27 de Fevereiro de 2012

Braga: O forte candidato ao título que continua na sombra (pelo menos aos olhos da comunicação social e dos adeptos dos denominados "grandes")

O Visão de Mercado deu conta disso ainda em Setembro (ler aqui), na altura foi o único meio de comunicação em Portugal a afirmar que este Braga estava mais forte do que na época passada e era um sério candidato ao título, e agora, a 10 jornadas do fim, parece claro a todos - ou pelo menos devia parecer já que os adeptos em geral e a comunicação social (hoje apenas o jornal OJOGO dá um mínimo destaque ao clássico minhoto) continua a ignorar esta realidade - que os gverreiros do Minho apresentam todas as condições para conquistar a Liga.
  
Se o clube minhoto hoje bater o Vit. Guimarães fica apenas a 3 pontos do 1º lugar e com a certeza que na próxima jornada quando defrontar o Nacional caso vença os insulares vai se aproximar ainda mais do Benfica ou do Porto, ou até dos 2 (se houver um empate no clássico). A juntar a esta realidade pontual e de calendário, o Braga apresenta um 11 tipo: Quim, Salino, Elderson, Douglão, Ewerton, Custódio, Hugo Viana, Amorim ou Mossoró, Alan, Hélder Barbosa e Lima, que junta qualidade, experiência e a certeza de que no banco há alternativas competentes como Miguel Lopes, Nuno A. Coelho, Djamal, Amorim, Ukra, Nuno Gomes e Carlão, ignorando os lesionados Baiano e Vinicius (que foram titulares e mesmo decisivos em várias partidas). Em suma, estamos perante um conjunto que esta época tem exibido um futebol sólido e que, principalmente, tem batido as equipas que são inferiores aos minhotos (algo que nem sempre é regra, por exemplo o Braga bateu o Gil Vicente em Barcelos, algo que Porto e Benfica não conseguiram), que anexa a isso a experiência das últimas épocas e a injusta realidade de não estar presente nas competições europeias (o que vai permitir a Jardim ter a equipa a 100% em termos físicos na Liga). Conseguirá o Braga chegar ao título esta época? A que se deve esta desvalorização da realidade pontual dos minhotos? E como se explica que um conjunto que esta época mudou de treinador, se deparou com muitas lesões e que foi obrigado a colocar várias aquisições no 11 titular, esteja neste momento na luta pelo título?

62 comentários:

  1. Vamos por partes:

    - Não acho que o Braga consiga chegar ao título. Como di LJ e bem, os nossos objectivos são outros. Mas se houver possibilidade de nos chegarmos à frente, porque não?

    - Esta desvalorização por parte da comunicação social não é novidade. Sempre fomos e seremos. Nunca me vou esquecer quando nos apuramos para a Liga dos Campeões, veio uma notícia qualquer sobre o Benfica num dos jornais desportivos. Continuem a desvalorizar-nos, pois nós vamos continuar a nos intrometer.

    - Esta intromissão nos clubes do sistema deve-se ao grande trabalho que António Salvador tem feito em Braga. Como se explica que treinadores como Domingos Paciência, entre outros, tenha sucesso em Braga e não tenha noutros clubes? Há que ver o ponto em comum: António Salvador.

    - Já agora estava na altura da Visão de mercado fazer um artigo especial sobre este homem que está a revolucionar o futebol em Portugal.

    ResponderEliminar
  2. talvez quando saírem da sombra do porto possam ser considerados sérios candidatos ao título..ou alguém dúvida que no jogo com o porto o braga vai facilitar??

    ResponderEliminar
  3. António Marques27/02/2012, 13:29:00

    para continuarem nesta senda de bons posts deixo mais tópicos que poderiam abordar:

    - quebra de rendimento atual do barcelona;

    - hipotética fusão da liga escocesa com a premier league (como se passa com os clubes do País de Gales);

    ResponderEliminar
  4. Sendo um adepto a 100% do Beira-Mar era com bons olhos que via o Braga ser campeão este ano. Os adeptos deste país continuam a achar piada a este futebol a 3 (ou agora, a 2) e ficam todos contentes porque não há um mínimo de luta na conquista do título e restantes taças. Isto tem de mudar, que o Braga seja campeão este ano, e que para o ano sejam 5 ou 6 equipas a lutar pelo título e que de preferência, não seja nenhum dos "grandes" a ganhar.

    ResponderEliminar
  5. A época do Sp. Braga devia dar vergonha aos.... sportinguistas. Porquê? Porque não é um dos 3 grandes, também mudou de treinador, tem um orçamento inferior ao clube de Alvalade, teve jogadores como Baiano, Zé Luís, Nuno André Coelho, Custódio, Paulo César, Imorou e Paulo Vinicius, que na teoria seriam jogadores importantes mas que tiveram lesões gravíssimas. Alguns destes, com paragem de 4 ou 5 meses. (Actualmente Ewerton e Mossoró estão lesionados)
    Ou seja, tudo aquilo que o treinador e adeptos leoninos se queixaram, aconteceu também ao Sp. Braga. A diferença? Os braguistas não se fizeram de "coitadinhos". Não falaram de "Celerac". Não se queixaram das lesões e do azar.

    Apesar de tudo, não acredito que sejam campeões. Devem ficar em 3º lugar.

