30 de junho de 2011

Atlético de Madrid - O clube da capital espanhola anunciou no seu site oficial que o argentino Salvio irá permanecer no plantel da próxima temporada, a menos que algum clube pague 15 milhões de euros, valor que inviabilizou que o extremo ficasse no Benfica. No dia de hoje foi também associado o nome de Aimar aos colchoneros pela imprensa inglesa.

Nacional - O presidente do clube madeirense admitiu que é possível negociar Felipe Lopes com o Porto, com quem os insulares mantêm relações muito próximas, desde que um dos 4 centrais dos dragões abandone o plantel. Ou seja, existe uma forte hipótese de o brasileiro rumar à Invicta, visto que Sereno poderá ser emprestado ao Braga.

Braga - De acordo com um site francês sobre o futebol africano*, os arsenalistas estabeleceram o valor de 10 milhões de euros para libertar o lateral Elderson, que é cobiçado pelo Porto. Será verdade este interesse dos dragões, ou não passa de especulação? De qualquer modo, parece-nos que a quantia é muitíssimo exagerada para a qualidade do atleta.

Futebol nacional - Ficou hoje definido o calendário para a temporada 2011/2012 da Liga Zon-Sagres e da Liga Orangina. Na primeira jornada do campeonato nacional, teremos um Guimarães-Porto, um Gil Vicente-Benfica (os barcelenses defrontam os grandes nas 4 primeiras rondas) e o Sporting a receber o Olhanense. O primeiro clássico será à 6ª jornada, quando os dragões receberem os encarnados. Já o derby lisboeta, acontecerá à 11ª jornada, no Estádio da Luz.

Mercado nacional - Fabiano Freitas e Cauê assinam pelo Olhanense; Baiano será oficializado em Braga; Alonso e Luciano Amaral de saída do Marítimo; "grandes" de olho em Leon Netto (guarda-redes brasileiro de 22 anos do 3 de Fevereiro, do Paraguai, que esteve emprestado ao Portuguesa dos Desportos, onde foi considerado melhor guarda-redes da Serie B carioca); Vítor Golas mais perto do Badajoz.

Mercado Internacional - Fábio Paim muda-se do 1º Agosto para o Benfica de Luanda; Daniel Fernandes deixa Bochum; Málaga insiste em Lucho; Nasri na lista do AC Milan; Luís Aguiar acerta saída do D. Moscovo; Lille confirma Benoit Pedretti; Gera e Pantsil procuram clube; Manchester City avança por Clichy; Conca próximo do Guangzhou (China).

*(ver aqui)

O presidente António Salvador confirmou que Nuno Gomes será jogador do Braga por uma temporada, com mais outra de opção. O acordo, segundo as palavras do líder bracarense, terá sido fácil, pois havia vontade de ambas as partes. O ex-capitão do Benfica será apresentado amanhã no estádio AXA. VM - Apesar dos pedidos dos dirigentes encarnados para o avançado não actuar noutro clube português, a vontade do jogador em regressar à selecção nacional foi decisiva. Poderá ser um elemento útil não só em termos futebolísticos, pois ainda tem qualidade para fazer uma boa época, mas principalmente no âmbito motivacional para o Braga e seus adeptos, que viram um símbolo do Benfica aceitar a proposta para representar o emblema do Minho. Conseguirá Nuno Gomes ser chamado por Paulo Bento e alcançar o seu principal objectivo? Será titular com Leonardo Jardim, ou a sua idade apenas permitirá que seja uma opção de banco? Jogará o avançado contra o ex-clube?

O guarda-redes Marcelo Boeck será jogador do Sporting para as próximas 5 temporadas. Formado no Internacional de Porto Alegre, o brasileiro de 26 anos chegou a Portugal pela mão do Marítimo, onde foi totalista na temporada passada. VM - Como referimos de manhã, é sem dúvida uma boa contratação para o banco de suplentes, provavelmente por baixos valores, que demonstra o critério que tem sido seguido pela dupla Luís Duque e Carlos Freitas no reforço do plantel. O experiente Tiago poderá ser importante em termos de balneário, mas já não tem qualidade para ser uma opção válida, Vítor Golas tem apenas 20 anos e necessita de ser emprestado para não estagnar a sua evolução. Bom reforço? Marcelo será uma alternativa a Rui Patrício ou o titular dos leões poderá estar de saída?

Está agendado um encontro entre uma russa e uma checa na final de Wimbledon. No próximo Sábado, Maria Sharapova e Petra Kvitova defrontar-se-ão no Grand Slam britânico, depois de terem derrotado Sabine Lisicki e Victoria Azarenka, respectivamente. A vitória da cabeça de série nº 8 foi bastante difícil, sendo obtida apenas em 3 sets, pelos parciais de 6-1/3-6/6-2. Por outro lado, apesar de ter sofrido um break à entrada, Sharapova não quebrou e conseguiu bater a adversária por 6-4/6-3. Uma final entre duas jogadoras muito agressivas do fundo do court, que poderão proporcionar um bom espectáculo e essencialmente um duelo muito competitivo. Prognósticos?

Benfica - Segundo o DN, os encarnados receberam nova proposta por Óscar Cardozo por parte do Dínamo de Kiev, podendo o destino do jogador ficar decidido nas próximas horas. Tendo em conta que as águias já recusaram uma oferta de 18 milhões, qual será o valor da transferência do paraguaio?

Braga - Num comunicado divulgado no site do clube, os arsenalistas confirmaram a presença da PJ nas instalações do estádio AXA no âmbito de um caso que também envolve a presidente da câmara da Trofa e um vereador da câmara de Matosinhos, esclarecendo que nenhum elemento dos órgãos sociais estará envolvido no processo em investigação.

Sporting - De acordo com a Antena 1, o médio Luís Aguiar será mesmo reforço do plantel às ordens de Domingos Paciência, com quem o uruguaio já trabalhou em Braga. O contrato será de 4 épocas, faltando apenas o entendimento entre o emblema de Alvalade e o Dínamo de Moscovo. Bom reforço? A entrada do sul-americano poderá levar à saída de Valdés?

Mercado internacional - Galatasaray sonha com Káká; Roma pensa em Canales; Chelsea junta-se aos interessados em Lucho González; Fiorentina pretende Tanque Silva; Atlético escolhe Courtois como o substituto de De Gea; Liverpool oferece 30 milhões por Wayne Bridge e James Milner.

Neymar - Apesar de ser seguido por meia Europa, incluindo Barcelona e Chelsea, o craque brasileiro afirmou ao seu compatriota Daniel Alves que iria jogar no Real Madrid, segundo o jornal Marca. Teremos mesmo o avançado no plantel liderado por José Mourinho?

Ciclismo - O português Cândido Barbosa colocou um ponto final na sua carreira, aos 36 anos. O "foguete da Rebordosa", como ficou conhecido, alcançou 123 vitórias, 25 na Volta a Portugal, prova que nunca conseguiu ganhar. Qual o balanço que faz da carreira do ciclista?

Visão de Mercado - Depois de o CM ter feito referência ao nosso blog numa notícia relacionada com o Sporting, desta vez foi o jornal OJogo (ver aqui) que falou no VM, o que demonstra que apesar de muitas críticas que temos sido alvo, o nosso projecto é cada vez mais respeitado inclusive pela imprensa. Apesar de Msakni ter sido desmentido por dirigentes do Braga, o jogador continua a ser hipótese.

Praticamente toda a imprensa de hoje aponta o chileno Diego Rubio e o brasileiro Marcelo Boeck como as próximas aquisições do Sporting. O avançado do Colo Colo que também é seguido pelo Barcelona, ao que tudo indica assinará contrato para as próximas 5 temporadas com os leões, indo para um fundo de jogadores juntamente com Carrillo, Turan e Arias. O jogador de 18 anos que já é internacional pelo seu país é uma excelente aposta a longo prazo do clube de Alvalade, no entanto, para o imediato fica a faltar mais um finalizador. No caso do guarda-redes do Marítimo, será o concorrente directo de Rui Patrício na luta pela titularidade. O acordo entre os insulares e o Sporting foi alcançado no dia de ontem, sendo Marcelo mais um reforço para o plantel às ordens de Domingos Paciência. Sem dúvida uma excelente aquisição para suplente, provavelmente por valores baixos, que demonstra o critério que tem sido seguido pela dupla Carlos Freitas e Luís Duque na composição do plantel. Tiago tem muita experiência mas não parece ser uma opção válida, já Vitor Golas necessita de rodar por mais um ano, caso contrário estagnaria a sua evolução (tem apenas 20 anos). Bons reforços para os leões? Postiga, Diego Rubio e Van Wolfswinkel serão as opções para a frente de ataque? E na baliza, Rui Patrício, Marcelo e Tiago oferecem garantias? Ainda em termos de entradas, de acordo com o jornal AS, o Chelsea emprestará Gael Etock, camaronês que foi colocado na Europa por Samuel Eto'o, ao Sporting. O jogador chegará a Alvalade no dia em que completar 18 anos.

O FC Porto inicia no dia de hoje a temporada 2011/2012. Depois de uma época brilhante a todos os níveis, os dragões viram sair o seu treinador para o Chelsea, o que poderá abalar um grupo de trabalho que estava com a confiança em alta. Apesar do inesperado abandono de André Villas-Boas, os azuis e brancos vêem em Vítor Pereira um sucessor que poderá dar continuidade ao trabalho efectuado. Será difícil fazer melhor, mas pelo menos igualar o registo do ano transacto, desta vez com dois grandes desafios - a Supertaça Europeia frente ao Barcelona e a participação na Champions, onde o objectivo passará provavelmente por uma chegada até aos quartos de final. Para uma boa prestação nas competições europeias, o Porto não poderá deixar fugir jogadores como Falcão ou Hulk, que são alvo de grande cobiça por parte de vários emblemas. Até ao momento, não houve grandes alterações no plantel, que se mantém consistente e reforçado com jovens valores e contratações cirúrgicas - Iturbe, apontado como o novo Messi, Kelvin, médio brasileiro, Djalma, extremo ex-Marítimo e, por último, Bracalli, guarda-redes ex-Nacional. Os dragões não necessitam de muitas mais aquisições, apenas de um avançado com características diferentes das de Falcão e Walter, que possa dar outras opções a Vítor Pereira.

Plantel (provisório, 31 jogadores, embora nem todos façam a pré-temporada):

GR - Helton, Beto, Kieszek e Bracalli
DEF - Sapunaru, Fucile, Miguel Lopes, Rolando, Sereno, Otamendi, Maicon, Álvaro Pereira, Emídio Rafael e David Addy
MED - Fernando, Souza, Guarin, João Moutinho, Castro, Tomás Costa, Belluschi, Kelvin e Rúben Micael
AV - Varela, C.Rodríguez, James, Iturbe, Hulk, Djalma, Falcão e Walter

Programa da pré-época:

30 de Junho - Início de época

Julho

6 - Jogo com o Tourizense
7 - Partida para Marienfeld
10 - Jogo com o Gutersloh
16 - Jogo com o Monchengladbach
18 - Regresso a Portugal

Agosto

7 - Supertaça Cândido de Oliveira frente ao V.Guimarães
14 - 1ª jornada Liga Zon-Sagres
26 - Supertaça Europeia frente ao Barcelona

Quais as expectativas em relação ao FC Porto 2011/2012? Poderão repetir os triunfos da época passada? A saída de André Villas-Boas afectará o grupo de trabalho? A forte cobiça a alguns jogadores do plantel - alguns com elevadíssimas cláusulas de rescisão -, poderá levar a que o plantel perca qualidade, caso se confirme o abandono dos mesmos, ou as alternativas são de qualidade? Quais os imprescindíveis? Ou, noutra situação, poderão ficar insatisfeitos no Dragão?

29 de junho de 2011

Wimbledon - O suíço Roger Federer foi eliminado por Jo-Wilfried Tsonga, depois de ter estado a vencer por 2 sets. É apenas uma meia surpresa, tendo em conta a boa forma do francês, que tem um excelente jogo de rede e que já tinha chegado à final de Queens. Nos outros encontros, Andy Murray venceu Feliciano López, Djokovic bateu Tomic e, finalmente, o espanhol Rafael Nadal derrotou o norte-americano Mardy Fish. O ciclo do helvético terá mesmo chegado ao fim? Quem conquistará o Grand Slam britânico?

Porto - Rui Quinta, que assinou contrato com o Varzim a 13 de Junho, será o adjunto de Vítor Pereira, juntando-se a José Semedo, Will Coort (treinador de guarda redes) e Filipe Almeida (preparador físico). O treinador de 51 anos não resistiu ao convite dos dragões; noutro âmbito, de acordo com o DN, os azuis e brancos pretendem a todo o custo manter João Moutinho e Falcão, estando dispostos a um esforço financeiro, nomeadamente o aumento de salário do médio e a renovação de contrato do avançado.

Benfica - De acordo com o Record, os encarnados apenas aceitam negociar Fábio Coentrão por 25 milhões mais um jogador, exigência que o Real não pretende satisfazer, estando a tentar baixar o preço do lateral. Voltamos a referir que tantas indefinições nas águias poderão desde já condenar a próxima época ao fracasso, não é natural num clube com a dimensão do Benfica não se saber quem fica, quem sai, já depois de iniciada a pré-época, com 30 jogadores e ainda 10 por chegar.

Sporting - Os leões confirmaram os empréstimos de Amido Baldé, Nuno Reis e Renato Neto (Cercle Brugge), Cédric Soares (Académica), Diogo Salomão (D.Corunha), Pongolle (S.Etienne), Celsinho (Targu Mures) e Eric Dier (Everton), algo que há muito se sabia e que já tínhamos anunciado atempadamente, mas que apenas no dia de hoje foi oficializado pelo clube. Os verde e brancos anunciaram ainda a renovação de José Lopes, Amido Baldé, André Martins e Wilson Eduardo. Sobre Roberto Pereyra, temos a opinião de que o argentino seria uma boa contratação para os leões, pode jogar nas duas alas, é rápido e tem uma técnica individual acima da média. O valor de 5,5 milhões que se tem falado talvez pudesse ser negociado, mas tendo em conta que o Sporting assegurou a maioria dos reforços com baixos custos, não será um problema, até porque o jogador do River Plate é jovem e poderá render um encaixe financeiro no futuro.

Mercado nacional - Cristiano (ex-Sporting) no Beira-Mar; Pedro Queirós reforça o Feirense; Braga atento ao guarda-redes Tiago Maia, ao central Hugo Sousa e ao avançado Pipo, todos dos juniores do Porto; Diogo Valente assina pela Académica; Gomis a caminho do Nice.

Mercado internacional - Pedro Léon e Berbatov pretendidos pelo Valência; N'Koulou a caminho do Marselha; Ronald Vargas no Anderlecht; Arsenal assegura Gervinho e Sunderland contrata o avançado Wickham; Anzhi quer Pavlyuchenko; Marselha garante Alou Diarra e Lille, Vincent Enyeama.

Chelsea - André Villas-Boas foi hoje apresentado em Londres como novo técnico dos Blues, fazendo questão de esclarecer que a sua mudança para Inglaterra foi difícil e que "o apelo de um novo desafio foi mais aliciante". O ex-treinador do Porto desvalorizou a questão da sua idade e demonstrou-se preparado para suportar a pressão de ter sucesso imediato à frente do clube.

Jaime Pacheco, que treina os chineses do Beijing Guo’An, ocupando o 2º lugar da liga chinesa, foi suspenso por 8 jogos por ter praticado gestos obscenos no passado domingo, durante o jogo com o Tianjin, que terminou com um empate (1-1). O técnico português foi expulso do banco depois de ter discutido com o árbitro e um técnico do Tianjin, assistindo ao resto do encontro sentado na bancada. Além da suspensão, o treinador foi multado em 40 mil yuan (cerca de 4.500 euros), que segundo as últimas informações, é a direção do clube chinês que irá pagar e que pretende inclusivé, reforçar a sua confiança, renovando contrato com o português, por mais 2 anos.

Na sequência dos incidentes registados no encontro contra o Belgrano, que ditou a descida de divisão do histórico clube, River Plate, o estádio Monumental será interditado durante 20 jornadas, devido às tentativas de invasão de campo, de agressão aos jogadores e equipa técnica do emblema de Córdoba, vidros partidos e confrontos com a polícia. Seria possível, esta medida, ser tomada em Portugal? E como é que os adeptos reagiriam? Os leitores têm a palavra...

Jorge Jesus garante que já pagou os 119 mil euros de impostos devidos durante a sua permanência no Vitória de Setúbal, apesar de considerar que a dívida não era da sua responsabilidade. O actual treinador de Benfica foi notificado pelo DCIAP para prestar declarações sobre as relações entre os sadinos e o BPN, no âmbito da Operação Furacão, um processo por fraude fiscal que envolve centenas de empresas.




A equipa da AF Braga venceu a mais importante prova do Mundo para jogadores amadores, conquistando a 7ª edição da competição organizada pela UEFA, Taça das Regiões, que tem revelado ao longo do seu historial bons valores que mais tarde se afirmam no futebol profissional. Na final disputada esta terça-feira no Estádio de Barcelos, a equipa bracarense, orientada pelo antigo internacional português Dito, venceu os irlandeses do Leinster & Munster por 2-1, conquistando o título só com vitórias em todas as partidas realizadas. José Ferreira (Pedró, melhor marcador), médio de 23 anos, e Luís Ribeiro (Ribeirinho, melhor jogador), avançado de 25 anos, ambos do Vilaverdense, foram os destaques da prova, juntamente com Hugo Veiga, médio de 26 anos do St. Maria, e Pedro Nobre (Pedrinho), avançado de 24 anos do Mª Fonte, que demonstraram que estão a jogar numa divisão demasiada baixa para as suas qualidades.

O Sporting pode estar prestes a assegurar o argentino Roberto Pereyra, um extremo promissor de 19 anos e 1m84 que joga no recém-despromovido River Plate. Segundo O JOGO apurou junto de fonte dos millonarios, a transferência do médio está a ser negociada por valores a rondar os 4 milhões de euros. Apontado como um grande talento do futebol argentino, com uma apurada técnica individual e velocidade, costuma surpreender na ala esquerda, explorando o facto de ser destro, apesar de poder desempenhar todas as posições do meio campo ofensivo. O jovem craque terminou a temporada com 26 jogos e 3 assistências, não tendo apontado qualquer golo. É com naturalidade que o emblema de Alvalade procura reforçar-se no River Plate, clube que enfrenta grandes dificuldades financeiras e que desceu de divisão. Certamente que outros nomes serão apontados aos "grandes" portugueses nos próximos dias.

Com a saída de De Gea para o Manchester United, Roberto é um dos nomes da lista do para o reforço da baliza, solução que se tornaria o regresso a casa. Perante o cenário da sáida do jovem que acabou de sagrar-se campeão da Europa em sub-21, pela Espanha, para os red devils, os colchoneros ficam com apenas duas opções para a baliza, Joel e Asenjo, sendo que este último ainda não está totalmente recuperado da grave lesão que há vários meses o mantém afastado dos relvados. Boa solução para o fardo de J. Jesus, perante a mais que provável titularidade de Artur? Conseguirão os encarnados recuperar os 8,5 milhões investidos na época passada?

... como se explica que apesar de AVB ainda não ter iniciado a época com o Chelsea, já circulem pela Internet páginas (ver aqui) com o intuito de contar o tempo que o técnico estará no comando dos Blues? Quanto tempo durará a estadia do ex-treinador do Porto em Londres? Conseguirá silenciar a crítica e afastar a enorme pressão de que irá ser alvo? A sua inexperiência poderá ser um factor prejudicial para que efectue um bom trabalho?

