Onyewu "voa" mais alto e oferece 1ª vitória do ano ao Sporting

Sporting 2-0 Beira-Mar (Onyewu 18´e 27´)

O Sporting alcançou a 1ª vitória em 2012, depois de derrotar o Beira-Mar por 2-0. Onyewu, em dois lances semelhantes, marcou por duas vezes e tranquilizou os leões. Os aveirenses atiraram por duas vezes aos ferros e podem queixar-se da ineficácia do seu contra-ataque.

A partida começou praticamente com o cartão amarelo para Onyewu, que derrubou Nildo em situação perigosa. O lance foi um dos exemplos como o Beira-Mar abordou a partida de Alvalade, tentando incomodar a defensiva e o meio campo defensivo leonino, através de grande pressão. Os aveirenses tiveram situações perigosas de contra-ataque (aproveitando erros dessa zona do terreno do Sporting), mas não aproveitaram da melhor maneira, pois o remate ou o último passe saíram sempre mal. Os leões, responderam através dos seus laterais, com cruzamentos perigosos, e com Onyewu, que aproveitou da melhor maneira dois lances de bola parada no ataque. O "capitão américa" subiu mais alto que toda a defensiva do Beira-Mar e marcou dois golos, que ofereceram o triunfo aos leões.

No segundo tempo, apesar de não ter marcado qualquer golo, o Sporting até jogou melhor, criou mais oportunidades de golo, mas encontrou Jonas pela frente. O guardião aveirense negou dois golos a Ribas e um a Capel, para além de Jeffren e Carrillo terem falhado duas boas oportunidades. Do outro lado, o Beira-Mar também criou os seus lances de perigo, com Zhang e Nildo a rematarem à trave e ao poste, respectivamente. Em suma, uma vitória justa dos leões, numa exibição longe de encher o olho, mas que saiu valorizada pela excelente atitude dos aveirenses.

Destaques:

Onyewu - O central leonino marcou pela 4ª vez no campeonato, o que equivale a 3 vitórias para os leões. Se no ano passado os leões tinham grandes dificuldades nos lances de bola parada, a chegada do norte-americano veio oferecer ao Sporting uma nova arma, que vale muitos pontos.

Matias - O médio chileno voltou a exibir-se a bom nível, sempre com grande qualidade no domínio e circulação da bola. Foi o líder da ofensiva leonina, mostrando sempre muita criatividade na construção dos lances.

Jeffren/Capel/Carrillo - Os extremos leoninos estiveram em bom plano, ainda que longe do que já demonstraram esta temporada. Jeffren e Capel fizeram as assistências para os golos do Sporting, criaram desequilíbrios na defensiva aveirense, mas foi Carrillo o mais perigoso. O peruano entrou no decorrer do 2º tempo, lutou muito no plano defensivo e ficou perto do golo na outra baliza.

João Pereira - Jogo complicado no plano defensivo, mas compensado pela atitude no apoio ao ataque. Dos seus pés surgiram os lances mais perigosos para os leões na primeira parte.

Ribas - O avançado leonino realizou uma 1ª parte bastante fraca, contudo, no 2º tempo apareceu com outra atitude, teve mais bola e podia mesmo ter marcado por duas ocasiões.

Renato Neto - O jogador menos do Sporting nesta partida. O médio brasileiro complicou muito no meio campo, perdeu diversas bolas (o que proporcionou perigosos contra-ataques aos aveirenses) e não teve a qualidade de passe necessária para um jogador naquela posição.

Beira-Mar - Os aveirenses surgiram em Alvalade com a lição bem estudada. Pressionaram muito a defensiva leonina, tiveram boas oportunidades para marcar, mas a ineficácia junto à área do Sporting foi fatal. Ainda assim, boas indicações de Nildo, Artur e Jonas.

Etiquetas: ,