    ResponderEliminar
  6. O Braga antes de mais tem um grande presidente

    - O braga nao faz capa dos jornais por uma questao muito simples, o que vende jornais sao capas do benfica e depois do Porto e Sporting (estes duas ultimas enumerações nao apresentao ordem)

    - O braga apresenta uma equipa consistente e mesmo apos saida de alguns jogadores todos os anos ao longo das ultimas epocas soube e acertou sempre nas contrataçoes

    -Nao acredito que o Braga consiga chegar ao titulo, mas com este calendario mais favoravel vai intimidar o Benfica e Porto (para os mais desatentos quando repararem nisso iram pensar "O Braga aqui assim ? Mas como... ? "

    - As epocas sao feitas por ciclos, as equipas passam por momentos bons e momentos maos e claramente o Braga está num momento bom

    ResponderEliminar
  7. Nós não queremos ser grandes nem queremos ser falados pela comunicação social (se formos muito falados acontece como há dois anos que já tinhamos demasiada visibilidade e decidiram castigar o Vandinho e o Mossoró e assim roubarem-nos o título de campeão...). Deixem-se andar assim... concentrem-se no SLB, FCP e SCP e quando derem por ela já estamos nós a tomar banho na fonte da Av. Central...

    ResponderEliminar
  8. Diga me uma coisa Sr. Zapata

    Se para a semana o porto e benfica empatarem e o Braga ficar a 1 ponto entao os adeptos portistas benquitistas e Sportinguistas deviam todos ter vergonha afinal de contas o maior orçamento da historia dos 3 grandes nao chega para bater o braga nao é?

    Ou por tar a frente 1 ponto com 1 orçamento de 90 milhoes é pk o Braga está mt forte ou o Benfica e porto com os seus fabulosos orçamentos nao chegam para ser muito superiores ao Braga?

    ResponderEliminar
  9. Tal como vocês disseram em Setembro que o Braga era candidato ao titulo, eu disse-vos em comentários que não achava que fosse. E mantenho. Não acredito que o Braga se vá aguentar até ao fim neste ritmo tal como não acredito que ganhe os jogos com SLB e FCP.

    Mas cá estaremos no final para ver quem tem razão.

    ResponderEliminar
  10. Sr Zapata, vergonha deviam ter os benfiquistas que todos os anos, de águias nao tem nada. Cantam quem nem uns galos, que vão ganhar a Liga, que vao ganhar a Champions (LOL) e no fim das contas, acabam sempre a ver navios. Parace que nunca aprendem! Esses é que deviam ter vergonha e perderem grandes opurtunidades para estarem bem calados.O benfica em 2000/2001 ficou em 6º lugar e tambem passou por uma epoca negra e nao foi por isso que deixou de ser um grande. Ja paassaram por isso, tem uma memoria muito curta. deviam mostrar alguma respeito nao vos vá acontecer o mesmo quando o Jesus sair ;)

    Quanto ao Braga, embora eu seja Sportinguista, gosto de ver clubs alem dos 3 grandes, a lutar pelo titulo! O Braga esta a jogar muito bem, com o jogo muito eficiente e acho que isso é muito bom para a nossa Liga. Eu quero é o Sporting campeão mas também gostava de ver um Braga ou Maritimo a levar o trofeu, ja falta ca isso ha uns anos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Actualmente, é justo dizer que o SCBraga está a um nível do Sporting. Como tal acredito plenamente que o Braga consiga fazer ainda mais uma surpresa neste campeonato, mas penso que este ano a mais importante é mesmo conseguir vencer uma taça, nomeadamente a Taça da Liga, pois somente com taças é que o SCBraga se pode cimentar como um dos grandes de Portugal. Ah e claro que preferia que vencêssemos o campeonato à Taça da Liga, mas parece-me mais acertado apostar neste último

    ResponderEliminar
  12. Uma pessoa constacta um facto e aparecem logo virgens ofendidas.

    ResponderEliminar
  13. Sou de Santarém e tanho um enorme orgulho em dizer que o meu clube é o BRAGA.

    ResponderEliminar
  14. jpp,
    Só li até "opurtunidades". Afectou-me a vista e não li o resto.

    ResponderEliminar
  15. Não acredito que o Braga chegue ao título, mas de certeza que vai dar luta até ao fim, aliás, acredito que este campeonato apenas vai ser decidido na última ou penúltima jornada, e com aqueles que neste momento são os três grandes do futebol português a lutar pelo titulo.
    Apesar de todos estes sucessos do Braga continuam a ser difícil à comunicação social admitir o Braga como grande, pois a comunicação quer agradar aos seus leitores, que são na maioria adeptos do Porto, Benfica, e Sporting.
    O facto de terem existido lesões em jogadores importantes e a mudança de treinador não ter afectado o rendimento da equipa, só mostra a grandeza que o Braga tem neste momento, e que é sentida pelos jogadores, por outro lado, comparado ao Sporting, ainda o expõe mais ao ridículo, que usa como desculpas lesões, mudança de treinador, equipa em construção, etc.
    Mas não acredito que o Sporting, com o plantel do Braga e treinador também do Braga fizesse o que o Braga tem feito, pois muito do sucesso que o Braga tem deve-se ao facto de ter uma direcção forte e unida. O facto de não terem a pressão, por parte da imprensa, também ajuda, pois qualquer outro dos grandes, não aguentava a pressão daquele início de época a meio-gás deste Braga.

    Ps: a meu ver este vai (está) ser o campeonato português mais equilibrado desde 2005, em que nessa altura os 3 grandes chegaram à última jornada com possibilidade de conquistar o titulo, mas essa época foi equilibrada por falta de qualidade. Neste momento, Porto e Benfica estão muito mais fortes do que esse ano, e o Braga está mais forte que o Sporting dessa altura.

    ResponderEliminar
  16. Boa Tarde.

    De facto o Braga é um clube muito bem organizado, com uma excelente equipa e que tem feito um crescimento sustentado nos últimos anos. Um exemplo a seguir. Contudo, não acredito que sejam campeões pelas seguintes razões:

    - Por melhor equipa que o Braga tenha as de Benfica e Porto são melhores e tendo em conta que faltam jogar-se todos os jogos entre os 4 primeiros (contando o Sporting como 4º e não o Marítimo) acho que o Braga nunca irá vence-los todos;

    - Todos os anos se fala no Braga atacar os primeiros lugares mas só este ano é que parece ter ganho pontos suficientes (em relação ao Sporting) para realmente se intrometer nos 3 primeiros lugares. Já há três anos que o Braga ia ficar a frente do Sporting e nunca chegou a acontecer. (atenção à última jornada em Alvalade);

    - Quanto aos calendários: o Benfica tem a vida mais fácil e com os jogos mais difíceis em casa (excepto Alvalade), os de Braga e Porto são parecidos e o Sporting tem o calendário mais difícil;

    - O jogo de hoje é importantíssimo para as aspirações do Braga, se ganharem podem bem apontar ao título (mas não mais que isso) mas se perderem acho que a hipótese se desvanece.