28 de junho de 2011

Braga - Tal como avançámos em 1ª mão em Portugal, ao contrário do que outros sites querem fazer crer e que inclusive copiaram integralmente a nossa notícia, alterando recentemente a mesma para não deixar vestígios, o guarda-redes italiano Tomasso Berni (ex-Lázio), de 28 anos e 1m90, será reforço dos arsenalistas para as próximas duas temporadas, tal como o defesa central Ewerton de 22 anos e 1m88 que na última época representou o Corinthians Alagoano. O VM sabe que o médio ofensivo tunisino Youssef Msakni, o "Mozart de Tunis" de 20 anos e 1m79 do Esperance de Tunis pode ser o próximo.

Sporting - O médio Luís Aguiar, sul-americano que já jogou no Sp. Braga com Domingos Paciência, de acordo com a imprensa uruguaia, será uma aposta pessoal do novo treinador dos leões. Contudo, neste momento, certo é o seu regresso ao Dínamo de Moscovo; De acordo com a imprensa italiana, Trezeguet poderá estar perto de ingressar no Nápoles, tendo também uma proposta do clube de Alvalade; Em declarações na apresentação de Onyewu, Carlos Freitas confirmou também a aquisição de Turan, e revelou que o Sporting não pensa fazer mais alterações na defesa. As opções do plantel permitirão lutar pelo título?

Olhanense - O emblema algarvio garantiu os empréstimos de Wilson Eduardo, Pereirinha e Mexer por parte do Sporting.

Mercado Nacional - Copenhaga quer Baba; Cícero do Rio Ave muito perto de reforçar o Paços de Ferreira; Central Paulão e trinco Mauro do Grémio Anápolis e o guarda-redes Adriano Facchini (ex-U. Madeira)assegurados pelo Gil Vicente; Médio Domeneghini (ex-Cobreloa) reforça Marítimo; Académica oficializou o empréstimo de Cédric Soares e Depor o de Salomão, ambos do Sporting; Óscar Tojo é o novo adjunto de Caixinha no Leiria.

Mercado Internacional - Hamsik pretende trocar o Nápoles pelo Milan; Barcelona rejeita 30,5 milhões do Chelsea por Villa; Govou e R. Pires a caminho do Evian; Palermo anuncia contratação de Zahavi (promessa eleitoral de Godinho Lopes); Honda na rota da Juventus; Roma quer José Ángel; Inter interessado em Casemiro; Villas-Boas apresentado amanhã oficialmente na Chelsea; Matilla e Montero (ex-Villarreal) para o Betis; Tabanou (alvo do Sporting) renova pelo Toulouse; Vermouth no Kaiserslautern; Chelsea oferece 40 milhões por Lucas; Lille contrata Dimitri Payet; Blackburn fixa-se em Piatti (alvo do Benfica).

Copa América - Os "portugueses" Álvaro Pereira, Maxi Pereira e Cristián Rodríguez foram convocados para a competição de selecções, enquanto que Fucile ficou de fora das opções; Na selecção mexicana, que será representada principalmente por jogadores sub-23, destaque para a chamada de Giovani dos Santos e a ausência de Guardado.

Futebol brasileiro - Na imprensa canarinha foram apontados a Sporting e Benfica dois jovens avançados, um do Corinthians (Matheus de 17 anos, que também é seguido por Barça e Milan) e outro do Santos (Víctor Andrade de 15 anos), respectivamente. Independentemente do talento dos jogadores, não seria preferível apostar na "prata da casa"?

Wimbledon - Nas meias finais do Grand Slam britânico teremos dois interessantes duelos entre Azarenka-Kvitova e Sharapova-Lisicki, no quadro feminino. A final esperada é entre a bielorrussa e a russa, porém, Kvitova está em excelente forma e poderá surpreender. Nos masculinos, Federer, Tsonga e Nadal, que derrotou Del Porto, marcarão presença nos quartos-de-final de amanhã. Prognósticos?

O norte-americano Oguchi Onyewu é o 6º reforço do Sporting 2011/2012. O jogador tem 29 anos e uma invulgar capacidade física (1,96m e 95 kg), bastante experiência (passagens por Standard, Twente e Milan) e virá dar outra capacidade principalmente no jogo aéreo à frágil defensiva leonina. É o segundo central contratado pelos verde e brancos (Rodríguez) e ao que parece será a última contratação para o eixo defensivo, embora na nossa opinião Polga devesse abandonar o clube, entrando mais um defesa para a titularidade. Apesar de ser um jogador que já teve algumas lesões, o perfil encaixa nas pretensões de Domingos. Onyewu dará também outra qualidade nas bolas paradas (defensivas e ofensivas) e maior poderio à defensiva dos leões, podendo mesmo assumir-se como patrão da equipa. Bom reforço? Polga, Carriço, Rodríguez e Onyewu serão os 4 centrais? Será suficiente para o clube de Alvalade lutar pelo título?

Jorge Jesus - O treinador do Benfica que orientou a formação principal do V. Setúbal entre os anos de 2000 e 2002, vai responder às perguntas do Ministério Público, na Polícia Judiciária no âmbito da Operação Furacão, que há cinco anos investiga crimes económicos, branqueamento de capitais e fraude fiscal. De acordo com a Agência Lusa, outros antigos treinadores do clube sadino receberam também notificações para falar. A diligência do DCIAP está relacionada com negócios imobiliários da anterior direcção do V. Setúbal com a SLN, proprietária do BPN, banco que patrocinou o emblema sadino.

Futebol Nacional - Os clubes das Ligas profissionais portuguesas aceitaram agravar os castigos para os casos de arremesso de objectos para o relvado durante um jogo e para as declarações contra as equipas de arbitragem. A maioria dos clubes reunidos em assembleia geral aprovaram a penalização, entre 1 a 3 jogos à porta fechada, para situações em que os adeptos provoquem interrupções de jogo superiores a cinco minutos. É sem dúvida uma boa medida para acalmar a violência que se vive nos estádios portugueses, principalmente nos encontros entre Benfica e Porto.

Benfica - As negociações entre Miguel Pais do Amaral e a administração do Benfica estão próximas da conclusão. Fonte próxima do dossier adiantou ao CM que já existe uma base de entendimento entre o empresário e os encarnados, que passa pela compra dos direitos televisivos dos jogos em casa das águias para a Liga por cinco épocas, por um valor próximo dos 30 milhões de euros por temporada. O acordo pode incluir a transmissão de jogos do Benfica fora de Portugal, nomeadamente nos países lusófonos, como Angola e Moçambique. O objectivo presidente da Media Capital é criar um canal desportivo que possa concorrer com a Sport TV. No entanto, a Olivedesportos, que paga cerca de 9 milhões por ano aos encarnados, tem direito de opção.

Humberto Coelho - Em declarações à Antena 1, o ex-seleccionador nacional confirmou que recebeu uma proposta do Benfica para fazer parte da estrutura, mas que foi recusada por não ser do agrado do treinador.

Iturbe - O jogador dos dragões vai estar no Mundial de sub-20 e não irá competir pelo F.C. Porto em Agosto. A confirmação foi dada ao JN pelo seleccionador argentino. O craque já não viaja para Portugal e não se apresentará no Olival amanhã, como estava previsto.

De acordo com a imprensa italiana, o defesa polivalente Stankevicius interessa ao Benfica para a próxima temporada. O lituano pertence à Sampdoria, embora tenha estado emprestado ao Valência na época passada. Seria o jogador de 29 anos e 1m90 um bom substituto para Sidnei? Recordamos que também pode actuar nas restantes posições da defensiva, mas perante o actual plantel poderá ser uma alternativa à esquerda. Quanto mais tempo durar esta incerteza em relação ao futuro do caxineiro, pior será para os encarnados, que não poderão colmatar a vaga deixada pela mais que provável (ou não) saída do internacional português.


O presidente do Santos revelou nesta segunda-feira que rejeitou uma oferta de 6 milhões de euros por Danilo, jogador cobiçado pelo Benfica. Embora o dirigente não confirme o nome do clube, a imprensa brasileira escreve mesmo que a oferta foi encarnada. O presidente do Peixe argumenta que o valor não interessou ao emblema de São Paulo, e que vai tentar comprar o restante passe do jovem, visto que é um jogador com potencial de selecção brasileira. Recordamos que o lateral/médio tem, no seu contrato, uma cláusula de 6,6 milhões de euros se sair para o estrangeiro, mas o clube brasileiro tem a opção de cobrir propostas. Enzo Pérez, Danilo, Salvio, quais serão as opções de Jorge Jesus para a direita?

AVB tem 60 milhões de euros para resgatar Modric e ainda Gareth Bale ao Tottenham, porém, segundo o DN, caso o croata viaje para Londres, Alex Ferguson já tem uma alternativa para o meio campo do campeão inglês. João Moutinho, o 2º nome da lista dos red devils para o reforço da zona intermediária, poderá ser negociado com o Manchester. Tendo em conta a elevada cláusula de rescisão, poderá o médio abandonar o Dragão? O interesse de AVB em contar com o seu ex-pupilo poderá ser decisivo?


De saída do plantel do Manchester United poderá estar Nani. De acordo com o jornal "Mundo Deportivo", o Barcelona tem o extremo português bem referenciado, podendo mesmo avançar para a sua contratação caso as negociações com o chileno Alexis Sanchéz não cheguem a bom porto. A entrada de Ashley Young poderá ter ditado a saída do ex-Sporting do plantel às ordens de Ferguson? Qual o seu destino, visto que mercado não falta, com clubes como o Bayern, a Juventus e o próprio Real já a serem associados ao jogador.

27 de junho de 2011

Braga - O guarda-redes Tommaso Berni deixará a Lazio, clube onde foi pouco utilizado, após ter terminado o seu contrato e, de acordo com a imprensa italiana, existe uma forte possibilidade de reforçar os minhotos. Depois de Artur, vindo da Roma, poderemos ter novo guardião a brilhar no Minho? Segundo o que conseguimos apurar, os arsenalistas receberão mais 2 jogadores do Porto (um deles poderá ser Sereno) e estão a tentar o regresso de Antunes a Portugal, para além de estarem em negociações com Mariano González; O defesa português Sílvio vai ser apresentado oficialmente esta terça-feira como jogador do Atlético de Madrid, assinado um contrato válido por 5 épocas e o brasileiro Paulão é colocado na rota do Montpellier; O empresário de Gerson Magrão revelou o fim das negociações entre Dínamo Kiev e os arsenalistas devido à falta de entendimento financeiro entre os clubes.

Airton - Depois de Felipe Menezes ter criticado o técnico Jorge Jesus pela pouca rotatividade feita no plantel encarnado, desta feita foi a vez do trinco brasileiro, durante a sua apresentação no Flamengo, tecer críticas ao treinador do clube da Luz pela falta de oportunidades, embora reconhecendo a qualidade do plantel. Apesar de ser uma atitude errada, os dois jogadores não deixam de ter razão em relação à forma como foi (mal) gerido o plantel.

Benfica - Os encarnados confirmaram o empréstimo por mais um ano de Éder Luís e Fellipe Bastos ao Vasco da Gama; Presidente do Grêmio desmentiu as recentes notícias do interesse em Pablo Aimar; Depois das respostas negativas do PSG e do Marselha, Yebda tenta a colocação no Bordéus; No âmbito das entradas, segundo a imprensa italiana, as águias estão interessadas na contratação de Matias Cabrera, médio de 25 anos do Nacional de Montevideu que também é cobiçado por Dortmund, Hamburgo W. Bremen, Fiorentina e Cagliari e já foi associado ao rival Sporting; A ser verdade, bom reforço?; Dylan Collard é a mais recente contratação dos encarnados. Visto como um prodígio do futebol, o australiano de 11 anos é comparado ao C. Ronaldo pela sua técnica.

Mercado Nacional - Marítimo empresta o guarda-redes Marafona, o defesa Rafael e o avançado Fidélis ao Desp. Aves.

Mercado Internacional - Sergio Ramos na lista do Chelsea; Agüero cobiçado pela Roma; Galatasaray dá 7,8 milhões de euros mais Arda Turan por Drogba; Besiktas disposto a pagar 6,7 milhões de euros por Bosingwa; Inter entra na corrida por Ricardo Alvarez; Haruna no Dínamo Kiev; Nkoulou entre Marselha e Lyon; Juan Mata na rota do Arsenal; Real Madrid oficializa Varane; Kasper Schmeichel a caminho do Leicester; Touré troca PSG por Lorient; De Gea apresentado no Man. United.

Sporting - O empréstimo de Sinama Pongolle ao Saint-Étienne vai render 500 mil euros aos leões, ficando o clube francês com direito de opção de 2 milhões de euros para a aquisição definitiva do passe do avançado. Valor claramente inferior ao qual foi adquirido, mas que permite minimizar o prejuízo. Em termos de entradas, segundo o que o VM conseguiu apurar, os verde e brancos poderão estar perto de assegurar a contratação de Onyewu e de um jogador sul-americano que já jogou em Portugal.

Benfica - De acordo com a imprensa espanhola, Javi Garcia rejeitou uma proposta do Málaga, emblema que está apostado em reforçar a equipa para a próxima temporada. Os encarnados regressaram hoje aos treinos, com muitas indefinições no plantel (30 jogadores, sendo que faltam cerca de 10). Quais as opções a tomar por Jorge Jesus, nomeadamente no capítulo das dispensas?

Porto - Depois de Falcão, Hulk, Guarin e Moutinho, hoje foi a vez de Fucile e Rolando serem apontados ao Chelsea de Villas-Boas pela imprensa espanhola. Terão ambos os jogadores qualidade para os Blues? Ou não passa de especulação devido à chegada do novo treinador?

Futebol nacional - O Marítimo, o Rio Ave e o Beira-Mar regressaram hoje ao trabalho na preparação para a temporada 2011/2012. Quais as expectativas em relação a estas equipas? Sendo que no caso dos madeirenses o objectivo deverá ser um lugar europeu, e para os vilacondenses e aveirenses a manutenção já será positivo.

Mercado internacional - Galatasaray tenta empréstimo de Garay; Usami e Peterson confirmados no Bayern, que pensa em Vidal para o reforço do meio campo; Liverpool deu 22 milhões por Aaron Lennon; Juventus oficializa Lichsteiner; Manchester fez oferta de 17 milhões por Thiago Alcántara.

Wimbledon - As favoritas Serena e Caroline Woznicacki foram hoje eliminadas no Grand Slam britânico, por Bartoli e Cibulkova, respectivamente. Venus Williams também ficou pelo caminho nos oitavos de final. No quadro masculino, os apurados para os quartos de final até ao momento são Djokovic, Murray, Feliciano López e Tomic. Teremos Sharapova de novo a vencer Wimbledon? Ainda não foi desta que a dinamarquesa Wozniacki conquista um Grand Slam...

A falta de avançados na selecção portuguesa é um problema que vem desde há muito. A saída de Pauleta, o melhor marcador de sempre, veio deixar uma vaga na frente de ataque da equipa das quinas, por onde passaram Hugo Almeida, Hélder Postiga, o próprio Ronaldo e o naturalizado Liedson, sem nunca se conseguirem afirmar em definitivo.

Na época passada, João Tomás foi o melhor marcador português da Liga Zon-Sagres, o que levantou a questão se deveria ser convocado por Paulo Bento. Por um lado, a veia goleadora mantinha-se, num clube sem grande expressão como o Rio Ave. Por outro, era considerado já como um veterano que não teria hipóteses de dar o seu contributo à equipa nacional. Outra situação é a de Nuno Gomes, que foi muito pouco utilizado por Jorge Jesus, o que não o impediu de marcar 4 golos no campeonato em apenas 90 minutos. Contudo, a pouca regularidade com que jogou e a sua idade foram também factores considerados pela crítica para justificar uma não chamada à selecção. O jogador rejeitou uma proposta do México para ficar em Braga, com o objectivo de ser convocado por Paulo Bento. Ontem, Liedson apontou um hat-trick ao São Paulo, talvez o favorito ao título no Brasileirão. No entanto, e apesar do seleccionador dizer que conta com ele, não tem sido chamado para os últimos desafios de qualificação para o Europeu.

Será que um avançado com mais de 30 anos torna-se inválido para a selecção? Conseguirão Nuno Gomes e João Tomás ser convocados por Paulo Bento? O regresso de Liedson é uma possibilidade , ou o retorno ao pouco intenso futebol brasileiro (onde tem brilhado) colocam-no fora das contas? Que opções para o futuro? Nélson Oliveira, Baldé?

Segundo a imprensa uruguaia, o Peñarol, que perdeu há poucos dias a final da Libertadores frente ao Santos, prepara-se para avançar com uma proposta ao Porto por Cebola Rodríguez. Os dragões pretendem um valor a rondar os 8 milhões de euros, o que poderá ser impeditivo para o clube de coração do actual extremo dos dragões. Visto que Rodríguez aufere um elevado salário e era suplente na era Villas-Boas (nunca se sabe o que poderá acontecer com Vítor Pereira), a sua permanência no Dragão será uma opção viável, ou a saída será a melhor solução? Por que valores?

De acordo com a imprensa belga, o central norte-americano Ogushi Onyewu será jogador do Sporting na próxima temporada. Depois de passagens por Standard, Newcastle, Milan e Twente, os leões serão o 5º clube do jogador no futebol europeu. VM - Apesar de ser muito lento (Rodríguez poderá ser um bom complemento), o seu 1,92 irá dar outra dimensão à defensiva da equipa verde e branca, cuja falta de centímetros é um dos principais problemas. A idade (29 anos, sendo que é bastante afectado por lesões) não permitirá retorno financeiro, mas se se assumir de imediato como o patrão que tem faltado no eixo central, poderá ser uma aquisição de qualidade. Bom reforço?

26 de junho de 2011

Nuno Gomes - De acordo com o JN, o avançado português de 34 anos, que saiu recentemente do Benfica, chegou a acordo com o Sp. Braga e irá assinar um contrato com a duração de 1 temporada, com outra de opção. Poderá ser útil ao clube minhoto? E conseguirá chegar à selecção, o seu grande desejo?

Sporting - A Fiorentina juntou-se ao Sporting na lista de pretendentes de Atila Turan, lateral-esquerdo de 19 anos que actua nos franceses do Grenoble;Já em entrevista à imprensa francesa, Pongolle confessa-se desiludido por nunca ter conseguido mostrar o seu valor ao serviço dos leões. De facto as oportunidades para o jogador não abundaram, mas o elevado custo da sua transferência desde logo retirou-lhe a margem de manobra que poderia ter; De acordo com a imprensa italiana, o Sporting é um dos clubes interessados, juntamente com o Génova, na contratação do central brasileiro Dedé. A transferência poderia realizar-se por 5 milhões de euros.

Porto - O empresário de Mário Fernandes confirmou, à imprensa brasileira, o interesse portista no central que também actua como lateral direito, revelando que o defesa é um jogador muito valorizado. O seu nome também surge associado a clubes como o Chelsea e o Inter Milão. Claramente uma opção que segue aquela que tem sido a aposta dos dragões nos últimos anos. Entretanto, o empresário desmentiu as suas próprias afirmações e negou que o jogador venha para Portugal. Na porta de saída estão Guarin e Falcão, que segundo o Calciomercato estão a ser disputados por Chelsea e Inter. Qual será o destino dos colombianos, que tiveram grande influência na equipa na última temporada?

Braga - Segundo o Record, Hugo Lopes, jogador formado no rival Guimarães e que esteve cedido na última temporada ao Vizela, satélite dos arsenalistas, é o mais recente reforço. Central de origem, o internacional Sub-21 também já foi utilizado como lateral e até trinco, chega ao Axa a custo zero.

