Benfica: Três desaires consecutivos resultam na imediata depressão dos adeptos encarnados; Jesus (ele que no final da época passada era o alvo da ira dos adeptos do Benfica que exigiam a sua saída, mas que ainda há menos de um mês era um dos melhores treinadores da história do clube da Luz), Cardozo (o melhor marcador estrangeiro da história do Benfica, mas que em certos dias é considerado um dos melhores avançados de sempre dos encarnados e noutros um flop), Gaitán, Djaló, Emerson, Bruno César, Matic, são os principais visados pela massa adepta encarnada

Da euforia total em relação à presente época, e justificada devido ao bom futebol (desde Dezembro ao princípio de Fevereiro) e principalmente pelos excelentes resultados (liderança na Liga sem derrotas, presença nas meias-finais da Taça da Liga e boa prestação na Liga dos Campeões), os adeptos do Benfica depois de 3 desaires consecutivos (que até ver nada comprometem, já que o clube da Luz continua em 1º) entraram num estado de depressão e já colocam tudo em causa.

Não conseguimos entender se por receio do Porto ou por nos últimos 15 anos o Benfica ter vencido apenas 2 campeonatos (o que aumenta a pressão e a própria desilusão caso esta época não seja bem sucedida) o que é certo é que apesar de defrontar o seu rival no Estádio da Luz e de ter a vantagem no calendário, a própria massa adepta encarnada ontem começou a disparar em todas as direcções. Segundo o jornal A BOLA, Vieira depois do jogo de ontem inclusive discutiu com adeptos do Benfica, e o Record adianta mesmo que além dos problemas no estádio da Académica o plantel encarnado foi alvo de uma espera.

Mas as críticas dos adeptos encarnados além de gerais, são feitas de forma individual e com alvos bem específicos:
- Jorge Jesus: A época passada depois do descalabro que foram os jogos frente ao Porto, era persona non grata na Luz, 90% dos adeptos encarnados exigiam a sua saída, mas esta temporada tinha conseguido contornar isso e era mesmo apontado como o principal responsável pela boa época encarnada. No entanto, algumas decisões tácticas, os desaires, as substituições e a repetição da arrogância no discurso, fazem do técnico encarnado um dos principais alvos da ira encarnada.
- Óscar Cardozo: Será sempre a sina do avançado paraguaio: em jogos que não marca é logo apelidado de flop e passa a ser o alvo dos benfiquistas. Todos sabem que é um jogador que oferece pouco em termos colectivos e defensivos na frente, e que parece estar condenado a marcar em todos os jogos para justificar a sua presença, mas nuns jogos (depois de marcar) todos exultarem o facto de ser o melhor marcador de sempre do Benfica e nos que não marca ser apelidado de flop é pouco explicável.
Gaitán: Já afirmamos várias vezes que é na nossa opinião o melhor jogador do Benfica, mas nos últimos tempos tem sido um dos principias alvos dos benfiquistas. A sua titularidade é constantemente colocada em causa e até se chega ao ponto de vários adeptos considerarem o argentino um flop.
- Bruno César/Matic/Emerson/Djaló: Se Emerson está a sentir isso desde o princípio da época, agora também Bruno César, Matic e Djaló acompanham o brasileiro no rótulo: não apresentam qualidade para jogar no Benfica. Algo que nos parece exagerado mas que exemplifica o 80 ao 8 que de repente contagiou os adeptos encarnados.
- Javi: Não é Maradona mas parece. É óbvio que é um jogador importante no Benfica, mas na nossa opinião não foi pela presença de Witsel e Matic na habitual posição ocupada pelo espanhol que o clube da Luz perdeu. A tentativa de justificar os desaires pela ausência do espanhol faz pouco sentido.

A que se deve esta depressão que abateu os adeptos encarnados? Como é que se pode colocar em causa todas estas situações, se o Benfica está em 1º lugar e nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões? Até quando irá durar a relação amor/ódio com jogadores como Cardozo (ele que é o melhor marcador da Liga) e Gaitán? E como se explica este tipo de relação? Caso Jesus não vença o campeonato a sua saída do clube da Luz no final da época é uma realidade (ou irá acontecer como na época passada, será Vieira a aguentar JJ independentemente da pressão dos adeptos encarnados)? O facto do Benfica nos últimos 15 anos só ter vencido 2 campeonatos, mas apresentar um discurso de vitórias sucessivas (partindo quase do princípio que este estava garantido) aumentou a pressão?

Etiquetas: