27 de Janeiro de 2012

Guardiola: O treinador que "pegou" num Barcelona que tinha ficado em 3º na Liga (a 18 pontos do Real), e em 3 anos fez dos catalães o maior "papão" da história

Josep Guardiola i Sala, 41 anos, o treinador do momento. No primeiro olhar, seja de um amante do futebol, ou de alguém a quem nada diz o nome, a imagem será sempre a mesma: um homem elegante, com postura, um verdadeiro gentleman. Mas Guardiola é muito mais do que isso, ele será porventura o mais digno representante de uma região. Ora vejamos, nasceu em Santpedor, pequeno município pertencente à comunidade autónoma da Catalunha, chegou ao Barcelona para as camadas jovens com 13 anos e lá permaneceu até 2002, ano em que saiu para jogar em Itália. Envergou durante várias épocas a braçadeira de capitão dos blaugrana, cresceu e viveu com a cultura catalã no seu sangue, os princípios, a "luta contra Madrid" pela independência, o respeito pela bandeira, o orgulho em ser um culé. Aliado ao facto de ter tido como treinadores Johan Cruyff, Bobby Robson e Louis van Gaal, as suas derradeiras épocas enquanto futebolista em campeonatos mais exóticos (Qatar e México), permitiram-lhe conhecer culturas e estilos de jogo diferentes.

No dia 21 de Junho de 2007, "regressa a casa", para assumir o comando técnico da equipa B do Barcelona. Posteriormente, na época 2008/2009 substitui Frank Rijkaard na equipa principal, após uma época desastrosa, onde acabaram o campeonato na 3ª posição a dez pontos do Villarreal e a dezoito do eterno rival, Real Madrid. Guardiola não tardou em deixar a sua marca, colocou na lista de dispensas jogadores consagrados como Zambrotta, Ronaldinho, Thiago Motta, Deco e Thuram e começou a construir uma equipa à sua imagem, com uma constante aposta em jogadores da cantera, perfeitamente identificados com a cultura do clube e da região. Na primeira época faz o pleno, ganha todas as competições em que participa, é o início de uma era dourada na cidade condal. Neste momento contabiliza já um vasto currículo em apenas três épocas. São já duas Ligas dos Campeões, três Campeonatos de Espanha, três Supertaças, uma Taça do Rei, duas Supertaças Europeias e dois Campeonatos do Mundo de Clubes. Desde que assumiu o comando técnico do Barcelona, apenas perdeu três competições (Taça do Rei por duas vezes e uma Champions). Apresenta um nível técnico-táctico brilhante, dá a ideia de ser capaz de colocar a sua equipa a jogar ao melhor nível em qualquer sistema táctico. Já o vimos jogar em 3-4-3, 3-7-0, 4-3-3, entre outros sistemas, e sempre com percentagens de posse de bola elevadíssimas e com autênticos "banhos de bola" aos adversários. É também exímio no factor psicológico, é impressionante o facto de conseguir sempre motivar uma equipa vencedora, os jogadores nunca parecem acomodados com os títulos já conquistados.

Mérito somente de Guardiola? A maior parte parte sim, sem dúvida, mas há algo mais. A um grande treinador, gestor e motivador de homens, alia-se uma estrutura exemplar, com a melhor escola de formação do mundo no momento. Tudo começou em 2003, quando Joan Laporta assumiu a presidência do clube. O Barcelona não tinha receitas ao nível dos clubes de topo e reinava uma grande desconfiança em relação a certos jogadores recém chegados como Rochemback ou Giovanni, por quem haviam sido despendidos muitos milhões de euros. Laporta e o seu braço direito, Ferran Soriano, um catalão com reconhecido sucesso na área empresarial, implementaram um conjunto de medidas que foram a base do que o clube é hoje. Aliados às máximas "més que un club" (mais que um clube) e "ser torcedor do Barça vai além do puramente desportivo. É um sentimento de raízes, de valores e de identidade de um país: a Catalunha", reaproximaram a cidade do clube e devolveram à região o que mais os orgulha: o seu clube no topo.
Seria possível o Barcelona ganhar sem Guardiola. Já o fez antes, irá fazê-lo no futuro. Mas seria um sucesso diferente, nunca tão dominador, nunca tão consensual, nunca tão brilhante, nunca tão duradouro. Podemos até duvidar que Messi, Xavi ou Piqué atingissem o nível exibicional de eleição durante um tão largo período caso tivessem outro "comandante". O que os catalães estão a fazer é histórico, estamos perante os anos de ouro do seu futebol, o surgimento de uma era.
Pep é um senhor dentro e fora dos relvados, a sua imagem, a sua capacidade de nunca perder o controlo das emoções, a sua perfeita identificação com o clube e a região, fazem dele...o homem certo no lugar certo.
Para quem quiser conhecer melhor a estrutura do clube catalão, bem como a mudança efectuada por Joan Laporta, recomenda-se a leitura do livro "A bola não entra por acaso", de Ferran Soriano.