    Em suma, acho que é bastante positivo o quem tem acontecido para os lados de Braga mas não irá ser suficiente. Deverão ficar pelo 3º lugar ou na melhor das hipóteses em 2º.
    Como sportinguista, acho que em vez de andar a trocar de treinadores o Sporting precisava era de contratar o presidente do Braga.

    ResponderEliminar
  17. mesmo sendo sportinguista axo k o zapata tem razão pk apenas referiu aos lamentos de certos sportinguistas e de choramingos e ainda bem k ca não esta... talvez se o choramingos tivesse saido mais cedo tariamos no lugar do braga, mas prontos, até a k ver k como benfiquistas, portista e mesmo ate guimarães deveriam olhar para braga como modelo ao invés de gastarem rios de dinheiro atoa como gastam... se braga for campeão sr zapata deve doer mais a ti como benfiquista do que a mim como sportinguista...

    ResponderEliminar
  18. Zapata axo que tb é um facto que o benfica foi o unico dos grandes a ficar fora das competições europeias e em 6 lugar no campeonato.

    Tem vergonha disso?

    Desde ja lhe digo que nunca irei ter vergonha do meu clube nem que desça de divisão.
    Quem gosta nao se envergonha por maus momentos nem se vangloria por grandes momentos.

    ResponderEliminar
  19. Começo por endereçar o meu comentário ao sr Jorge que diz com todas as palavras que o Braga abrirá as pernas ao porto.Isso é desculpa de alguém que vê o seu clube já ameaçado na tabela e tem que tentar desvalorizar uma equipa que com muitos menos recursos está a fazer mossa.Típico de quem não sabe reconhecer o bom trabalho feito pelos outros e acha que o seu clube é uma vítima.Só lhe posso deseja que abra mais os olhos.

    Quanto à notícia em si,já é normal.Qualquer clube que não seja um grande é constantemente ignorado pela esmagadora maioria da comunicação social.Infelizmente temos uma CS virada para os interesses dos 3 grandes (basta ver as notícias de supostas transferências que aparecem nas vésperas de jogos do Braga com os grandes).

    Mas o Braga sabe viver bem oom isso.Se seremos campeões?É muito difícil,ainda faltam 11 jogos e alguns deles bem difíceis começando já pelo de hoje.Mas uma coisa é certa,o Braga demonstrou mais uma vez esta época como com pouco se faz muito e tudo fará para conseguir a melhor classificação possível.Abaixo do 3º tenho quase a certeza que não ficamos e a verdade é que para ficarmos em 2º ou em 1º só dependemos de nós.A ver vamos,mas tenho uma enorme fé nesta equipa.

    ResponderEliminar
  20. Convinha que quem se arma em Edite Estrela tivesse mais cuidado no manuseamento da Língua do Camões. É apenas uma constactação.

    Quanto ao Braga, não é surpresa o campeonato feito, visto que tem mantido um crescimento sustentado ao longo das últimas épocas (espero que o seja na realidade, e não se repita o caso do Boavista).
    O plantel é forte, tem havido uma aposta em jogadores com experiência na Liga (Vinicius, Baiano, etc) e em recolher os "restos" dos grandes, muitas vezes mal aproveitados.
    O mérito vai muito para o Salvador, que, para além da gestão de entradas e saídas, tem mantido as equipas técnicas a salvo de chicotes despropositados, o que só eleva a confiança dos treinadores e dos jogadores em relação à equipa técnica.
    Ainda assim duvido que o Braga consiga ser campeão este ano, ou num futuro próximo, dada a discrepância orçamental em relação aos grandes (para não falar em outros factores, como apoio de público em jogos fora). Mas é bom que seja competitivo, não só porque o campeoanto precisa de boas equipas, como também porque a Liga precisa de se libertar desta bicefalia Lisboa/Porto. Pena é que outras cidades ou regiões não consigam ter equipas com este nível.

    O facto de não serem falados na CM não é algo anti-Braga; deve-se apenas ao facto de este país viver de futebol, ou melhor, de futebol dos grandes. As "queixas" do Braga neste aspecto podem repetir-se por atletas de outras modalidades, que ganham títulos internacionais, que não têm nem terão a repercursão mediática da entrada do Aimar no autocarro do Benfica no dia da visita ao Limianos.

    ResponderEliminar
  21. Bem quanto ao jogos entre o FCPorto e Braga costumam ser dos melhores do campeonato nestes últimos anos.

    O Braga joga muito bem e tem grandes jogadores! Seria um justo vencedor do campeonato...Aliás para ser grande só lhe falta os títulos!

    ResponderEliminar
  22. Isto realmente é muito facil de explicar.. O braga não tem adeptos suficientes para vender jornais.

    ResponderEliminar
  23. Bidale,
    Uma pergunta: De que clube é?
    Responda, que eu voltarei a responder-lhe.

    ResponderEliminar
  24. Sporting com mt prazer.

