domingo, 31 de Julho de 2011

Sporting - Os leões terão oferecido cerca de 8 milhões de euros pelo passe de Nicklas Bendtner, contudo, o Arsenal pretende mais pelo internacional dinamarquês, apesar de Arsene Wenger preferir a venda do jogador, ao empréstimo, que não traria mais valias financeiras aos londrinos. Estará perto de concretizar-se a transferência para Alvalade? Ou será mais uma "produção fictícia"?

Benfica - A imprensa francesa dá conta da desistência do PSG da contratação de Luisão. Os parisienses pretendem investir 10 a 15 milhões num defesa central, mas não será no internacinal brasileiro do Benfica.


Raúl Meireles - A imprensa inglesa dá conta de uma possível proposta do Chelsea pelo internacional português do Liverpool, tendo como base o interesse de Villas-Boas num médio centro e o facto de Meireles não ter recebido ainda um melhoramento no contrato, tal como tinha sido prometido aquando da sua chegada a Liverpool.

Sebastian Coates - O director desportivo do Nacional, Daniel Henriquez, confirmou o interesse do FC Porto e do Benfica no internacional uruguaio, para além de outros clubes europeus. Qual será o futuro do promissor central sul-americano, sabendo que apenas será transferido por valores acima de 5,5 milhões de euros?

Barcelona -
Enquanto que o interesse em Fabregas parece estar a esfriar e Thiago Alcantara continua a mostrar-se em grande nível, surgiram ecos em Espanha, de que os catalães estariam interessados em Pablo Aimar e David Luiz. O argentino seria uma opção bem mais barata a Fabregas, enquanto que o brasileiro seria o substituto natural de Puyol.

Mercado Nacional - Evian pensa em Diego do V. Setúbal; Orlando Sá mais distante do Gil Vicente e Rui Pedro em dúvida; Nélson Oliveira e David Simão (ambos do Benfica) na agenda do Beira-Mar.

Mercado Internacional - Tottenham tenta desviar Juan Mata do Arsenal; Málaga interessado em Berbatov; Romaric vai jogar no Bursaspor; Benny McCarthy perto de reforçar os Orlando Pirates (África do Sul); Matías Silvestre no Palermo; Nani é hipótese para a Juventus; Cruz Azul pensa em Deco; Real Madrid pondera oferecer Kaká ao Chelsea; Eriksson quer Beckham no Leicester City.

Mundial sub-20 - O benfiquista Rodrigo foi o destaque da selecção espanhola, depois de ter bisado na partida frenta à Costa Rica, na primeira partida do Grupo C. Os espanhóis derrotaram os centro-americanos por 4-1, tendo os outros golos sido marcados por Koke e Isco para a Espanha e Ruiz para a Costa Rica. No Grupo D, a Nigéria goleou a frágil Guatemala por 5-0, com Egbedi (17 anos) a bisar, enquanto que Ajagun, Kayode e Musa marcaram os restantes.

Ol. Lyon 2-1 FC Porto (Lisandro Lopez 8´e Michel Bastos 81´; Ruben Micael 11´)

Os dragões realizaram uma boa actuação em Genebra, frente ao Ol. Lyon, contudo, duas distracções defensivas e o guarda-redes Vercoutre, fizeram com que os franceses saíssem vitoriosos.

O FC Porto surgiu melhor sobre o terreno de jogo e podia ter marcado logo na abertura do encontro, contudo, foi na resposta que Lisandro Lopez marcou frente à sua antiga equipa. Os dragões continuaram a rondar a baliza de Vercoutre, tendo marcado o golo do empate logo a seguir, depois de boa jogada de Kleber. Até ao intervalo, o rumo dos acontecimentos não se alterou, apesar do grande domínio dos dragões, das muitas oportunidades de golo criadas e das excelentes intervenções do guarda-redes francês. Na segunda parte, nova entrada de bom nível do FC Porto, algumas oportunidades de golo, mas novamente com grande desperdício no momento do remate. Aos 79 minutos, Vitor Pereira colocou Sereno, Castro, Atsu e Maicon em campo, já depois de ter colocado Djalma, Fernando e Belluschi, e o FC Porto ressentiu-se disso, pois passado poucos minutos, Michel Bastos aproveitou uma falha de Fernando para oferecer a 1ª vitória da temporada para o Ol. Lyon em jogos amigáveis.

Destaques:

João Moutinho/Ruben Micael - A boa exibição dos dragões passou muito pelo trabalho do seu meio campo, com os dois internacionais portugueses a mostrarem grande qualidade, quer no passe, no remate ou nos lançamentos para os três jogadores mais ofensivos.

Souza - Se Moutinho e Micael se destacaram mais pela construção de jogo, Souza, foi essencial a destruir as tentativas de sair a jogar do Ol. Lyon. O brasileiro realizou uma excelente partida, deixando boas indicações para a temporada que aí vem.

Kleber - O avançado ex-Marítimo voltou a confirmar os créditos deixados nos jogos anteriores, respondendo com uma excelente exibição perante o forte conjunto francês. Ofereceu o golo a Ruben Micael após jogada individual, pecando apenas na finalização.

Hulk - Mostrou que está a ser o melhor jogador dos dragões na pré-temporada, denotando-se grande competitividade em cada lance, para além das normais arrancadas e remates fortíssimos.

Fucile/Sapunaru - Os laterais do FC Porto estiveram em bom nível, mostrando disponibilidade para ajudar o ataque (Fucile rematou ao poste e Sapunaru tentou um pontapé de bicicleta em plena pequena área, por exemplo), pois na defensiva raramente foram postos à prova.

Fernando/Maicon - Entraram na 2ª parte, contudo, voltaram a falhar nos momentos em que estiveram em campo, nomeadamente no 2º golo do Ol. Lyon. Enquanto que Fernando poderá ter a titularidade em risco (ou poderá mesmo ser vendido), Maicon, não terá tantas oportunidades para jogar como na temporada passada.

FC Porto - A uma semana do 1º jogo oficial, os azuis e brancos, mostraram a mesma qualidade que apresentaram em 2010-11, faltando apenas o "killer-instint" de Falcao. O meio campo continua a mostrar grande pulmão, enquanto que o ataque continua bastante desequilibrador, isto numa equipa que apresentou hoje apenas 1 reforço a titular.


O médio de 29 anos do Benfica, Carlos Martins, é o mais recente alvo do Chievo. O internacional português tem contrato até 2013 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros, mas segundo notícias que circulam em Itália, os encarnados estarão dispostos a libertar o jogador por uma quantia a rondar os 6 milhões de euros. Por onde passará o futuro do titular de Portugal, que parece estar definitivamente fora dos planos de Jorge Jesus? As opções para o meio campo ofensivo são bastantes e de qualidade, no entanto, tendo em conta a escassez de portugueses no plantel, é algo incompreensível esta decisão. Recordamos que LFV disse que o clube da Luz teria a espinha dorsal da selecção nos próximos anos.



De acordo com ecos vindos de Espanha e Paraguai, o Real Madrid poderá fazer uma oferta de 20 milhões de euros pelo paraguaio Cardozo. Depois das contratações de Di Maria e Fábio Coentrão, os merengues vêem no avançado benfiquista o complemento ideal para fechar o sector ofensivo do plantel às ordens de José Mourinho. Apesar de não ser compreendido pelo público da Luz, o jogador de 28 anos é dono de uma tremenda eficácia, garantindo 25 golos por época. Deverão os encarnados deixar sair o Tacuara? Caso se confirme o abandono de Cardozo, quem será o seu substituto?

A selecção portuguesa empatou 0-0 com a congénere uruguaia, em jogo a contar para o Grupo B do Campeonato do Mundo de sub-20. A partida disputada em Cali teve poucos motivos de interesse (como quase todas até ao momento), com duas equipas mais preocupadas em não perder do que em procurar a vitória. A melhor oportunidade pertenceu a Diego Polenta, num remate à barra da baliza de Mika. A 10 minutos do final, Sérgio Oliveira veria o cartão vermelho, claramente um exagero por parte do árbitro, deixando a turma de Ilídio Vale com apenas 10 elementos. Já em cima dos 90', Nélson Oliveira teve uma excelente oportunidade, que acabaria por desperdiçar. Sem entusiasmar, Portugal empata com a nação teoricamente mais forte do grupo e deixa boas perspectivas de apuramento. O próximo adversário será os Camarões, que empatou com a Nova Zelândia (1-1).

Destaques:

Portugal - Tal como no Torneio de Toulon, a turma de Ilídio Vale não deslumbrou. Falta claramente um médio mais criativo na zona central, pois ao contrário do que é habitual, nesta selecção de sub-20 os extremos não conseguem desequilibrar. A solução passou por remates de meia distância disparatados, nomeadamente por intermédio de Nélson e Sérgio Oliveira. No sector mais recuado, os defesas não foram verdadeiramente postos à prova, tendo uma partida tranquila.

Sérgio Oliveira - Não conseguiu assumir o jogo, passando completamente ao lado da partida. O médio do Porto é um daqueles casos onde por vezes ter talento não chega. Acabaria por ser expulso já perto do final.

Danilo - Talvez o melhor elemento de Portugal. Imponente no meio campo defensivo, recuperou inúmeras bolas e esteve seguro no capítulo do passe.

Sana - As melhores iniciativas da selecção nacional foram da autoria do médio, que jogou mais descaído sobre a esquerda e demonstrou pormenores de qualidade.