Será que Guardiola nasceu para ser treinador do Barcelona? Até quando durará esta hegemonia? Que actuais jogadores do plantel catalão poderão ser treinadores do clube no futuro? Será José Mourinho o único capaz de lhe fazer frente?

A. Carvalho

37 comentários:

  1. Um tanto ao pouco exagerado, mas é o vosso ponto de vista e eu respeito.

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais os meus PARABÉNS ao VM por, mais um, tão fantástico trabalho!

    É a primeira vez que vejo retratar tão bem o que Guardiola, não como treinador porque isso é "relativamente fácil" (um brilhante/genial servia na perfeição) mas como Catalão: o Barcelona é muito "mais do que um clube" (lema do Barça) é uma verdadeira arma de afronta a Madrid e a tudo o que é espanhol, não é vão que Guadiola dá as conferências de imprensa antes dos jogos com o Real em catalão e não em espanhol! O clube (e o seu actual treinador) carrega toda a identidade de uma região, de um povo, a ambição da independência face a Madrid, face à Espanha.

    Será muito complicado combater esta hegemonia do Barça, ainda mais porque do lado do Real, parece-me, que Mourinho e Ronaldo perceberam que esta não é a "sua" guerra e vão sair e o de Madrid perdem as suas maiores armas...

    Só alguém que conhece um clube o poder "herdar" das mãos de Guardiola e ter o mesmo sucesso, um Xavi, um Iniesta ou um Luís Henrique podem ser o futuro...mas também um Bielsa pode pegar na "mistica" catalã com sucesso.

    ResponderEliminar
  3. José Polícia27/01/2012, 16:11:00

    Excelente post! Muito bom!

    Apenas queria acrescentar mais um pormenor. O Barcelona comandado por Pep nunca, Nunca perdeu um jogo em posse de bola. É incrível, admirável e dificilmente alcançável! Por isso é que para muitos, torna-se 'aborrecido' ver um jogo do Barcelona.
    Só com Mourinho e com a sua qualidade e os seus 'mind games' é que poderá ser possível derrubar esta super equipa.
    Como o VM já vem referindo à bastante tempo, a vantagem no campeonato já são de 5 pontos e na champions, tudo depende da sorte de apenas lhes apanhar na final, se for o caso.

    Continuação de um bom trabalho!
    Bem haja!

    ResponderEliminar
  4. Para os que odeiam Barcelona e idolatram Madrid, é preciso muita calma. Este post já estava previsto, como está previstou outro sobre José Mourinho.

    ResponderEliminar
  5. Gostaria de ver Guardiola noutra equipa, e noutros campeonatos!

    Gostava de o ver fazer o que faz em Barcelona num Arsenal, Liverpool, Milan ou Juventus...

    Ai poderemos ver o seu "real" valor, é bom treinador mas será um treinador de excelência?? Só o saberemos depois da sua saída de espanha..

    Mourinho já o provou por onde passou e este ano irá ganhar o campeonato só uma grande reviravolta lhe retirará o titulo, e quem sabe tem muitas boas chances de ganhar a Champions, e sairá de espanha com todos os titulos.

    Gostaria de ver Mourinho na Alemanha naquele extraordinário campeonato, mas duvido que vá para lá!

    Na sua Inglaterra gostava de o ver a treinar o Tottenham.. não seriam precisos grandes reforços só lapidar algumas lacunas e seria maravilhoso ver Mourinho a explorar Bale e Modric e quem sabe dar outra vida a Giovanni dos Santos, que aquele tipo de talento merece outro aproveitamento!!!

