Boavista de volta à I Liga? Campeonato a 18 clubes e equipas B directamente na II Liga: Mérito, falta dele, justo ou isto é o futebol português?

Boavista - O clube axadrezado recebeu esta terça-feira uma notificação do Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa que considerou nula a reunião do Conselho de Justiça da FPF que decidiu a descida de divisão aos boavisteiros, na temporada 2007-2008. A direcção do Boavista vai pedir a reintegração da equipa na I Divisão, de onde nunca deveria ter saído, pois a reunião do Conselho de Justiça não foi válida. Decisão justa? Teremos o Boavista de regresso à I Liga, subindo dois escalões de uma assentada?

Liga ZON-Sagres - Entretanto, Mário Figueiredo, novo presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, vai propor à Assembleia Geral uma liguilha no final da temporada, para alargar o lote de clubes de 16 para 18 na principal divisão nacional. Os dois últimos classificados da Liga ZON-Sagres, bem como o 3º e 4º classificados da Liga Orangina iam disputar entre si duas vagas na Liga ZON-Sagres 2012-2013. Mudar as regras a meio do campeonato é algo impensável numa Liga Profissional, das mais respeitadas e com maior qualidade na Europa, contudo, é bem provável que este ano não hajam descidas de divisão, salvo alguma surpresa de última hora na possível liguilha. O alargamento de 16 para 18 equipas só será a melhor decisão para o VM, se cumprir muitos dos requisitos já abordados em diversos posts aqui no blog. Se ajudar à valorização do jogador português e a dinamizar o desporto (não se pode alargar e descurar a repartição dos valores das transmissões televisivas e principalmente a enorme tendência para que os nossos estádios fiquem cada vez mais vazios) vale a pena; se for apenas para ajudar a que a nossa Liga tenha mais 2 equipas com estádios vazios e que funcionam apenas como trampolim para jogadores brasileiros provenientes das Regionais do Brasil (não entendam como xenofobia) não vale a pena. Se alargar para 18 clubes, a Liga tem de ser mais rigorosa, pois não podemos continuar a ter clubes insustentáveis que não pagam salários, e que não beneficiam o futebol português com as suas políticas de mercado. Decisão justa? Poderá o campeonato ganhar competitividade com mais 2 equipas na Liga?

Equipas B -
A entrada das equipas B dos principais clubes nacionais na Liga Orangina também está a causar polémica, pois ainda ninguém encontrou qual o mérito que FC Porto B, Benfica B, Sporting B, Sp. Braga B, Marítimo B e Vit. Guimarães B têm em entrar logo para o II escalão mais alto do futebol português. Obviamente que os jovens dos principais clubes vão entrar para uma divisão mais competitiva, contudo, estamos a promover uns clubes (os principais) em relação aos restantes. Para além de que existem bastantes clubes da II Divisão B que já ficaram bem perto da subida de divisão ou foram eliminados em liguilhas injustas (o ano passado dos três campeões das zonas, apenas subiam dois) e que são assim ultrapassados por equipas B que aparecem de um momento para o outro. Será a melhor decisão colocar as equipas B directamente na II Liga? Ou seria melhor colocar na II Divisão B e depois premiar o mérito, caso alguma equipa B subisse de divisão (antigamente as equipas B não poderiam ascender às divisões profissionais)?

Etiquetas: , ,