Luís Martins - O titular no Torneio de Toulon foi Mário Rui, no entanto, o lateral do Benfica parece ter ganho a titularidade para esta competição. Competente a defender, procurou dar profundidade sobre a esquerda.

Nos restantes encontros do dia, destaque para a goleada da Colômbia à França (4-1). Os anfitriões entraram a perder (golo brilhante de Sunu), porém, acabariam por protagonizar uma reviravolta fantástica, com James e Arias (excelente exibição, muito objectivo no apoio ao ataque) à cabeça. O empate surgiu de grande penalidade - passe do portista para o sportinguista, que sofreria falta clara (a estrela colombiana não teve dificuldade em concretizar). Na segunda parte, logo a abrir, grande passe de calcanhar de Ortega para Muriel, que ultrapassou Koulibaly e rematou para o fundo da baliza. O terceiro golo foi construído por James, que junto à linha final cruzou ao segundo poste, onde surgiria Arias a finalizar. A selecção europeia estava perdida, aproveitando os sul-americanos para aumentar a vantagem. Os intervenientes foram Ortega (um dos melhores em campo) e Muriel - passe do médio a isolar o avançado, que bisou na partida. Até final, James ainda falharia uma grande penalidade. No mesmo grupo, a Coreia do Sul derrotou o Mali por 2-0, num jogo que foi adiado por más condições atmosféricas.

Mais uma vez, o Visão de Mercado foi destacado por um dos principais jornais desportivos. Desta feita foi o jornal “O Jogo” (ler aqui) que citou o VM e salientou a nossa notícia de ontem sobre a possível apresentação de Gerson Magrão no jogo do Braga frente ao Aston Villa e em relação aos alvos dos minhotos para o centro da defesa (ler aqui). Curiosamente, também hoje o jornal A BOLA dá conta da possibilidade de Magrão ser apresentado no próximo sábado, mas sem nos citar. Queremos aproveitar esta oportunidade, para voltar a salientar tudo o que os nossos bons leitores e visitantes tem feito pelo nosso projecto, sem o vosso contributo ao nível de feedback construtivo, divulgação e visitas, nada disto seria possível. O nosso sincero obrigado!

Noutro âmbito, tanto o DN como o jornal O Jogo, dão hoje conta de mais uma "guerra" entre Porto e Benfica por um jogador. Depois de Danilo e Alex Sandro (isto apenas neste defeso), o novo duelo no mercado é por Mangala, central de 21 anos e 1m87 do Standard, pelo menos assim o diz a imprensa belga de ontem. Curiosamente, no dia 21 de Julho (na altura poucos deram importância) o Visão de Mercado já tinha dado conta desta possibilidade (ler aqui). Por onde passará o futuro do francês? Valencia, Luz ou Dragão? 

Apesar da derrota frente ao Valencia, não deixa de ser surpreendente a maneira como a comunicação social está a tratar este "novo Sporting". Noutras alturas certamente teríamos capas com um "Valencia humilha leões na sua apresentação", contudo, e a capa do jornal "A Bola" é exemplo disso, parece claro que pelo menos até ao momento há um cuidado e uma suavidade peculiar com o clube leonino - o trabalho de Duque, PPC e Carlos Barbosa deve estar a produzir resultados - numa tentativa de dar alguma estabilidade à equipa e manter uma envolvência entre os adeptos e o clube de Alvalade.

O Visão de Mercado mantém o que sempre disse em relação ao plantel leonino (e sim, já sabemos que para os adeptos do Sporting somos do Benfica ou Porto, tal como para os simpatizantes do Benfica somos do Sporting ou Porto, como para os torcedores do Porto somos do Benfica ou Sporting...é a triste mentalidade do português que não reconhece a isenção fundamentada), ou seja, este Sporting está mais forte, fez uma aposta interessante no mercado, contudo, denota os mesmos problemas do passado. João Pereira é dos laterais direitos em Portugal mais limitado a defender, Carriço não apresenta qualidade para actuar a titular em 60% das equipas da I Liga, Evaldo junta alguma debilidade defensiva a uma falta de técnica nos momentos ofensivos gritante, no meio campo defensivo apesar da qualidade ao nível da recepção orientada de Rinaudo e da agressividade do argentino parece faltar um concorrente com outra estatura e capacidade para se juntar aos centrais, e na frente do ataque a turma de Domingos necessita claramente de um goleador (alguém que acrescente centímetros e que seja uma garantia de golos). Mas estas ideias que hoje são igualmente uma certeza para os visitantes, há muito tem sido salientadas no VM e não podem ser consideradas nenhuma surpresa para os nossos leitores, aliás o que é caricato é a maneira como somos insultados quando as lançamos e depois quando chegam os encontros acabam por nos dar razão - mas lá está, em vez de interpretarem e lerem opiniões estruturadas e fundamentadas, muitos preferem aderir ao insulto gratuito quando lançamos Top10 ou fazemos análises aos plantéis e ao que poderá ser a próxima Liga.

PS - Voltamos a bater na mesma tecla, seria bom que pelo menos no caso do Quaresma (e podiam ser tantos outros) os jornais/sites/blogs/fóruns que garantiram que o extremo já tinha assinado pelo Sporting (uma coisa é dizer que era pretendido ou tinha sido sondado, algo diferente, triste e mentiroso é afirmar que tinha assinado por x de épocas pelos leões), e esta novela já dura há um mês (ninguém imagina o spam que fazem na nossa caixa de comentários com links a afirmar que o Quaresma, o Bojan, o Praia, o Bolicao, etc, já assinaram pelos leões), se retratassem e de uma vez por todas assumissem que andam neste meio sem nada saber e que não passam de mentirosos que apenas pretendem alguma visibilidade. Ainda nos recordamos a maneira como fomos insultados quando garantimos que o internacional português não tinha assinado pelo Sporting e que isso só iria acontecer caso o escândalo de corrupção na Turquia tivesse consequências no Besiktas.

sábado, 30 de Julho de 2011

Mundial sub-20 - No primeiro dia de competição, assistiu-se a partidas muito pobres. O encontro inaugural entre Inglaterra e Coreia do Norte terminou a 0 e não teve qualquer motivo de interesse, bem como o Áustria-Panamá, onde também se registou um nulo. O Brasil estreou-se com um empate na prova, sendo até inferior a uma organizada selecção egípcia. O golo da canarinha foi marcado por Danilo na sequência de um canto, logo nos minutos iniciais. Contudo, os africanos reagiram e igualaram ainda no primeiro tempo, num lance onde o futuro jogador do Porto falhou a intercepção. Por último, a Argentina derrotou o México por 1-0. O único tento do jogo foi apontado pela estrela da albiceleste, Erick Lamela, após uma jogada individual. Iturbe entrou apenas na segunda parte.

Mercado Internacional - Vucinic
na Juventus por 15 milhões de euros; Galatasaray quer Lass Diarra; Atlético de Madrid ofereceu 20 milhões por Salomón Rondón; Getafe faz proposta de 6 milhões por Guardado.

Saviola - De acordo com a imprensa mexicana, o Cruz Azul pretende o argentino do Benfica. Deverão os encarnados deixar sair o avançado que na última época esteve abaixo das expectativas e procurar realizar um encaixe financeiro?

Futebol Internacional - Real Madrid vence Leicester City por 1-2 com golos de Callejón e Benzema; Chelsea conquista Barclays Cup ao derrotar o Aston Villa por 2-0 (McEachran e Torres); Arsenal empata com Boca Juniors na Emirates Cup (2-2); Twente derrota Ajax na supertaça holandesa (2-1); Leverkusen e Werder Bremen eliminados na Taça da Alemanha.

Mundial de natação - A prova que se disputa em Xangai está a ter como grande protagonista o norte-americano Ryan Lochte, o único que conseguiu bater o recorde do mundo, nos 200 metros estilos (duelo intenso com Phelps, que conquistou 3 medalhas de ouro e uma de prata) e que já venceu 4 medalhas de ouro. Destaque também para César Cielo Filho (podia não ter participado na competição por suspeitas de doping) e Rebecca Soni, imparável nos bruços. A comitiva portuguesa não alcançou grandes resultados, cabendo a Diogo Carvalho e Carlos Almeida a obtenção de recordes nacionais. Diga-se que sem os fatos de alta tecnologia é bastante mais complicado registar grandes marcas.

Sporting 0-3 Valência (Bernat 5'; Soldado 31' e Piatti 42')

No jogo de apresentação aos sócios, o Sporting perdeu por 0-3. Frente ao Valência, sob o olhar atento de cerca de 50 mil adeptos, a equipa de Domingos realizou uma exibição pobre, com nota especialmente negativa para o quarteto defensivo. Com três golos em 45 minutos, o Valência superiorizou-se aos "leões" a todos os níveis. A ausência de ligação entre os sectores e os constantes erros defensivos, foram uma constante, sendo os principais factores para o desfecho do encontro. No segundo tempo, o Sporting apresentou-se mais agressivo e concentrado, embora incapaz de inverter o rumo da situação. Com mudanças no esquema táctico, Domingos aproveitou a segunda parte para mudar toda a equipa, e esta aproveitou para se superiorizar ao conjunto espanhol, recuperando várias bolas no "miolo" do terreno. Todavia, o resultado estava feito e até ao final do encontro, o marcador não sofreu qualquer alteração. Tratou-se de um jogo amigável, mas no entanto os erros defensivos da equipa leonina são preocupantes, uma vez que as boas indicações e melhorias registadas nos últimos duelos, de nada serviram no jogo de hoje, pois os problemas do passado voltaram a repetir-se, deixando a dúvida sobre qual o Sporting do futuro.