    Já agora ja contribui para o VM ser o Blog do ano.. Continuação do bom trabalho

    ResponderEliminar
  6. Bem, há uns tempos já dei a minha opinião relativamente ao Barcelona e ao Guardiola.
    Barcelona é a melhor equipa do Mundo? Verdade.
    Mérito de Guardiola? Há. É lógico. Mas não é o Deus que muitos pensam.
    Quando se diz que mandou embora Thuram, Motta, Deco, Ronaldinho, etc, convém salientar que nenhum deles fez mais de 20 jogos para o campeonato. Eram nomes sonantes? Sim, mas não eram titulares indiscutíveis antes de Guardiola ter chegado. Convém salientar que Thuram saiu do Barcelona com 36 ou 37 anos e foi para acabar a carreira, que Ronaldinho já mostrava que a magia estava a desaparecer, que Deco estava a ser deixado para trás pelo menino Iniesta, etc.
    Claro que é fascinante (e ao mesmo tempo chato de se ver) o Barcelona a ter sempre posse de bola. Mas, numa equipa que tem Xavi, Iniesta, Fabregas, Messi, etc, que são jogadores evoluídos tecnicamente a habituados a jogar juntos, acaba por ser normal.
    Pôr um bando de jogadores que jogam juntos desde os 14 ou 15 anos, como acontece no Barcelona, é bem mais fácil do que pegar em jogadores como Ozil, Ronaldo, Alonso, Coentrão, Benzema, Khedira, Di María, etc, que estão juntos há pouco tempo.
    E continuo a dizer, com estes jogadores, em condições normais, até Jesualdo Ferreira ou Paulo Sérgio limpavam várias competições.
    Por fim, admiro a forma de jogar do Barcelona, mas não é o estilo de jogo que mais me entusiasma. Prefiro um futebol de parada e resposta, de transições rápidas, etc. Já tive esta discussão com o meu filho, e digo com toda a convicção, que prefiro ver um Stoke-Newcastle, que um Barcelona-Villarreal, por exemplo.
    Quanto à questão da Catalunha... Sim, personificam essa região, bla bla, mas não é o mais importante.
    Quanto ao futuro do Barcelona (enquanto clube)... Nota-se que as coisas estão a ser preparadas.
    Xavi tem 32 anos, quando se retirar, há Thiago Alcantara pronto a explodir.
    Puyol tem 33 anos, quando se retirar, há Fontás, Muniesa ou Bartra, prontos a explodir.
    Abidal tem 32 anos, quando se retirar, há Alex Grimaldo que certamente será uma grande aposta do Barça.
    Etc.
    Miúdos como Montoya, Sergi Gomez, Sergi Roberto, Jonathan dos Santos, Cuenca, Tello, Grimaldo, Muniesa, Bartra, Fontás, Thiago Alcantara, Rafinha Alcantara, Riverola, Deulofeu, etc, estão a ser trabalhados de forma a entrar na equipa principal a qualquer momento.
    Para terminar, Barcelona é a melhor equipa do Mundo? Repito, sim.
    Guardiola é um grande treinador? É, pois consegue manter a equipa motivada.
    É o responsável por "ESTE" Barcelona? Não, tem a sua cota-parte é certo, mas isto é um processo gradual. É ridículo pensar que Guardiola em 3 anos transformou este Barcelona. Isto é um processo que já vem há vários anos e que tem vários "pais".

    ResponderEliminar
  7. Miguel Boinas,

    entao por essa ideia o xavi, valdes puyol tambem sao jogadores banais...

    ResponderEliminar
  8. Acho o Guardilo um bom treinador mas este post esta muito exagerado mas é a vossa opiniao e respeito, mas para ter certeza que o Guardiola é um grande treinador como se escreve aqui ele deveria mudar para outro club como ja fez o Jose Mourinho e ganhar o que axo pouco provavel. O sucesso do Guardiola é baseado na equipe do Bracelona que joga ha bastante tempo juntos, para o Guardiola construir uma equipe con«mo ja fez Mourinho so ver pra crer, vcs podem pensar que eu nao gosto do Guardiola mas isso nao ´´e verdade, pq eu ja vi Post aqui a dizer que guardiola é superior a Mourinho e isso eu nao concordo e nem acho que ele é do mesmo que o Mourinho até pq o Mourinho pegou na equipe do Porto fez bicampeao portugues, 1 taça UEFA, i champions, Chelsea tri campeao Ingles e tantas outras taças e Inter de Milao campeao Italiano e europeu por isso no momento nao ha treinador que consegiu tamanha proesa em clubs destintos, por isso o Guardiola precisa sair do Barça e provar que estou enganado!!!!!