    ResponderEliminar
  25. Bidale,
    Ahhh....
    Ambos os clubes desde 1934-1935:
    Benfica
    1º lugar: 32 vezes
    2º lugar: 25 #
    3º lugar: 15 #
    4º lugar: 4 #
    5º lugar: 0 #
    6º lugar: 1 vez
    Sporting
    1º lugar: 18 vezes
    2º lugar: 19 #
    3º lugar: 26 #
    4º lugar: 11 #
    5º lugar: 4 #
    6º lugar: 0 #
    Está aqui um erro de 1 ano mas é insignificante. Ainda tem lata para falar do 6º lugar do Benfica? Está bem. (Já nem falo que o Benfica mesmo em 6º, terminou mais próximo pontualmente do 1º lugar, ao contrário do Sporting nas últimas 2 épocas que terminou mais perto dos lugares de descida que do título). Passe bem.

    ResponderEliminar
  26. ao Sr Zapata que lhe deve tar a fazer alguma comichão o facto do benfica estar a ver o titulo a ir por agua abaixo ou o facto do sporting andar a ganhar os ultimos jogos... o Braga mudou de treinador e comprou muitos jogadores é verdade.. mas vamos ver o 11 do braga e quantos ja la estavam a epoca passada e ver o 11 do sporting... e ver se nao ha uma grande diferença! ora no 11 do braga conto com Quim, elderson, Salino, hugo viana, Mossoró, Alan e Lima sao 7!! jogadores que a epoca passada ja faziam parte do 11 do braga, enquanto que no sporting temos Patricio, Polga, Joao pereira, Carriço( neste momento ) o que faz 4! jogadores que faziam parte do 11 da epoca passada, agora diga-me como é que nao pode haver comparaçao quando no braga a espinha dorsal continua intacta e consequentemente os jogadores por conhecerem-se a mais tempo tem melhor entrusamento e um melhor conhecimento do clube... por isso se quiser justificar os seus argumentos primeiro devia de ter certezas sobre eles, alem disso jogadores como Rinaudo, Onyew, Jeffren e izmailov.. tido como jogadores importantes no sporting, nunca conseguiram jogar juntos um jogo inteiro.. por isso sem duvida que o sporting é muito mais prejudicado do que o braga no que toca a lesões e de consistencia no jogo, com isto nao estou a tirar mérito ao crescimento do Braga, que ainda bem.. é um clube que aos poucos se vai intremendo na luta pelos 4º primeiros lugares, mas nao ponham NUNCA em causa a grandeza do sporting ou dizer que o braga neste momento é superior ao Sporting, esse raciciocinio morre á nascença no momento em que basta dizer, olhe-se pra grandeza e titulos que o sporting tem, o numero de socios e adeptos, no apoio em casa e nos jogos fora e para a grandeza que o braga tem, em que apenas no inicio dos anos 2004 começou a ter algum impacto e alguma importancia no futebol portugues, inclusive hoje fala-se que nos anos 90 o SP Braga chegou a lutar pa nao descer, por isso RESPEITE-SE a ENORME instituiçao que é o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

    PS: é ridiculo ver sportinguistas nao defenderem o seu clube e ainda darem razao a pessoas que nao querem mais do que enxovalhao o seu clube.

    ResponderEliminar
  27. ainda assim nunca ficámos fora das competiçoes europeias ZAPATA.. o que deve ser FRUSTRANTE!

    ResponderEliminar
  28. Sr. Zapata

    Nao conto anos antes de salazar pois nao era nascido e sim voçes eram grandes....

    Um clube tão glorioso os seus adeptos nem se deveriam dar ao trabalho de falar sobre outros clubes nao?

    Ou será alguma comichão que o obriga constantemente a mandar indirectas e tentando enaltecer exitos praticamente inexistentes (tal como o Sporting) nos ultimos 25 anos do Benfica?

    ResponderEliminar
  29. jcnaguiar,
    Antes de mais, tenho-lhe a dizer que o seu português é confrangedor.
    Título a ir por água baixo? O que me ri com isto.
    Quim no ano passado estava no Sp. Braga, sim. Mas você diz que fazia parte do 11? Que ridículo. Se fosse uma pessoa minimamente informada, sabia que Quim na época passada nem 1 minuto jogou.
    Eu dou-lhe uma ajuda, já que de futebol sabe pouco.
    Os jogadores HABITUALMENTE TITULARES (na actualidade) no Sp. Braga, que já estavam no clube na época passada, são Quim, Salino, Elderson, Custódio, Hugo Viana, Mossoró, Lima, Alan e Hélder Barbosa. São 9. Ora, desses 9, Quim não jogou na última época, Custódio esta temporada teve 4 ou 5 meses lesionado, Salino foi adaptado a uma nova posição, Mossoró na última época fez praticamente tantos jogos como titular que suplente utilizado, Custódio pouco jogou e era suplente do Vandinho, Hélder Barbosa e Elderson eram suplentes. Ora, desses jogadores, só Hugo Viana, Alan e Lima eram titulares indiscutíveis. E agora? Não venha com desculpas. Comparando o 11 habitualmente titular do Sporting e do Sp. Braga, da época passada e desta época, só 3 jogaram são titularíssimos tanto num ano como no outro. Alan, Hugo Viana e Lima de um lado. Rui Patrício, João Pereira e Polga do outro. E eu até podia dizer 4 do lado do Sporting, visto que Carriço tem mais jogos e foi mais vezes titular que Rinaudo.
    Por fim, e apesar disto, a OBRIGAÇÃO do Sporting é fazer melhor figura já que são 1 dos grandes, têm mais dinheiro, TEORICAMENTE melhores jogadores.
    Resultado: Sp. Braga é um clube organizado. O Sporting não.
    O Sp. Braga teve um treinador novo que está a fazer um excelente trabalho. O Sporting já mandou o "treinador novo" embora.
    O Sp. Braga joga um futebol bonito desde o princípio da época. O Sporting não.
    O Sp. Braga teve vários jogadores lesionados e nunca se queixaram. O Sporting teve vários jogadores lesionados e era a principal desculpa.
    O Sp. Braga joga, ganha e passa despercebido rumo aos lugares cimeiros. É uma equipa adulta. Domingos falava da equipa de "CERELAC".
    O Sp. Braga está a 6 pontos do 1º lugar e hoje pode ficar a 3. O Sporting está em 5º lugar.
    Por fim, o Sp. Braga é um clube a crescer. O Sporting está cada vez mais no fundo.

    Acho piada quando justifica que o Sporting é mais prejudicado que o Sp. Braga em termos de lesões e fala em Rinaudo, Jeffren, Izmailov e Onyewu. Tem que idade? 15? Não acompanha futebol? Não conhecia esses jogadores antes de eles assinarem pelo Sporting? Rinaudo há 2 anos esteve para acabar a carreira por problemas físicos, Izmailov, Onyewu e Jeffren sempre tiveram problemas de lesões. Logo, porque os contrataram? Para ficarem os 4 a jogar à sueca no departamente médico? São 4 jogadores com lesões crónicas. O Sp. Braga NÃO. Jogadores como Baiano, Custódio, Nuno André Coelho, Zé Luís, e Paulo Vinicius, que jogam 20/25 jogos por época (e não 4 ou 5 como Izmailov ou Jeffren) não são tão propensos a lesões. Menos expectável, mais concreto. Ou seja, o Sporting contrata lesionados crónicos, o mais esperado é que continuem a senda de lesões. O Sp. Braga não. Contrata jogadores que têm sempre vários jogos nas pernas e lesionam-se de longe a longe.

    O Sporting ficou, na sua história, mais vezes em 2º e 3º que em 1º lugar. Só tem mais 4 ou 5 títulos que... vezes que terminaram em... 4º. Nunca terminaram em 6º? Pois não. Mas já terminaram 4 vezes em 5º. O Benfica nunca ficou.
    Por fim, nunca ficaram fora das competições europeias? Ai vocês contam pré-eliminatórias? Então faça o seguinte: veja quantas vezes o seu clube falhou quer Taça Uefa quer Champions por ter sido eliminado antes da fase de grupos. E depois venha-me dizer.
    Passe bem.

    ResponderEliminar
  30. Zapata,
    Ponto 1:
    Apesar de Sportinguista aprecio as suas críticas construtivas e todo o conhecimento (qual Wikipédia?)que denota possuir acerca de estatísticas, curiosidades, etc...
    Ponto 2:
    Não percebo o seu fastio relativamente ao Sporting. Penso que quando o assunto mete Sporting os seus comentários, geralmente, racionais e interessantes cedem à paixão. É o passar do 80 ao 8. Espero que não interprete mal o meu comentário, mas fanatismo e eu nunca ligaram muito bem.
    Ponto 3:
    Relativamente ao post, penso que o segredo do sucesso passa pela uma boa organização e manter os pés bem assentes na terra. E uma boa organização tem de começar sempre no lider. Neste caso, António Salvador. Para mim será o sucessor de Pinto da Costa.

    ResponderEliminar
  31. Tiago Monteiro27/02/2012, 17:41:00

    jcnaguiar,

    só para lhe fazer um pequeno à parte, a equipa principal do Braga no inicio do ano passado era:
    Felipe, depois foi Artur( Quim devido a lesão não jogou)
    Sílvio
    Moisés
    Rodriguez
    Elderson
    Custodio
    Viana
    Mossoró
    Alan
    Matheus
    Lima

    Salino era suplente, tal como Quim, e o Braga perdeu Moisés e Matheus em Janeiro, e no final ainda perdeu Artur, Sílvio e Rodriguez. custodio esteve lesionado meia época, por isso o Braga começou a época com 5 que eram titulares a época passada, e perdemos sim a espinha dorsal, este ano a nossa equipa era:
    Quim
    Baiano
    Ewerton
    P.Vinicius
    Elderson/Imourou
    Custodio/Djamal
    Viana
    Mossoró
    H.Barbosa
    Alan
    Lima

    desses já se lesionaram gravemente o baiano, o P.Vinicius, o Imourou, o custodio começou lesionado gravemente, mais a lesão de NAC, Zé Luis, Ukra, e para juntar a isso mais agora a lesão de Alan, de salientar ainda a mudança de treinador.
    Diga-me com isto se o Braga não está a fazer melhor trabalho que o seu clube, com menos possibilidades, e com mais lesões?
    tendo em conta tudo isso, nunca ninguém da estrutura justificou uma derrota que seja por causa de lesões ou algo do género como foi habito no Sporting. eu entendo que lhe custe ver o seu clube atrás do meu, mas tem que aceitar a realidade. e sinceramente, acredito que o Braga será campeão!

    ResponderEliminar
  32. Bidale,
    Não é do tempo do Salazar? Pois, eu nasci nessa altura. E lembro-me de algumas coisas, se bem que era um miúdo. Lembro-me, por exemplo, de um ano em que o Benfica foi campeão e não foi Taça dos Campeões. Foi outro clube, por convite. Adivinhe lá qual...
    Mas se quiser saber um pouco mais disso, veja o que o jornalista Miguel Sousa Tavares (que é portista) diz sobre qual era o clube do regime e os factos. Ele fala disso.
    Deixo aqui o link: http://benficapower.blogs.sapo.pt/31455.html
    Associar Salazar ao Benfica, é o mesmo que associar Onoprienko à vida humana. Ou Bin Laden à paz. Pois...
    Falei do Sporting porque está numa condição igual à do Sp. Braga. Treinador novo no princípio da época, várias mudanças no plantel, várias lesões, etc. Simples.

    ResponderEliminar
  33. Tiago Monteiro27/02/2012, 17:49:00

    e estou de acordo com Zapata, pois esquecia me que o custodio e Elderson foram suplentes de Vandinho e Sílvio, quando este passou a jogar a DE e entrou Miguel Garcia no onze.