Destaques:

Defesa do Sporting - Voltamos a bater na mesma tecla, mas perante tanta banalidade somos obrigados a repetir que o sector recuado leonino precisa de reforços. Os flancos são autênticas auto-estradas, pois João Pereira e Evaldo são muito frágeis defensivamente para actuarem numa equipa deste nível. A dupla de centrais no primeiro tempo foi várias vezes ultrapassada e com culpas directas nos golos (Carriço e Onyewu), enquanto que na etapa complementar (Rodriguez e Polga) deram outra estabilidade.

Rinaudo / Schaars - Ambos titulares, com o argentino a jogar mais recuado, não comprometeram, mas também pouco fizeram durante o jogo. Rinaudo, apesar da raça, revelou deficiências no passe, enquanto o holandês não conseguiu assumir o jogo leonino.

Rubio - Foi titular ao lado de Postiga, mas durante o tempo que esteve em campo foi uma verdadeira nulidade. Com 18 anos, é um jogador que precisa de crescer.

Izmailov / Yannick - O russo mal se viu em campo, ao passo que Djaló não conseguiu imprimir velocidade no processo ofensivo da equipa.

Pereirinha/Luís Aguiar - O uruguaio trouxe vontade, porém, pouco acrescentou à equipa Já o jovem português, não participou nas manobras ofensivas, mas não comprometeu em termos defensivos.

Ricky - Poucas vezes servido, raramente se viu em jogo. Dos reforços mais sonantes, tarda em conquistar o seu espaço e demonstrar o seu valor.

Capel / Carrillo - Com pouco tempo de jogo, não foi possível retirar grandes ilações sobre ambas as exibições. No entanto, deixaram boas indicações.

O sorteio para a fase de qualificação europeia para o Mundial de 2014, no Brasil, ditou a Rússia no caminho de Portugal. As duas selecções integram o Grupo F, juntamente com Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo. O vencedor do grupo fica directamente apurado para a fase final, a disputar no Brasil, mas o segundo classificado também poderá ter hipóteses de disputar um «play-off». Destaque ainda para o Grupo I, único com cinco selecções e onde está a campeã europeia e mundial Espanha e a França. Bielorrússia, Geórgia e Finlândia completam o grupo.

Os grupos da zona de qualificação europeia ficaram sorteados desta maneira:

Grupo A: Croácia, Sérvia, Bélgica, Escócia, Macedónia e País de Gales

Grupo B: Itália, Dinamarca, República Checa, Bulgária, Arménia e Malta

Grupo C: Alemanha, Suécia, República da Irlanda, Áustria, Ilhas Feroé e Cazaquistão

Grupo D: Holanda, Turquia, Hungria, Roménia, Estónia e Andorra

Grupo E: Noruega, Eslovénia, Suíça, Albânia, Chipre e Islândia

Grupo F: PORTUGAL, Rússia, Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo

Grupo G: Grécia, Eslováquia, Bósnia-Herzegovina, Lituânia, Letónia e Liechtenstein

Grupo H: Inglaterra, Montenegro, Ucrânia, Polónia, Moldávia e São Marino

Grupo I: Espanha, França, Bielorrússia, Géorgia e Finlândia

Sorteio favorável? Terá o seleccionador nacional, Paulo Bento, motivos para sorrir? Quais as principais dificuldades que Portugal terá de superar?

O Sp. Braga mediu forças esta noite com o Queens Park Rangers e a Atalanta, que estão de regresso à Premier League e à Serie A, respectivamente, em partidas com a duração de 45 minutos. O torneio triângular disputa-se em Bergamo, Itália.

Jogo 1 - QPR vs SC Braga (1-0): Jogando em 4x2x3x1, com Quim; Baiano, NAC, Ewerthon e P. Vinicius (Imorou); Djamal (H. Barbosa) e H. Viana; Alan, Pizzi e Lima; Zé Luís (Meyong), os bracarenses dominaram completamente o jogo, pecando na finalização (o falhanço de Lima está ao nível dos melhores vídeos do "Youtube") e na pouca velocidade da defesa nos passes para as suas costas. O QPR marcou no único lance de ataque digno desse nome, apontado por Jay Bothroyg. Depois do golo fechou-se na sua defesa, trocando a bola de forma a passar o tempo.

Destaques:

Baiano
- Deu bastante profundidade ao seu flanco, ajudando Alan e proporcionando ataques sem fim sem aproveitamento por parte dos atacantes. Foi batido no lance do golo.

Lima - Mais um mau jogo do brasileiro que insistentemente é colocado à esquerda. Hoje falhou escandalosamente em frente ao guarda-redes, completamente isolado após um mau atraso da defesa britânica. Perto do fim quase marcava de cabeça, proporcionando uma estilosa defesa do guardião adversário.

Jogo 2 - Atalanta vs SC Braga (0-0, 1-3 (agp)):Jogando em 4x2x3x1, com Berni; Baiano (H. Viana), P. Vinicius, Ewerthon e Imorou; Djamal (Vinícius) e Salino (Meyong); P. Cesar, Mossoro e Guilherme (Lima); N. Gomes, os bracarenses dominaram novamente o jogo, criando oportunidades suficientes para vencerem o jogo, apesar de alguns sobressaltos defensivos. Se a falha de Lima no 1º jogo está ao nível dos melhores vídeos do "Youtube", a de Nuno Gomes não fica atrás. A equipa transalpina pouco atacou e quando o fez, tentou em abuso do jogo aéreo. Nos penaltys, Vinícius, P. Vinícius e Meyong marcaram os seus respectivos, enquanto que H. Viana e Mossoró falharam.

Destaques:

Ewerthon
- Esteve muito bem a liderar a defesa. Cortou tudo o que passou na sua zona de acção. Tentou sempre que possivel a sua sorte lá na frente, sendo uma referência nos cantos.

Nuno Gomes - Movimentou-se bem e deu luta à defesa contrária, mas não se podem falhar golos como fez esta noite. Depois de um mau atraso de um defensor italiano, o português atira ao lado, perante a saida do guarda-redes.

Berni - Esteve bem sempre que solicitado. Defendeu 3 dos 4 penaltys marcados pelos italianos.

Depois de derrotar a Atalanta nos penaltys, o QPR vence o torneio vencendo todos os encontros. Berni foi considerado o melhor jogador, sendo fundamental para o 2º lugar obtido pela equipa de Leonardo Jardim.

O médio colombiano, Fredy Guarín poderá estar de saída do FC Porto. O seu empresário dá conta do interesse de vários clubes nos seus préstimos, existindo mesmo uma proposta de uma equipa italiana pelo jogador. Contudo, a prioridade do jogador de 25 anos é renovar o seu vínculos aos azuis e brancos. Depois de uma excelente temporada no ano passado, estará o médio de saída do Dragão? Ou trata-se de um mero rumor, de forma a valorizar ainda mais o seu passe?

Segundo a imprensa transalpina, o Brescia, equipa que milita na Serie B italiana, está interessado no defesa central Henrique, recentemente contratado pelo Sp. Braga e que ainda na última temporada actuava no promovido Feirense. De acordo com a mesma, o clube português aceitou uma proposta a rondar os 700 mil euros.A concretizar-se este negócio, não deixa de ser incrível um jogador passar por 4 clubes, 2 deles sem actuar de forma oficial (Olhanense e Sp. Braga), em apenas 3 meses. Do lado das entradas, o VM sabe que Gérson Magrão deverá ser mesmo oficializado no jogo de apresentação aos seus adeptos no próximo Sábado e, por isso, nomes avançados pela imprensa como J. Ribeiro e C. Peixoto, ambos do Benfica, não fazem sentido. Os "Gverreiros do Minho" pretendem também adquirir 1 ou mesmo 2 defesas centrais. Christian Ramos (Alianza Lima do Perú) e Claude Dielna (Istres de França) foram os últimos nomes apontados pela imprensa portuguesa, mas ao que o VM conseguiu apurar Vangelis Moras (ex-Bolonha), de 29 anos e 1m93, Jean-Jacques Pierre (ex-Nantes), de 30 anos e 1m80, e Gustavo Lazzaretti, de 27 anos e 1m86, do Atlético-PR (com passagem pelo rival V. Guimarães) são os principais nomes em equação. Curiosamente os primeiros 2 encontram-se sem clube e são representados pelo agente, o mesmo do já descartado Rabiu Afolabi que esteve esta semana na cidade dos Arcebispos. O representante pretende ainda colocar na Europa Obinna Nwaneri (29 anos e 1m83 do Kazma do Kuwait) e Hans Martínez (24 anos e 1m80 da Universidad Católica do Chile), não estando descartada a hipótese de rumarem ao Minho. Recordamos que o internacional grego, Vangelis Moras, já esteve apontado ao finalista vencido da última edição da Liga Europa há aproximadamente um ano e é neste momento pretendido também pelo Panathinaikos, de forma a cobrir uma eventual saída de Jean-Alain Boumsong.

Maxi Pereira - Depois de equacionar a contratação do jogador encarnado, a Lazio de Roma terá desistido de avançar para a compra do lateral uruguaio, depois de este ter renovado o vínculo que o liga ao Benfica.

