontual e de calendário, o Braga apresenta um 11 tipo: Quim, Salino, Elderson, Douglão, Ewerton, Custódio, Hugo Viana, Amorim ou Mossoró, Alan, Hélder Barbosa e Lima, que junta qualidade, experiência e a certeza de que no banco há alternativas competentes como Miguel Lopes, Nuno A. Coelho, Djamal, Amorim, Ukra, Nuno Gomes e Carlão, ignorando os lesionados Baiano e Vinicius (que foram titulares e mesmo decisivos em várias partidas). Em suma, estamos perante um conjunto que esta época tem exibido um futebol sólido e que, principalmente, tem batido as equipas que são inferiores aos minhotos (algo que nem sempre é regra, por exemplo o Braga bateu o Gil Vicente em Barcelos, algo que Porto e Benfica não conseguiram), que anexa a isso a experiência das últimas épocas e a injusta realidade de não estar presente nas competições europeias (o que vai permitir a Jardim ter a equipa a 100% em termos físicos na Liga). Conseguirá o Braga chegar ao título esta época? A que se deve esta desvalorização da realidade pontual dos minhotos? E como se explica que um conjunto que esta época mudou de treinador, se deparou com muitas lesões e que foi obrigado a colocar várias aquisições no 11 titular, esteja neste momento na luta pelo título?

Etiquetas: