Benfica sofre mas vence o Feirense; Fogaceiros estiveram a ganhar, mas Varela (que esteve em todos os golos) passa de herói a vilão

Feirense 1-2 Benfica (Varela 50'; Varela 54' a.g. e Cardozo 73' g.p.)

Foi um jogo difícil para o Benfica, mas o principal objectivo foi cumprido. Os encarnados venceram o Feirense por 1-2 e continuam na liderança da liga. Varela, da equipa da casa, foi a figura do encontro, ao colocar a turma de Quim Machado em vantagem, marcar um autogolo e fazer penalti sobre Rodrigo, que acabaria por ser decisivo.

A primeira parte foi bastante bem disputada, embora nem sempre bem jogada. O Feirense equilibrou a partida durante a primeira meia hora, procurando criar perigo através de lances de bola parada e da velocidade de Diogo Cunha (atirou à barra, num lance em que ficam dúvidas sobre a intencionalidade do remate). Nos últimos minutos do primeiro tempo, o Benfica assumiu o controlo do encontro, ficando perto de marcar por 2 ocasiões: Rodrigo não conseguiu bater Paulo Lopes.

No segundo tempo, chegaram os golos. Varela marcou nas duas balizas, primeiro na correcta, a desviar ao primeiro poste, e depois, num lance infeliz, a introduzir a bola na própria baliza. O encontro estava animado, com lances de perigo de parte a parte, mas acabaria por ser o Benfica a chegar à vantagem. O inevitável Varela cometeu penalti sobre Rodrigo, que Cardozo se encarregou de concretizar. Até final, a equipa da casa ainda procurou reagir, Ludovic teve uma excelente oportunidade, Rodrigo poderia ter ampliado a vantagem encarnada, mas o resultado não se alteraria. Vitória difícil dos comandados de Jesus, num campo de reduzidas dimensões e frente a uma equipa aguerrida. Destaque ainda, pela negativa, para a queda da vedação da bancada onde estavam adeptos do Benfica.

Destaques:

Benfica - Um triunfo muito complicado em Santa Maria da Feira. A equipa encarnada não entrou bem no encontro, Aimar esteve pouco em jogo, Witsel apareceu a espaços, Bruno César não esteve em campo e a criação de lances de perigo ficou reduzida à velocidade e imaginação de Rodrigo. Na segunda parte, Jesus colocou Nolito e Gaitán (em péssima forma) em campo, mas os resultados não foram muito melhores (apesar de algumas iniciativas do espanhol).

Feirense - Muito mérito para a equipa orientada por Quim Machado. Um conjunto organizado, com muita alma, jogadores fortes defensivamente (Luciano e Varela) e rápidos no ataque (Ludovic e Diogo Cunha), que conseguiram disputar o encontro com o Benfica de igual para igual.

Rodrigo - O melhor do lado do Benfica. Apesar da ineficácia (em abono da verdade, não foi o espanhol que falhou, foi Paulo Lopes que esteve impecável), foi responsável pela criação dos melhores lances de ataque dos encarnados. Faltou o golo para a sua exibição ser perfeita.

Paulo Lopes - Uma exibição espectacular do veterano do Feirense, que travou um duelo interessantíssimo com Rodrigo. O que é certo é que o espanhol não o conseguiu bater, sendo que não teve qualquer culpa nos dois golos sofridos.

Cardozo - Somou mais um golo à sua conta pessoal, teve influência directa no empate e, acima de tudo, efectuou uma boa exibição, principalmente a servir de pivot (de cabeça ou em tabelinha) e a assistir os seus companheiros.

Varela - A figura do encontro. Provavelmente, se não tivesse tido tanta influência no resultado final, teria sido um dos melhores em campo. Exibição irrepreensível na primeira parte, na etapa complementar fez o golo da sua equipa, mas depois teve um lance infeliz que permitiu o empate e cometeu o penalti sobre Rodrigo.

Ludovic/Diogo Cunha - Os desequilibradores do Feirense, dois portugueses que demonstraram velocidade e qualidade neste encontro. Criaram bastantes dificuldades aos laterais encarnados, revelando sempre uma grande entrega em campo, discutindo todos os lances.

Witsel - Foi também um dos melhores do lado do Benfica. Nos minutos iniciais revelou alguns problemas para assumir o controlo do meio campo, mas depois a sua qualidade veio ao de cima, acabando por ser um jogador chave nesta vitória.

PS - Mais uma vez, referimos que não comentamos as arbitragens, os leitores que o façam. Já bastam os milhares de programas que debatem o tema e falam muito pouco de futebol.

Etiquetas: ,