Sporting - O conjunto leonino continua "arrumar a casa". O montenegrino, Purovic chegou acordo com os dirigentes do clube para a rescisão de contrato que o ligava aos "leões". Depois de empréstimos sucessivos e sem muito sucesso, o antigo jogador do Estrela Vermelha terá como destino o OFK de Belgrado; Também de saída, mas por empréstimo está João Gonçalves. O lateral-direito ambicionava um lugar no plantel às ordens de Domingos, mas voltará a ser emprestado e, uma vez, o destino é o Olhanense. Será Arías a alternativa a João Pereira?

Saviola - O Vélez sondou o avançado argentino, mas o seu elevado salário poderá impedir qualquer negócio. Com o perfil desejado para ocupar um lugar no onze da equipa argentina, o futuro de Saviola deverá passar mesmo pelo Estádio da Luz.

Mercado Internacional - PSG e Palermo chegaram finalmente a um acordo para a transferência de Pastore para a capital francesa. Depois de inúmeras incertezas em torno do seu futuro, "El Flaco" acaba mesmo por rumar a Paris, tornando-se na transferência mais cara de sempre do futebol francês e, rendendo ao Palermo algo como 43 milhões de €. Cobiçado pelos grandes clubes do Velho Continente, o internacional argentino acabou por optar pelo PSG e a Ligue 1. Mais uma prova de que, hoje em dia, é o dinheiro que move os jogadores?

Ao que parece, o Sporting está fortemente interessado na aquisição de Jeffrén, extremo direito (que pode actuar igualmente na esquerda e que com Guardiola chegou a ser adaptado a lateral direito) de 23 anos e 1m75 do Barcelona. O jovem que à semelhança de Diego Capel venceu recentemente o Campeonato da Europa de sub-21 pela Espanha vai deixar a turma catalã e nos últimos tempos foi associado ao Liverpool e Valencia por valores na ordem dos 8 milhões de euros. VM -  Tecnicamente muito evoluído, já com alguma experiência de actuar na melhor equipa do Mundo, caso os leões o consigam contratar por valores na ordem dos 3 milhões de euros, será sem dúvida uma excelente aquisição. Apesar de pouco conhecido para a maioria dos portugueses (estava tapado no Barcelona por Messi, Pedrito e agora Alexis Sanchéz), é na nossa opinião um reforço ao nível de Capel, inclusive com uma margem de progressão superior, e alguém que se enquadra na política deste "novo Sporting", ou seja, internacional, com muito potencial e que poderá aproveitar a nossa Liga para se afirmar definitivamente. Boa aposta?

sexta-feira, 29 de Julho de 2011

Maxi Pereira - A Lazio pretende o lateral do Benfica, para colmatar a saída de Lichtsteiner para a Juventus por 12 milhões de euros.

FC Porto - Vítor Pereira já terá traçado o destino de oito jogadores do actual plantel. Ao que tudo indica, Beto, Kieszek, David, Sereno, Addy, Castro, Christian e Kelvin serão emprestados para a nova temporada, embora possam permanecer na equipa, caso haja alguma saída até ao fecho do mercado.

José Mourinho - Ouvido no dia de hoje pelo Comité de Apelo da UEFA, o técnico português viu o seu castigo reduziu. Depois das críticas ao árbitro alemão, Wolfgang Stark pelo seu desempenho na meia-final da Champions, Mourinho "só" terá que ficar mais dois jogos fora do banco "merengue", no que diz respeito às competições europeias.

César Peixoto - O (ainda) jogador do Benfica poderá estar a caminho de Braga. Fora das opções de Jorge Jesus, o lateral-esquerdo poderá assinar pelo clube minhoto, à semelhança de N. Gomes, mas o seu salário poderá inviabilizar um possível acordo.

Mercado Nacional - Felix Gianvito Plasmati (ex-Catania) interessa ao V. Guimarães, mas V. Setúbal é hipótese mais forte; Para além dos minhotos e sadinos, também o Marítimo tem o jogador debaixo de olho, enquanto Fábio Abreu (ex-Mossley de Inglaterra) será reforço dos insulares; Jerry Sitoe vai reforçar os "estudantes"; Amond (P. Ferreira) está de volta, depois de não ficar no Sheffield.

Mercado Internacional - Marica assina pelo Schalke 04; Real Madrid empresta Canales ao Valência; Frey abandona a Fiorentina para substituir, Eduardo no Génova; DJ Campbell a caminho do QPR; AS Roma rejeita Bentley, R. Keane e Kranjcar em troca de Vucinic, pois ao que tudo indica, o montenegrino está a caminho da Juventus; AC Milan entra na corrida por Aquilani; Amauri poderá ter como destino o Marselha; Swansea confirma a contratação de Lita; At. Madrid impôs uma cláusula ao Man. City, que impede a venda de Agüero a clubes espanhóis nos próximos dois anos; M. United na peugada de Hamsik.

Mundial Sub-20 - No jogo de abertura da prova, Inglaterra e Coreia do Norte não foram além de um empate sem golos, num jogo pobre, onde a selecção inglesa foi penalizada pela ineficácia. Não deixa de ser preocupante que uma competição desta envergadura não tenha a visibilidade de outros eventos do género, pois apesar da ausência de jogadores como Neymar ou Wilshere, a qualidade estará presente em grande número.

NBA - A Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) esclareceu, esta sexta-feira, que os jogadores contratualmente ligados a equipas da NBA estão autorizados a actuar por outras equipas enquanto o lockout que está em vigor naquela liga não for desbloqueado. Recorde-se que o lockout (greve) surgiu na sequência do desacordo entre equipas e jogadores quanto à renegociação do novo contrato de trabalho colectivo, que assenta na redução dos tectos salariais dos praticantes.

Os dias passam, e o Porto parece não conseguir resolver o seu principal problema neste defeso - a saída de Cebola Rodríguez, jogador que custou 7 milhões por 70% do passe, está no último ano de contrato e aufere um ordenado colossal. Há muito se sabe, até o próprio uruguaio admitiu que está no mercado, contudo, os azuis e brancos tardam em arranjar uma solução. Também Fernando (outro transferível) volta agora a ser associado à Roma, no entanto, depois de algumas declarações (polémicas por sinal) no final da época passada, parece claro que o próprio brasileiro já não contava nesta fase do defeso ainda estar no Porto. Como é que os azuis e brancos irão solucionar estes "2 problemas"? No caso do uruguaio, estamos perante um dos piores negócios de sempre de Pinto da Costa?

No dia em que o Sporting apresentou Atila Turan (reforço que já estava contratado há um mês), Carlos Freitas não negou Bendtner, contudo salientou que é um jogador que está tão perto do clube leonino como o Higuaín ou Drogba. «É uma produção fictícia», afirmou.

Noutro âmbito, o director desportivo dos leões garantiu que o Sporting não assinou com nenhum jogador e voltou a salientar que o clube leonino continua atento ao mercado, sendo que os excedentários dos grandes clubes europeus, boas oportunidades de negócio, ou outro tipo de casos (quem sabe as consequências de corrupção na Turquia), nas próximas 5 semanas podem proporcionar mais algumas entradas.  

Nos dias que correm, o Valência é tido como o 3º clube do futebol espanhol. A equipa ‘che’ viveu dias de glória no início do milénio, mas num passado recente tem sido incapaz de contrariar o domínio exercido pelo Barcelona e Real Madrid. Apesar da ausência de títulos, as conquistas de outrora, tanto a nível interno, como a nível europeu, garantiram ao Valência um determinado estatuto no mundo futebolístico, embora num patamar inferior aos “tubarões” do Velho Continente. No Mestalla espera-se ansiosamente pela conquista de títulos, mas num futuro próximo é preciso que o clube se afirme e cresça de forma contínua, uma vez que possuí “feridas” económicas profundas. Porém, o calibre dos jogadores que envergam o símbolo do morcego é assinalável, já que qualidade é algo que não tem faltado a uma das equipas com mais simpatizantes do futebol espanhol. Nesse sentido, e como tem sido hábito, o Visão de Mercado projecta aquele que poderá ser o plantel do Valência para a nova temporada.

GR – César Sánchez rumou a outras paragens, mas para o seu lugar foi contratado Diego Alves. O brasileiro realizou excelentes épocas no Almería e tem tudo para triunfar na equipa ‘che’. Como alternativas surgem dois jovens: Guaita ou Dani Hernández.
DD – Bruno Saltor e Miguel são as únicas opções para o lugar, depois da saída de Stankevicius. Se tivermos em conta que ambos contam com 31 anos, o reforço do lado direito da defesa é obrigatório. Num raide a Portugal, João Pereira ou Maxi Pereira seriam apostas seguras.
DCAdil Rami é o único reforço para o eixo defensivo. Uma vez que R. Costa é um jogador limitado e Maduro não é o central de origem, Unai Emery tem um problema em mãos. Fala-se do interesse em Mangala, mas para além do francês, o clube espanhol podia apostar em Rolando ou Coates.
DEMathieu é titular absoluto e tem presença garantida no onze. Só em casos excepcionais o francês não poderá dar o seu contributo à equipa. Caso fique no plantel, R. Costa poderá desempenhar a função, se bem que a contratação de Fucile teria ainda mais lógica, uma vez que o uruguaio pode actuar em ambos os flancos.

MDefBanega parte em vantagem, mas caso Maduro avance no terreno, poderá ameaçar a titularidade do argentino. Ainda há o capitão Albelda e até mesmo Topal poderá desempenhar a função de pivô à frente do quarteto defensivo.
MC – Depois de uma excelente época no Getafe, Parejo assinou pela equipa ‘che’. A juntar ao jovem espanhol, Emery tem ao seu dispor Tino Costa e o jovem Feghouli. Apesar de ambos apresentarem qualidades, Arteta poderia trazer fantasia ao “miolo” do Valência.
ALA – Caso não cheguem propostas irrecusáveis, Mata e P. Hernández têm lugar cativo no onze. Velozes, são eles que espalham o pânico nas defensivas contrárias. Como alternativas, apenas o jovem, Jordi Alba são credíveis. Caso Mata venha a sair para o Arsenal, a aquisição de Gio dos Santos poderia ser considerada. Para o lugar de Vicente a hipótese Varela seria adequada, já para o lugar de Joaquin um jovem como Pizzi seria uma excelente opção.

AV – Ao lado de Soldado, o Mestalla terá oportunidade de ver, Piatti. A grande contratação do Valência para nova temporada, já que o jovem argentino tem uma enorme margem de progressão, apesar da qualidade já evidenciada. Com Aduriz e Jonas como alternativas, o ataque valenciano está muito bem composto.

Sem grandes nomes do futebol mundial, mas aliando experiência e juventude, o Valência tem condições para se afirmar como a principal equipa espanhola, logo atrás dos dois “gigantes”. Em teoria, os seus principais rivais serão Atl. Madrid e Villarreal, mas a consistência do passado poderá ser uma mais-valia para este confronto. É notório que a defesa necessita de ser reforçada, sobretudo nos corredores. Caso surjam caras novas e com qualidades inequívocas, Unai Emery tem tudo para repetir a época anterior e, quem sabe, até melhorar.

Indiquem as vossas escolhas!

A. Mesquita

quinta-feira, 28 de Julho de 2011

Sporting - Octávio Lopes, jornalista do Correio da Manhã, garantiu nas últimas horas à imprensa dinamarquesa (pelo menos os sites assim o indicam) que o clube leonino ofereceu 5,5 milhões de euros por Bendtner e que o acordo entre os leões e o avançado é total, contudo o Arsenal parece estar a complicar o negócio. O português avançou ainda que as fontes do CM são muito fortes e que o Sporting pretende um avançado e mais um jogador de Top.

Saviola - Com a venda do talentoso Maxi Moralez à Atalanta por 5,5 milhões de euros, o Vélez Sarsfield procura juntar um parceiro a "Tanque" Silva e o avançado do Benfica é uma das opções.

Agüero/Pastore - Os argentinos que curiosamente não são titulares na sua selecção, protagonizaram hoje, transferências recordes. O avançado assinou por 5 anos pelo City, tendo o clube de Manchester  pago 45 milhões ao Atlético para consumar o negócio. Enquanto que o médio ofensivo do Palermo (embora ainda não seja oficial) terá custado a mesma quantia ao PSG.

Mercado Nacional - Felix Abuchi (ex-Union San Felipe, do Chile) assina pelo Marítimo e Helmut rescindiu para representar o Fátima; Panathinaikos de olho em Ibrahim Sissoko (Académica);  Kuban Krasnodar quer Babá; 

Olhanense  - Confirmou hoje os regressos por empréstimo de F. Alexandre (Sp. Braga) e Ventura (Porto). O clube algarvio demonstrou ainda interesse em Vinícius  (Sp. Braga).

Mercado Internacional - Chelsea junta 22 milhões para ter Lukaku e 34 para Modric; Sirigu assina pelo PSG; Michael Johnson emprestado ao Leicester; Diego confirma proposta do Atlético Madrid; Real recusou oito milhões do Galatasaray por Lass Diarra; Dijon contrata Matsui; Lugano é prioridade para Juventus; Benaglio pode render Eduardo no Génova; Spartak Moscovo apresentou Daniel De Zeeuw; Espanhol rejeita proposta do At. Madrid por Osvaldo, colchoneros tentam agora Salomón Rondón.

Benfica - Eliseu garantiu hoje, que recebeu uma proposta do clube da Luz neste defeso (tal como já tinha acontecido em 2010), contudo, o extremo (que para o ano até irá actuar mais a lateral) preferiu continuar no Málaga.

O Nacional está praticamente nos playoff da Liga Europa, depois de ter batido na Madeira os suecos do Häcken  por 3-0. Luís Alberto e Mateus (com um bis) resolveram a partida ainda na 1ª parte. Ivo Vieira alinhou com: Elisson; João Aurélio, Felipe Lopes, Danielson e Nuno Pinto; Elizeu, Mihelic, Luis Alberto e Skolnik; Mateus e Mário Rondon.

Já o Vit. Guimarães alcançou um importante empate no terreno do Midtyjlland. Apesar do nulo, os vimaranenses podem agora resolver no Minho a passagem aos playoff, contudo, o encontro provou mais uma vez o que o VM há muito menciona, os minhotos apresentam um plantel de bom nível (a diferença de qualidade em relação ao Braga é pouca) mas com um técnico tão limitado conseguir um futebol mais atractivo/produtivo será complicado. Manuel Machado alinhou com: Nilson; Alex, N'Diaye, João Paulo e Anderson Santana; Pedro Mendes, João Alves e El Adoua; Targino , Marcelo Toscano e Faouzi.





Santos e Flamengo entraram em campo para mais um jogo do Brasileirão, contudo, Neymar e Ronaldinho levaram bem a sério o desafio de entreter os espectadores (afinal, o futebol também serve para isso) e ofereceram um recital inesquecível de dribles, remates e emoção. O jogo ficou 5-4 para o Flamengo, depois da equipa da casa, o Santos, ter estado a vencer por 3-0. Neymar marcou 2 golos (o 1º será um dos golos do ano), enquanto que Ronaldinho subiu à liderança na tabela de goleadores, com um hat-trick (com um livre que passou por baixo da barreira). Quem também deu espectáculo, foi o São Paulo (ver aqui), na visita ao terreno do Coritiba. O actual 2º classificado esteve a vencer por 4-0 (3º e 4º golos de pura classe), mas ainda permitiu 3 golos do seu adversário. Em Marrocos, a Supertaça de França (ver aqui) teve um final louco, com o Ol. Marselha a dar uma cambalhota no marcador, quando perdia por 3-1 a 6 minutos dos 90. Virou para 3-4, voltou a sofrer o golo do empate (4-4), mas ainda foi a tempo de marcar o golo da vitória, mesmo ao cair do pano. No total, foram 5 golos em 10 minutos (últimos 5 da partida, mais 5 minutos de compensação). Será que Neymar saiu ainda mais valorizado com aquela obra de arte? E Ronaldinho, estará a caminho de ser o Rei do Brasileirão 2011?

De acordo com alguns jornais/sites ingleses (alguns dão a notícia como exclusiva, os restantes 90% indicam que é com base no CM) Bendtner já está em Portugal e poderá assinar pelo Sporting por uma verba inferior a 9 milhões de euros. Por sua vez, na Dinamarca a imprensa relata igualmente a possibilidade do jogador do Arsenal rumar a Alvalade, dá conta que o avançado foi igualmente sondado por Hamburgo, Bayern, Dortmund e Benfica, e recorda a passagem vitoriosa de Peter Schmeichel pelos leões. VM - A única verdade é que Freitas há um mês negou qualquer interesse no avançado de 23 anos e 1m93, contudo hoje não quis comentar o assunto. Também o pai do dinamarquês não desmentiu a transferência e apenas salientou que não estava autorizado a falar sobre a mesma.

Noutro âmbito, a Antena 1 garante que Domingos vai apresentar o seguinte 11 contra o Valencia: Rui Patrício, J. Pereira, Carriço, Polga e Evaldo; Rinaudo, Schaars, Izmailov e Capel; Bojinov e Postiga. VM - Apesar de ser apenas um amigável, se esta for a equipa base do técnico leonino, parece claro a todos (e os nossos leitores sabem que há muito temos esta opinião) que com uma dupla defensiva com 2 jogadores como Polga e Carriço - na nossa opinião ambos muito inferiores a Onyewu e Rodriguez, e mesmo sem qualidade para se sentar no banco de uma equipa "grande" - não se ganham títulos. Mesmo no ataque, a verdade é que apesar da qualidade de Postiga e Bojinov nenhum dos dois é propriamente um finalizador. Por último, a média de alturas é extremamente baixa para uma equipa (o jogador mais alto é Evaldo com 1m84, seguido de Postiga e Polga com 1m82, só em termos de exemplo, pois foi a única equipa "grande" que já jogou oficialmente, o Benfica apresentou no seu 11, Cardozo e Luisão ambos com 1m93, Garay com 1m88, Javi com 1m87 e Emerson com 1m85, um pouco à semelhança do que acontece nas equipas de Top, o próprio Barcelona não prescinde do 1m90 de Pique e do 1m89 de Busquets).


"O Sporting apresenta um número de jogadores tão grande em Alcochete, que os "Schaars" ficam todos mal estacionados. Será que este Schaars tem lugar marcado no Sporting?!"

Diogo Miguel

Há um ano interrogamos os nossos leitores (ler aqui) sobre qual era na altura o melhor jogador na pré-época. Maniche foi de longe o mais votado, seguido por Kardec e Hulk - à excepção do avançado do Porto, as outras escolhas acabaram por ser autênticos flops. Passado um ano, o VM (embora noutros moldes) voltou a questionar os nossos visitantes sobre este tema, e os resultados foram os seguintes:

Voto dos Leitores
Porto - Kléber
Benfica - Nolito
Sporting - Rinaudo

Voto do Visão de Mercado
Porto - Hulk - Apesar dos golos de Kléber, do que foi possível ver nesta pré-época (principalmente no estágio da Alemanha), o Incrível continua de pé quente e mesmo não tendo actuado frente ao Rio Ave, protagonizou várias exibições de bom nível.
Benfica - Nolito - Podia ter sido Urreta, Saviola ou Gaitán, mas concordamos com a opinião dos leitores. O espanhol esteve uns furos acima dos companheiros de equipa nesta pré-época.
Sporting - Postiga - Rinaudo foi considerado o melhor em campo pelo VM na partida frente à Juventus, contudo, o avançado foi o melhor elemento leonino em 3 dos 4 jogos dos leões.

O rumor já não é novo, mas hoje, o Correio da Manhã volta a insistir e garante que Nicklas Bendtner é a surpresa que a Sporting SAD está a tentar apresentar aos adeptos no encontro frente aos espanhóis do Valência, no próximo sábado (20h30, Sport TV 1). Este jornal adianta mesmo que as negociações entre os leões e o avançado dinamarquês estão praticamente concluídas, e só mesmo um imponderável de última hora impediria o jogador do Arsenal de vestir de verde-e-branco na próxima época. VM -  Com 23 anos e 1m93, o titular indiscutível na selecção dinamarquesa, um autêntico "carrasco" de Bruno Alves nos últimos anos, seria claramente um acréscimo de grande qualidade no Sporting e na nossa Liga - não teria dificuldades em chegar aos 25 golos no total de todas as competições. Um avançado bom no jogo de costas para a baliza, sempre uma presença na área que se consegue impor aos adversários com facilidade, apesar de nórdico com uma técnica assinalável, forte fisicamente embora pouco rápido e o seu jogo aéreo nem seja a sua principal arma, mas ainda jovem, com margem para evoluir e que peca principalmente por ser propício a algumas lesões e pela falta de garra e competitividade. Será Bendtner o grande reforço do defeso em Portugal? Pelo menos, no que diz respeito ao Sporting, parece claro (ainda esta semana salientamos isso) que falta a este 11 de Domingos um avançado com outra envergadura e mais eficaz. Caso se confirme a contratação do dinamarquês, qual será o 11 base do técnico leonino (algo, como: Rui Patrício, João Pereira, Rodríguez, Onyewu e Evaldo, Rinaudo, Izmailov, Matias Fernandez e Capel, Postiga ou Bojinov e Bendtner?

quarta-feira, 27 de Julho de 2011

Bruno Gama - O extremo direito ex-Rio Ave (que também era pretendido pelo Zaragoza) assinou hoje um contrato de 4 anos pelo Deportivo da Corunha. A acção de Jorge Mendes (que prometeu ajudar o clube da Galiza) foi determinante.

Sporting - Stijn Schaars, integra a lista de convocados da Holanda para o jogo particular com a Inglaterra, agendado para 10 de Agosto. O "equilibrador" junta-se a uma lista de médios de luxo composta por: brahim Afellay, Mark van Bommel, Theo Janssen, Nigel de Jong, , Wesley Sneijder, Kevin Strootman e Rafael van der Vaart. Nesse mesmo dia, o Chile irá jogar com a França em Montpellier, num encontro que terá a presença de Diego Rubio e Matías Fernández. O avançado de 18 anos irá disputar um lugar no 11 com Pinilla e Suazo.

Mercado Nacional - Yazalde (Sp. Braga) novamente emprestado ao Rio Ave; Ventura e André Pinto (ambos do FC Porto) estão a caminho do Olhanense e Paulo Regula (ex-V. Setúbal) pode ser o próximo, depois de falhadas as negociações com o Catania (Itália); V. Setúbal em negociações com guarda-redes Ricardo (ex-Sporting); Servette quer levar Targino (V. Guimarães); Carole é aposta do U. Leiria. Vitor Golas renova com os leões até 2014 e fica com cláusula de 25 milhões.

Porto - A imprensa espanhola associa Fucile e Rolando ao Valencia. O lateral é visto como um alvo prioritário para a defesa, enquanto que o central aparece como a alternativa caso o clube espanhol falhe a contratação de Mangala (já associado ao Benfica e aos próprios azuis e brancos) - a turma espanhola ofereceu 4 milhões pelo defesa do Standard. 

Mercado Internacional -  PSG também quer Coates (associado ao Porto e Benfica), avança com 40 milhões por Ganso e está perto de garantir Momo Sissoko ; Man. United entra na corrida por Vucinic e volta à carga por Sneijder;  Inter quer Palácio, mas Génova exige Milito; Mata perto do Arsenal; Real Madrid contrata jovem avançado Pol Roigé, de 17 anos, ex-Barcelona; Agüero anuncia acordo com Man. City; Aldo Duscher reforça Barcelona SC (Equador).

Diogo Salomão - No dia em que foi convocado pela selecção da Guiné-Bissau, o esquerdino que está emprestado pelo Sporting ao Dep. Corunha declinou o convite e apesar dos seus 23 anos demonstrou a ambição de representar a selecção portuguesa.

Futebol Internacional -  O Marselha conquistou a Supertaça de França ao vencer o campeão Lille por uns impressionantes 5-4;  Já o Barcelona conquistou a Audi Cup ao vencer o Bayern Munique (2-0), no Allianz Arena, com um bis de Thiago Alcantara; Por último, Ronaldo com um míssil e Benzema (com um bis) ajudaram o Real Madrid a bater o Hertha por 3-1.

Benfica 2-0 Trabzonspor (Nolito 70´ e Gaitán 88´)
O Benfica está muito perto do playoff de acesso à Liga dos Campeões, depois de uma partida onde o resultado foi claramente melhor que a exibição. Nolito e o génio de Gaitán acabaram por ser decisivos.

A partida fica igualmente marcada pelos apupos dos adeptos encarnados a Luisão e Cardozo. E por momentos de jogo distintos. O Benfica entrou forte, criou várias situações ofensivas, mas a partir dos 20´ os turcos equilibraram e mesmo sem criar perigo, conseguiram controlar a posse de bola até ao intervalo. No início do 2º tempo, o Trabzonspor começou a criar oportunidades, e num momento que estava por cima da partida e que o Benfica não apresentava ideias, Nolito desbloqueou o marcador e fez o 1-0. Com o golo, o Benfica voltou assumir a posse de bola, e já perto do fim, Gaitán com um remate em arco de belo efeito fez o 2-0.

Destaques

Artur - Várias defesas de grau dificuldade médio de bom nível, mas principalmente a dar segurança. Se o Benfica voltou a não sofrer golos num jogo oficial, muito se deve às intervenções seguras do ex-Braga. 

Gaitán - Juntou a algumas acções individuais, um golo espectacular. 

Luisão - Exibição sólida e um dos melhores elementos do Benfica na partida, com vários desarmes decisivos. 

Saviola/Nolito - O argentino esteve uns furos acima do que produziu nos últimos meses, e juntou a uma exibição razoável um remate ao poste; Já o espanhol acabou por ser decisivo ao marcar o golo que desbloqueou o encontro. 

Aimar/E. Pérez - As duas prestações mais pobres dos encarnados. Mesmo com algumas acções individuais, o 10 na 1ª parte passou ao lado do jogo, e o extremo direito não conseguiu incutir velocidade pelo seu flanco. 

Emerson/Garay - O brasileiro foi competente nos processos defensivos, mas não conseguiu apoiar o ataque; por sua vez o argentino destacou-se pela qualidade nos passes longos, contudo, na 2ª parte acusou algum cansaço. 

Trabzonspor - Uma equipa muito mais fraca em relação ao que era em 2010/2011, e que vale essencialmente pela capacidade física que Zokora empresta ao jogo, pela qualidade ao nível de posse de bola de Colman (foi o melhor em campo até aos 70´), pela visão de jogo de Mierzejwsk, e pelas arrancadas de Paulo Henrique.


(em actualização)

PS - Quando este post chegar aos 528 comentários, colocamos a preferência dos nossos leitores. APENAS IREMOS ACEITAR RESPOSTAS COM 1 JOGADOR (deste modo os visitantes percebem a dificuldade em fazer Tops, etc, e ter de escolher ou nomear X em detrimento de Y)  e de preferência devidamente fundamentadas. 

De acordo com a imprensa espanhola, Albert Zapater vai assinar contrato com o Lokomotiv Moscovo de José Couceiro para as próximas cinco épocas, saindo do clube leonino a custo zero. Uma notícia que não é oficial (apesar da imprensa portuguesa a dar como certa), e que caso se verifique atesta bem da falta de capacidade da direcção do Sporting em colocar os seus jogadores. Porque depois de ter "dado" a custo zero Nuno Coelho ao Braga, Saleiro ao Servette, Mendes ao Guimarães e rescindido (com a respectiva indemnização) com Maniche, não parece de todo normal que os leões tenham oferecido aos russos um médio espanhol com bastante mercado (nos últimos dias foi associado a Getafe, Espanyol, Racing e Zaragoza) e de apenas 26 anos.

Se já elogiamos a dupla Freitas-Duque por ter sido de longe a que melhor trabalhou neste defeso, conseguindo para o futebol português jogadores de qualidade como Schaars, Onyewu, Rubio e Rinaudo a baixo custo pelo menos na relação entre clubes (pois não se sabe o valor que foi pago em comissões aos empresários e o prémio de assinatura aos jogadores), a verdade é que no que diz respeito à colocação de excedentários esse trabalho roça o absurdo. No entanto, temos a noção que nos dias de hoje é cada vez mais complicado colocar jogadores, e os clubes acabam por estar reféns das exigências dos mesmos - pois em alguns casos é preferível deixar sair os activos a custo zero mas poupar nos ordenados, do que ter esses elementos a treinar à parte, sem produzir e ainda estar a agravar a folha salarial da instituição.