    ResponderEliminar
  9. Artigo por excelência, apesar de um pouco exagerado e a roçar um adeusamento.

    Na minha opinião Guardiola é para ser treinador do Barcelona e apenas isso. Para se provar o contrário tem de sair do clube e mostrar as aptidões noutro lugar.

    Vejamos, a formula implementada e tão bem sucedida, foi criada pelo Cruyff e vem das camadas jovens (inteligência deles). Ele pô-la em prática com os jogadores da casa (mérito dele).
    O Xavi deu definitivamente o boom com o assumir de grande figura da equipa (mérito do treinador, a qualidade sempre esteve lá) mas com a grande "ajuda" do gemeo siamês Andrés Iniesta, que com a chegada do Guardiola ganhou definitivamente o lugar (e pessoalmente este é o grande maestro e jogador da equipa). Messi vinha em crescendo, e o mundo rendeu-se finalmente a ele já com neste "Barciola".
    O Busquets foi lançado por ele, tal como o Piqué que "ninguem" acreditava nele e cresceu nas mãos dele como os próprios culés não acreditariam. O Pedrito igualmente.
    O Dani Alves chegou com ele e pegou de estaca, o Abidal fez-se o jogador conceituado que é hoje também com o Pep. O Valdés que nunca considerei grande gr, já me calou faz umas épocas.

    Obviamente muito do que referi é de seu mérito e não estou sequer a menospreza-lo, muito pelo contrário. Numa coisa ninguém pode duvidar que ele é um excelente condutor de homens e um motivador por excelência.

    Mas... tal como disse, dar-lhe-ei o prémio absoluto de excelente treinador quando o vir noutro clube, noutro campeonato sem a estrutura do Barça e sem Xavi e Iniesta (que jogam um com o outro de olhos fechados), sem um Messi... e sem (principalmente) uma legião de adeptos que consideram o clube como religião e uma bandeira contra o centralismo de Madrid e de afirmação catalã que empurram verdadeira a mística daquele clube.

    Bom artigo para discussão.

    ResponderEliminar
  10. Zapata o teu comentário exprime basicamente o meu (fdx, isto tem de parar, numa semana concordo contigo por duas vezes...). Apenas um à parte... dizer que o Deco e o Ronaldinho não eram titulares indiscutíveis... Não jogaram tanto na ultima época porque eram unha com carne e andavam a desleixar-se e como tal foram postos um pouco mais à parte e com isso não jogaram tão regularmente. Obviamente eles eram indiscutiveis... eles foram o motor da ultima CL ganha pela equipa antes da era Guardiola.

    ResponderEliminar
  11. É verdade sim que têm a melhor equipa e um grande treinador, agora guardiola ainda não provou, na minha opinião que merece tantos elogios e que precisa de muita fruta para chegar a Mourinho.
    Peço que reparem, muitas vezes a posse de bola do barça é no seu meio campo defensivo e do nada criam situação de golo e são muito muito eficazes o que faz com que apareçam os resultados.
    Mas também é verdade que há muita coisa que é incompreensível neste barça e digo que se houvesse um calccio em Espanha muito provavelmente o Barcelona desceria para a 2ª

    ResponderEliminar
  12. Esqueceram-se de referir que a Espanha deve ao Barcelona de Guardiola um Campeonato Europeu e um Campeonato do Mundo...

    Mérito só de Guardiola? Como alguns dizem, tem a sua quota parte, mas julgo que o maior mérito está na La Masia, como foi referido no texto, eles preparam os jogadores para jogar na equipa A, o Sporting se tivesse a capacidade de proteger os seus talentos dos tubarões europeus também poderia fazer umas gracinhas a nivel de titulos, se não vejamos, com a capacidade de manter talentos que o Barça tem o Sporting poderia ter uma equipa com Rui Patricio, Moutinho, Veloso, Quaresma e Ronaldo a titulares e nem falo do Hugo Viana que foi um erro não o ir buscar. Com investimentos feitos nas restantes posições era uma equipa de luxo em Portugal.

    Saudações Desportivas

    ResponderEliminar
  13. Nada mais a dizer. Parabens pelo texto escrito por alguém que percebe de futebol. Estou farto de ouvir pessoas a dizer que com uma equipa destas qualquer um ganhava tudo. Guardiola para além de ser um senhor dentro e fora de campo, é um conhecedor do clube e foi ele que idealizou esta forma de jogar. Quem diz que o Barcelona jogava da mesma maneira antes é um profundo ignorante. Teve uma equipa fabulosa que ganhou a LC em 2006 mas o futebol não era o mesmo e parece-me que depois de Guardiola não mais voltará a ser!

    ResponderEliminar
  14. A. Carvalho

    Alguém no VM sabe quem é Paco Seirul-lo?

    Esse Senhor é o verdadeiro pai deste Barcelona!

    Deixo-vos alguns links para poderem conhecer este Senhor.

    http://www.entrenamientodeportivo.org/franciscoseirullo2004eng.htm

    http://www.entrenamientodeportivo.org/articulos/entrevista_seirulo_mayo2003.pdf

    http://futbolitis.blogspot.com/2007/01/metodologa-seirulo.html

    A sua forma de ver o treino nos desportos de equipa, é uma revolução tal que muitos ainda não a entenderam. Mourinho, inteligente como todos reconhecemos, quando esteve em Barcelona aprendeu muito com este Senhor.

    Muito havia a dizer sobre Paco Seirul-lo, merecia talvez um post só sobre Ele.

    Fica aqui a ideia para a vossa equipa de redação.

    Continuação de bom trabalho, cumprimentos

    fgomes

    ResponderEliminar
  15. o guardiola é o homem certo no lugar certo. arrisco-me a dizer que, tendo em conta o seu percurso profissional e pessoal, ele nasceu mesmo para mais do que treinar, servir o Barcelona. e esta hegemonia, se ele continuar a demonstrar a mesma filosofia de treino, de táctica e de gestão do plantel, e a direcção continuar com a mesma gestão do clube, durará até ele sair. vejo o xavi como um potencial treinador, mas por vezes surpresas acontecem e não conheço os jogador culés tão bem de forma a afirmar peremptoriamente que este ou aquele irá orientar a equipa no futuro. apesar de tudo isto, considero mourinho o melhor treinador do mundo, pelo menos até que guardiola saia e prove noutros palcos que é o mesmo treinador, porque para ele, um filho do clube, acaba por ser "fácil" orientar esta equipa. acredito também que é mourinho o melhor posicionado para fazer frente ao barça e a guardiola; o city tem um grande plantel, mas falta um treinador que tenha realmente ganas de levar o clube a outro patamar, o manchester united tem a experiência de ferguson e uma política de renovação do plantel bastante interessante, no entanto tem vindo a apresentar plantéis sucessivamente deficitários em certos aspectos, o bayern munique tem um bom plantel e um bom treinador mas falta qualquer coisa também, a regularidade que se exige a uma equipa grande talvez. chego à conclusão que este pode ser o ano do real.

    ResponderEliminar
  16. Visão de Mercado... parabens pela vosso trabalho e sobretudo, pela isenção que demonstram. Este mini-artigo, está conciso, mas muito bem elaborado. Sou um adepto confesso de Mourinho, mas não sou um seguidista de Mourinho, e acho que, uma boa parte dos portugueses confundem as coisas, e confundem uma eventual critica a mourinho como um ataque á patria. Defender Mourinho ou Ronaldo por apenas serem portugueses é revelador de complexo de inferioridade. A unica coisa que queria acrescentar e desenvolver um pouco é o banho de bola que Gaurdiola dá a Mourinho, mas no campo psicológico. A imagem angélica que Guardiola transparece, acho que é um pouco fachada. Não acredito que ele, na intimidade com os jogadores. Ele utiliza muito a psicologia invertida com Mourinho que o deixa , muitas vezes, no ridiculo. Mourinho atacou muitas vezes Gaudiola e Barcelona ( umas vezes directamente, outras indirectamente e ironicamente ) mas Guardiola têm sempre rosas para Mourinho e para o Real. Ele observou as relações de Mourimho com Wenger, Ferguson, Benitez, Ranieri, Ancelloti, e percebeu que com Mourinho não é assim. Não se trata de pensar que " se enveredar por este discurso de arremesso com Mourinho vou perder ", mas sim de jogar psicologicamente com ele. Parece a estratégia de Martin Luther King com o discurso de não violência. A cereja em cima do bolo foi a dedicatoria que ele lhe fez na gala da fifa.