    ResponderEliminar
  34. Zapata,
    O Sporting nunca ficou de fora da 1ª eliminatória da UEFA.
    Foi eliminado na pré-eliminatória da Champions levando-o para a UEFA.
    Mas como não entro por este tipo de discursos e falando apenas do tema em questão, aqui fica a minha opinião:
    - Trabalho fabuloso do corpo directivo do Sp.Braga, que permite às equipas técnicas (Jesus, Domingos e agora Jardim) concentrarem-se apenas no seu trabalho, treinar!
    - Contratações bem definidas, maioritariamente jogadores aos quais os grandes não dão valor suficiente (e mal) para serem pelo menos parte dos seus planteis;
    - Envolvência da cidade no crescimento cimentado do clube;
    - Gestão da comunicação muito bem feita;
    - Objectivos coincidentes com a capacidade da estrutura;
    entre outros elogios que podia fazer.

    Se são candidatos? Acho que se podem intrometer na luta, mas tal como há duas épocas, penso que para a recta final não terão armas suficientes para lutarem.

    Deixo só um pequeno reparo à convocatória da nossa Selecção: como é possível não ter nenhum jogador do Braga, porque Viana e Quim merecem estar nos 23 eleitos, sem qualquer dúvida.

    ResponderEliminar
  35. Dizer que 1 jogador(Onyewu) é um cronico lesionado quando teve apenas 1(UMA!) lesão grave é no minimo engraçado... Com o Izmailov tem razao(mas se for a ver as lesoes mais graves foi desde que chegou ao Sporting, até lá nao era nenhum cronico lesionado) e com o Jeffrén tambem(este sim, já no Barça estava sempre lesionado, apesar de ser um excelente jogador), mas agora Onyewu e Rinaudo? Daqui a pouco tambem diz que a lesao que o Rinaudo teve foi por ser um cronico lesionado, nao me faça rir senhor Zapata

    ResponderEliminar
  36. David Ferreira27/02/2012, 18:45:00

    Caro Zapata,

    Vergonha do meu Sporting jamais terei! Queira o Braga conseguir algum dia 10% do que o meu Sporting já conseguiu em Portugal e além-fronteiras. Nós, mesmo em crise, nunca lográmos ficar fora das competições europeias.

    Coma lá você cerelac para ver se algum dia chega aos nossos calcanhares! ;)

    ResponderEliminar
  37. Carlos,
    Informe-se homem. O Rinaudo esteve DOIS ANOS E MEIO PARADO por duas lesões seguidas: duas roturas de ligamentos nos dois joelhos. Contratar um jogador assim, por muito bom que seja, é quase suícidio. Lesões nos joelhos não é brincadeira nenhuma e os jogadores NUNCA ficam recuperados a 100%. Aliás, o próprio Onyewu vai ser (ou já foi, não sei) operado a um dos joelhos. Ele, que há 3 ou 4 anos teve praticamente 1 ano sem jogar devido a lesão num joelho.

    ResponderEliminar
  38. Braga tem todas as condições para ser Campeão!

    Para hoje acredito muito seriamente que irá ganhar o encontro por ser muito superior ao Vitória.

    Na próxima semana terá um jogo complicado com o Nacional mas ganhando irá se aproximar de ambos se Benfica e Porto empatarem ou de um caso o jogo não termine empatado..

    Terá de receber o Porto e a única deslocação difícil será à luz!

    Todos irão perder pontos até final e todos jogaram entre si.. e curiosamente todos terão de jogar com o Sporting e com o Maritimo à excepção do Braga que já foi ganhar à madeira!!!

    Nas ultimas ultimas 5 jornadas teremos:

    26jornada Sporting - Benfica
    Braga - Porto
    27jornada Benfica - Maritimo
    28jornada Maritimo - Porto
    29jornada Porto - Sporting
    30jornada Sporting - Braga

    com toda a certeza teremos um final de campeonato emocionante algo como já não acontece há uns anos largos!!!

    Será muito interessante este campeonato!

    ResponderEliminar
  39. David Ferreira,
    O Benfica chegar aos calcanhares do Sporting? Soltei umas boas gargalhadas. Mas de facto é verdade. Quem me dera que o meu Benfica fosse tão bom como o Sporting... no horseball, tiro ao arco e pesca desportiva, por exemplo. Porra, que desgosto em ser benfiquista!!

    ResponderEliminar
  40. Caro Zapata,
    Respeito a sua opinião. Mas não concordo, não tenho qulaquer tipo de vergonha por isso...se calhar tinha se fosse eliminado numa meia final da liga europa pelo Braga...

    ResponderEliminar
  41. Zapata, acabou de referir que o Onyewu teve uma lesao que o afastou durante 1 ano(nao foi 1 ano mas sim cerca de 7 meses mas pronto) onde foi a sua unica lesao grave, de resto pode ter tido uma lesao ou outra sem importancia como todos os jogadores do mundo tem e chama lhe cronico lesionado? Quanto ao Rinaudo sim teve uma lesao gravissima que o afastou dos relvados muito tempo levando o mesmo a ponderar terminar carreira mas que já passou e realizou a epoca passada sem qualquer lesao e este ano teve azar naquela lesao pois qualquer jogador do mundo naquela situaçao se lesionaria... Que eu saiba o Aimar entre outros tambem ja tiveram lesoes graves e nao sao cronicos lesionados, mas esses como sao do seu clube nem lhe interessa falar, teve bem a falar do Izmailov e Jeffren mas em relaçao ao Rinaudo e Onyewu errou completamente.

    ResponderEliminar
  42. Paulopes,
    E não tem de nem ter chegado à fase que o Benfica chegou? Sabe... É que para ser eliminado, é necessário... lá chegar.
    Mas se calhar também não teve de ter sido eliminado, nesse mesmo ano, nos 1/16 pelo... Rangers... em Alvalade. São gostos.