Voto dos Leitores: Pablo Aimar - O argentino foi o mais votado pelos nossos leitores, superando por alguma margem Gaitán e Javi Garcia. 

Voto do Visão de Mercado: Nico Gaitán - Apesar da valia técnica do 10 argentino (a verdade é que mesmo a Top raramente faz 2 jogos consecutivos a bom nível, e durante as partidas só dura 60 minutos), consideramos que o esquerdino é na actualidade o melhor jogador deste Benfica. Rápido, desequilibra (às vezes exagera no individualismo), apresenta uma técnica em posse e em velocidade muito acima da média, e mesmo ao nível do remate e finalização denota qualidades apreciáveis.


"O Porto recusou uma proposta de 80 milhões de euros pelo jogador com a maior cláusula de rescisão em Portugal, porque senão depois não sabe Hulk'é que vai fazer ao dinheiro. Vocês sabiam?"

Diogo Miguel

Depois da Supertaça ter sido cancelada, e o início da Super Liga turca adiado para 9 de Setembro, parece certo que Trabzonspor, Fenerbahçe e Beşiktaş vão ser fortemente penalizados. Uma das punições poderá ser a perda dos títulos referentes a 2010/2011 e começar o próximo campeonato com 20 pontos de atraso, contudo, a que está a ser mais comentada é mesmo a descida de divisão. Ora, se acontecer este 2º cenário, na II Liga turca só é permitido inscrever 3 jogadores que não tenham nascido na Turquia (bem que podiam adoptar este media em Portugal). Se observarmos o caso do Beşiktaş, o clube mais português de Istambul, tem neste momento 11 estrangeiros e teria assim de subtrair 8 (o normal é que todos abandonassem o clube para não terem de jogar numa divisão secundária), a saber: Ricardo Quaresma (o jogador que não assinou nem pelo Sporting nem pelo Benfica como alguns mal-intencionados garantiram, mas que este cenário poderá permitir o seu regresso a Portugal); Simão Sabrosa, Manuel Fernandes, Bebé, Hugo Almeida, Sivok (central que já foi associado ao Benfica), Guti, Hilbert, Holosko, Kavlak e Sidnei (emprestado pelo Benfica). Contudo, o que parece certo, é que independentemente da descida ou não de divisão, se nas próximas duas semanas não houver uma definição em relação ao que vai ser a próxima época, muitos dos estrangeiros que actuam na Turquia vão mesmo forçar a saída dos seus clubes. Quais os melhores "alvos" para os clubes portugueses?

Argentina - Na sequência da eliminação da Copa América, frustrante para um país recheado de craques, Lionel Messi, o melhor jogador do mundo, resolveu escrever uma carta, onde revelou estar cansado dos argentinos (em causa os assobios no jogo frente à Colômbia). A estrela do Barcelona pretendeu afastar responsabilidades pelo afastamento da prova, referindo que o futebol é um jogo colectivo; Noutro âmbito, o seleccionador Sergio Batista foi nesta terça-feira destituído do cargo.

Mercado Nacional - Paulo Sérgio já rescindiu e Diogo Amado tenta acordo para sair do U. Leiria; Rui Miguel está de partida para o Kuban Krasnodar (Rússia) e rendará cerca de um milhão de euros; Gil Vicente pretende os empréstimos de R. Galo, Zé Luís, Guilherme e Yazalde (todos do S. Braga) e negoceia Rui Pedro com o FC Porto.

Porto - O uruguaio Álvaro Pereira continua a ser assediado por vários emblemas do futebol europeu. Segundo a imprensa italiana, o "Palito" é seguido por Arsenal e Juventus, equipas que poderão apresentar propostas aos dragões nos próximas dias.

Benfica - O técnico Jorge Jesus convocou 19 jogadores para a recepção ao Trabzonspor: Gr - Artur e Eduardo; DEF - Maxi Pereira, Jardel, Luisão, Garay e Emerson; MED - Javi Garcia, Matic, Rúben Amorim, Enzo Pérez, Bruno César, Nolito, Gaitán, Aimar e Witsel; AV - Cardozo, Saviola e Jara. Qual será o 11 de JJ?

Mercado Internacional - Mangala (associado ao Benfica) perto do Valência;  Tottenham coloca Crouch no mercado; Eboué a caminho do Galatasaray; Génova perto de garantir Frey. 

Mossoró - É hoje colocado na rota do Sevilha pela imprensa espanhola. A ex-equipa de Capel procura reforçar o seu conjunto, e o brasileiro do Braga, juntamente com Petrovic (Partizan) e Gio dos Santos são alguns dos nomes da lista.

terça-feira, 26 de Julho de 2011

Gil Vicente 0-3 Sp. Braga (Zé Luís 19' e 33', Nuno Gomes 66')

Os “Gverreiros do Minho” venceram uma partida morna, com a 1ª parte a ser mais atractiva que a 2ª e provando que os ataques das duas equipas demonstram maior qualidade e entrosamento que as suas defesas. Superioridade clara do finalista vencido da última edição da Liga Europa, perante uma equipa com as dificuldades normais de quem acaba de chegar à liga principal.

No 1º tempo, os arsenalistas entraram com um certo nervosismo defensivo, talvez devido à falta de entrosamento de um sector totalmente diferente do de há uns meses atrás. Mas reagiram e com um meio-campo bem articulado, juntamente com laterais bastante ofensivos chegaram naturalmente ao 1º golo, apontado por Zé Luís que demonstrou a frieza necessária, após um excelente passe de Salino a rasgar toda a defesa gilista. O cabo-verdiano voltaria a marcar após recarga na cara de Jorge Baptista na sequência de um pontapé de canto. Na 2ª metade, ambas as equipas perderam qualidade com as alterações, apesar do domínio bracarense. Sem grande surpresa Nuno Gomes marcaria o seu 1º golo pelo seu novo clube, aproveitando uma desatenção da defesa da casa, após um dos vários ataques pela esquerda durante a 2ª parte, com Lima em particular destaque.

Destaques:

Zé Luís/Nuno Gomes/Lima - O cabo-verdiano sem estar muito em jogo acaba por marcar 2 golos à ponta-de-lança e o internacional português continua com as boas movimentações e a eficácia demonstrada na última temporada, marcando na 1ª oportunidade que dispôs. Já Lima actuou na esquerda do ataque e esteve muito em jogo, demonstrando garra e vontade por lutar por um lugar no onze.

Pizzi - O extremo tem estado em alta nesta pré-época. Rápido e criativo tem aproveitado a oportunidade para sentar Mossoró no banco arsenalista. Caso não venha a sair durante o defeso, será um caso sério. 

Djamal - Possante e bom no jogo aéreo, dominou toda a sua zona de acção.
 

Laionel/Hugo Vieira - Velocidade e movimentações estonteantes dos 2 homens mais avançados causaram problemas perante a tremideira inicial da defesa arsenalista.
 

Gil Vicente - Perante um meio-campo arsenalista muito forte, a turma de Barcelos teve bastantes dificuldades nas transições defesa-ataque. Quando o conseguia fazer usou e abusou das qualidades invididuais dos seus homens da frente. É clara a necessidade de se reforçar: principalmente a zona central, com um defesa imperial, um médio defensivo e outro criativo.
 

Sp. Braga - Nota-se um crescimento gradual no entrosamento da equipa e o ataque já demontra movimentações interessantes. Continua a faltar um defesa central com outra qualidade.

Em Espanha, apenas três equipas se podem orgulhar de nunca ter descido de divisão. Para além dos dois grandes – Real Madrid e Barcelona – só mais um conjunto se pode vangloriar de tal feito: o Athletic Club, vulgarmente conhecido como Athletic Bilbao.

O clube é um caso raro, não só em Espanha, como em todo o mundo. Sendo um símbolo ímpar de identidade do país basco, a equipa presidida por Josu Urrutia destaca-se de todas as outras, uma vez que nas suas fileiras só são permitidos jogadores nascidos, criados ou de origens bascas. Se tivermos em conta que o futebol, mais que um desporto é um negócio mundial a nível económico e comercial, a equipa de Bilbao merece rasgados elogios pelas suas constantes prestações, tanto na liga do país vizinho, como a nível europeu.

A época 2011/12 desperta curiosidade em torno do que poderá fazer esta equipa. Sabendo antemão das restrições no que toca a jogadores, Marcelo Bielsa aceitou o desafio e irá orientar uma equipa muito especial. Assim, também se poderá caracterizar o treinador argentino. Apelidado de ‘El loco’ Bielsa, o antigo seleccionador do Chile é conhecido pelo estudo até à exaustão das suas equipas, avaliando de forma detalhada as características de cada jogador. Depois de rejeitar convites de grandes emblemas do futebol europeu, Bielsa respondeu afirmativamente a um desafio, que o próprio definiu como “muito aliciante”. A equipa que actua no San Mamés conta nas suas fileiras com jogadores de tremenda qualidade. À cabeça, o médio Javi Martínez e o ponta de lança, Fernando Llorente são cobiçados pelos “tubarões” do Velho Continente e as principais figuras numa equipa onde militam jovens com um potencial assombroso: Muniain e Ander Herrera, até ao momento, a única cara nova no plantel.