Mercado Nacional - Lateral esquerdo Joãozinho, (ex-Mafra) Djiman Koukou (ex-Creteil) e Alex Hauw (ex-Naval) no Beira-Mar; Ivanildo é reforço do Olhanense; Tiago Terroso (Varzim) negoceia com o Hapoel Tel Avive.

Mercado Internacional - Adebayor rejeita proposta do Zenit; Alexis Sánchez e Pastore nos planos do Chelsea‎; Loïc Négo (alvo do Porto e Benfica) ruma à Roma; Rafael Sóbis está perto do Fluminense e Alex Silva está descartado; Ashley Cole pretende ingressar no Real Madrid que quer vender Kaká e contratar Coulibaly, avançado costa-marfinense que se tem destacado no Mundial sub-17; Udinese pretende Piatti; Inter aponta a Jonathan; Shakhtar assegura Alan Patrick; Roma atenta a Leandro Damião; Sevilha atento a Gio dos Santos; Man. City oferece 8 milhões por Savic; Fabio Cannavaro a caminho do QPR.

Modalidades - Após 15 anos, o Benfica conquistou o título nacional de atletismo no masculino, interrompendo a série de vitórias consecutivas do Sporting, que continua a dominar no sector feminino, vencendo novamente; Em voleibol, a selecção nacional foi derrotada 2 vezes pela Sérvia, ficando afastada da fase final da Liga Mundial.

O clube com mais títulos do futebol argentino, o River Plate, joga hoje uma cartada decisiva no que toca à permanência no primeiro escalão do futebol do país das Pampas. O histórico emblema de Buenos Aires disputa a 2ª mão do playoff de manutenção, depois de ter sido derrotado no primeiro jogo pelo Belgrano por 2-0.

Apesar de ao intervalo os milionários estarem a vencer por 1-0, com um golo de Mariano Pavone, o golo de Farre para o Belgrano colocou pela primeira vez em 110 anos de história o River Plate na segunda divisão. Pelo meio, Pavone ainda desperdiçou uma grande penalidade. A forte pressão dos homens da casa foi insuficiente para conseguir vencer a eliminatória, num jogo que foi interrompido a 1 minuto do final (não irá ser reatado) pelas cenas de violência que infelizmente já eram esperadas. Alguns problemas financeiros, muita ineficácia, vários erros defensivos (o lance do golo do Belgrano é um bom exemplo, pois provavelmente o River conseguiria chegar ao 2-0 se esse golo não tem acontecido) e diversos frangos de Carrizo são alguns dos motivos para que o clube de Buenos Aires seja despromovido ao segundo escalão. Conseguirá voltar de novo à elite do futebol argentino? É uma grande perda para a competitividade do campeonato do país das Pampas, pois para o ano não teremos "Superclássico", e quem sabe se voltaremos a ter. Que jogadores podem ser aproveitados pelos grandes portugueses (Funes Mori está excessivamente sobrevalorizado, aliás, pouco calçou nesta equipa)?

Benfica - Durante a apresentação como reforço do Botafogo, Felipe Menezes declarou que não se conseguiu afirmar em Portugal devido à pouca rotação no plantel, pois jogavam sempre os mesmos 14/15 jogadores. O médio ofensivo criticou ainda Jorge Jesus por o utilizar como suplente de Salvio. A razão estará do lado do jogador?

Sporting - Os leões preparam-se para acordar a cedência de Diogo Salomão ao Deportivo da Corunha. De acordo com A Bola, o extremo de 22 anos será emprestado por 1 temporada sem opção de compra do passe. Este empréstimo poderá estar relacionado com a vinda de Guardado para Alvalade?

Chelsea - Segundo o jornal Daily Star Sunday, o nome de Fábio Coentrão está no topo das prioridades de AVB para reforçar o lado esquerdo da defesa. Com a possibilidade de perder Ashley Cole para o Real Madrid, curiosamente o mesmo clube a que o caxineiro tem sido apontado, o treinador português pretende entrar na corrida para garantir os serviços do defesa encarnado. Kun Aguero e Neymar são 2 dos outros nomes na lista de aquisições do clube londrino. Qual será afinal o destino de Coentrão, depois de fazer declarações à merengue e voltar a falar à Benfica?

Futebol Nacional - A direcção da Liga, presidida por Fernando Gomes quer que, caso os clubes votem favoravelmente, situações como as do lançamento de bolas de golfe passem a ser alvo de medidas como a interdição imediata do estádio ou a realização de um a três jogos à porta fechada e multa para os casos em que daquele acto resulte uma interrupção do jogo superior a cinco minutos. Se for inferior, é proposta a aplicação de uma multa no primeiro jogo e, em caso de reincidência, a realização de uma a três partidas à porta fechada ou interdição do estádio. É sem dúvida uma boa medida para acalmar a violência que se vive nos estádios portugueses, principalmente nos encontros entre Benfica e Porto.

Mundial feminino - Começou hoje na Alemanha o 6º Mundial de futebol feminino, uma prova que se espera que seja a mais disputada de sempre. Os bilhetes estão praticamente todos vendidos, sendo a Alemanha a selecção favorita à vitória. No primeiro jogo, a França derrotou a Nigéria por 1-0. Prognósticos? Como avalia a evolução do futebol feminino? Curiosamente, também há um polvo, à semelhança de Paul, que se dedica a adivinhar resultados. O nome do molusco que promete fazer sensação é Ophira, que apostou na equipa da casa para vencer o encontro frente ao Canadá.

Wimbledon - Terminou a primeira semana do Grand Slam britânico, sem grandes surpresas (talvez a maior tenha sido a eliminação de Zvonareva, mas tendo em conta a inconstância do circuito feminino acaba por não ser). No quadro masculino, Federer, Djokovic e Nadal continuam em prova, e no feminino Serena, Sharapova e Wozniacki também lutarão pela vitória.

F1 - O alemão Sebastian Vettel venceu o GP da Europa, alcançando o 6º triunfo da temporada. O piloto da Red Bull terminou a corrida à frente de Fernando Alonso e Mark Webber, alargando assim a vantagem na liderança do mundial.

O México derrotou os EUA na final da Gold Cup por 4-2, numa final disputada em Rose Bowl perante 90 mil espectadores, e marcou presença na Taça das Confederações, a realizar no Brasil em 2013. A equipa norte-americana chegou a estar a vencer por 0-2, graças a um golo de Michael Bradley (desvio de cabeça ao primeiro poste) e outro de Landon Donovan (num bom entendimento com Dempsey), porém, a vitória acabaria por sorrir aos comandados de Juan de La Torre, que liderados pelos endiabrados Giovani dos Santos e Pablo Barrera, operaram uma reviravolta fantástica. Assistiu-se a um encontro de alta rotação, com os EUA mais eficazes e pragmáticos, contrastando com a velocidade estonteante da equipa "tricolor". A vantagem de 2 golos por parte da turma de Bob Bradley foi insuficiente para se redimirem da derrota de há 2 anos por 5-0, pois um bis de Pablo Barrera, um golo de Guardado e uma execução brilhante de Giovani (ver aqui) deram a 6ª Gold Cup aos mexicanos.

Uma competição que ficou marcada pelo desequilíbrio na 1ª fase, com selecções como Cuba ou Grenada totalmente desenquadradas e que apresentaram um nível ainda muito banal. Por outro lado, esta Gold Cup permitiu observar realidades diferentes, com um futebol "puro" e sem grandes preocupações a nível táctico. Em termos de jogadores, para o Visão de Mercado o melhor da prova foi Andrés Guardado (o prémio foi para Javier Hernández), o melhor marcador foi Chicharito, com 7 golos, o melhor guarda-redes Ricardo Jerez, da Guatemala (o prémio foi para Noel Valladares), e as revelações foram Rodolfo Zelaya (Slv), Jerry Bengtson e Alfredo Mejia (Hon) e Marco Pappa (Gua). Vitória totalmente justa do México, selecção que pratica um futebol de grande qualidade e que está claramente acima das restantes.


Vitória justa do México? Qual o balanço que faz da competição? Qual o melhor jogador? E as revelações? Qual o motivo para que Giovani não se afirme no futebol europeu e realize óptimas exibições a nível de selecção?

De acordo com o CM, Pablo Vergara, argentino de 22 anos que esteve emprestado ao Chacarita Juniors, foi contratado pelo Benfica por uma verba a rondar o meio milhão de euros. O lateral é visto na Luz como um talento a trabalhar, no entanto, apenas chegará a Portugal em Dezembro, sendo os primeiros 6 meses de adaptação ao futebol europeu. Bom reforço das águias? Tendo em conta que só reforçará o plantel às ordens de Jorge Jesus no defeso de Inverno, contratará o clube da Luz mais um lateral esquerdo, que possa ocupar a vaga deixada pela saída de Coentrão? O que é facto é que as negociações já se arrastam há bastante tempo sem uma conclusão, o que poderá ser prejudicial quer para o clube, que não realiza um encaixe financeiro, quer para o jogador, que poderá ficar insatisfeito e o seu rendimento não corresponder ao desejado.

O Sporting, segundo o CM, fez uma proposta de 2 milhões de euros pelo avançado búlgaro Delev, jogador do CSKA Sófia que é visto como uma das maiores esperanças do futebol do país. A transferência está muito perto de ser concretizada, em negociações conduzidas por Carlos Freitas. Para quando os reforços de peso para os verde e brancos, que estão apostados em contratar jovens valores mas que pouco acrescentam a curto prazo? De acordo com a mesma publicação, os leões estão também atentos a uma possível descida de divisão do River Plate, tendo referenciados jogadores como Lamela ou Caruso.

25 de junho de 2011

A Espanha venceu a Suíça por 2-0 e conquistou o Campeonato da Europa de Sub-21 pela 3ª vez na sua história. Numa final disputada em Aarhus, os golos de Ander Herrera e Thiago Alcántara bastaram para derrotar uma selecção helvética personalizada, mas que foi incapaz de contrariar o maior poderio da "Rojita", que sucede assim à Alemanha como detentora do troféu.

A primeira oportunidade de golo até pertenceu aos comandados de Pierluigi Tami (Shaqiri num remate à meia volta), mas foi a Espanha a inaugurar o marcador. Um cruzamento de Dídac da esquerda, desviado por Ander Herrera, que apareceu entre os centrais suíços, colocou os espanhóis em vantagem, já perto do final do primeiro tempo, que não teve muitos lances de perigo junto às balizas. Na segunda metade, os helvéticos voltaram com vontade de alterar o rumo da partida, principalmente através das iniciativas do inconformado Shaqiri, que teve forte oposição de Javi Martinez a dominar no meio campo espanhol. Aos 81', Thiago Alcántara, num chapéu de muito longe, fez o 2-0 e colocou um ponto final no encontro. A Espanha era a vencedora antecipada, claramente a selecção com maior categoria, mais opções, e que acabou por confirmar o seu favoritismo. A Suíça sai de cabeça erguida, em mais uma competição onde provou o bom trabalho que vem sendo efectuado na formação.


Vitória justa da Espanha? Num futuro próximo, teremos o país ibérico a vencer todas as competições europeias, quer a nível de clubes, quer a nível de selecções? Qual o MVP desta final?

... como se explica que o Sporting, o clube português com maior credibilidade na formação, não tenha conquistado um único título nas camadas jovens neste ano? Em entrevista ao Ionline, os observadores que descobriram, entre outros, Rui Patrício, Varela, Hugo Viana, confessaram que, nos últimos dois anos, começaram a perder influência, o que fez com que, por exemplo, Nélson Oliveira (a maior pérola da formação encarnada) não seja jogador do Sporting. Há 2 anos, com a saída de Bento Valente, braço-direito de Aurélio Pereira, a Academia de Alcochete perdeu toda a identidade. Hoje, acredita-se que é possível contratar jogadores apenas com observação pelo computador. Um dos casos mais surpreendentes foi o de Bruno Maruta, responsável pela formação do Benfica, que depois de entrar em Alcochete, regressou à Luz passado algum tempo... 




Euro Sub-21 - A Bielorrússia venceu a Rep.Checa por 1-0 no jogo do 3º/4º lugares e garantiu o apuramento para os Jogos Olímpicos do próximo ano, em Londres. Num jogo monótono e com poucos motivos de interesse, um golo de Filipenko muito próximo do final, já depois da expulsão de Vacha, valeu a vitória à surpreendente equipa de Leste.

Benfica - De acordo com o jornal Record, os encarnados ainda não desistiram da contratação de Salvio, mas o valor de 15 milhões de euros, que o Atlético não pretende baixar, poderá impedir o negócio. Se as águias já adquiriram Enzo Pérez (ao que tudo indica será titular), porquê tanto interesse no jogador colchonero, tendo em conta que Rúben Amorim, Daniel Wass e até Carlos Martins e Jara podem desempenhar a função?


Marítimo - Segundo o Record, os insulares apresentaram uma proposta de renovação a Kléber, cifrando o seu valor de mercado em 5 milhões de euros. Os madeirenses moveram ainda uma acção na FIFA de modo a tornar válida a sua opção de igualar a melhor proposta (2,5 milhões do Sporting por 50% do passe). Até quando durará esta novela? 

Mercado Internacional - Hamburgo quer Shaqiri; Génova interessado em Frey; Manchester United pode chegar aos 30 milhões por Di Maria; Ochoa e Doni são as opções para a baliza do PSG; Criscito no Zenit por 15 milhões de euros. 

F1 - O alemão Sebastian Vettel partirá da pole-position para o GP da Europa, seguido pelo seu companheiro de equipa Mark Webber. Lewis Hamilton e Fernando Alonso seguem-se aos pilotos da Red Bull, na segunda linha da grelha de partida.

Moto GP - Ben Spies conquistou este Sábado o GP da Holanda, à frente de Casey Stoner, que terminou na 2º posição e alargou a vantagem na liderança do mundial para os mais directos adversários. Andrea Dovizioso ficou no último lugar do pódio.

Apesar de o mercado ainda estar em ebulição, as equipas vão já regressando ao trabalho e procuram efectuar pequenos ajustes necessários para garantir competitividade nos seus plantéis. Depois de terem assegurado vários reforços, em circunstâncias diferentes, Porto, Benfica, Sporting e Sp.Braga contam já com alguns nomes de peso. O argentino Iturbe, o seu compatriota Enzo Pérez (ainda não foi oficializado), os holandeses Schaars e Van Wolfswinkel, a juntar ao novo treinador Domingos, ou até mesmo o líbio Djamal e o cabo-verdiano Zé Luís. Posto isto, o Visão de Mercado quer saber a opinião dos leitores sobre o defeso das respectivas equipas. As entradas, as saídas e as posições a reforçar (e quais os jogadores).

É com naturalidade que o nome de Diego Rubio, talentoso avançado chileno de 18 anos e 1,80m, surge associado ao Sporting, possibilidade que tínhamos referido aqui. O jogador do Colo Colo, ex-clube de Matias Fernández, tem muitos interessados no seu concurso, pelo que os leões terão de se antecipar aos seus opositores para poderem contar com o jovem. Poderemos ter mais um chileno em Alvalade? Boa contratação para a equipa verde e branca?

No que diz respeito a Nuno Gomes, tem um "problema" para resolver, segundo o DN. Como se sabe o avançado tem propostas do Braga e do Puebla, clube mexicano que oferece condições financeiras muito mais vantajosas. Contudo, o ex-jogador do Benfica perderia todas as hipóteses de voltar à selecção nacional, o seu grande objectivo, caso se mudasse para o continente americano. Tendo em conta que João Tomás, depois de uma época brilhante ao serviço do Rio Ave, não foi chamado por Paulo Bento, deverá Nuno Gomes ter esperança num eventual regresso à selecção? Ou deveria realizar o contrato da carreira no México?

A prova rainha do automobilismo tem um novo “rei”. Sebastian Vettel, piloto da Red Bull, é o homem do momento na Fórmula 1. Aos 23 anos, o alemão é o herdeiro de Michael Schumacher, e só o futuro dirá se o “aprendiz” não irá suplantar o “mestre” no livro dos recordes.

O piloto estreou-se em 2007, no GP dos Estados Unidos, e logo na sua estreia conquistou o 8º lugar na tabela, conquistando assim o seu primeiro ponto como profissional. Um ano depois, no GP de Itália, e aos comandos de um monolugar da Toro Rosso, o natural da cidade alemã de Heppenheim alcançou a sua primeira vitória. Com apenas 21 anos de idade, tornou-se o mais jovem piloto da história da F1 a obter o lugar mais alto do pódio. Mas o melhor veio depois. O ano de 2009 marcou a sua mudança para a Red Bull. Em 2010, na 2ª temporada, Vettel fez história ao conquistar o título de pilotos, quebrando novamente um recorde, uma vez que é o campeão do Mundo mais jovem de sempre.

A caminho dos 24 anos de idade, o piloto da Red Bull tem tudo para figurar na história do desporto mundial e mais concretamente no automobilismo. É, Inevitavelmente, comparado a M.Schumacher, pois também ele é alemão, irreverente e muito bom atrás do volante. Esta temporada, a revalidação do título mundial está bem lançada, tendo em conta a vantagem que existe para os seus rivais. Hamilton, Massa, Alonso ou Webber são grandes pilotos, mas falta-lhes algo. Sorte, audácia ou astúcia, a verdade é que o jovem alemão está a caminho de mais um título mundial e tem dominado por absoluto o “paddock”, conquistando praticamente tudo.

O nº1 da equipa austríaca continua a provar em pista que é superior aos seus adversários. O sucesso não se deve apenas a si, pois todo o seu conjunto, bem como as “regras de igualdade” implementadas na F1 tem uma quota-parte, mas a destreza da sua condução fazem de Vettel um piloto acima da média. Os amantes da modalidade podem dar graças à emoção dos últimos campeonatos. Contudo, o domínio que o alemão tem vindo a exercer, poderá marcar uma nova era no desporto automóvel.

Qual o futuro de S. Vettel? Poderá o alemão quebrar todos os recordes e ultrapassar M. Schumacher, entre outros? Até onde chegará o piloto da Red Bull?

A. Mesquita

24 de junho de 2011

Sporting - Maurizio Zamparini, presidente do Palermo, afirmou à rádio italiana Kiss Kiss, que Ricky Álvarez já assinou pelo Arsenal. O médio criativo do Vélez chamou a atenção de grandes equipas na Europa, que pretendiam contar com seus serviços. Era pouco provável que o talentoso argentino viesse para Portugal, foi apenas a confirmação do impossível.

Benfica/Sporting - O treinador do Gimnasia, em declarações à imprensa argentina (ver aqui), afirmou que Rinaudo, jogador que ao que tudo indica irá ser reforço do plantel às ordens de Domingos, estava vendido ao Benfica. Terá sido um engano do técnico do clube argentino? De qualquer modo, tendo em conta que os encarnados contam com Javi e Nuno Coelho, não é de todo uma aquisição necessária.

Porto - De acordo com o Tuttomercato, Fernando poderá ser o 1º reforço da era Villas-Boas no Chelsea. O treinador português irá desempenhar um papel decisivo nas negociações do jogador brasileiro, que os portistas só pretendem largar pelos valores da cláusula de rescinção situada nos 30 milhões de euros.

Sinama Pongolle - De acordo com o L'Équipe, o jogador do Sporting vai ser emprestado ao S.Etienne, com opção de compra por parte do clube francês. Boa decisão dos responsáveis leoninos? De regresso ao país de origem, conseguirá o jogador impor-se de vez?