    Acrescento que, vai ser muitissimo dificil a Guardiola, o dia em sair de Barcelona. Está refém dos titulos que ganhou e da geração que está a marcar no Barcelona. Um pouco á semelhança daquilo que aconteceu com Thriller de Michael Jackson. Por mais bom que os albuns que fez posteriormente a ele, houve sempre uma comparação inevitável aquele que era o album mais bem sucedido de sempre, e a critica utilizou sempre isso como forma de o descridibilizar artisticamente, dizendo que estava numa espiral negativa, o que era mentira. Temo que o mesmo possa acontecer a Guardiola.

    ResponderEliminar
  17. Guardiola só se pode comparar a Mourinho quando ganhar troféus noutros clubes noutros campeonatos. Até lá, é impossível fazer comparações, mas que Mou já provou muito mais, lá isso já!

    ResponderEliminar
  18. O Barça é algo de brutal quem me dera que o Sporting seguisse este exemplo! O Barça prova que não é preciso os milhoes do real madrid nem do city nem de miloes nem de ninguem para ser o maior clube do mundo!!! Espectacular!! O resto é musica... Barcelona mais que um clube!!!

    Sporting Sempre

    ResponderEliminar
  19. The White Pelé27/01/2012, 19:35:00

    Grande mérito para Pep. Mas aquela meia-final contra o Chelsea estraga o tudo. Sei que o árbitro estava comprado..

    ResponderEliminar
  20. Não precisam de publicar este comentário, é mesmo só para vos avisar de uma pequena correcção. O jogador que queriam referir era o Geovanni e não o Giovanni. Sei q foi só um peuqeno lapso.

    Excelente artigo!!!

    ResponderEliminar
  21. Duarte Madueño27/01/2012, 20:44:00

    Só há algo que acho que passou "ao lado" e deveria ter sido referido. O Guardiola subiu com o Barcelona B da segunda B para a a segunda em 2007/08. Marco importante num ano de estreia.

    ResponderEliminar
  22. Duarte Madueño27/01/2012, 20:45:00

    Já agora, bom artigo! Continuem com o bom trabalho

    ResponderEliminar
  23. Guardiola tem muito mérito..principalmente na parte de continuar a motivar continuamente os seus jogadores...só quem não está envolvido em atividades desportivas não percebe a dio ficuldade disso. No entanto não concordo com o "endeusamento" feito a este grande treinador por dois motivos:

    Em primeiro lugar ele é apenas a ponta do iceberg...a estrutura do clube está em harmonia desde os mais novos até ao plantel senior...e simples apostar na prata da casa! Os infantis jogam como o plantel senior...nas devidas proporções obviamente.
    Em segundo lugar este barça é indiscutivelmente ajudado quando necessita...são bons são, são os melhores possivelmente, mas seriam tudo isto se não fosse a estabilidade de resultados que só é possivel por serem ajudados em determinados jogos?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  24. -Guardiola tem muito mérito nas conquistas e no estilo de jogo implementado no Barça. No entanto, isto é um trabalho também feito a nível de selecções e camadas jovens Espanholas, sendo assim, para mim, Guardiola para provar que é treinador ao nível de Mourinho, terá que pegar numa equipa que não é campeã à muitos anos (já nem digo 50 anos como o Mou fez com o Chelsea) e fazê-la campeã, ou ganhar a Champions com uma equipa com muito menos recursos que outras (como Mou fez com o Inter, eliminando inclusivé o Barça do Guardiola).
    Mas uma coisa é certa, a nível de discurso, de realismo, de humildade, Guardiola é enorme, um verdadeiro gentleman no futebol.