Um clube peculiar, que mistura ideologias políticas com futebol, a verdade é que o Athletic Bilbao se difere no desporto-rei pela mística, sendo a bandeira de uma região que luta pela independência. Questionando ou não os seus métodos, estamos perante um dos clubes com mais títulos e história do futebol espanhol, prometendo crescer cada vez mais. 

Até onde poderá ir o Bilbao? O irreverente Bielsa poderá oferecer títulos à equipa basca? Como se explica tão boas prestações, com opções tão limitadas?

A. Mesquita


"Cesár Peixoto está fora dos planos de Jesus e quer ir para uma equipa onde jogue mais regularmente. Irá ele jogar no "Chaves" na próxima época?"

Diogo Miguel 

PS - Numa fase em que Portugal vive num clima de crise financeira, a moral da sociedade está claramente em baixo, e antecipando o que será uma autêntica "guerra" a três ("Acarditem" que dentro e fora das 4 linhas será um campeonato recheado de picardias e insultos gratuitos...é o que dá as expectativas estarem exageradamente elevadas), o VM optou por abrir uma nova rubrica/crónica com o intuito de aliviar o stress e enriquecer o nosso projecto com um pouco de humor. 

De acordo com a imprensa espanhola, o Getafe abordou o Sporting para saber as condições para adquirir Zapater. O médio espanhol de 26 anos está no mercado, e depois de ter sido associado ao Racing, Espanyol e Zaragoza parece que o seu destino irá mesmo passar por Espanha. Noutro âmbito, a comunicação social do país vizinho, confirma o que o Visão de Mercado anunciou na última sexta-feira e dá conta de uma proposta dos leões por Guardado na ordem dos 5,5 milhões de euros (o VM falou em 4). Como anunciamos anteriormente a melhor proposta que o Deportivo recebeu pelo mexicano foi mesmo do clube leonino, e depois de ter pedido 12 milhões numa 1ª fase, agora já aceita negociar o esquerdino por 6. Caso o Corunha não tenha propostas de outros clubes que satisfaçam os seus desejos (até agora não teve nenhuma concreta sem ser a dos leões), poderá mesmo ceder às intenções do Sporting...é tudo uma questão de jogar com o tempo e com a paciência de todas as partes envolvidas (principalmente dos dirigentes espanhóis que querem fazer um encaixe e sabem que o jogador não quer actuar na II Liga).

O Visão de Mercado chegou a um novo marco histórico, ao atingir um número assombroso de 2,5 milhões de page-views a que se juntam mais de 2 milhões de visitas... em apenas 2 meses (Junho e Julho). Ao todo são já mais de 6,5 milhões de visitas e mais de 9 milhões de page-views - o que é em menos de 2 anos é notável.  No último mês fomos de longe o blog mais consultado em Portugal (ver aqui), com uma média superior a 40 mil visitas diárias e mais de 50 mil page-views por dia - temos a noção que nos próximos meses o volume vai diminuir - mas não queríamos deixar de perder esta oportunidade para agradecer a todos os nossos visitantes e leitores. Sem a vossa contribuição em termos de visitas, comentários, divulgação, nada disto seria possível...o nosso sincero Obrigado!

Temos a noção que neste momento há um claro movimento anti-VM nos fóruns, blogs, sites, dos três grandes, que nos tentam colar ao Sporting, Benfica ou Porto - patrocinado por pessoas com ódio e inveja ao nosso projecto - talvez motivado por frustrações pessoais ou por os locais onde descarregam algumas falsas barbaridares não terem o mínimo conhecimento de futebol. Contudo, e apesar das críticas que somos alvo, sempre fomos e vamos continuar a ser fiéis à linha que traçamos, assente numa isenção e imparcialidade sem igual.

PS - Ainda estamos a tentar resolver a questão do design.

A qualidade abunda, e é indiscutível para todos que os azuis e brancos são os principais candidatos ao título. Contudo, e assumindo que Vítor Pereira irá ter um plantel de 26+1 (Danilo, que só chega em Janeiro), num exercício complicado de subtracção, qual será o elenco final do treinador do Porto?

Plantel provisório:

GUARDA-REDES: Helton, Bracali, Beto, Kadu.
DEFESAS: Sapunaru, Fucile, David, Rolando, Maicon, Otamendi, Sereno, Alvaro Pereira, Emídio Rafael, Addy e Alex Sandro.
MÉDIOS: Fernando, Souza, Castro, Danilo (virá apenas em Janeiro), João Moutinho, Guarín, Belluschi, Ruben Micael e Kelvin; Não será fácil a Vítor Pereira subtrair Castro (caso David, Atsu e Kadu não permaneçam é o único da formação e iria pelo 2º ano consecutivo significar um plantel portista com aposta zero na sua formação), por outro lado Kelvin tem dado boas indicações e Souza numa 2ª época já adaptado poderá ser uma boa surpresa.
AVANÇADOS: Hulk, Djalma, Varela, Walter, Falcao, Kléber, James, Cristian Rodriguez, Iturbe e Christian Atsu. 

Até ao momento, a pré-época leonina está a provar o que há muito o VM salientou, ou seja, apesar do potencial de Rubio e de Van Wolfswinkel, a verdade é que Postiga ainda é o melhor avançado do Sporting - a diferença é que o português daqui a uma semana faz 29 anos e os seus rivais tem menos 11 e 7 anos respectivamente, o que daqui a 2 anos poderá mudar radicalmente este cenário. A questão relevante neste facto, é o rácio de golos do internacional português - nos últimos 3 campeonatos marcou 12 golos, ou seja, uma média de 4 por ano - muito pouco para um avançado titular de uma equipa que quer ser campeã. Parece claro, que apesar da sua valia técnica, garra e competitividade, a sua eficácia é quase nula (em ano de Europeu, a terminar contrato, e com o intuito de fazer um bom acordo no final da época, poderá ser tudo diferente) e isso pode resultar num problema para os leões. É Postiga a solução para o ataque do Sporting? Ou a sua ineficácia pode ser um problema? Deverá o clube leonino atacar o mercado na demanda por um avançado com outra eficácia e que dê ao mesmo tempo mais centímetros à equipa leonina, como Amauri, Bendtner, Pavlyuchenko ou Dzuba?

Benfica - Lista enviada à UEFA para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões: Guarda-redes: Artur Moraes, Eduardo, José Costa (*) e Bruno Varela (*); Defesas: Emerson, Luisão, Maxi Pereira, Ezequiel Garay, Miguel Vítor, Jardel, André Almeida, Luís Martins (*) e Fábio Faria; Médios: Ruben Amorim, Javi Garcia, Bruno César, Nolito, Pablo Aimar, Gaitán, Matic, David Simão (*), Axel Witsel, Enzo Pérez e Ruben Pinto (*); Avançados: Cardozo, Saviola e Franco Jara. Destaque para as ausências de Roberto, Júlio César, Nuno Coelho, Carlos Martins, Urreta e Rodrigo Mora, e para o facto de Capdevila ainda poder substituir Jardel nesta lista. Roberto definitivamente de saída? Martins também?

Ricardo Batista - A Comissão Disciplinar da Liga de Clubes aplicou um castigo de dois anos de suspensão ao guarda-redes do Sporting, que esteve emprestado ao Olhanense na última época. O castigo é fundamentado no facto do jogador ter acusado resultado positivo no controlo antidoping, após o jogo da 17ª jornada da Liga entre Olhanense e Académica. Fonte: RR

Mercado Nacional - Cristiano (ex-Sp. Braga) assina 1 época pelo Valência; Antunes é a solução do P. Ferreira se Chemmam falhar; Zeca (ex-V. Setúbal) confirmado no Panathinaikos.

Sp. Braga - Pretende rescindir contrato com Stelvio, Marco Ramos, Peña e João Martins (irmão do Carlos Martins); H. Barbosa, Elderson e Meyong são dispensáveis, podendo os dois primeiros rodar noutro clube durante a próxima temporada; Palmeira e Nuno Valente podem ser emprestados ao Trofense.

Mercado Internacional - ‎ Partizan quer vender Petrovic (jogador que esteve na mira do Sporting e que não assinou nos últimos dias pelo Vitesse devido a problemas relacionados com o seu empresário); F. Gago pode voltar ao Boca; Mahamadou Diarra quase no Lyon; Roma quer Marchisio para ceder Vucinic à Juventus; Alan Smith pode rumar ao Orlando City (EUA); Juventus oferece 10 milhões por Perotti; Wolfsburgo contrata Christian Träsch; PSG contrata Menez, Matuidi e Bisevac; N'Zogbia reforça Aston Villa; Farías e Mariano González (associados ao Sp. Braga) a caminho do Independiente e Estudiantes respectivamente; Cazorla a caminho do Málaga por 19 milhões; Rangers assina com Dorin Goian; Stekelenburg reforça Roma.

UEFA - Cristiano Ronaldo, Xavi e Messi vão disputar o prémio para o Melhor Jogador da UEFA na Europa.

Classificação já atribuída:
4 Andrés Iniesta (ESP) – FC Barcelona (33 pontos)
5 Falcao (COL) – FC Porto (17)
6 Wayne Rooney (ENG) – Manchester United FC (15)
7 Nemanja Vidić (SRB) – Manchester United FC (5)
8 Zlatan Ibrahimović (SWE) – AC Milan (4)
9 Gerard Piqué (ESP) – FC Barcelona (4)
10 Manuel Neuer (GER) – FC Schalke 04 (3)

Top10 justo? Quem irá suceder a Diego Milito? Não deixa de ser notável que Falcao tenha ficado à frente de jogadores como Rooney e Vidić.