Futebol Internacional - Tomislav Ivic faleceu esta sexta-feira em Split, devido a problemas cardíacos. Com 77 anos, o croata foi um dos treinadores mais importantes dos anos 80, tendo deixado um forte legado em 14 países! Fez um poker de títulos na temporada 1987-88 ao serviço do FC Porto (Supertaça Europeia, Taça Intercontinental, Taça de Portugal e Campeonato), tendo ainda treinador o Benfica e os dragões entre 1992 e 1994, sem sucesso. Foi campeão nacional por 8 vezes, em 6 países diferentes (Hajduk Split x3, Ajax, Anderlecht, Panathinaikos, FC Porto e Ol. Marselha) e, devido a esse facto, foi considerado pela Gazzetta dello Sport como o treinador com mais sucesso da história do futebol.

Mercado Nacional - Gonçalo Graça (ex-Varzim) e Igor (ex-Trofense) no V. Setúbal.

Mercado Internacional - Juventus de olho em Raul Meireles, Di Maria, Lass Diarra e Park; Marselha e Lyon na luta pelo Guardado; Chelsea avança para Pastore; Juan Rodríguez no Getafe; Hertha assegura Maik Franz; Neuchatel Xamax quer Keirrison; Lucho na mira do Roma; Gasperini é o novo treinador do Inter; Toronto FC pretende Hargreaves; Bordéus assegura Maurice-Belay; Léo (ex-Benfica) quer ser presidente do Santos; Olympiacos contrata Fejsa.

Wimbledon - A bielorrussa Victoria Azarenka garantiu a passagem aos oitavos-de-final, depois de bater Daniela Hantuchova num belo encontro, pelos parciais de 6-3/3-6/6-2. No dia de hoje, destaque para a eliminação de Vera Zvonareva e de Svetlana Kuznetsova. No quadro masculino, Andy Murray já garantiu a presença na ronda seguinte, enquanto que o encontro de Rafael Nadal foi adiado devido à chuva.

O Panathinaikos passa actualmente por uma grande reestruturação e, face à situação financeira existente, Jesualdo Ferreira vê nos jogadores que actuam pelos relvados nacionais capacidades para ajudarem a colocar o clube novamente no topo de futebol helénico. É dessa forma que a imprensa portuguesa tem noticiado durante o dia de hoje que os médios Castro e Andrés Madrid do FC Porto e Sp. Braga, respectivamente, e o defesa central Paulão, também dos bracarenses, são os mais recentes candidatos a reforçar o clube da capital grega. O jogador portista encontra-se tapado na equipa de Vítor Pereira e o novo treinador pretende continuar a assistir à sua evolução numa equipa competitiva. Contudo, a tarefa não se afigura nada fácil para o Pana, pois a Roma é a outra equipa que também está disposta a contar com o jovem português. Já o central minhoto, termina contrato com o Sp. Braga e está de saída, após recusar as tentativas de renovação por parte dos bracarenses. Apesar do defesa ver com bons olhos a mudança para o clube grego, onde pode actuar num emblema que dispute por títulos e esteja presente nas competições europeias, tem em mãos outras propostas financeiras mais vantajosas. No caso de Andrés Madrid, o médio não está nos planos de Leonardo Jardim para a nova época, que sendo um profundo conhecedor das suas capacidades, crê que o argentino pode renascer na Grécia, tal como o fez nas passagens por Braga e Porto.

O Génova pretende contratar mais um guarda-redes para o seu plantel, e o brasileiro Júlio Sérgio, da Roma, tem sido um dos nomes apontados à baliza dos “rossoblu”. Quando questionado pela Tele Radio Stereo sobre o assunto, Enrico Preziosi, presidente do clube italiano, saiu-se com as seguintes declarações: «Não comento nomes para a baliza. Temos ainda de avaliar a situação de Eduardo. Sabemos que com ele temos de contar com quatro ou cinco frangos por época, mas reiteramos que é um guarda-redes de alto nível, que voltou a convencer na sua Selecção, inclusivamente. Se durante o mercado de transferências de Verão surgirem oportunidades interessantes tanto para o Génova como para o nosso guarda-redes, estudaremos as alternativas». VM - Estaremos na presença que mais um caso caricato, tal como aconteceu com Carlos no Steaua? No caso dos leitores, o que fariam se estivessem na pele do internacional português, que se vê criticado pelo presidente do seu próprio clube?

O defeso está em marcha e até ao seu término, muitas movimentações serão feitas pelos diferentes clubes. Em Portugal, os três “grandes” continuam em busca de retocar e/ou melhorar os seus plantéis, de modo a obter sucesso ou a repetir façanhas do passado. Neste caso concreto, a posição de médio-defensivo/trinco é uma necessidade de Sporting e FC Porto, embora por razões distintas. Nos leões, a contratação de Schaars e a mais que provável vinda de Rinaudo, não completam o leque de opções para o “miolo”. O holandês é um jogador forte, um “box-to-box”, enquanto o argentino é um jogador semelhante a Zapater e Pedro Mendes. Por isso, Domingos deseja um médio forte, com uma estampa física de respeito, bom no jogo aéreo e que funcione como um “tanque” à frente da defesa, um pouco à imagem de Javi García no Benfica. Mais a norte, o FC Porto terá de encontrar um substituto para Fernando, caso a saída do “Polvo” se venha a confirmar neste mercado. Souza ainda está muito “verde” enquanto Guarín, apesar da excelente temporada que realizou, não é um trinco natural. A contratação de um médio capaz de destruir o jogo adversário, dando o apoio aos centrais e com características que permitam ganhar os duelos físicos e aéreos pela disputa da bola, é necessária para ambos os conjuntos. Para além disso, no futebol moderno esta posição é cada vez mais importante, uma vez que os jogadores que cumprem esta função funcionam como um “pêndulo” das equipas, ou seja, dão o equilíbrio necessário entre o ataque e a defesa. Como tem sido hábito, o Visão de Mercado avança com um lote de possíveis soluções para ambos os conjuntos, tendo em conta a realidade dos clubes portugueses.

Leroy Fer – Jovem holandês de 21 anos, já foi associado aos leões neste Verão, notícia avançada em primeira-mão pelo VM (ler aqui). Com uma excelente visão de jogo e boa capacidade para transportar a bola para a frente, o jogador do Feyenoord tem ainda uma grande margem de progressão. Comparado a P. Vieira, este médio possante destaca-se pela simplicidade e eficácia do seu jogo.

Palombo – É um dos jogadores mais “apetitosos” da recém despromovida Sampdoria. Apesar de ter renovado com o clube de Génova, o médio internacional A por Itália poderá mudar de ares, caso surja um projecto aliciante. Aos 29 anos, é um jogador experiente e fortíssimo fisicamente, sendo um lutador incansável.

Casemiro – Um dos destaques recentes do futebol brasileiro. Aos 19 anos, o médio-defensivo do São Paulo está na agenda dos maiores clubes europeus e é um dos escolhidos para actuar com a camisola “canarinha” no Mundial Sub-20. A sua contratação poderá ser dispendiosa, contudo é um autêntico projecto de jogador, possuindo uma margem de progressão enorme.

Claudio Yacob – É o capitão do Racing Avellaneda. Internacional sub-20 pela Argentina, o nome de Yacob já foi associado a dragões e leões por diversas vezes. É um dos melhores jogadores actuar no campeonato argentino. Com 23 e 1,81m, destaca-se pelo seu sentido posicional e qualidade de passe.

Vítor Cáceres – Actua no Libertad do Paraguai, pelo que será um alvo bastante acessível a qualquer um dos clubes. Este médio de 25 anos esteve presente no Mundial da África do Sul e foi titular indiscutível da sua selecção. É um médio completo, jogando de forma eficaz quer pelo relvado, quer em lances aéreos.

Kevin Strootman – Actuou ao lado de Ricky van Wolswinkel na temporada que findou. Com 21 anos, este poderoso médio (mais 8 do que 6) mede 1,86m e destaca-se, sobretudo, pela sua visão de jogo e qualidade técnica. Realizou uma boa temporada no Utrecht e é cobiçado pelos maiores clubes da Eredivisie, tornando-se recentemente internacional A pela Holanda.

Kouyaté – É mais um nome em destaque no Anderlecht, da Bélgica. Cheikhou Kouyaté, 21 anos e 1,92m, é um jogador imponente fisicamente e muito forte na disputa de bola. Internacional pelas camadas jovens do Senegal, é um dos bons valores que actua no campeonato belga e bastante acessível para os clubes nacionais.

M. Diarra – Está de saída do R. Madrid. No ano passado, esteve emprestado ao Mónaco na segunda metade da época. A descida de divisão da equipa monegasca, levou o maliano a regressar à capital espanhola com o intuito de se desvincular aos “merengues”. Experiente, forte e exímio na destruição de jogo, poderá ser uma opção, apesar do seu elevado salário.

Algum destes nomes poderá ser o escolhido? Quem seria a melhor opção? Que outros jogadores poderão ser opção?

A.Mesquita

Teve lugar, na noite de ontem, o Draft da NBA 2011, marcado pela escolha de Kyrie Irving na 1ª posição e um número recorde de não-americanos no top-10. O jovem de 19 anos, nascido na Austrália e formado na Universidade de Duke, terá a responsabilidade de liderar os Cleveland Cavaliers na era pós-LeBron. Apesar de apenas ter actuado em 11 partidas na temporada passada, o PG de 1.91m é muitas vezes comparado a Chris Paul, sendo um bom atirador e distribuidor. Os Cavs também tiveram direito a mais uma pick elevada, seleccionando Tristan Thompson na 4ª posição. O canadiano não tem uma estatura recomendável para PF (2.05m), contudo, a sua capacidade de luta, rapidez e energia levaram os Cavs a seleccioná-lo.