    -Quanto à hegemonia do Barça não sei quando acabará (futebol é muito imprevisível e muita coisa pode mudar com a saída de algumas referências ou até com a mudança de treinador), pode ser daqui a 2 anos como daqui a 10, pois apesar de haver Xavi, Villa, Puyol, Abidal, tudo na casa dos 30 anos ou mais, há também muitos jovens ou jogadores com muitos anos de futebol como Cuenca, Thiago, Alexis, Busquets, Fábregas, Piqué, Iniesta, etc. que podem perfeitamente assegurar a continudade desta superioridade do Barça no futebol.

    ResponderEliminar
  25. Penso que daqui a uns 10 15 anos se irá descobrir que houve manobras de bastidores pouco claras e que houve realmente momentos, muitos deles cruciais, em que este grande Barça foi carregado ao colo.
    Mas até lá continuam a ser uma equipa que acima de tudo o que se pode dizer quer a nivel tecnico quer a nivel tatico, joga com uma autoconfiança inabalavel, que lhes permite ter 60 % - 70% de controlo de bola em todas as partidas, independentemente do resultado.

    ResponderEliminar
  26. Merece créditos por arriscar uma renovação do plantel e esta ter dado frutos.

    ResponderEliminar
  27. O barça para mim so precisava do bale , thiago silva e hulk ou hazard ou qualquer outro desta qualidade e seria uma equipa ainda mais fantastica do que ja é !

    ResponderEliminar
  28. Artigo excelente.
    É o meu treinador preferido. É muito educado e humilde. Motiva a equipa. Enfim, é um génio.

    Sem dúvida que Xavi seria o ÚNICO jogador actual do clube que poderia tomar conta da equipa como treinador. É o jogador mais inteligente do mundo. Outro com perfil para treinador é o Busquets, que de certeza que daqui a uns anos, alcançará a cultura de futebol de Xavi.

    ResponderEliminar
  29. Sinceramente embora tenha algum mérito não tanto mas tem algum sim mas mesmo assim para mim precisa de ter sucesso noutra equipa e saber montar uma equipa que não o Barcelona que já joga junto desde a cantera.
    É um bom treinador mas acho que precisa de ir para outro clube e fazer o que fez no Barcelona ;)
    Eu acho que é mais ah hora certa no clube certo XD
    Mais mais um excelente artigo do VM ;)

    ResponderEliminar
  30. Discordo com quase tdo o que escrevem aqui sobre este Sr.

    ResponderEliminar
  31. O Guardiola é um bom treinador. Tenho curiosidade de o ver em outros clubes e/ou outros campeonatos. Um pouco como tem feito o Mourinho. Gostaria só de lembrar que não foi fácil a vida dele à frente desta equipa. Quem não se lembra das primeiras semanas infernais, com derrotas e empates que o colocaram na "corda bamba?". Demorou mas construiu uma equipa forte. Apesar de não gostar do Barcelona, tenho de admitir que é admirável que mesmo colocando jogadores da cratera continuam apresentar um futebol agradável e objectivo.

    Continuação do Bom trabalho.

    PS: Foi preciso jogarem com o Sporting para daí para a frente "paparem" tudo. É caso para dizer que o sporting é um clube bom para dar ânimo aos adversários

    Diogo M.

    ResponderEliminar
  32. boa tarde,
    quando vejo aqui pessoas a dizer que guardiola ainda nao provou se é um treinador de excelência ou não, fico um pouco parvo. sim, é verdade que nunca treinou fora do barcelona. mas qual é o treinador que tem coragem para dispensar um ronaldinho ou um deco? qual e o treinador que ganha 13 competições em 3/4 anos? que pega numa equipa desfeita e transforma-a, na minha opinião, na melhor equipa da historia?
    é preciso ser quase perfeito em todos os aspetos. acima de tudo, tem-se que ser, alem de um genio da tatica e da preparação, um excelente psicologo.
    e, se ha pessoas que acham que guardiola nao é um treinador fantastico, entao tem que achar o mesmo do grande Sir alex fergunson.
    pensem nisto, e reflitam bem sobre a vossa opiniao.