    ResponderEliminar
  43. Carlos,
    Pronto, não o afastou 1 ano. Esteve de fora 8 ou 9 meses e jogou os últimos 2 ou 3 jogos dessa época. Grande diferença... Pronto, para você, Rinaudo e Onyewu não têm lesões crónicas. Chame-lhe o que quiser, então. (A verdade:) Têm lesões que os impossibilitam de jogar a 100% até ao final da carreira (como Aimar, Alberto Rodriguez, Jeffren, etc, sim). Que diferença...

    ResponderEliminar
  44. Bem antes antes de mais os meus sinceros parabéns ao Braga e ao seu excelente presidente que têm feito um excelente trabalho, mas penso que o Braga não será campeão, porque não têm peso para isso se começar oportunar vai ser roubado aqui ou ali como quem não quer a coisa o suficiente para não ganhar e digo mais duvido que fique à frente do sporting e duvido também que ganhe hoje mas tudo pode acontecer, quanto ao Braga ser um grande e sem desrespeito à instituição não o é, e passo a explicar, primeiro, não têm títulos de relevo, comparando-o com o sporting que é o clube mais em baixo nesta altura entre os três grandes no último jogo contra o rio ave registou-se uma audiência penso eu entre 20 e 30 mil pessoas, o braga só consegue estes números se jogar contra os grandes ou no derbi do minho, e sejamos sinceros o braga não vende jornais, quanto aqueles que dizem que braga é menosprezado pela imprensa por todos ets... A meu ver é uma vantagem a pressão é muito menor, e realisticamente falando quando uma equipa joga contra o braga vai jogar o jogo pelo jogo não é como jogar com os grandes que até relva comem metem a camioneta atrás e se tiverem sorte levam um ponto e ficam contentes eu penso que esta é a resposta à questão de o Braga estar tão bem classificado para além do que foi dito anteriormente uma excelente estrutura, um treinador competente e jogadores de qualidade, para final deixo uma pergunta do 11 titular do braga digam-me jogadores que entravam de caras nos 3 grandes?
    Para mim apenas Ewerton e lima no sporting e talvez salino, no Benfica não entrava nenhum a meu ver e no porto Lima

    Papi

    ResponderEliminar
  45. Luis...

    Zapata, eu não costumo comentar,mas costumo ler todos os comentários inclusive os seus, e tal como disse um user acima,são muito bem estruturados mas tambám quando toca o sporting, por algum motivo a paixão do jogo vem ao de cima...

    Quanto á razão pela qual o sporting foi á primeira taça dos campeões,não sendo campeão(tal como mais de metade dos clubes que participaram nessa primeira edição),entre vários factores, o principal teve a ver com o prestigio. Tal com disse anteriormente, mais de metade dos participantes foram convidados porque na altura eram as equipas de maior prestigio nos seus paises, na altura...

    Continue com com os seus excelentes comentários, mas não se deixe ir tanto pela paixão ao seu clube.

    Os melhores cumprimentos

    ResponderEliminar
  46. O Braga é sem dúvida um candidato ao título. E o facto de isto não ser mencionado na impressa só abona a seu favor. Corre por fora, pela calada. Isso retira pressão aos jogadores. Permite-lhes seguir o sonho sem grandes alarmismos.

    ResponderEliminar
  47. Este post é sobre o Braga e não sobre as rivalidades SLB-SCP. Não compreendo qual o motivo do Zapata detestar assim tanto o SCP. Se o seu clube é melhor, deveria ficar contente e não passar o tempo a falar mail dos rivais.

    Mas sei que há muitos sportinguistas que padecem do mesmo mal (só que ao contrário).

    Sejámos imparciais, que há coisas mais importantes do que este tipo de rivalidade.

    Óscar

    ResponderEliminar
  48. Mas quais lesoes que o impossibilitam de jogar ate final da carreira? em relaçao ao rodriguez, izmailov e jeffren sim, mas o caso do Onyewu e Rinaudo nada tem a ver com isso, nao diga disparates. Mais uma coisa este post é sobre o Braga, nao sobre o Sporting, Porto, Benfica etc etc etc

    ResponderEliminar
  49. Carlos,
    Oh homem, já jogou futebol? Qual é a parte de "um jogador que é operado aos joelhos NUNCA fica a 100%", que não percebeu?
    Ai este post é sobre o Sp. Braga e não sobre o Sporting? Mas quem puxou este assunto não foi você ao dirigir-se a mim, no comentário das 17:59? É que nem comentou o post, só comentou o que eu disse.

    ResponderEliminar
  50. oscar,
    Mas eu disse que detestava o Sporting? Onde? Eu no meu 1º comentário neste post, constatei um facto. Facto esse que é que o Sporting e o Braga tiveram os mesmos problemas esta época, e as diferenças entre os clubes são notórias. Fui é logo criticado por ter dito... a verdade. Paciência.

    ResponderEliminar
  51. Pode não detestar, mas fico com a sensação que o Zapata fala constantemente de forma depreciativa do SCP

    Óscar

    P.S. Parabéns ao Braga que realmente é um sério candidato ao título

    ResponderEliminar
  52. Muito gosto quando as coisas correm mal para o fcp ou para o slb eles se lembrem sempre do meu Sporting... Clichê, só tenho pena por haver quem dê de comer a estes senhores...

    ResponderEliminar
  53. Zapata a primeira pessoa a falar sobre o Sporting creio que nao fui eu, ou ando a ver mal?... Respondendo á sua pergunta, sim já joguei futebol mas tive uma lesao grave onde fui operado 3 vezes e tive de deixar, mas agora quem já jogou futebol percebe mais de futebol do que quem nunca jogou? essa é nova! Mas se quer continuar enganado é consigo

    ResponderEliminar
  54. Sim, a verdade é que existem muitos que não estão a dar o devido valor ao Braga e a mais pura das verdades é que o Braga só depende de si para ser campeão... claro que duvido muito que ganhem todos os jogos até ao fim do campeonato e, provavelmente, irão perder mais pontos com os grandes, mas o Braga é a equipa que está, neste momento, a praticar o melhor futebol em Portugal e só está a 3 pontos do 1º lugar! Sem dúvida iremos ter uma liga muito renhida até ao fim, cheia de emoção e com o Braga a lutar por vencer pela 1ª vez a liga ;)

    ResponderEliminar
  55. Carlos,
    Eu falei do Sporting porque no princípio da época estava EM CONDIÇÕES IGUAIS EM RELAÇÃO AO SP. BRAGA.
    Mas ainda acha que tem razão em relação às lesões? Entende consulte um médico qualquer (salvo seja) e pergunte: "Srº Drº, um jogador de futebol (ou um atleta qualquer de alta competição) que é operado a um joelho, recupera a 100%?" Veja o que ele responde.