Na 2ª posição, os Minnesota Timberwolves escolheram o SF Derrick Williams, um dos mais talentosos deste Draft. O californiano é atlético (2.03m), bom lançador e capaz de realizar penetrações para o cesto. Depois seguiram-se 5 jogadores não-americanos. Na 3º posição, os Utah Jazz seleccionaram o poderoso turco, Enes Kanter (PF-C), na 5ª posição, os Toronto Raptors seleccionaram o “gigante” lituano Jonas Valanciunas (C), na 6ª posição, os Washington Wizards seleccionaram o checo Jan Vesely (SF), de quem se espera muito na NBA, e, na 7ª posição, os Charlotte Bobcats receberam de Sacramento, o congolês (RD Congo) Bismack Byombo (PF), que poderá ser o próximo Serge Ibaka. Brandon Knight (PG – Detroit Pistons), Kemba Walker (PG/SG – Charlotte Bobcats) e Jimmer Fredette (SG – Sacramento Kings) fecharam o top-10.

Os Cleveland Cavaliers e os Charlotte Bobcats aproveitaram o Draft 2011 para renovar ambos os plantéis, com a equipa de Michael Jordan, inclusive, a ceder Shaun Livingston e Stephen Jackson aos Bucks e a receberem Corey Maggette. Na mesma troca, os Kings receberam John Salmons de Milwaukee. Os San Antonio Spurs enviaram para Indiana, George Hill e receberam Kawhi Leonard (15ª escolha) e Davis Bertans (42ª escolha). Os Houston Rockets negociaram com os Minnesota Timberwolves algumas picks e as trocas entre Brad Miller (para os Wolves) e Jonny Flynn (para os Rockets). No movimento mais importante da noite, os Nuggets cederam Raymond Felton para os Blazers, que viram Andre Miller rumar a Denver e Rudy Fernandez rumar para os campeões Dallas Mavericks.

Conseguirão os Cavs e os Bobcats começar uma nova era, desta vez com maior sucesso? Quais os principais destaques do Draft 2011? Quem poderá surpreender? O que dizer desta vaga de não-americanos no top-10?

O dinamarquês Daniel Wass será hoje apresentado oficialmente no Estádio da Luz, juntamente com Artur Moraes e Nuno Coelho. Há muito se sabia que o ex-jogador do Brondby seria reforço do Benfica, apesar de não haver confirmação por parte do clube. O jogador de 22 anos chega aos encarnados a custo zero, e ao que tudo indica assinará um contrato válido para as próximas 5 épocas. VM - Uma boa aquisição das águias, para uma posição onde apenas Maxi Pereira dava garantias. Do que foi possível observar no Europeu Sub-21, Wass é um jogador polivalente, que pode actuar como lateral, médio ou até em zonas mais interiores. Ainda jovem, é melhor ofensivamente do que no capítulo defensivo, embora não comprometa. Nesta temporada, que será de integração, poderá já ser uma opção válida para Jorge Jesus, pois demonstra uma maturidade acima da média e uma noção táctica de assinalar. Bom reforço do Benfica? Poderá fazer rotatividade com Maxi Pereira, que foi obrigado a um desgaste enorme na temporada passada?

Segundo a RR, Atila Turan, médio esquerdo do Grenoble, da Ligue 2 francesa, de 19 anos e 1m76, está a negociar com o Sporting. O internacional esperança francês já estave nos planos do Barcelona na temporada passada e poderá também ser utilizado a lateral esquerdo, como concorrente directo a Evaldo. Na época 2010/2011, o jogador de ascendência turca, fez 22 jogos no segundo campeonato francês, 20 deles a titular, tendo marcado 3 golos. Ao que a mesma fonte apurou, a sua contratação será desmentida para não ser criado um imbróglio junto da FIFA, pois o esquerdino ainda tem mais 2 anos de contrato, mas aguarda-se que o jogador fique livre, devido à grande possibilidade do clube francês ser extinguido. Bom reforço leonino? Para que posição chegará a Alvalade?

De acordo com o jornal inglês Daily Mail, existe um acordo de princípio entre o Chelsea e o Falcão. A imprensa inglesa garante, que o avançado portista será o 1º reforço da era AVB no clube inglês e, para além de pagar os 30 milhões de euros da cláusula de rescisão, está disposto a oferecer ao avançado colombiano um salário anual a rondar os 5,6 milhões de euros. Depois de uma época de sonho nos dragões, coroada com o prémio de melhor marcador da Liga Europa, o goleador sul-americano, segundo o jornal Daily Star, já terá enviado uma mensagem, ao treinador português, a pedir para o levar para Terras de Sua Majestade. Conseguirá o FC Porto renovar contrato e segurar a joia colombiana? Ou Abramovich atacará forte? Irá o avançado sozinho para Inglaterra ou poderá ir acompanhado?

23 de junho de 2011

Benfica - O reforço anunciado desde Janeiro aquando da transferência de David Luíz para o Chelsea, Matic foi apresentado esta tarde de forma oficial por 4 temporadas. Já o extremo guineense de 17 anos (ex-Ribeirão), Eliseu Cassamá, que já efectuou testes no Chelsea, também será reforço dos encarnados, mas para o plantel junior.

Chelsea - Segundo o jornal Mirror, AVB não conta com os jogadores mais velhos e com aqueles que ultimamente têm perdido motivação para reerguer o clube inglês. Lampard, Drogba, Essien, Malouda, Kalou, Obi Mikel e Anelka são alguns dos jogadores visados. Para os substituir, o treinador português pretende jogadores mais jovens e do seu conhecimento, tais como Falcao, Moutinho e Hulk.

Porto - O médio Castro, que esteve emprestado ao Sp. Gijon esta temporada, está nos planos da Roma para a nova época e os dragões vêem com bons olhos a saída do jogador.

Sporting - Tixier, lateral esquerdo de 31 anos que já representou clubes portugueses há uns anos atrás, afirmou à imprensa francesa que pretende regressar a Portugal e que Domingos, seu treinador no Leiria, tem mantido contactos com o seu agente. O mesmo afirma que não existe nada de concreto neste momento, mas que o técnico leonino aprecia as suas qualidades e que gostaria de competir com Evaldo pela titularidade. Já o Diário de Aveiro assegura que Caneira, jogador que se encontra na lista de dispensas do Sporting, irá regressa ao Beira-Mar, depois de já ter representado o clube aveirense na época 98/99, culminada com a conquista da Taça de Portugal.

River Plate - O River Plate perdeu, na noite passada, por 2-0 na casa do Belgrano, no jogo da 1ª mão do playoff para a manutenção na liga principal do futebol argentino. Mansanelli, de grande penalidade (25), e César Pereyra (49) colocaram o Belgrano em vantagem, situação que provocou a fúria dos adeptos, que invadiram o campo e interromperam o jogo durante 20 minutos.

Mercado Nacional - O central de 21 anos, João Pereira, desvinculou-se do Benfica e assinou por 2 épocas com o Beira-Mar; Pitbull está muito perto do Olympiakos por um valor a rondar os 500 mil euros; Marcelo e Feliz (ex-Ribeirão) reforçam Rio Ave; Carlos Fernandes é reforço da Naval.

Mercado Internacional - John Boyers e Ashley Young são as mais recentes contratações do Man. United. O padre inglês não vai jogar ao lado de Rooney e Cia, mas sim para ensinar ética sexual ao plantel principal; Guardado na agenda do Schalke 04; Liverpool coloca o Meireles no mercado; Man. City está interessado no ex-portista Aly Cissokho; Borriello na Roma por 10 milhões; Funes Mori (ex-alvo do FC Porto e Benfica) a caminho da Fiorentina; Mutu reforça Cesena; Donadel no Nápoles; Málaga contrata Joaquín por 4 milhões; PSG confirma Leonardo como director-desportivo; Parma garante Giovinco; Marko Basa no Lille; Mihajlovic recusa Inter.

Danilo - O médio polivalente de 19 anos e 1m84, Danilo, actualmente no Santos é a principal prioridade do Benfica neste momento. E tudo porque, segundo o DN, o FC Porto procurou saber informações sobre o jovem brasileiro, que recentemente marcou o golo que deu o título de campeão Sul-Americano ao Brasil e irá estar presente no Mundial de Futebol Sub-20 na Colômbia. Médio defensivo de raíz, mas que pode jogar a lateral e médio direito, é pretendido para substituir Airton, no caso dos encarnados, e precaver a saída de Fernando, no caso do clube nortenho. Mais uma disputa entre os dois rivais, qual será o seu destino?

Porto - Depois de ter sido associado ao Chelsea, o médio João Moutinho é hoje associado ao AC Milan. Contudo, é pouco provável que o negócio se concretize, devido aos elevados valores da cláusula de rescisão (40 milhões de euros).

Benfica - Os jogadores escolhidos pelos encarnados, ao abrigo do protocolo assinado com o Varzim, estão a ser desviados sem qualquer reacção pública dos benfiquistas. O central Neto já assinou pelo Nacional, o avançado Rafael Lopes está na mira do V. Setúbal, e o médio Tiago Terroso recebeu uma proposta de um clube que irá disputar a pré-eliminatória da Liga dos Campeões e é pretendido igualmente pelo Leiria. Perante a perspectiva de poderem jogar com regularidade numa outra equipa, os jogadores têm recusado a hipótese de representar o clube da Luz.

Nilson - Através de um comunicado divulgado pelo site do V. Guimarães, Nílson renunciou à selecção do Burkina Faso devido ao desconforto na direcção, equipa técnica e adeptos do clube minhoto. Recorde-se que o guarda-redes brasileiro confirmou o convite de Paulo Duarte após a final da Taça de Portugal e, após um 1 mês e sem nunca ter chegado a actuar pela selecção africana, o guardião vitoriano abdica do sonho de representar um país numa competição internacional.

Wimbledon - O sérvio Novak Djokovic venceu o sul-africano Kevin Anderson facilmente pelos parciais de 6-3/6-4/6-2. Já o sueco Soderling, foi obrigado a disputar uma 5ª partida frente ao sempre difícil Lleyton Hewitt. No quadro feminino, Serena Williams sofreu para vencer Simona Halep em 3 sets, num dia onde o grande destaque vai para a eliminação de Na Li, vencedora de Roland Garros.