    ResponderEliminar
  33. Dr. Pitágoras28/01/2012, 13:04:00

    Em primeiro lugar, os meus parabéns para o VM por mais este post extraordinário!

    Para mim Guardiola marca uma nova era (da mesma forma que Mourinho o faz, embora numa perspectiva diferente), marca um ressurgimento do conceito de futebol total do Ajax de Rinus Mitchell!

    Nunca me lembro de ter visto uma equipa onde não existe um sistema tático que fosse possível descortinar, jogam em 3x7x0? Jogam em 3x4x3? Só Guardiola saberá, o sistema tático pouco importa, a dinâmica e filosofia de jogo essas sim marcam toda a diferença!

    Acho piada quando dizem que Messi e Guardiola, ainda têm jogar e treinar em clubes diferentes, para mostrarem que são do melhor que já existiu?
    Em quantos clubes jogaram Pélé e Eusébio? Quantos clubes treinou Alex Ferguson ao alto nível? (espero que não me digam que foi a experiência na Escocia que lhe dão maior credibilidade...)

    É verdade que custa levantar um clube que não ganha nada há anos e colocá-lo na rota dos titulos!
    Lembro que em 3 anos Guardiola ganhou tantas Champions como o Barcelona tinha ganho em toda a sua história!
    Pode dizer-se que numa delas foi ajudado, mas alguém tem dúvidas que Guardiola vai voltar a ganhar a Champions?

    Este Barcelona é na minha opinião a melhor equipa que já alguma vez vi jogar e consegue aliar a espetacularidade do futebol à obtenção dos resultados (veja-se o exemplo do Arsenal).

    Saudações Desportivas

    ResponderEliminar
  34. Foi dito aqui que " em 3 anos, Guardiola ganhu tantas Champions como o Barcelona tinha ganho em toda a sua história "... é uma inverdade. Guardiola, quando foi para o Barcelona treinar, eles ainda só tinham ganho uma taça dos clubes campeões europeus. Ora, ele como treinador, já ganhou 2.

    ResponderEliminar
  35. Grande post do VM, muito bom mesmo. Não tenho mais nada a acrescentar, porque vocês disseram praticamente tudo.
    Como é lógico, as verdades doem, portanto é normal que haja muitas pessoas a "criticar" este post. Eu mal li o título, apostei logo que maior parte dos comentários era a dizerem que não concordavam, etc; e acertei.

    Mais uma vez, excelente post do VM (pode estar um pouco "exagerado", mas dizem tudo e mais alguma coisa). São posts como estes que me fazem visitar frequentemente o vosso blog.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  36. Oh Koffi Anner, se calhar es novinhomas eu lembro-me de ve-los ganhar 4. Alias o Guardiola ganhou 3... 2 como treinador e a 1a como jogador. Ao lado de Stoichkov, Zubizarreta, Koeman, Bakero entre outros...

    Czarli

    ResponderEliminar
  37. Excelente artigo que vou tratar de guardar nos favoritos, quanto aos comentários em questão alguns falaram que o Barça é beneficiado nas arbitragens, é verdade mas só o Barcelona? não são todas as equipas grandes que o são? Por lapso ou simples peso das camisolas que forçam os árbitros a errar vejamos o Mourinho que para mim é o melhor treinador do mundo, lance Inter x Barcelona 1ª mão golo do D. Milito em fora de jogo, resultado fica em 3 - 1 o que dá para gerir melhor a eliminatoria, Porto x Corunha J. Andrade é expulso quando encosta o pé no Deco e o árbitro pensa que foi uma agressão, Porto x Manchester em inglaterra ultimo minuto no golo do costinha de livre, antes tinha havido uma falta do porto que não tinha sido marcada etc etc É normal que aja lances tanto para uns para outros agora só não tirem o valor merecido a quem o tem que é o caso do Barcelona do Guardiola como as equipas do Mourinho

    ResponderEliminar

Depois do 25 de Abril de 1974, Portugal "descobriu" a liberdade de expressão, portanto expressem-se à vontade! No entanto, os comentários a insultar, serão apagados pelo lápis azul!!

COMENTÁRIOS DE ANÓNIMOS, OFENSIVOS OU INCENDIÁRIOS SERÃO AUTOMATICAMENTE REJEITADOS

 
Site Meter