    ResponderEliminar
  56. Eu estranhei um post acerca do Braga ter 53 comentários. E previ o que se passava. Um post acerca do Braga só tem tantos comentários se houverem questões relacionadas com os "grandes" envolvidas. Entro e voilá. O post trata dos adeptos dos grandes "ignorarem" o SC Braga, e realmente até neste post isso acontece. Discute-se sobre Benfica e Sporting.

    Eu não me importo, desde que se esqueçam de nós e porventura acordem na última jornada a ver o Braga olhando para cima. Espero que sim. Exibições como a de hoje, em que mesmo sem o Alan e Mossoró o Braga dá lições de bom futebol e goleia rivais, fazem.me acreditar que é possível o Braga terminar o campeonato em 1º lugar este ano. Mas, como diz o Jardim, nem o 5º lugar está assegurado, e ainda há jogos duros pela frente.

    VAMOS BRAGA!

    Parabéns VM pela boa crónica (mais uma), em que conseguem descrever exactamente o que se passa e que nenhum jornal desportivo fala (não devia ser o objectivo deles?).

    ResponderEliminar
  57. Zapata,

    Vou-me meter numa conversa que não é minha, mas...

    O médico não lhe diz que recupera a 100%, mas isso depende da lesão. Uma simples ruptura dos ligamentos cruzados, o médico vai-lhe dizer que vai ficar a 95%. E isto não interfere na sua performance desportiva, sobretudo em alta competição com condições de recuperação muito melhores do que o paciente comum (fisioterapia, avaliação médica regular etc). Claro que se tiver associado a isto, tendinites crónicas ou problemas no menisco, entre várias hipóteses, a percentagem vai diminuindo.

    Com isto quero dizer que não é uma operação a um joelho que vai impedir que um jogador venha a recuperar e voltar a jogar a 100%. Senão tantos jogadores estavam tramados. Pepe no Real para lhe dar um exemplo. O plantel do Braga teria perdido qualidade só nesta época com tantas rupturas de ligamentos que tem tido... Agora os casos de Rinaudo, Izmailov, até do Rodriguez falando no plano muscular, são casos diferentes porque a tendência para lesões é muito grande analisando as últimas épocas, nisso estou de acordo consigo. E sem dúvida isso devia ser um factor a avaliar quando se contrata um jogador.

    ResponderEliminar
  58. Lamento que tentem "introduzir" o Braga no lote dos "grandes", atenção não é desvalorizar as últimas épocas do Braga ( sem esquecer a final alcançada na Uefa ), mas temos de ser realistas, o Benfica, Porto, Sporting não são considerados grandes por terem mais adeptos mas sim por conquistarem títulos, são os títulos que fazem elevar o estatuto, lamento mas é a minha opinião.

    Continuação de um bom trabalho a todos.

    ResponderEliminar
  59. Obviamente que o Braga está a praticar um óptimo futebol mas sinceramente penso que só é favorável para eles não serem considerados "grandes".

    Penso que todas as equipas reconhecem o valor do Braga mas se as equipas "pequenas" decidissem jogar com o Braga como jogam contra os "grandes" penso que não seria possível ver este bom futebol e aí sim, o Braga teria enormes dificuldades.

    Gonçalo

    ResponderEliminar
  60. Oh Ze pata, pra quem 'constacta'(???) perde logo o direito a corrigir o que quer ou quem quer que seja...ha o novo acordo ortografico pra uns (como eu e muitos) e pra outros (como o Pata e mais 5.999.999 ) ha o novo hacordo hortografico...eh pa, nao resisti a pôr tudo no mesmo saco...

    SL

    ResponderEliminar
  61. Pindrikaz,
    Antes de se querer armar em sabichão, tenha umas aulas de português. Novo acordo ortográfico? Pouco me diz. "Constacta"? Onde está o erro? Não existe? Está mal escrito? Não sabe o que é isso? Não sabe o que é uma "Constactação"? (Ou "constatação" com o acordo) Eu dou-lhe uma aulinha. Não me custa nada. "Constacta" é do verbo "Constactar". Presente do Indicativo. 3ª pessoa do singular. (pode sempre tirar o "C" antes do 2º "T")
    Já agora, e esse comentário cheio de erros de português?
    "hacordo"? Que é isso? "hortografico"?
    "ha", "ortografico", "nao"?
    Ainda fala de mim QUE ESCREVI CORRECTAMENTE?
    Que figura triste que fez. 4º ano feito à noite? Que riso.
    Tenho mais de 50 anos. Não me vou adaptar a um acordo estúpido nenhum. Já você, até se deu ao luxo de inventar um novo.

    ResponderEliminar
  62. Isto é só polícias da ortografia da internet aqui... é isso e escrever "Entende consulte" e Dr com "º"... enfim... perfeito perfeito só mesmo o Menino Jesus! ;)

    ResponderEliminar

Depois do 25 de Abril de 1974, Portugal "descobriu" a liberdade de expressão, portanto expressem-se à vontade! No entanto, os comentários a insultar, serão apagados pelo lápis azul!!

COMENTÁRIOS DE ANÓNIMOS, OFENSIVOS OU INCENDIÁRIOS SERÃO AUTOMATICAMENTE REJEITADOS

 
Site Meter